Tipos de peixes de aquário

Carpas Koi: tipos e recomendações para manter

Carpas Koi: tipos e recomendações para manter
Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Regras de conteúdo
  4. Compatibilidade com outros peixes
  5. Reprodução

A criação de peixes de aquário é uma atividade fascinante e popular que tem conquistado admiradores entre pessoas de todas as idades ao redor do mundo. É por isso que hoje existe um grande número de raças e tipos de peixes que podem ser criados com sucesso em aquários. Entre as variedades disponíveis, a carpa koi, notável por sua aparência, é especialmente popular.

Descrição

Entre os peixes ornamentais criados no aquário, a carpa koi é muito procurada por aquaristas amadores e profissionais. A criação desta raça foi realizada por criadores japoneses, com o objetivo de formar indivíduos interessantes para manter em reservatórios artificiais. Porém, o resultado de seu trabalho despertou o interesse de aquaristas especializados na criação de peixes em casa, e a carpa brocada passou a ser utilizada em tanques fechados. A diferença entre esta raça e seus congêneres é seu tamanho, que difere no sentido menor dos indivíduos que vivem em corpos d'água abertos.

Uma vez que a raça foi criada artificialmente, requisitos especiais são impostos ao aparecimento de carpas koi. São avaliadas as proporções dos peixes, bem como a sua cor. Esses peixes não podem ser encontrados na natureza. A cor dos representantes da família das carpas distingue-se pela saturação de tonalidades, mais frequentemente em reservatórios fechados e reservatórios podem-se encontrar indivíduos de cor vermelha. Além dos peixes vermelhos, as carpas azuis, amarelas e brancas também são populares.

A cor básica das escamas é geralmente complementada por manchas bastante grandes, que se distinguem pela irregularidade de suas formas e tamanhos.Existem espécies que apresentam padrões únicos no corpo, concentrados nas laterais e na cabeça.

A cabeça do peixe será coroada por um nariz rombudo, no qual há um leve dimorfismo sexual, portanto, as fêmeas do cardume se distinguem sempre por uma cabeça mais larga e bochechas volumosas. O corpo do peixe é dobrado de tal forma que o espessamento máximo se concentra na região da barbatana dorsal. Além disso, em direção à cauda, ​​ele vai se estreitando. Esta característica estrutural permite que o peixe pareça maciço, mesmo com um comprimento pequeno.

A menor carpa brocada terá um comprimento de corpo de cerca de 20 centímetros, indivíduos grandes podem atingir um comprimento de 1 metro... As barbatanas da carpa koi distinguem-se pelo seu grande tamanho e envergadura, para que os indivíduos possam mover-se sem problemas, mesmo na presença de uma corrente. O peso dos peixes, assim como o tamanho, tem uma grande gradação, você pode encontrar carpas brocadas em um aquário com uma massa de cerca de 4 quilos, assim como parentes cuja massa será próxima de 10 quilos.

A esperança média de vida dos representantes desta família é de 20-25 anos.no entanto, os peixes podem viver muito mais em grandes reservatórios artificiais.

De acordo com a maioria dos criadores desses peixes, nota-se que eles possuem habilidades intelectuais bastante desenvolvidas, portanto, são capazes de distinguir entre a voz do dono e suas palavras. Alguns indivíduos, acostumados com seu dono, chegam a nadar até a superfície para que uma pessoa possa acariciá-los.

Variedades

Hoje, podem-se distinguir muitas espécies de peixes pertencentes a esta família, todos eles estão divididos em 14 grupos, onde existem cerca de 8 dezenas de subespécies. Os indivíduos mais populares são carpas do grupo gosanke, que inclui as seguintes subespécies:

  • tanté - carpa, para a qual uma cor diferente é aceitável, mas uma característica será uma mancha avermelhada localizada perto da cabeça;
  • Kohaku - peixe branco com manchas vermelhas e laranja no dorso;
  • Taise Sanseku - uma subespécie popular, cuja cor deve ser branca, como no caso anterior, mas as manchas serão pretas e escarlates;
  • asagi - peixes com escamas no dorso quase azuladas, nos lados a cor deve ser vermelho-laranja.

Além disso, a classe Cavarimono não merece menos atenção, na qual estão presentes as seguintes raças:

  • sumi nagashi - indivíduos com escamas pretas, nas quais há uma borda clara;
  • hajiro - carpa preta, que terá manchas brancas nas pontas das nadadeiras;
  • ki matsuba - peixe amarelo com uma mancha escura de malha característica no dorso;
  • goshiki - carpas, cuja característica é a coloração, que inclui 5 cores diferentes;
  • Midorogo-goi - uma espécie rara de peixe, criada artificialmente a partir do cruzamento de duas outras espécies, distingue-se pela cor verde das escamas;
  • ochibachigure - um indivíduo com uma cor interessante, que lembra a composição outonal de folhagem amarelo-avermelhada sobre fundo cinza.

Regras de conteúdo

As carpas ornamentais, como as carpas de espelho, prosperam em grandes aquários e lagos, no entanto, requisitos especiais neste caso são impostos à pureza da água e à sua quantidade. Para criar as condições mais favoráveis ​​de conservação dos peixes em tanques de vidro, é importante saber que serão necessários pelo menos 4-5 litros de líquido por 1 centímetro de comprimento de um habitante aquático. Para indivíduos de tamanho médio, um aquário de 500 litros é aceitável. Além disso, as seguintes nuances merecem atenção especial.

  • Filtração e aeração de líquido. Para que as carpas decorativas de aquário prosperem em recipientes fechados, os filtros mais poderosos devem ser instalados neles. Seria mais correto usar vários dispositivos para que possam fazer a purificação de um grande volume de água.
  • Aeração do aquário. Outro fator que afetará a expectativa de vida e a saúde do koi. Os peixes requerem um ambiente aquático que esteja saturado com oxigênio ao máximo.Por isso, além do filtro, vale a pena colocar um arejador em tanques com carpas.
  • Esterilização de água. Uma vez que esses peixes de aquário geralmente são mantidos em escolas, eles precisarão de um dispositivo de desinfecção de água. Dessa forma, será possível evitar o risco de propagação de vários tipos de doenças virais entre os indivíduos.
  • Luz de fundo... Para manter a aparência atraente dos peixes ornamentais no nível adequado, é recomendável usar iluminação forte e de alta qualidade para o recipiente. Para criação doméstica, lâmpadas de iodetos metálicos são comumente usadas. Além disso, recomenda-se que os aquários com peixes sejam colocados perto de fontes de luz natural - janelas, varandas, etc. A iluminação deve ser desligada à noite.
  • Qualidade da água. Os indicadores ótimos de temperatura para a raça serão de + 15-30 C, com dureza não superior a 6 e acidez com pH 7. Além disso, todos os dias o aquarista precisará trocar um terço do líquido do aquário do volume total. Quando a temperatura cai para +10, o koi pode hibernar.
  • Tipo de solo. O fundo do aquário deve ser coberto com areia fina. A raça é caracterizada por uma exploração ativa do fundo, portanto, todos os componentes decorativos adicionais disponíveis devem ser bem reforçados.
  • Nutrição. Em condições de aquário, os peixes podem ter uma variedade de opções alimentares. No entanto, as carpas podem se alimentar de uma espécie selecionada sem problemas. Para determinar a quantidade ideal de comida necessária para os peixes, vale a pena pesá-la.

No cálculo da quantidade de alimento, vale partir do fato de que ela não precisará mais do que 4% do seu próprio peso por dia.

A ração diária pode consistir em 2-3 refeições.entretanto, a comida deve ser introduzida em intervalos e de forma que o koi não engula tudo de uma vez. Recomenda-se remover imediatamente os restos de comida do aquário.

É importante monitorar a regularidade da alimentação e as porções utilizadas. Erros em relação a uma dieta irregular de carpas podem exterminar um cardume inteiro em apenas alguns dias.

Isso se deve às peculiaridades do sistema digestivo dos peixes. Portanto, esta raça não é absolutamente adequada para criação caseira para aquaristas que têm um mínimo de tempo livre. O uso de larvas, vermes e mariposas é permitido como alimento vivo. Como alternativa que permite alimentar as carpas com alimentação balanceada, pode-se considerar introdução à dieta de vegetais, ovos cozidos, além de frutas e camarão.

Compatibilidade com outros peixes

Os indivíduos exóticos destacam-se não apenas pelo seu colorido atraente, mas também pela sua disposição calma e serena em relação aos demais habitantes do aquário. Koi se dão bem no mesmo tanque ou lagoa com o resto da família Karpov, além da carpa de brocado muitas vezes começam junto com o bagre e outros peixes ornamentais de tamanho médio.

mas uma disposição pacífica nem sempre é inerente às carpas koi; durante o período de desova, os machos podem demonstrar agressão pronunciada para outros habitantes do aquário, este comportamento também se aplica às fêmeas desta raça.

Quanto aos peixes menores, os koi durante este período podem considerá-los como presas em potencial, organizando uma caça aos habitantes aquáticos.

Reprodução

Como os peixes dessa raça são representantes decorativos, criados por seleção natural, a maioria deles se dedica à criação em viveiros especializados. A complexidade desse processo se deve ao fato de que até uma certa idade é extremamente difícil estabelecer com precisão o sexo dos peixes. No entanto, em geral para o koi, não há necessidade de criar quaisquer condições específicas para a desova. Via de regra, esse processo ocorre neles nos meses de primavera, às vezes estendendo-se até o verão. Isso se deve ao aumento da temperatura da água nos reservatórios. Os machos são considerados prontos para procriar quando o comprimento do corpo atinge 23-24 centímetros.

Em tanques fechados para estimular o processo de postura dos ovos, recomenda-se aumentar levemente a alimentação diária das carpas com a chegada dos dias quentes, com foco na versão viva neste período.

Alguns criadores experientes em desova selecionam especialmente os melhores indivíduos de todo o rebanho, colocando-os por um tempo em um aquário ou lago separado. Tal medida aumenta as chances de obtenção de descendentes saudáveis, mas não é necessária para a raça. Normalmente, após a desova, os machos são transplantados das fêmeas e dos ovos, pois há uma chance de que eles considerem os alevinos como alimento. Depois que a fêmea botou os ovos, os alevinos devem eclodir em 4 a 7 dias, neste período vale a pena dar atenção especial à aeração da água para que a futura geração se desenvolva normalmente.

Quando os alevinos do koi eclodem, eles se auto-fixam nas paredes do tanque, permanecendo neste estado por 2 a 3 dias. Eles precisam desse período de tempo para se adaptarem às novas condições. Como regra, no 4º dia eles serão capazes de se movimentar e nadar por conta própria.

Recomenda-se começar a alimentar a geração mais jovem somente depois que os alevinos começarem a nadar por conta própria. Para esses fins, vale a pena usar a ração inicial para peixes ornamentais de aquário.

Para criar carpas koi, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa