Tipos de peixes de aquário

Geophagus: variedades, recomendações para manutenção e reprodução

Geophagus: variedades, recomendações para manutenção e reprodução
Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral da espécie
  3. Características do conteúdo
  4. Compatibilidade com outros peixes
  5. Reprodução
  6. Dicas úteis

Geófagos são peixes muito bonitos que "navegaram" até nós da América do Sul. Muitas pessoas decidem adquirir essas criaturas incríveis. Com eles, o aquário ganha vida, é pintado com cores vivas. Vamos dar uma olhada mais de perto nesses habitantes originais do aquário.

Descrição

A pátria dos geófagos é a América do Sul. Lá, os peixes vivem nos rios locais. Eles são de tamanho médio a grande. O comprimento padrão dos peixes chega a 10-12 cm, sendo os representantes desta espécie mais adequados para áreas amplas de reservatórios naturais. Por este motivo, não é recomendável mantê-los em pequenos aquários. Para geófagos, grandes reservatórios são necessários, nos quais eles não serão congestionados.

Geophagus deve ser mantido em aquários, onde não há apenas seixos de pequena fração, mas também solo especializado de alta qualidade. O segundo nome para geófagos é comedores de terra. Esse apelido foi dado a eles pela forma de obtenção de alimentos - eles constantemente enxameiam no solo, coletam-no na cavidade oral e então extraem de lá tudo o que não pode ser comido. É importante manter esta característica desta espécie em mente ao montar um aquário seguro e confortável para eles.

Existem muitas espécies interessantes de geófagos. Pode ser difícil não só para um iniciante, mas também para um aquarista experiente encontrar um peixe específico.

Visão geral da espécie

Existem muitas variedades de peixes moídos. Os representantes de cada subespécie têm suas próprias características e dados externos. Vamos considerá-los em detalhes.

Surinamesa

A terra natal desses peixes é o nordeste da América do Sul. Lá, os indivíduos vivem em corpos d'água de fluxo lento ou parados. O comprimento típico do corpo dos peixes surinameses é de 15 a 20 cm.Os machos são de cor laranja dourada. Existem muitos pontos carmim e verde-azulados, listras no corpo. Os olhos também são azuis. Há uma mancha escura redonda no meio do corpo. A cauda é uma lira com tranças alongadas.

Sozinhos, os geófagos surinameses são pacíficos, têm uma disposição serena. Quase não tocam na vegetação, praticamente não cavam o solo. Mas todas essas características comportamentais são características de indivíduos bem alimentados. Se esse geófago estiver com fome, então, em busca de comida, ele escavará incansavelmente toda a paisagem.

brasileiro

O nome desta espécie fala muito. A pátria dos peixes é o leste e o sudoeste do Brasil. Nas condições desses territórios, os indivíduos preferem estar em reservatórios de fundo arenoso.

Os representantes das espécies brasileiras são muito diferentes de suas outras contrapartes. Seu corpo é menos comprimido nas laterais e é mais arqueado. O tamanho dos olhos é menor do que o de outras espécies. A boca está localizada mais acima. Esses peixes são grandes em tamanho - podem crescer até 30 cm de comprimento.

Os "brasileiros" têm belas variações de cores corporais: turquesa-esmeralda, amarelo-acinzentado e até marrom-avermelhado. As fêmeas e os machos das espécies diferem acentuadamente uns dos outros. Os machos sempre têm um tamanho mais impressionante, nadadeiras longas e um caroço especial na cabeça.

Geophagus Steindachner

Em condições de aquário, esses peixes podem crescer até 15 cm, seu corpo tem uma forma interessante, semelhante ao geófago ruivo, mas o dorso é mais arqueado que o abdômen. A cor do corpo dos indivíduos desta espécie pode ser oliva ou marrom acinzentado.

Em caso de excitação ou durante os períodos de desova, várias listras verticais escuras aparecem no corpo do Geophagus Steindachner. As escamas em certas áreas têm uma bela tonalidade dourada. A cauda e as barbatanas têm uma orla escarlate.

Esses peixes também têm uma protuberância de gordura marrom-avermelhada.

Em adultos, ele está localizado na testa.

Ruiva

Espécies populares e difundidas. Seus representantes são freqüentemente encontrados em lojas de animais. O geófago ruivo tem um corpo alto e alongado. É ligeiramente achatado nas laterais. O comprimento adulto padrão raramente excede 25 cm.

A cor do corpo do peixe é prata pálida ou azeitona dourada. Este parâmetro depende muito das condições em que o animal de estimação subaquático é mantido. Ao longo da cor de base, podem ser vistas faixas claras de tom oliva escuro, e no centro há uma grande mancha preta que tem uma forma quase redonda. Nas bordas, as escamas são diferenciadas por um delicado tom turquesa.

O sexo pode ser determinado apenas nos indivíduos que atingiram 5 a 6 meses de idade. Nesta altura, nos machos, a testa e as barbatanas começam a ficar vermelhas. Os machos adultos são maiores que as fêmeas, ao mesmo tempo, são caracterizados por raios alongados nas nadadeiras e uma cor de corpo brilhante.

Tapajós

Outro tipo de geófago com cabeça ruiva. Os peixes desta espécie distinguem-se pela bela cor das escamas. Eles têm muitas semelhanças com os indivíduos ruivos, mas são mais brilhantes. Eles receberam esse nome em homenagem ao rio onde esta espécie foi descoberta pela primeira vez.

Hyporanga

São lindos peixes de tamanho médio. Os machos podem atingir 9 a 10 cm de comprimento e as fêmeas 6 a 8 cm. Os machos têm uma característica distintiva - a saliência occipital. A cor do corpo dos indivíduos é castanho-avermelhado, existindo raras manchas azuis. Seu número é predominante na cauda e nas nadadeiras.

Geophagus Hyporanga é um peixe onívoro. Eles geralmente encontram alimento para si nas camadas inferiores. Para 5-8 indivíduos, é necessário selecionar um aquário, cujo volume será de pelo menos 100 litros.

Yurupari

Esta espécie também é chamada de yurupara. Os machos crescem até 18 cm de comprimento e as fêmeas um pouco menores - até 15 cm. Caso contrário, não há diferenças sérias em indivíduos de sexos diferentes. A cor do corpo do peixe é uniforme. Dependendo das condições de iluminação, a cor pode parecer bege ou prata. Na grande cabeça há uma interessante decoração em forma de um belo ornamento composto por linhas de tonalidade escura. Um ponto preto pode ser observado na base da cauda.

Proximus

Os geófagos adultos desta espécie atingem 20-22 cm. Os machos têm tamanhos corporais maiores do que as fêmeas. Eles se distinguem por sua cor brilhante, eles são caracterizados por raios alongados das nadadeiras. Estes peixes têm uma bela cor azulada, mas não chama a atenção devido à sua característica pigmentação amarelo-alaranjada. Existe uma grande mancha escura no corpo. As barbatanas e a cauda são vermelhas.

Para os peixes desta espécie, é necessário um grande aquário - para 5-8 indivíduos, deve ter pelo menos 600 litros.

Balzani

Apesar do tamanho grande e não do aspecto mais fofo, esses peixes não representam uma ameaça real para os outros habitantes do aquário. Eles são territoriais apenas durante a época de reprodução. Recomenda-se equipar seu aquário de forma que pareça uma piscina de floresta tropical. Todos os detalhes e decorações devem ser consertados conscienciosamente, caso contrário, os comedores de terra vão estragar tudo.

Os machos desta espécie podem crescer até 20 cm. Os peixes são pacíficos e precisam de muito abrigo nas condições do aquário. É desejável manter 1 macho e 2-3 fêmeas em um tanque.

Altifrons

Peixe lindo e grande. O comprimento do corpo pode variar de 20 a 22 cm. A cor natural pode variar dependendo da região de origem. Existem peixes cuja cor se apresenta numa rica gama que vai do laranja-avermelhado ao azul. Alguns especialistas explicam essa "propagação" em cores pela presença de um grande número de subespécies.

Determinar o sexo de um indivíduo desta espécie não é muito fácil. Não há diferenças óbvias e perceptíveis entre mulheres e homens.

Geophagus de Weinmiller

Peixe interessante originário da América do Sul, do território da Venezuela. Eles vivem em reservatórios com água limpa e não lamacenta. Eles preferem se manter ao longo de margens suaves.

Os adultos podem ter um comprimento corporal de 18 a 20 cm e a cor natural é o amarelo-laranja. Existem lindas listras azuladas. Este último se estende da cauda até a cabeça. No meio do corpo, há uma mancha escura bem visível. As barbatanas são vermelhas, diluídas com manchas claras.

Não há diferenças perceptíveis entre indivíduos de sexos diferentes. Em condições naturais, esses peixes se alimentam principalmente do fundo, vasculhando a areia em busca de pequenos organismos. Esses indivíduos só podem ser mantidos em um aquário arenoso.

Por seu comportamento, eles são calmos, não conflitantes. Eles são compatíveis com muitos representantes de outras espécies, mas podem comer acidentalmente vizinhos que são muito pequenos (cerca de 1 cm de tamanho).

Para 5-8 geófagos Weinmiller, um grande aquário com um volume de pelo menos 500 litros é necessário.

Sven

Espécies de peixes polígamos relativamente pacíficas, calmas. É verdade que os homens às vezes podem se comportar de maneira arrogante em relação à sua própria espécie e a outros geófagos. Não resistem aos ciclazomas, embora sejam mais impressionantes em tamanho. Este fato é importante considerar na hora de escolher a composição de espécies do aquário.

Os machos Sven são sempre maiores do que as fêmeas. Os machos maduros têm um crescimento nítido notável na cabeça, uma cor mais saturada. O sexo dos peixes pode ser determinado assim que eles têm 3-4 meses de idade. Os juvenis distinguem-se pela cor acinzentada, diluída com manchas escuras.

De cabeça laranja

Esta espécie vem da parte central do Brasil. Indivíduos maduros podem atingir 20-25 cm de comprimento.Os machos são maiores que as fêmeas e apresentam cores ricas características. Eles têm uma barbatana ligeiramente pontiaguda no dorso. Os machos alfa costumam ter uma corcunda na cabeça. A cor do corpo é próxima do cinza, com fileiras de listras vermelhas claras e pinceladas nele. A cabeça tem uma tonalidade laranja e as barbatanas são ricas, combinando as cores azul e vermelha.

Esses peixes são calmos, pacíficos. Eles podem viver pacificamente no mesmo aquário com outras espécies. Os relacionamentos dentro desse tipo são construídos de acordo com uma hierarquia clara. O macho alfa está no comando. Recomenda-se manter esses peixes em pequenos grupos de 5 a 8 indivíduos.

Características do conteúdo

O geófago do aquário precisa de um aquário grande e espaçoso. O volume do tanque não deve ser inferior a 300 litros. Essa exigência se deve ao fato de que os peixes desta espécie atingem tamanhos impressionantes e requerem muito espaço.

Esses peixes preferem viver nas camadas mais baixas da água. Eles gostam de iluminação fraca e não muito forte no tanque, e quando a luz não é forte, eles se tornam lentos, calmos. No fundo do recipiente em que vivem os peixes, deve haver areia de uma fração grossa. Uma vez que o geófago certamente escavará o solo, você precisará equipar o aquário com um filtro poderoso de alta qualidade. Além disso, você precisará fixar com segurança e firmeza absolutamente todas as plantas e itens de decoração, tanto quanto possível, para que os peixes não possam desenterrá-los e arrancá-los de seus lugares.

É importante monitorar o estado da água. A temperatura deve estar entre +16 e +30 graus Celsius (os valores ideais são +20,25 graus). A acidez deve ser de 5-7 e a dureza de 5-15 unidades. É importante filtrar o líquido regularmente.

Um terço da água do aquário deve ser trocado a cada semana.

Geophagus precisa ser alimentado corretamente. Algumas pessoas escolhem comida caseira para alimentar seus animais de estimação subaquáticos. E também é permitido alimentar estes peixes de aquário:

  • vivo;
  • congeladas;
  • alimentos secos que se afundam (artémia, vermes sanguíneos e outros).

Os geófagos não são caprichosos em matéria de nutrição. Eles são onívoros. Eles podem receber marisco picado, abóbora cozida, folhas de alface. Recomenda-se dar comida em pequenas porções. Os componentes vegetais devem prevalecer nos alimentos.

É importante garantir que a alimentação desses peixes seja a mais variada e rica possível. A alimentação deve ser completa, rica em complexos vitamínicos. Se o geófago não for mantido adequadamente e mal alimentado, ele sofrerá um grave retardo de crescimento. Podem ocorrer muitas doenças de difícil controle.

Compatibilidade com outros peixes

Antes de começar a criar esses peixes lindos e despretensiosos, você deve descobrir com quais espécies eles podem coexistir normalmente. Em casos raros, os geófagos demonstram raiva e agressão contra outros indivíduos, mas não conseguem conviver sem problemas com todos os peixes. Geófagos são especialmente perigosos durante os períodos de desova. Durante este tempo, os machos podem se comportar agressivamente até mesmo com outras fêmeas.

Existe uma hierarquia clara em um cardume de geófagos, portanto, é recomendável mantê-los ao lado de outros peixes em um grande aquário espaçoso. Vizinhos ideais para essas belezas são escalares, gourami e outros ciclídeos.

Reprodução

Se você planeja criar esses peixes, deve levar em consideração todas as características do processo de sua reprodução - em representantes das espécies descritas, isso acontece de forma diferente dos outros peixes. É quase impossível formar um par de indivíduos maduros, pois o macho pode não aceitar a fêmea, começar a persegui-la ou até matá-la. Idealmente, o macho deve ser mais jovem e menor em tamanho. Os parâmetros da água não têm qualquer efeito na reprodução destes peixes, no entanto, criadores experientes ainda aconselham a adesão aos indicadores ideais:

  • a temperatura da água deve ser de +16,23 graus Celsius;
  • dH até 10;
  • pH 6-7,2.

O tempo normal de desova é de 0,5-1 horas.

A fêmea põe ovos em uma quantidade de cerca de 200 ou 1000 peças. Isso geralmente é feito em pedras ou alguma outra superfície limpa do tanque. Após 3-4 dias, as primeiras larvas começarão a eclodir. A mãe irá imediatamente movê-los para um buraco pré-preparado feito no solo arenoso.A fêmea pode esconder a prole várias vezes e fazer isso até que os filhotes comecem a nadar por conta própria.

O período de carência dura cerca de três meses. Consiste em acompanhar um cardume de alevinos, levantando ração do fundo, triturando grandes pedaços de comida. No início, isso é feito exclusivamente pela fêmea e, um pouco depois, o macho também é envolvido no processo. Às vezes, surgem conflitos entre os pais e a luta pela custódia dos jovens. Em casos raros, esses eventos levam à morte da mulher. Para não enfrentar problemas tão graves, é recomendável isolar completamente os juvenis de indivíduos adultos. No entanto, isso só será possível depois que as crianças mudarem para a alimentação própria.

Os jovens parecem imperceptíveis. Eles têm tons sutis de verde acinzentado. No início, eles devem ser alimentados:

  • rotíferos;
  • nematóides;
  • micromina.

Após 6-9 meses, os bebês podem crescer até 10 cm de comprimento e serão capazes de produzir filhos próprios.

Dicas úteis

Considere vários dicas úteis para manter o geófago.

  • Deve-se destacar que o geófago brasileiro é a espécie mais agressiva. Ele demonstra agressão mesmo em relação a representantes de sua própria espécie. É importante considerar isso ao comprar esse tipo de peixe.
  • Geophagus tem boa imunidade, mas às vezes eles podem ficar doentes. Na maioria das vezes, eles sofrem das mesmas doenças que os ciclídeos são propensos. Se você notar uma "ferida" que apareceu, os peixes doentes devem ser isolados de indivíduos saudáveis ​​o mais rápido possível.
  • Os peixes devem ser escolhidos com cuidado. Eles devem ser ativos, móveis e absolutamente saudáveis. Se houver alguma suspeita sobre o estado do geófago, é melhor visitar outro pet shop.
  • Esses peixes precisam de um bom abrigo no aquário. Você pode comprar grutas, cavernas, castelos, troncos e outros objetos semelhantes. É desejável que eles sejam o mais forte e firmemente fixados possível, para que os geófagos não os derrubem durante a escavação.

Para uma visão geral dos alevinos geofágicos em um aquário, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa