Gourami: descrição, tipos e cuidados
O gourami é um peixe labirinto despretensioso. Eles se distinguem por sua natureza pacífica e amigável. O aquário com eles tem um aspecto invulgar e luminoso, pode ser colocado em qualquer divisão: na sala de estar, no quarto e no quarto das crianças. Você pode admirar os peixes por horas, eles têm um comportamento interessante e cores lindas. E cuidar deles não causará dificuldades mesmo para um aquarista novato.
Peculiaridades
Gourami são peixes de aquário da família Macropod. Sua pátria são os corpos de água doce do Sudeste Asiático. Em seu ambiente natural, podem ser encontrados tanto em águas estagnadas quanto em rios correntes, e algumas espécies podem ser encontradas até na zona de maré salobra. Despretensiosos e bastante tenazes, eles podem ficar sem água por até 6-8 horas.
Uma característica interessante desta espécie é a presença de um órgão labiríntico. Localiza-se na região das brânquias e é uma placa delgada recoberta por uma rede de vasos. Devido ao labirinto, os gouramis podem respirar o oxigênio atmosférico, eles fazem isso engolindo o ar com a boca perto da superfície da água. Traduzido do javanês, "gourami" significa "um peixe enfiando o nariz para fora d'água". Este recurso deve ser levado em consideração no transporte de peixes. Um saco ou recipiente de gourami não deve ser enchido até a borda com água; um espaço deve ser deixado com ar.
Dependendo da espécie, o tamanho do gourami costuma atingir de 5 a 15 cm. Mas em um aquário, na maioria das vezes eles não crescem mais de 10 cm.O formato do corpo é alongado, achatado dos lados. As barbatanas peitorais são alongadas e lembram um bigode; no gourami, é uma espécie de órgão do tato.Com ele, os peixes sondam objetos desconhecidos do aquário, caracóis e novos peixes. Acontece que esse bigode pode quebrar, não tem nada de errado nisso, com certeza vão crescer de novo. Graças a eles, esses peixes de aquário são chamados de gourami filamento.
Variedades
Existem muitas variedades de gourami, cada uma com uma cor original e características individuais. Abaixo está uma descrição de todos os tipos.
marrom
Uma cadeia de manchas pretas corre ao longo do abdômen cinza. Devido a essa cor, semelhante à pele de cobra, e um corpo mais alongado, essa espécie também é chamada de serpentina.
Difere em tamanhos bastante grandes, no aquário atingem 15 cm.
Pérola
Uma vista muito bonita: pontos claros, semelhantes a pérolas, estão espalhados sobre o corpo prateado. Durante o período de desova, ele muda de cor, tons de vermelho e laranja aparecem no abdômen.
Quando mantido em um tanque espaçoso, o gourami de pérola pode crescer até 13 cm de comprimento.
Mármore
Existem manchas pretas no abdômen azul, formando um belo padrão de mármore. Uma das espécies mais despretensiosas, resistente a doenças infecciosas. O comprimento máximo é de 14 cm.
Lunar
Esta espécie recebeu o nome de sua cor prateada com um tom perolado incomum. O peixe parece emanar um suave luar. O gourami lunar não só vai decorar o aquário, mas também mantê-lo limpo.
Esses peixes são considerados bons produtos de limpeza.
arco-íris
Uma das espécies mais marcantes, o abdômen apresenta tons de azul, vermelho e laranja. Os machos às vezes são agressivos com as fêmeas, eles podem conduzi-los pelo aquário, mas geralmente não causam ferimentos graves. Em um aquário, o gourami arco-íris cresce até 8 cm.
Mel
Possui uma rica cor amarela, que muda durante a desova para vermelho ardente. Pertence à pequena espécie de gourami - cresce até 6 cm.
Identificado
Esta espécie tem um corpo prateado com tonalidades roxas claras. Existem duas manchas escuras de cada lado. O gourami manchado também é chamado de comum, é uma das espécies mais comuns. Em um aquário, ela cresce até 13 cm.
Azul
O nome vem da bela maré azul. O abdômen é decorado com listras quase imperceptíveis e duas manchas pretas. O gourami azul tem um caráter ativo, é despretensioso e fácil de desovar.
Recomenda-se mantê-lo para aquaristas novatos. O tamanho máximo é de 10 cm.
Amarelo vermelho
Essa espécie é semelhante em cor ao gourami de mel, mas ainda há uma diferença entre eles. Os gouramis amarelo-avermelhados são mais ativos e grandes - eles crescem até 14 cm.
Branco
O gourami desta espécie tem uma cor uniforme branco-prateada. Gosta de nadar na camada superior da água. No aquário, ele está constantemente ocupado com alguns negócios: constrói ninhos, morde plantas, limpa itens de decoração. Pode crescer bastante - até 17 cm.
Anão (pumila).
Eles se assemelham a galos na aparência, mas têm nadadeiras mais curtas. No abdômen marrom, escamas azuis e vermelhas são lindamente moldadas. Eles também são chamados de espumantes. Os gouramis anões são minúsculos - não crescem mais do que 4 cm de comprimento.
Ouro
Esta espécie tem uma cor amarelo brilhante - o peixe parece um lingote de ouro. Algumas pessoas gostam mais de compará-lo com o sol, então ele tem outro nome - gourami solar. Pode ser confundido com gourami amarelo-vermelho, mas o ouro tem uma cor mais rica. Os peixes são tímidos, por isso precisam de cobertura suficiente. O tamanho máximo é de 14 cm.
Se beijando
Esta espécie recebeu um nome tão interessante devido ao seu comportamento incomum. Às vezes você pode ver dois peixes "se beijando", mas isso não é namoro de namoro, mas sim uma questão de higiene. Seus dentes estão próximos aos lábios e os peixes apenas ajudam uns aos outros na limpeza. Os gouramis que se beijam têm uma cor rosa com ligeiro tom prateado, e o comprimento máximo individual é de 16 cm.
Chocolate
O gourami é marrom escuro com listras claras. Esta espécie é mais exigente em conteúdo. Os peixes preferem comida viva e, apesar do tamanho diminuto - apenas 6 cm, eles precisam de um aquário bastante espaçoso.
Grunhido
O abdômen é brilhante com uma tonalidade esverdeada; listras escuras correm ao longo do corpo. Cuidando da fêmea, o macho emite sons peculiares semelhantes aos resmungos, que deram origem ao nome deste gourami. O gourami grunhindo cresce até 8 cm.
Tigre
Uma cor interessante do abdômen, semelhante à pele de um tigre, é marrom claro com listras pretas. Esta espécie ocorreu como resultado do cruzamento entre gourami de mármore e ouro. O comprimento máximo em um aquário espaçoso é de 10 cm.
Vailanta
Este é um tipo de gourami de chocolate. As fêmeas são ricamente coloridas, o abdômen brilha com tons de vermelho, roxo e azul. Os machos são mais modestos, têm corpo cinza com listras transversais brancas.
Gigante (real)
São os maiores peixes do labirinto, em aquários chegam aos 40 cm, a cor do abdómen é prateada com riscas escuras que vão desaparecendo com a idade. O peixe tem uma testa grande e mandíbulas poderosas.
Um gourami gigante precisa de um grande aquário - de 500 litros.
Compatibilidade
Os gouramis são geralmente pacíficos e não agridem outras espécies de peixes. Mas escaramuças podem ocorrer entre homens adultos, especialmente em aquários apertados. Portanto, recomenda-se manter um cardume desses peixes, composto por 1 macho e 3-4 fêmeas. Vários tipos de gourami podem ser acomodados juntos, como mármore, pérola e mel.
Como vizinhos deles, vale a pena escolher os mesmos peixes tranquilos, ideais para:
- menores;
- peixe-zebra:
- tetras;
- íris;
- platies;
- neons;
- espadas;
- lalius;
- peixe-gato;
- macrópodes;
- mollies;
Compatibilidade limitada em gourami com as seguintes espécies:
- escalares tendem a mostrar agressão durante a desova;
- farpas podem roer belas barbatanas de gourami;
- Os Labeos amam a solidão e defendem seu território;
- guppies podem ser atacados por peixes grandes, então eles só podem ser mantidos com gourami em miniatura;
- O gourami pode ter conflitos com batalhas, por isso é necessário monitorar o comportamento dos peixes.
As espécies listadas podem se tornar boas vizinhas para o gourami, mas somente se o aquário for espaçoso o suficiente e houver muitos abrigos para vegetais nele. Se os peixes estão confortáveis, então a coexistência pacífica é possível.
Existem também peixes com os quais o gourami definitivamente não será capaz de fazer amizade:
- os galos têm um temperamento quente;
- ciclídeos - esses predadores, eles vão conduzir o gourami;
- Astronotus podem facilmente aleijar peixes mais fracos;
- discus são muito conflitantes, especialmente durante o período de desova;
- incompatibilidade completa com o peixinho dourado.
Alguns aquaristas ainda mantêm gourami com espécies de ciclídeos de tamanho médio.
Isso é aceitável se o tamanho dos peixes for aproximadamente o mesmo e eles forem mantidos juntos desde tenra idade.
Condições de cultivo
Apesar de os gouramis serem despretensiosos, eles precisam criar um ambiente confortável. É necessário equipar adequadamente o aquário, ajustar os parâmetros de água necessários e alimentá-los bem. Se os peixes estiverem saudáveis e "satisfeitos" com as condições de vida, a sua cor será brilhante, ficam espectaculares no aquário e atraem os olhos.
Requisitos do aquário
Para uma boa manutenção dos peixes, escolha um aquário de tamanho adequado. Para um bando de 3 gouramis, é necessário um tanque de 50 litros, mas para algumas espécies há exceções:
- 30 litros serão suficientes para o gourami de mel, anão e arco-íris;
- 80 litros serão necessários para o gourami manchado;
- 100 litros são necessários para beijar o gourami;
- 500 litros para conter o gourami gigante.
Coloque o aquário longe da luz solar direta, radiadores e fontes de ruído. Uma TV alta pode causar estresse entre os residentes aquáticos. O recipiente deve ser coberto com uma lamínula, pois os peixes podem pular do aquário.Além disso, a tampa evita que o ar acima da superfície da água fique muito frio.
Os gouramis sobem até a borda do reservatório para engolir uma parte do oxigênio, e fortes mudanças de temperatura podem danificar seu órgão labiríntico.
Água
O gourami se adapta bem a diferentes condições, mas para uma vida confortável e longa, os parâmetros da água no aquário devem ser os seguintes:
- temperatura - 22-27 ° C;
- acidez - 6,0–7,5 pH;
- dureza - 8,0-15 dH.
Existem algumas exceções a esta regra. O gourami arco-íris prefere água mais macia (4–6,5 dH), e o gourami de chocolate é termofílico - a temperatura do reservatório deve estar entre 26–30 ° C.
Para a manutenção de outras espécies, os parâmetros hídricos padrão indicados acima são aplicados.
O aquário não precisa ser equipado com sistema de aeração. Só é necessário se o reservatório for densamente povoado. Mas é necessária a instalação de um filtro, que permitirá manter o aquário limpo. Restos de alimentos não consumidos, partículas de plantas em decomposição e resíduos de peixes - tudo isso envenena a água. Graças ao sistema de purificação, a água permanece transparente e confortável para os peixes. Ao instalar o filtro, deve-se observar que os gouramis preferem água estagnada, por isso o fluxo deve ser mínimo.
Mudanças parciais de água são necessárias semanalmente. 20-25% do líquido é drenado do aquário usando uma mangueira e uma bacia. Em seguida, a água doce é derramada através do filtro. Anteriormente, é permitido permanecer por 2-3 dias. Isso equalizará a temperatura para uma temperatura ambiente confortável, e a água pode ser adicionada com segurança ao aquário. Uma substituição completa do ambiente aquático não é necessária, isso irá estressar os peixes e perturbar o ecossistema estabelecido.
Essas medidas drásticas são usadas apenas quando a infecção se espalha no aquário.
Solo e iluminação
Para um aquário com gourami, é melhor escolher um solo escuro. Neste contexto, a cor dos peixes parece mais impressionante, o transbordamento e o brilho das escamas serão mais perceptíveis. Pode ser usado:
- areia grossa;
- pequenos seixos;
- lascas de granito.
Os gouramis são fotófilos, para manter os peixes é necessário equipar o aquário com lâmpadas potentes. Eles devem ser colocados acima do reservatório, e não na lateral ou abaixo. Como o gourami passa a maior parte do tempo na camada superior da água, a luz deve cair de cima. As lâmpadas são desligadas à noite.
O horário de verão deve ser de cerca de 11-12 horas.
Vegetação e decoração
Ao montar um aquário, é necessário cuidar de um número suficiente de abrigos. Em matagais densos, os peixes ficam mais calmos. Você pode plantar um tanque com as seguintes plantas:
- vallisneria - grama de aquário que cresce bem em luz forte;
- elodea - pode crescer enraizado no solo e flutuando livremente na coluna d'água;
- Samambaia indiana - uma bela planta com finas folhas esculpidas, fica bem no fundo do aquário;
- anubias - arbusto útil para o aquário, purifica a água e a satura de oxigênio;
- Cryptocoryne é uma planta aquática com folhas longas, que floresce lindamente sob certas condições;
- Riccia - alga flutuante, necessária para o gourami macho construir um ninho;
- nitella é outro tipo de planta flutuante.
Você pode pegar qualquer vegetação, o principal é que as condições para manter peixes e algas são semelhantes. O aquário é densamente plantado, mas sem fanatismo. Uma determinada parte do espaço é deixada livre para o caso de os peixes quererem nadar ativamente. É melhor plantar os arbustos nas laterais e ao longo da parede posterior do tanque, e deixar o meio sem plantas.
Na parte inferior, você pode colocar troncos, cacos de vasos e enfeites decorativos. Eles não devem ter bordas afiadas. Caso contrário, um gourami correndo para se proteger pode se ferir acidentalmente. Vários caracóis são habitados em um aquário com peixes.
Eles são excelentes produtos de limpeza e removem a placa bacteriana de decorações, paredes de tanques e folhas de plantas.
Regras de alimentação
Os gouramis são onívoros, comem com prazer alimentos secos, vegetais e vivos.Mas vale a pena considerar que sua boca é pequena, mesmo nas espécies grandes, por isso a comida dos peixes deve ser picadinha ou moída em migalhas. Dos alimentos secos, é preferível dar-lhes flocos ou lascas, pois ficam mais tempo na superfície da água. A Tetra produz rações de boa qualidade. Para gourami, você pode escolher:
- TetraMin é um alimento universal para todos os dias;
- Tetra Phyll Flakes contém ingredientes herbais benéficos;
- O TetraPro Color ilumina as cores dos peixes;
- O TetraPro Energy energiza os peixes;
- O Menu TetraPro é um alimento nutritivo e equilibrado.
Os peixes são alimentados 2 vezes ao dia em pequenas porções. Todos os alimentos devem ser consumidos em cerca de 2 minutos, com as sobras removidas. Os gouramis são propensos a comer em excesso, por isso é útil para eles arranjar um dia de jejum: uma vez por semana não recebem comida o dia inteiro.
Tal procedimento não prejudicará a saúde, mas, ao contrário, excluirá no futuro uma doença comum em peixes como a obesidade.
A dieta deve incluir alimentos vivos. Isso torna os peixes mais resistentes e sua coloração mais brilhante. Uma variedade de pequenos vermes e larvas são adequados:
- verme de sangue;
- tubifex;
- artêmia;
- nematóide;
- minhocas.
Antes da alimentação, o alimento vivo é bem lavado e mantido em água corrente. Às vezes, as larvas podem ser uma fonte de doenças perigosas para os peixes. Portanto, é melhor cultivá-los você mesmo ou comprá-los em lojas especializadas comprovadas. Se houver dúvidas sobre a qualidade dos alimentos, deve-se colocá-los no freezer por um dia. Uma vez congelado, estará seguro.
Gourami pode receber comida da mesa. Os peixes comem alegremente queijo cottage, queijo processado e camarões crus finamente picados.
Mas você não deve alimentá-los com muita frequência com esse tipo de comida, você pode mimar seus animais de estimação no máximo 1 vez por semana.
Como distinguir um homem de uma mulher?
Distinguir um gourami masculino de um gourami feminino é bastante simples. Existem 3 sinais pelos quais você pode determinar o sexo de um indivíduo.
- Pelo tamanho e formato do corpo. As fêmeas são menores e mais redondas, os machos são mais magros e têm um corpo mais alongado.
- Por cor. O macho é visivelmente mais brilhante e, durante o período de desova, novas sombras podem aparecer em seu abdômen. Por exemplo, o peito do gourami pérola torna-se vermelho-alaranjado. A exceção é o vailanta gourami, nesta espécie a cor da fêmea é mais bonita do que a do macho.
- A forma das barbatanas dorsal e anal. É considerada a forma mais confiável de determinar o sexo. As barbatanas da fêmea são menores e arredondadas, no macho são pontiagudas.
Você também pode rastrear o comportamento dos peixes. Os machos geralmente perseguem as fêmeas, enquanto as fêmeas se escondem em abrigos. Não se trata de uma manifestação de agressão, mas de uma forma peculiar de cortejar uma "senhora do coração".
Quando isso acontece, é hora de os peixes desovar.
Reprodução
Antes da desova, os produtores devem ser divididos por uma semana. A fêmea e o macho são sentados em aquários diferentes e alimentados com comida viva. Neste momento, você pode começar a organizar os locais de desova:
- escolha um tanque com volume de 20 litros ou mais;
- para não causar estresse nos peixes, a água do local de desova não deve diferir muito da água do aquário em todos os aspectos;
- a temperatura da água deve estar entre 25-26 ° C;
- o nível da água é cerca de 15–20 cm;
- não é necessário encher o fundo com terra, mas deve-se colocar vários abrigos para a fêmea, por exemplo, um obstáculo ou cacos de cerâmica;
- certifique-se de colocar alguns arbustos de Riccia ou outras plantas flutuantes.
Os peixes são lançados à noite. Em primeiro lugar, é recomendável plantar o macho, e depois de algumas horas - a fêmea. Como os peixes em habitat natural desovam na estação das chuvas, eles precisam criar artificialmente essas condições. Para fazer isso, substitua 25-30% da água. A temperatura da água doce deve ser 2–3 graus mais alta do que nos locais de desova.
Este procedimento simples irá estimular a desova, que geralmente começa na manhã seguinte.
Na superfície da água, o macho constrói um ninho semelhante a uma espuma batida. Ele faz isso a partir de bolhas de ar, às vezes pode usar folhas de plantas flutuantes.A desova dura de 2 a 3 horas e é um processo bastante interessante. Gourami não são peixes vivíparos, eles desovam. O macho abraça a fêmea com seu corpo e fertiliza os ovos, depois os carrega cuidadosamente para o ninho. Durante a desova, recomenda-se tampar o visor e não incomodar os “amantes”.
A fecundidade máxima da fêmea é de até 2.000 ovos, mas na maioria das vezes não aparecem mais do que 1.000 ovos. Nem todos desenvolverão alevinos, a maioria dos ovos morrerá. Após a desova, o macho pode mostrar agressividade para com a fêmea, então ela é removida. O macho fica mais um tempo, ele vai cuidar do ninho.
As larvas aparecem após 1–2 dias. É hora de plantar o macho e baixar o nível da água em 10 cm. Os bebês ainda não precisam de alimentação adicional. Todos os nutrientes entram neles através do saco vitelino. Em 3 dias, ele se dissolve gradualmente e os alevinos são formados. Eles nadam ativamente ao redor do aquário, neste momento eles começam a se alimentar. Eles recebem pó vivo e gema de ovo cozida. À medida que os bebês crescem, a comida aumenta, os náuplios de artémia, microvermes e flocos secos para alevinos são introduzidos na dieta. Os filhotes de gourami crescem rapidamente e tornam-se sexualmente maduros com a idade de 10 a 12 meses.
Vida útil
A expectativa de vida do gourami é de 5 a 7 anos, dependendo do tipo e das condições de detenção. Para que os peixes vivam o maior tempo possível, eles precisam criar condições favoráveis:
- aquário espaçoso;
- água pura;
- um grande número de abrigos;
- coexistência pacífica com outras espécies de peixes;
- alimentação semanal com alimento vivo;
- inclusão na dieta de vários suplementos vitamínicos.
Se os peixes estiverem confortáveis, eles podem viver mais. Entre os gouramis, há centenários que vivem de 8 a 9 anos.
Mas deve-se notar que peixes "envelhecidos" não desovam ou pioram.
Adendo
Manter o gourami não é difícil, mas existem algumas nuances que vale a pena prestar atenção.
- É necessário garantir que haja poucas plantas flutuantes. As algas na superfície da água podem impedir o gourami de engolir o ar, bem como bloquear a entrada de luz.
- As algas crescem rapidamente, por isso é recomendável desbastar periodicamente os arbustos. Galhos de plantas saudáveis podem ser vendidos ou dados a outros aquaristas, e todas as folhas mortas e podres podem ser jogadas fora.
- Lembre-se de limpar o solo ao trocar a água. Isso pode ser feito usando um sifão.
- Proteja o aquário de correntes de ar. Um lago perto de uma janela aberta não é a melhor solução. Engolir ar frio pode fazer com que seus peixes adoeçam.
- Observe a cor dos peixes. A cor pálida do gourami indica estresse ou doença.
- Se crescimentos estranhos ou manchas incomuns aparecerem no corpo do peixe, esse indivíduo deve ser depositado imediatamente. Talvez sejam sintomas de uma doença infecciosa.
- Não é recomendado colocar peixes recém-adquiridos em um aquário compartilhado. Melhor mantê-los em quarentena por uma semana.
Visão geral da revisão
O gourami é um peixe "doméstico" bastante comum. Muitos aquaristas os mantêm e criam com sucesso. As críticas são principalmente entusiásticas e positivas. Dentre as principais vantagens desse tipo, os criadores distinguem:
- despretensão;
- come bem qualquer alimento;
- bela aparência;
- pode crescer bastante;
- tranquilidade e convivência com outros tipos de peixes.
A sociabilidade e o comportamento interessante do gourami também são enfatizados. Se você levar o dedo até o vidro do aquário, o peixe ergue as barbatanas bigodes, querendo sentir um objeto desconhecido. Nos comentários, poucas pessoas escrevem sobre os contras, basicamente todos elogiam o maravilhoso peixe labirinto, mas ainda observam vários pontos difíceis:
- agressão intraespecífica entre homens;
- o gourami às vezes pula do aquário;
- a necessidade de plantar plantas densas.
Alguns aquaristas escrevem sobre a dificuldade de criá-los. De fato, para a reprodução bem-sucedida dos peixes, são necessários locais de desova equipados separados e condições especiais.Demora algum esforço do criador, mas o resultado vale a pena. É muito interessante observar o processo de desova do gourami, e os alevinos que aparecem podem ser colocados à venda.
Você pode aprender como cuidar dos peixes gourami no vídeo abaixo.