Tipos de peixes de aquário

Guppy: tipos, cuidados e recomendações para criação

Guppy: tipos, cuidados e recomendações para criação
Contente
  1. Descrição
  2. Revisão de raças populares
  3. Vida útil
  4. Características do conteúdo
  5. Diferenças entre masculino e feminino
  6. Características de reprodução
  7. Reprodução
  8. Decoração de aquário
  9. Possíveis problemas
  10. Visão geral da revisão
  11. Adendo

A manutenção de aquários é uma ciência complexa, mas os guppies são peixes de aquário tão comuns que mesmo aqueles que nunca sonharam com seu próprio aquário já ouviram falar deles. Animais de estimação despretensiosos são frequentemente escolhidos por iniciantes para começar, mas você deve conhecê-los melhor antes de colocá-los em seu próprio lago.

Descrição

Guppies são corretamente considerados os peixes de aquário menos caprichosos, porque eles se dão bem em um aquário em qualquer camada. Indivíduos de sexos diferentes são bastante diferentes uns dos outros. Os machos são visivelmente menores do que suas namoradas em tamanho (1,5-4 cm de comprimento versus 3-7 cm), mas parecem muito mais brilhantes, já que as fêmeas geralmente são cinzentas.

Os especialistas observam que em cativeiro, os "gupeshki" atingem tamanhos que não podem atingir na natureza.

Inicialmente, esses peixes viviam em corpos de água doce e salobra da Venezuela e das ilhas adjacentes do Mar do Caribe. Os cientistas notaram que essas criaturas vivas reduzem a população do mosquito anófeles, pois se alimentam de suas larvas, que crescem na água. Esta propriedade revelou-se tão valiosa que o peixe foi aclimatado em todas as regiões, onde a variação de temperatura da água em rios e lagos só permite.

Na Rússia, é claro, as condições são inadequadas; no entanto, populações de guppies selvagens são encontradas no rio Moskva e nas proximidades de algumas cidades do Volga.Aparentemente, antes de ser liberado por aquaristas, agora se reproduz e vive, concentrando-se nos locais onde são despejados os efluentes aquecidos.

Esta espécie tem seu nome em homenagem ao padre britânico Robert John Lechmer Guppy, combinando atividades de salvamento de almas com atividades científicas. Foi ele quem, em 1886, fez um discurso perante a Royal Society e relatou um peixe que não desova como seus parentes, mas dá à luz bebês vivos. Ao contrário da crença popular de que no final do século XIX a ciência já estava bastante desenvolvida, os especialistas ridicularizaram Guppy por tais afirmações. Só um pouco mais tarde se comprovou o fato surpreendente da existência de peixes vivíparos.

Revisão de raças populares

Ao contrário da crença popular causada pela diversidade externa de tais animais de estimação, os guppies são uma espécie, não várias. As variedades são chamadas de raças, ou seja, não ocorrem na natureza, mas são o resultado de uma seleção direcionada pelo homem para obter características especiais, que na maioria das vezes representam uma mudança de cor. Criadores profissionais, para desenvolver uma nova raça, partem de um grupo limitado de indivíduos com características interessantes, e às vezes um indivíduo completamente único se torna a base para uma nova subespécie.

Deve-se notar que as características distintivas da nova raça são geralmente a cor (principalmente para homens, já que as mulheres são escuras), forma e tamanho do corpo, bem como o tom das barbatanas. A parte predominante das raças é denominada pela cor, mas na maioria das vezes o nome não é dado pela tonalidade do corpo, mas pela cor da cauda. Este critério permite distinguir guppies brancos, dourados, vermelhos, azuis, prateados e outros.

Uma classificação alternativa é pautada na escolha dos nomes pela forma da nadadeira caudal. Aqui, os nomes também falam por si, existem peixes com cauda em leque, cauda com véu, cauda em pá, cauda lira e outras espécies de peixes.

Vida útil

A maioria dos aquaristas que decidem adicionar esses lindos peixinhos ao seu lago doméstico está interessada na questão de quanto tempo é a vida desta espécie. Não há uma resposta definitiva, uma vez que muito depende das características do conteúdo. É geralmente aceito que o "gupeshka" médio vive cerca de 2 anos, mas se para o "teto" masculino for considerado 3 anos, a fêmea pode viver até quatro. Percebe-se que em um aquário, um peixe vive em média um pouco mais do que na natureza.

Este animal despretensioso se sente melhor a uma temperatura da água na faixa de 22-25 ° C... Em casa, a temperatura pode ficar mais alta, especialmente se o iniciante "sábio" decidir que tal aquecimento é benéfico para o guppy tropical, e ele está muito enganado quanto a isso.

Com o aquecimento excessivo, o peixe não se sente pior, no entanto, o metabolismo em seu corpo se acelera, o que significa que o animal envelhecerá mais rápido do que o esperado.

Tendo aprendido sobre esta característica, muitos aquaristas inexperientes vão ao extremo oposto, eles começam a manter seu animal de estimação na água mais fresca possível, sabendo que mesmo 19 ° C não é problema para o "gupeshka". Se você nunca abaixar a temperatura abaixo da especificada, essa abordagem ainda pode ser apropriada. Mas é importante saber quando parar, porque o peixe não se tornará imortal de qualquer maneira, e com seu zelo excessivo você pode pegar um pobre coitado.

A experiência de aquaristas experientes também sugere que um peixe está "triste" sozinho e vive em média menos do que na companhia de sua própria espécie.

Características do conteúdo

O guppy é um animal de estimação despretensioso, mas essa verdade comum muitas vezes prejudica os peixes, pois alguns proprietários acreditam que ele pode ser mantido quase em um banco. Para um animal de estimação, você precisa criar certas condições, sem as quais ela morrerá imediatamente ou simplesmente não viverá muito, e não será difícil alcançar as condições exigidas.

Volume do aquário

Comece comprando um aquário adequado. Você deveria saber disso esta espécie se distingue pelo aumento da atividade e seus representantes adoram "dirigir" pelo território. Apesar de toda a modéstia do tamanho do corpo do guppy em um recipiente com volume de 20 litros, não podem ser alojados mais de três indivíduos. Se o recipiente for grande o suficiente e houver espaço suficiente, até 300 machos ou 100-150 fêmeas podem ser acomodados em 100 litros de água.

Deve-se ter em mente que os bebês são propensos a uma reprodução muito rápida e, portanto, apenas um macho é normalmente selecionado para 2-3 fêmeas, mesmo que a cor do aquário diminua com isso.

Características da água

Teoricamente, os guppies se sentem bem na água com uma temperatura de 19-29 ° C graus, mas a faixa ótima é de 22-25 ° C, como já mencionado. Mudanças bruscas não devem ser permitidas, mesmo dentro da norma declarada, pois isso afetará negativamente a saúde das nadadeiras nos machos. O mesmo se aplica a outros parâmetros-chave, que incluem dureza (idealmente 10-12 ° F) e pH (6,5-8,5).

Considerando a reação negativa dos animais de estimação às mudanças repentinas, Os especialistas aconselham fazer trocas de água com mais frequência para que a massa do fluido substituído seja menor. Você pode repor no máximo um terço do volume de cada vez, e isso deve ser feito semanalmente.

Você pode não entender imediatamente que as características da água mudaram, mas os peixes simplesmente não podem deixar de sentir isso. Para verificar a condição, vale a pena comprar testes especiais vendidos em pet shops, e proprietários experientes simplesmente cultivam samambaias indianas no aquário. Ela cresce normalmente em água adequada para guppies na área do fundo, mas quando os principais indicadores se deterioram, as raízes apodrecem e a planta sobe à superfície ou morre por completo. No entanto, a regra de recusa a mudanças abruptas nas características da água se aplica em qualquer caso.

Mesmo que o líquido não seja bom para nada, é inaceitável alterar todo o volume abruptamente.

É curioso que os "gupeshki" adorem sal. Aquaristas experientes aconselham adicionar uma colher de sopa (sem lâmina!) para 10 litros de água. Ao trocar a água, a quantidade de sal é calculada com base no volume de líquido adicionado, não em todo o aquário.

Esses peixes tropicais não gostam de correntes fortes, portanto, na hora de escolher os filtros, deve-se dar preferência aos que difundam o fluxo de saída. É desejável iluminar as profundidades da água com luz de intensidade moderada, a duração pode chegar a 12 horas por dia.

A aeração é controversa. Por um lado, os guppies são tão bons que às vezes sobrevivem mesmo sem ela, por outro, porque têm animais de estimação para que sofram. Em qualquer caso, esses peixes não podem viver completamente sem oxigênio, e se o seu aquário estiver equipado com uma tampa estanque que bloqueie o contacto natural da superfície da água com a atmosfera, então um arejador ou filtro com função de saturação de oxigénio é imprescindível.

Compatibilidade com outros peixes

Aquaristas experientes preferem manter um mundo subaquático inteiro com biodiversidade. "Gupeshki" são muito bons nesse aspecto, porque eles não são conflitantes e estão prontos para compartilhar o espaço de vida com outros peixes. Mas sua tranquilidade não vai bem com a agressão de espécies predatórias, que, se seu tamanho permitir, se deliciarão com suas contrapartes menores.

Com isso em mente, é necessário selecionar os habitantes do aquário para que os guppies não colidam com predadores e, se possível, com peixes maiores e pacíficos.

Nutrição

Em termos de nutrição, esses animais pertencem à categoria gourmet. Eles se sentem melhor se diferentes tipos de alimentos forem usados. Misturas secas devem ser alternadas com alimentos vivos, como dáfnias ou vermes.

Os especialistas prestam especial atenção ao fato de que raças criadas por meio de cruzamentos na maioria dos casos apresentam adaptabilidade reduzida, portanto devem ser cuidadas com especial atenção, não permitindo desvios das condições ideais de detenção.

O albinismo e a pigmentação excessivamente escura podem ser considerados extremos, são esses "gupeshki" que morrerão em primeiro lugar.

Diferenças entre masculino e feminino

Distinguir o macho da fêmea é uma habilidade chave para o aquarista que decidiu criar guppies. É necessário pelo menos para calcular corretamente o volume de água por população e para misturar pares, esta também é uma habilidade útil. Usualmente, diferenças são observadas em representantes de diferentes sexos já a partir de uma semana de idade... É claro que com o tamanho pequeno dos alevinos, e mesmo em movimento, não é tão fácil entender quem é quem, mas você pode estudá-los através de uma lupa.

Formato corporal

A fêmea carrega não apenas ovos, mas filhotes vivos desenvolvidos, portanto mesmo na ausência de gestação, tem abdômen bem definido, que numa "posição interessante" aumenta ainda mais e faz com que o peixe pareça um pequeno barril.

O homem é, em média, mais baixo que a namorada e se distingue por uma esbeltez exponencial.

Tamanho do torso

Se você tem certeza de que indivíduos de uma única raça estão representados em sua população, você pode e deve ser guiado pelas dimensões. O macho tem as tarefas mais simples: transportar material genético para a fêmea e rapidamente nadar para longe dos inimigos. É por isso é ágil e pequeno, o comprimento médio é de 3 cm.

As representantes femininas devem ter bebês, para isso um determinado lugar é providenciado em seu corpo, e o comprimento da mulher pode chegar a 6 cm bem visíveis. Se todos os animais de estimação realmente pertencerem à mesma raça, a régua não pode ser usada, o "gupeshki" pode ser menor do que os tamanhos indicados, mas a diferença nas dimensões dos indivíduos do sexo oposto será óbvia

Cor

Na selva, é o macho que deve conquistar a fêmea com sua aparência, pois o guppy boy impressiona seus amigos com cores vivas, monocromáticas, salpicadas ou listradas. Mas as pessoas que desejam adicionar o máximo de cor possível aos seus aquários trabalharam durante décadas para criar fêmeas pitorescas. Por esta razão, a cor nem sempre nos permite determinar com precisão o sexo dos peixes, ela só pode confirmar as conclusões tiradas de outros signos.

"Ponto de Gravidez"

Nas fêmeas, o local onde carrega os alevins parece uma mancha de cor diferente, localizada na parte inferior do abdômen, próximo à cauda, ​​e é bem visível. Durante a gestação dos alevinos, escurece gradualmente e, posteriormente, pode-se observar diretamente os bebês em gestação.

Mas mesmo no intervalo entre as gestações, a mancha, embora mais clara, não desaparece.

Estrutura da barbatana dorsal

Como acima mencionado, o macho deve ser bonito para ter sucesso e, portanto, sua nadadeira dorsal é relativamente longa... Isso é especialmente perceptível quando o guppy se move em alta velocidade, a barbatana parece fluir, não acompanhando seu dono.

As mulheres também possuem esse órgão, mas é relativamente curto, de modo que nenhum efeito semelhante é observado.

Características da barbatana caudal

O macho costuma ser bem visível devido à cauda brilhante e espessa, que, via de regra, tem formato interessante ou comprimento aumentado. A fêmea é muito mais modesta nesse aspecto, sua cauda é estreita, curta e desbotada.

Barbatana anal

Há outra barbatana na parte inferior do corpo do guppy, que também permite distinguir o sexo. Na fêmea, não é particularmente notável, é apenas uma barbatana triangular comparativamente curta, perto da qual a mencionada "mancha de gravidez" deve ser encontrada. No homem, esse órgão desempenha uma função interessante - ele substitui o pênis pelo "gupeshke". A barbatana tem uma forma fálica típica, alongada e relativamente estreita, enquanto a sua ponta é ligeiramente pontiaguda.

Características de reprodução

Guppies são fáceis de manter em casa não só porque são de fácil manutenção, mas também pelo aumento da atividade no campo da autocura da população. Em seu desejo de se reproduzir, esses peixes são freqüentemente comparados a coelhos e, portanto, muitos aquaristas conscientemente adquirem uma capacidade maior do que deveria ser para o número disponível de indivíduos.

Guppies são de grande interesse pela razão de que pertencem a peixes vivíparos. Você nunca verá caviar neles, pois simplesmente não existe na natureza. Ao mesmo tempo, os alevinos, somente após a eclosão, correm grande perigo: seus pais, que são pacíficos em relação a qualquer outra espécie de peixe, são propensos ao canibalismo e podem devorar seus próprios filhotes se não forem reassentados a tempo .

Outra característica curiosa deste milagre da natureza é que um guppy fêmea, fertilizado uma vez, é capaz de dar filhos várias vezes no futuro sem fertilização.

Por esta razão, o criador deve calcular de forma muito razoável o volume do aquário, caso contrário os jovens simplesmente não terão onde se instalar.

Reprodução

Os guppies tornam-se sexualmente maduros por volta dos 4-5 meses de idade. Antes desse período, a gravidez é improvável, mas imediatamente após o início da maturidade, um animal de estimação saudável provavelmente usará sua habilidade no menor tempo possível e ficará grávida. A tarefa do dono é monitorar o estado de seus animais de estimação, pois uma fêmea grávida deve ser colocada em um aquário separado. É possível determinar seu novo estado devido ao fato de que a “mancha de gravidez” escureceu e o ânus próximo adquiriu uma tonalidade vermelha e está inchado.

Depois de identificar a mulher grávida, aloque um local de residência temporário em separado para ela. Não é necessário um grande volume, um pequeno aquário de 5 litros servirá como área de desova, uma alternativa pode ser uma bacia de plástico do mesmo volume, ou mesmo uma simples garrafa de três litros.

O proprietário é obrigado a garantir a limpeza sanitária do contêiner antes de colocar uma mulher em trabalho de parto nele.

Idealmente, é claro, você precisa criar condições semelhantes às do aquário, é aconselhável não alterar as características principais da água, mas a temperatura pode ser aumentada para 26-27 ° C. Riccia e outras plantas densas não interferem na desova, então os peixes se sentem um pouco mais confortáveis. É difícil dizer exatamente em que estágio a gravidez da mulher é determinada, mas em geral dura de 5 a 6 semanas. Vale a pena focar neste período.

Se guppies "comuns" precisam de uma variedade de comida, então a mulher grávida é aconselhada a se alimentar exclusivamente de vermes. Este é um alimento muito nutritivo e a força da futura mamãe não fará mal. O número de recém-nascidos não pode ser previsto com precisão, depende da idade de cada um dos pais e pode oscilar entre 20-100 filhotes.

