Peixe Glofish: habitantes de aquários fluorescentes
Ao escolher animais de estimação para um aquário, muitos param nos peixes brilhantes. Pequenos habitantes fluorescentes são bons porque brilham lindamente no escuro e não parecem piores durante o dia. Como cuidar adequadamente deles, quais características especiais eles possuem, consideraremos a seguir.
História da aparência
O primeiro peixe brilhante é bem conhecido de qualquer aquarista, e não só. Isso não é nada além de neon. A história da descoberta do peixinho começou na América, onde Rabo, um explorador francês, chegou. Gravemente doente, ele foi pego pelos índios locais, que o salvaram da morte certa. Foi na aldeia deles que ele avistou um lindo vaga-lume, que levou vários indivíduos desta espécie para sua terra natal.
Então a ciência deu um passo adiante e, no final do século 20, os cientistas começaram a realizar vários experimentos, estudando células animais. Um dos indivíduos estudados foi a água-viva do Pacífico, que pode brilhar no escuro. O gene para essa água-viva foi isolado e então apresentado ao primeiro experimento - o peixe-zebra. A princípio nada funcionou, mas um pouco depois os pesquisadores conseguiram tirar os peixes, que, com seu brilho, sinalizavam mudanças nos parâmetros da água.
Os cientistas encantados apresentaram os peixes em conferências científicas, e então o inesperado aconteceu: indivíduos, criados exclusivamente para a ciência, de repente encontraram sucesso com criadores de peixes interessantes. Um pouco mais tarde, em 2003, cientistas fecharam acordo com criadores e empresários, e a empresa de produção de peixes passou a se chamar GloFish.A sede da empresa está localizada em Hong Kong e os animais de estimação criados pela empresa estão há muito entre os favoritos de muitos aquaristas.
Variedades populares
Existem várias variedades de peixes brilhantes, obtido artificialmente e naturalmente.
- Néon. Como já foi mencionado, o neon é um peixe que pode ser encontrado na natureza. No meio do corpo, o neon tem uma faixa brilhante brilhante. Os machos têm uma listra reta e as fêmeas arredondadas. Os peixes comuns são de um azul avermelhado, mas também existem muitas outras cores artificiais. Isso significa que uma tinta especial é injetada no corpo do neon.
Esse peixe parece incrível, mas vive muito pouco devido à toxicidade do pigmento.
- Erythrozonus. Esses peixes são bastante semelhantes aos neons, mas têm um corpo transparente. Também existe uma faixa ao longo do corpo, que geralmente apresenta uma cor vermelha profunda. O eritrozônio é muito fácil de criar em casa.
- Danio. Esses peixes foram os primeiros cientistas experimentais. No início, o peixe-zebra brilhava exclusivamente com o verde, graças ao gene da água-viva, hoje os peixes vermelhos, amarelos e laranjas obtidos em longas pesquisas estão à disposição dos aquaristas.
- Thornsia. Um peixe arredondado de uma beleza impressionante, pronto para dar ao aquário todo o espectro do arco-íris. Bem adequado para iniciantes, pois não é particularmente caprichoso. Todos os anos, os cientistas desenvolvem novas espécies com cores diferentes. Um fato interessante é que com má manutenção os peixes podem mudar de cor, ficam mais desbotados.
- Barbus. A empresa GloFish não deixou de lado sua atenção e suas farpas inquietas. A subespécie de Sumatra é especialmente popular. São peixes de cor amarelo-esverdeada saturada, e mostram suas qualidades de maneira especialmente brilhante, estando sob os raios ultravioleta.
- Escalar. Um interessante peixe do gênero dos ciclídeos. Ela se tornou a próxima pessoa a fazer experiências. E se tudo era muito simples com o cardume de peixes pequenos, aqui os cientistas tiveram que tentar para que tal animal pudesse se reproduzir com sucesso.
Manutenção e cuidados
Apesar do fato de os peixes fluorescentes parecerem extremamente incomuns, cuidar deles não será muito trabalhoso, já que são o mesmo peixe padrão, apenas brilhando. O comportamento, o caráter e os hábitos alimentares são iguais aos dos animais de estimação comuns. Portanto, o conteúdo dependerá quase inteiramente do tipo que você escolher. Daremos algumas das recomendações mais gerais.
Os peixes geneticamente modificados, via de regra, preferem temperaturas de água bastante altas - 28-29 graus.
Isso se deve ao fato de que, desde o nascimento, eles contêm genes de criaturas tropicais que precisam de um habitat quente. A rigidez e a acidez são selecionadas de acordo com o tipo de peixe. A água é trocada a cada 14 dias, mas não mais do que um terço do volume total é trocado. Eles são alimentados com comida padrão, seca e congelada. Suplementos de proteínas vivas, como vermes ou dáfnias, serão obrigatórios. Como peixes comuns, você não deve superalimentar peixes fluorescentes, pois eles estão repletos de doenças, a mais inofensiva delas é a obesidade.
Todos os anos a empresa GloFish recebe cada vez mais encomendas, pelo que as empresas que produzem decorações para aquários também não hesitam. As decorações brilhantes especiais projetadas para realçar a beleza dos peixes estão se tornando incrivelmente populares. Podem ser plantas reais e itens de decoração artificiais. No entanto, é muito importante não exagerar, pois podem facilmente ofuscar o encanto dos próprios habitantes do reservatório de água. Se você não gosta muito dessas decorações, você sempre pode preferir plantas vivas comuns, que irão decorar o aquário da mesma forma.
Além disso, deve-se notar que os peixes geneticamente modificados não brilham sozinhos no escuro. O brilho é melhor visto sob o sol, bem como à luz de lâmpadas especiais.Hoje, os cientistas já desenvolveram vários tipos de lâmpadas que permitem que os peixes sejam fundidos lindamente em cores diferentes. Existem também alguns aquários que brilham no escuro.
Quanto ao solo, os especialistas recomendam comprar leve, ou melhor - solo branco como a neve. A parede posterior do aquário deve ser escurecida. Isso fará com que o peixe pareça ainda mais brilhante e rico. Mas mesmo um solo escuro com paredes claras não ficará pior, o principal é observar a regra de contraste.
Compatibilidade com outros peixes
Basicamente, os peixes glofis têm uma disposição bastante calma e pacífica. Além disso, a maioria deles é gregária. Estes são, por exemplo, peixe-zebra, espinhos, neonuts. Esses animais de estimação não devem ser mantidos sozinhos, caso contrário, os peixes ficarão entediados rapidamente e poderão começar a adoecer. É melhor comprar de 6 a 8 animais de estimação de uma vez. Ao mesmo tempo, é perfeitamente possível manter peixes fluorescentes e comuns juntos, não haverá diferença no cuidado ou na nutrição.
Na companhia de animais de estimação luminosos, recomenda-se comprar peixes que se adaptem ao seu caráter e temperamento.
Por exemplo, neons e espinhos se dão bem com corredores, gourami, espadas, peixe-zebra... Mas é melhor não resolvê-los com ciclídeos, assim como com outros predadores, já que estes podem começar a caçar civis. No entanto, se falamos de peixe-zebra, então este peixe vai se dar bem com pequenos ciclídeos, o principal é fornecer um número suficiente de plantas.
Os escalares são peixes predadores, mas são agressivos apenas à noite. Portanto, aquaristas experientes os aconselham a selecionar civis como vizinhos: gourami, pequeno cichlaz, labeo, peixe-zebra. Mas é melhor não liquidar farpas, assim como peixes com véu, o mesmo se aplica a outros tipos de ciclídeos. Além disso, a melhor solução seria manter os peixes escalares e pacíficos juntos desde a infância.
Assim, podemos concluir que o conteúdo dos peixes de aquário glofish é quase o mesmo que no caso das espécies comuns... Criaturas brilhantes fluorescentes estão ganhando mais e mais fãs a cada dia, apesar da proibição de reprodução em alguns países. Além disso, a proibição não é razoável, uma vez que os peixes geneticamente modificados não prejudicam os outros habitantes do aquário, não mudam seu comportamento e têm os mesmos hábitos dos animais de estimação convencionais.
Para obter informações sobre as características dos peixes de aquário glofish, veja o próximo vídeo.