Guppy Endler: tipos, manutenção e cuidados
Os guppies de Endler foram encontrados na natureza apenas em um dos lagos da Venezuela. Os efeitos nocivos do homem contribuíram para a extinção desta espécie na natureza, por isso agora só podem ser encontradas entre aquaristas.
Os guppies de Endler são peixes anões em que tanto os machos quanto as fêmeas são coloridos. Esta raça é extremamente fácil de cuidar e fértil.
Descrição dos peixes
Os guppies anões pertencem à família Pecilia e são peixes vivíparos de água doce.
O crescimento máximo das fêmeas chega a 4,5 cm, os machos são cerca de 1 centímetro menores. A expectativa de vida dos homens é de cerca de três anos, nas mulheres - cerca de dois, já que partos frequentes enfraquecem muito o corpo.
Os guppies clássicos de Endler têm uma cor amarelo-laranja intercalada com manchas roxas e esmeraldas, mas existem muitas variedades desses peixes anões com uma ampla gama de cores.
A cauda desses peixes não é tão bonita em forma e esplendor quanto a dos guppies comuns; ela geralmente tem uma forma arredondada tanto nas fêmeas quanto nos machos.
Visualizações
Existem vários tipos de guppies Endler:
- ouro - são peixes de corpo dourado, abdómen claro, cauda transparente de contorno vivo;
- azul japonês - a cabeça e as barbatanas são transparentes, a cauda é transparente com debrum azul brilhante, tem a forma de uma espada dupla, o corpo é azul com uma tonalidade neon, no meio do corpo existe uma mancha preta (as fêmeas são transparentes );
- Tigre - o corpo é oliva ou amarelo rico, abdômen escuro, cauda transparente com bordas escuras, nadadeira pélvica quase transparente;
- cobra - a cor lembra um padrão de pele de cobra e brilha lindamente à luz do dia, há manchas escuras no fundo amarelo do corpo, completamente amarelas e barbatanas (exceto para o abdominal), cauda;
- Venezuela - a sua cor é dominada pelas cores laranja, preto e verde-amarelo, a cauda transparente é semelhante a uma espada dupla na sua forma e tem um bordo laranja vivo, a barbatana dorsal é parcialmente colorida e tem uma forma alongada, a barbatana ventral é transparente;
- céu azul - esses peixes têm uma cor de corpo indefinida, nadadeiras e cauda são pintadas em uma rica cor azul-celeste.
Do mesmo par de guppies anões, os híbridos podem nascer simultaneamente com indivíduos de raça pura da mesma variedade. A infinita variedade de combinações de cores torna esses peixes extremamente atraentes para todos os aquaristas.
Condições de cultivo
A manutenção dos guppies de Endler é extremamente simples, a única dificuldade é que eles precisam de um aquário separado para não se ofenderem com outras espécies de peixes. Guppies anões são peixes pacíficos e amigáveis. É indesejável adicionar guppies comuns a eles, uma vez que indivíduos híbridos com saúde debilitada começarão a nascer e muitas mulheres morrerão durante o parto.
Os vizinhos dos guppies anões só podem ser lentos e calmos habitantes do aquário: neons, danios e camarões.
Recomenda-se manter um par de guppies, ou pelo menos três fêmeas em um aquário e dois machos, para que os meninos lutem menos e as meninas sejam menos agressivas e deixem de dividir o território do aquário entre si.
Um peixe precisa de 3 litros de água. O aquário deve ser equipado com aeração e filtro. Se os peixes não tiverem oxigênio suficiente dissolvido na água, eles tentam pular para fora do aquário, portanto, não o superpovoem. É imprescindível fechar o aquário com uma tampa, deixando um pequeno vão de 2 a 3 cm, ou colocar a tampa em um suporte para permitir o acesso ao ar, caso contrário a água azeda.
A temperatura ideal para manter o guppy de Endler é de +23 a +25 graus. Para manter constantemente esse regime de temperatura, você pode comprar um termostato especial. Se a água estiver mais quente, os peixes crescerão e se reproduzirão rapidamente, mas sua vida útil será significativamente reduzida.
A dureza da água para peixes anões deve variar de 15 a 20 dGH, acidez - na faixa de 6,7 a 7,5 unidades.
É melhor usar seixos do mar ou seixos comuns de cor preta e cinza como solo (antes de colocá-los no aquário, os seixos devem ser lavados com bicarbonato de sódio, bem enxaguados, fervidos por 5 minutos, drenados e deixados esfriar) .
A iluminação artificial deve ser o mais próximo possível da luz do dia. Se a lâmpada for muito forte, a cor dos guppies anões vai perdendo a cor, eles perdem a beleza rapidamente.
O filtro deve ser adquirido com base no tamanho do aquário. Guppies anões são muito despretensiosos e têm relativamente pouca sujeira, então um filtro simples de tamanho médio que cria um fluxo mínimo é adequado para eles. Não é recomendado comprar um filtro com arejador embutido, tal dispositivo economiza espaço apenas um pouco, mas o enchimento entope muito mais rápido e algumas das microalgas saem com bolhas de ar de volta para o aquário.
As paredes do aquário podem ser facilmente limpas com um pedaço de gaze para coletar todos os depósitos de microalgas. Basta realizar este procedimento uma vez por mês.
O fundo pode ser facilmente limpo usando um filtro de sifão ou um tubo de plástico simples com uma mangueira (uma vez a cada 3-4 semanas). Depois disso, a água da torneira decantada deve ser adicionada ao aquário até o nível usual.
A limpeza das paredes e do fundo não exige que o peixe se sente, basta realizar todas as ações lentamente.
O guppy de Endler requer uma vegetação bastante densa e exuberante: todas as variedades de limnophila, bacopa, vallisneria, musgo, hidrotrich, etc.A lentilha-d'água pode ser colocada na superfície, mas cresce rapidamente e precisa de desbastes frequentes. Deve ser lembrado que o número de plantas depende da capacidade do recipiente e do número de peixes (é suficiente plantar duas fileiras de vegetação alta ao longo da parede posterior, uma camada de plantas perto da superfície da água na qual os alevins podem se esconder e 2-3 arbustos de crescimento baixo no primeiro plano).
Decorações de plástico e argila pintada, assim como solo multicolorido de aquário, surpreendem a imaginação com sua diversidade, mas muitas vezes liberam substâncias tóxicas na água, por isso é melhor dar preferência a pedras comuns, conchas e enfeites de vidro.
Alimentação correta
Os alevinos recém-nascidos devem ser alimentados dentro de 2 horas após o nascimento com alimentos finos especiais (você pode usar o zooplâncton "Artemia"). Os guppies anões bebês crescem muito rapidamente, por isso precisam de três refeições por dia. No entanto, você não deve superalimentá-los.
Em termos de nutrição, guppies de todas as idades são despretensiosos. O seguinte esquema de alimentação é recomendado:
- o alimento seco é dado uma vez por dia, em dias alternados;
- uma mistura de vitaminas na forma de flocos uma vez a cada dois dias (alternando com comida seca comum);
- alimento vivo uma vez por semana (é melhor comprar um pequeno: daphnia moina e um nematóide, mas os vermes não são todos adequados, pois é grande e os próprios peixes têm apenas 2-3 cm de comprimento).
Não é recomendado alimentar peixes com alimentos congelados. Guppies anões são muito termofílicos, então a comida fria afetará negativamente sua saúde. Às vezes, você pode alimentá-los com carne ralada crua. Para fazer isso, você precisa raspar um pouco da carne de um pedaço de carne congelada com uma faca afiada, deixar aquecer até a temperatura ambiente e dar aos peixes. Você não pode armazenar tal comida. É melhor dar comida viva aos peixes pequenos um a um, para que os vermes em excesso não se acomodem no fundo e não apodreçam ali. Um verme é suficiente para um peixe por semana.
Se os proprietários estão frequentemente ausentes devido a viagens de negócios e viagens, um alimentador automático movido a bateria virá em seu socorro.
Recomenda-se deixar um pedaço de fundo sob o cocho sem sujeira para que você possa ver o excesso de comida e interromper a alimentação a tempo. Também tornará a limpeza do aquário mais fácil.
Como distinguir um homem de uma mulher?
Os machos e as fêmeas diferem na forma da barbatana pélvica: nos machos, as barbatanas do abdómen são alongadas; nas fêmeas, são arredondadas.
Os machos dos guppies anões de Endler são visivelmente menores em tamanho do que as fêmeas e muito mais coloridos. As fêmeas de muitas subespécies são completamente transparentes - você pode ver todas as suas entranhas e espinha a olho nu.
As escamas masculinas brilham com reflexos de néon, as escamas femininas (se não forem transparentes) na maioria das vezes têm apenas um tom prateado ou dourado desbotado sem transbordamento.
As fêmeas apresentam uma mancha preta no abdômen na região do ânus, com o início da gravidez e com o aumento da sua gestação, ela cresce. Os machos estão em constante movimento, estão sempre prontos para a reprodução e cuidam ativamente das fêmeas lentas.
Reprodução
Guppies são peixes vivíparos, por isso é necessário colocar a fêmea grávida em um recipiente separado a tempo ou pegar os filhotes do aquário geral a tempo. Se o parto ocorrer em aquário normal, é necessário colocar uma espessa camada de algas (lentilha-d'água, espinha de peixe) para que os juvenis nelas se escondam e sobrevivam. No momento do nascimento, o filhote, enrolado em uma bola, rola para fora da fêmea, atinge o fundo, desenrola-se e flutua muito rapidamente. Em condições naturais, os guppies anões não se deixam levar pela corrente, como nos guppies clássicos, mas os adultos podem persegui-los, defendendo seus direitos territoriais. Se os alevinos forem plantados a tempo, serão muito fáceis de cultivar.
Poucos dias antes do parto, a fêmea começa a perder o equilíbrio e a nadar, inclinando-se ligeiramente para o lado ou inclinada para a frente. Nesse momento, o ponto preto próximo ao ânus atinge seu tamanho máximo.
O recipiente de parto também requer uma camada de algas na superfície da água. O parto geralmente ocorre tarde da noite. Imediatamente após sua conclusão, a fêmea deve ser transplantada para outro recipiente semelhante, uma vez que o parto em guppies anões pode ocorrer em 2-3 estágios ao longo de vários dias. Em um nascimento, uma fêmea pode reproduzir de 5 a 25 alevinos.
As fêmeas de guppies anões podem dar à luz todos os meses, mas para ter uma prole mais forte, é melhor dar a ela um mês de descanso entre as gestações, mantê-la em um recipiente separado por cerca de 30 dias após o parto, para que ela corpo pode se recuperar totalmente. Uma fertilização pode ser suficiente para várias ninhadas.
Na idade de dois meses, os guppies jovens adquirem a capacidade de reprodução., mas a gravidez precoce tem um efeito prejudicial à saúde e à prole resultante, portanto, é recomendado que os machos sejam removidos das fêmeas com 1,5 meses de idade. É melhor começar a criar aos 3 meses, quando o corpo do peixe finalmente ficará mais forte.
Os guppies anões de Endler são peixes muito bonitos, são fáceis de manter e se reproduzem rapidamente. Esses habitantes do aquário são adequados para aquaristas novatos, mas também são amados por proprietários de peixes experientes por sua extraordinária variedade de cores e formas de nadadeiras. Pequenos peixes brilhantes vão adornar qualquer aquário e não causarão problemas desnecessários para o proprietário.
Você pode observar a beleza do guppy de Endler mais adiante.