Por razões de canibalismo potencial a mãe recém-criada deve ser imediatamente isolada de seus próprios filhos, assim que todos nascerem. Determinar o tempo aproximado é fácil, pois antes do parto os bebês ficam bem visíveis no corpo da mascote. Cumprida sua função, a mãe volta ao aquário comum, enquanto os filhos passam bem sem seus cuidados. Eles nascem em uma fina concha de caviar, mas quase imediatamente saem dela, formam um bando e flutuam mais alto, porque lá é mais quente.

Os jovens têm um apetite excelente, na fase inicial do seu desenvolvimento não se recusam a comer 4-5 vezes ao dia. Neste momento, os ciliados são opções de alimento praticamente incontestáveis ​​para alevinos. À medida que os jovens crescem, a frequência da alimentação é gradualmente reduzida, chegando ao padrão "adulto" - duas vezes ao dia. Ao mesmo tempo, o cardápio está mudando, passando a incluir vermes picados e outros alimentos para adultos.

Nenhum cuidado especial é necessário para uma mulher grávida, mas seus filhos devem estar sob supervisão constante. Sentimentos fraternos não são típicos deles, e aqueles que conseguiram crescer mais rápido irão regularmente afastar os menores e mais fracos da alimentação, exacerbando ainda mais a lacuna. Se você não está interessado na seleção natural em casa, mas na criação produtiva de animais jovens, vale a pena separar os jovens em grupos de forma que em cada um deles todos os membros tenham aproximadamente o mesmo tamanho.

Sob condições padrão, problemas insolúveis geralmente não surgem, mas você ainda precisa estar preparado para eles.Acontece que uma mãe em potencial, que já deveria ter dado à luz há muito tempo, não pode fazer isso de forma alguma. Não entre em pânico, porque o problema é fácil de resolver. Tudo que você precisa é disso Substitua metade da água do recipiente por vez e aumente a temperatura para 28-29 ° C.

Aquaristas experientes afirmam que este método garante o sucesso cem por cento do tempo.

Decoração de aquário

As características de design de um aquário guppy dependem de como o proprietário está configurado. Teoricamente, esse peixe pode viver em um aquário completamente vazio, que é ainda mais fácil de limpar na ausência de solo e plantas. Mas você deve concordar que se parecerá mais com uma jarra banal do que com um canto totalmente desenvolvido do mundo subaquático. Os próprios guppies não têm aversão a se divertir entre as algas que lembram sua terra natal, e todo o quadro ficará mais animado.

As plantas não devem ser plantadas em nenhum, porque com movimentos bruscos e rápidos, os guppies com suas longas barbatanas podem tocar folhas e troncos duros e se machucar. Pelo mesmo motivo, é aconselhável não decorar o tanque com pedregulhos e pedras, ou selecionar tais decorações com o máximo de cuidado para que não tenham arestas vivas. A criação de variedades de peixes com nadadeiras longas é muito mais sujeita a lesões, portanto, o interior para elas deve ser escolhido com especial cuidado.

Normalmente usado como solo o cascalho fino mais simples. É redondo e não cria fendas onde os peixes possam ficar presos. Aconselha-se plantar a partir de plantas Samambaia indiana, Riccia nadadora, Elodea canadensis e outras espécies de água doce semelhantes.

Possíveis problemas

Embora o guppy seja considerado um dos peixes mais fáceis de manter, ele também pode ficar doente e morrer. Esta espécie é caracterizada por todas as doenças consideradas típicas dos peixes de aquário tropical. Em muitos casos seria mais sensato não levar a situação a um estado crítico, mas tomar medidas preventivas em tempo hábil, mas se um problema já aconteceu, você precisa saber o que fazer.

Quebra de cauda

Alguns dos mais comuns são problemas de cauda que se partem e se partem. Isso não apenas prejudica a aparência do peixe, mas também indica diretamente que algo está errado com ele, porque em alguns casos uma parte do corpo pode "desaparecer" completamente. O proprietário é obrigado a descobrir qual é o motivo e eliminá-lo o mais rápido possível, caso contrário a situação pode piorar.

Os próprios motivos são geralmente os seguintes.

  • Água parada. As trocas periódicas de água são necessárias porque os peixes não têm onde ir ao banheiro e, à medida que o líquido ao redor fica poluído, eles vivem em seu próprio esgoto cada vez mais concentrado. Naturalmente, o corpo enlouquece o que não pode ser aproveitado com benefícios (nitratos e amônia), e essas mesmas substâncias, voltando, provocam envenenamento com possível destruição da nadadeira caudal. Os indivíduos afetados podem não restaurar sua aparência original, mas para evitar que isso aconteça, não se deve ignorar a substituição oportuna.
  • Mudança de água em grande escala... Os guppies não aceitam mudanças bruscas de condições e é difícil encontrar um líquido com dureza e acidez completamente idênticas. Nem pense em confiar na estabilidade do sistema de abastecimento de água, você pode não sentir, mas constantemente dá água diferente, por isso precisa ser reposta no aquário aos poucos e aos poucos.
  • Avitaminose. Os peixes, como os humanos, podem carecer de vitaminas. Isso é especialmente perceptível em homens, que perdem o brilho da pigmentação devido à deficiência de vitaminas. Além disso, suas barbatanas tornam-se quebradiças e às vezes parecem quebrar sem nenhuma razão aparente.
  • Lesões. Guppy não briga, mas isso não significa que os outros habitantes do aquário sejam igualmente pacíficos. Além disso, a cauda pode ser ferida acidentalmente ao prendê-la em um objeto no aquário. A última situação é típica para as espécies de peixes que se distinguem por caudas especialmente longas.

Se a cauda não for deixada, a situação é ainda mais perigosa.... Isso indica tanto a agressividade excessiva dos vizinhos, quando o problema é resolvido apenas pelo método de reassentamento, quanto quanto à infecção. Com sintomas semelhantes, a adesão da nadadeira caudal é possível, mas é importante entender o que está errado, pois a infecção muitas vezes envolve a destruição de animais de estimação doentes, seguida da desinfecção do aquário e de todos os equipamentos do aquário.

Formação de corcunda

A coluna vertebral curvada também é bastante comum e pode ser uma variante da norma e um sinal de patologia. Para os "mais velhos", isso é normal e, em adultos, a curvatura "gupeshek" pode ocorrer devido à superpopulação excessiva do reservatório. O verdadeiro problema surge quando os indivíduos jovens ficam corcunda, pois isso pode ser microbacteriose ou tuberculose.

O tratamento é teoricamente possível, mas é muito complicado e não garante um resultado positivo, e a tuberculose também é contagiosa, então o paciente deve ser isolado imediatamente.

Fome de oxigênio

Se os guppies estão nadando perto da superfície da água, em vez de em toda a coluna d'água, isso geralmente indica que não há oxigênio suficiente no aquário. As razões para isso podem ser muito diferentes:

  • calor excessivo;
  • longa ausência de limpeza do aquário de resíduos;
  • mudanças irregulares de água;
  • densidade populacional excessiva no contêiner.

Em casos especialmente avançados, o peixe nada verticalmente, com a cabeça para cima e a cauda para baixo. Além disso, água muito suja e estagnada faz com que os guppies pulem, por isso podem sair do aquário por completo, pois os recipientes com eles costumam ser cobertos por tampas. É verdade que muitas vezes os saltos são causados ​​pela atividade simplesmente excessiva de "gupeshek".

Se você suspeita de seus próprios lapsos de cuidado, mude imediatamente um pouco da água, só não exagere, para que as características não mudem muito. Substitua um aquário muito apertado por um maior ou simplesmente mova alguns dos habitantes para outro recipiente. Alternativamente, o filtro ou arejador deve ser movido para mais perto da superfície da água e ligado em um modo avançado, se houver a possibilidade de ajuste. Essas medidas irão saturar o líquido com oxigênio e remover o excesso de resíduos.

Sedentário

Outro problema comum é que o gupeshka está deitado no fundo, respirando pesadamente e parecendo exausto. As razões para este fenômeno são muitas, pode-se tentar melhorar consistentemente a situação em todas as direções propostas. Em alguns casos, o sintoma é determinado geneticamente, às vezes está diretamente relacionado à velhice, pois até um peixe sadio morre mais cedo ou mais tarde.

Uma razão um tanto incomum é que nesta posição, a fêmea descansa do namoro do macho... Se a razão é justamente essa, em um ou dois dias ela se sentirá melhor e voltará a nadar. Por isso, os especialistas não aconselham manter populações com vantagem em relação aos machos, pois podem cansar um amigo até a morte, o que não é exagero.

Seja qual for a causa do problema descrito, O longo "descanso" do peixe no fundo, na ausência de apetite e sofrimento visível, geralmente indica a gravidade da situação.

Normalmente, se não houver melhora em dois dias, os aquaristas experientes preferem matar o animal para que ele não sofra.

Visão geral da revisão

Mesmo entre os aquaristas novatos, a maioria das pessoas tem uma boa idéia do que é o tipo de peixe guppy e como cuidar dele. Se você é cem por cento novo neste negócio, não fará mal nenhum ouvir o feedback. A opinião pública afirma que é um dos peixes de aquário mais versáteis, perfeito tanto para um aquarista iniciante quanto para um profissional de criação. O pequeno tamanho de tais animais de estimação permite que sejam mantidos em recipientes relativamente apertados, são muito fáceis de criar, enquanto o "gupeshka" tem uma aparência bonita e agrada os olhos com sua atividade.

Pode parecer paradoxal mas os iniciantes são geralmente aconselhados a abandonar os guppies de seleção mais brilhantes em favor dos ligeiramente desbotados, próximos aos naturais. O fato é que a seleção visa a reprodução de indivíduos com dados externos atrativos, enquanto adaptabilidade e imunidade são ignoradas. Por esta razão, as variedades mais coloridas se distinguem por maiores requisitos para condições de detenção e um proprietário inexperiente pode simplesmente não sobreviver.

Ao fazer uma escolha aparentemente contra-intuitiva em favor de peixes desbotados, você tem uma chance maior de sucesso e é mais provável que permaneça no hobby por muito tempo.

Adendo

Vale a pena considerar algumas dicas simples, nem sempre óbvias para iniciantes, sobre como como conter corretamente "gupeshek".

  • Não teste a sobrevivência dos peixes. A despretensão deste tipo de aquaristas é lendária, em alguns casos sobrevivem quase na mamadeira, sem vegetação, arejamento, filtração ou mesmo alimentação normal. Os instintos desses organismos vivos são tão fortes que mesmo nessas condições eles tentam produzir descendentes, ou seja, imitam a atividade normal de vida. No entanto, do lado do proprietário, isso é uma verdadeira zombaria, e do ponto de vista estético, esse "aquário" não parece bonito.

Ao decidir entrar para aquaristas, por favor, cumpra os requisitos mínimos, não há tantos deles para guppies.

  • Alguns proprietários não consideram necessário transferir a fêmea para um reservatório separado durante a gravidez, o que não é totalmente correto... Em primeiro lugar, ela já engravidou, por isso deve ser protegida da atenção intrusiva dos homens, cujos instintos a partir desse fato não se tornam menos pronunciados. Em segundo lugar, sua dieta deve ser mais nutritiva, também é totalmente inaceitável que ela receba menos comida devido à ganância de outros habitantes do aquário. Em terceiro lugar, qualquer adulto é capaz de devorar bebês recém-nascidos, portanto, quanto menos forasteiros houver no local de desova, melhor para os jovens.
  • Os guppies, como as pessoas, dormem para restaurar a força do corpo. Na maioria das vezes isso acontece à noite, pois o dono deve desligar as luzes todas as noites, permitindo que os animais de estimação descansem. Ao mesmo tempo, os guppies não têm relógio interno, para eles a noite chega quando escurece, e o horário que mudou geralmente não se torna um problema. Durante o sono, os peixes ficam praticamente imóveis, eles apenas se contraem reflexivamente para estabilizar sua posição e ficar mais perto do fundo.

As grávidas cansam-se com mais frequência, por vezes descansam assim mesmo durante o dia, mas se o homem ou a sua namorada se comportarem assim pode ser um indicador de problemas de saúde.

Você pode aprender mais sobre como cuidar dos guppies abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa