Tipos de peixes de aquário

Discus: descrição e tipos de peixes, manutenção no aquário e cuidados

Discus: descrição e tipos de peixes, manutenção no aquário e cuidados
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Compatibilidade
  4. Condições de cultivo
  5. O que e como se alimentar?
  6. Reprodução
  7. Decoração de aquário

O verdadeiro rei de qualquer aquário - o disco - pertence à família dos ciclídeos e tem seu tamanho e preferências climáticas características. Entre os representantes dessa espécie de peixes, podem-se encontrar tanto indivíduos que mantiveram sua cor e aparência originais, quanto híbridos incomuns obtidos por meios artificiais. No entanto, qualquer disco tem um carisma tão brilhante que é simplesmente impossível ignorá-lo. E a dificuldade de manter peixes no aquário e cuidar deles é totalmente compensada pelo orgulho de possuir um animal de estimação tão incomum.

Peculiaridades

Os peixes discus de aquário são convidados exóticos vindos da América do Sul para a Europa e Ásia. Seu habitat natural é a água doce dos rios locais com uma corrente fraca e uma temperatura bastante elevada. Os discos vivem no Amazonas e seus afluentes e têm uma aparência muito distinta. É verdade que eles não herdaram a combatividade proprietária de seus companheiros - os peixes se distinguem por sua natureza pacífica, mas seu tamanho limita muito as possibilidades de estarem próximos de outros habitantes do aquário.

Os discos herdaram sua cor brilhante da natureza e um grande número de híbridos tornou-se apenas uma continuação da seleção. Amarelo e laranja, vermelho, marrom, branco prateado, azul, verde - esses peixes têm uma aparência incrivelmente atraente. O corpo achatado na maioria das rochas tem a forma de um disco. A cabeça dos representantes desta espécie é pequena em comparação com o corpo, a boca é pequena.Os olhos de quase todas as formas de disco têm uma tonalidade avermelhada, as nadadeiras são bem desenvolvidas e longas.

Muitas características do disco estão associadas ao seu habitat original. A água dos rios tropicais da Amazônia tem uma composição muito macia, quase não há microorganismos ativos nela. Conseqüentemente, o sistema imunológico dos peixes inicialmente não tem essa proteção necessária. Além disso, em pequenos afluentes, a corrente é fraca ou quase indistinta; os discos preferem viver em matagais perto da costa.

Variedades de discus de aquário crescem até 20 cm de comprimento, têm uma cor brilhante e variada, quase todas as raças têm três faixas azuis longitudinais, faixas transversais em híbridos são frequentemente substituídas por manchas.

As mulheres são sempre mais pálidas do que os homens.

Discus são peixes de barbatanas raiadas semelhantes a poleiros, não diferem em seu caráter agressivo e podem ser considerados fígados longos - eles podem comemorar uma década quando mantidos em um aquário. A aparência incomum e a variedade de cores trouxeram ao disco uma popularidade bem merecida. Esses convidados tropicais são considerados verdadeiros reis entre seus companheiros., hoje eles são amplamente criados na Europa, no sudeste da Ásia. Na natureza, os peixes preferem viver em bandos de 8 a 10 indivíduos, será melhor se receberem condições semelhantes em um reservatório artificial.

Variedades

Entre todas as subespécies de discus, pode-se distinguir tipos básicos encontrados na natureza e híbridos obtidos como resultado de seu cruzamento. Toda diversidade é, portanto, construída sobre os genes dos três progenitores que forneceram seu material de origem para o benefício da prole.

Vamos listar os tipos básicos.

Heckel Discus

Peixe com fundo em tons de bege e rosa. Em cima dela, listras em tom turquesa correm horizontalmente e, no plano vertical, o corpo é decorado com linhas escuras contrastantes. Os olhos castanho-escuros são quase invisíveis contra o fundo. A raça foi descrita em 1840, a primeira do disco, encontrada no Brasil.

Disco verde

Esta variedade apresenta corpo castanho-esverdeado, com 9 faixas transversais escuras. Apesar do nome, a variação de cores aqui permite muitas nuances - do vermelho ao amarelo. O peixe é caracterizado pela presença de barbatanas altas semelhantes a penas, a íris do olho é pintada em tons castanho-avermelhados. O disco foi descrito em 1904, e seu habitat natural são os rios do Brasil e do Peru.

Disco marrom

Peixe de corpo amarelo ou castanho, a cabeça e as barbatanas apresentam faixas finas de cor azul neon, o corpo nem sempre apresenta faixas verticais contrastantes, mas normalmente devem estar presentes. Os olhos têm uma cor vermelha incomum.

Disco azul

Conhecido desde 1960. Encontrado na Amazônia, na parte inferior de seu curso.

Os híbridos populares incluem muitas variedades.

Existem tantas variedades híbridas de disco que nem todo amador será capaz de reconhecê-las todas. É importante entender que comprar um híbrido é sempre meio que uma loteria. Os peixes criados artificialmente são muito mais exigentes nas condições de detenção, vulneráveis ​​aos patógenos. Além disso, é extremamente raro fixar a cor da prole durante a reprodução. A garantia só pode ser obtida na compra de um animal de estimação de elite com certificado (análogo a um pedigree), tais discus são obtidos através do cruzamento de espécies reprodutoras e selvagens.

Oceano verde

Um disco híbrido com uma expressiva cor azul esverdeada. O corpo apresenta uma tonalidade amarelada, não apresenta riscas. Olhos vermelhos traem albino.

Sangue de pombo

O sangue de pombo é um híbrido obtido na Tailândia pelo cruzamento de uma variedade turquesa listrada com uma turquesa vermelha. Como resultado da seleção, foi obtida uma espécie com escamas brancas cobertas por faixas vermelhas onduladas localizadas longitudinalmente. Os olhos também são escarlates, há listras semelhantes nas barbatanas.Em geral, o peixe parece bastante incomum, mas ao mesmo tempo mantém as características principais da raça.

Marlboro

Uma das subespécies de Sangue de Pombo. O peixe apresenta corpo de cor viva em tons laranja-avermelhados, sendo permitida a predominância de uma ou outra tonalidade. Bmanchas brancas, características da raça parental, são preservadas apenas no abdômen e parte dorsal, próximo à cabeça. As barbatanas também são cobertas por ondulações variadas. O formato do corpo do Marlboro é mais redondo que o dos outros discus, é interessante observá-los no aquário, e mesmo um único peixe, devido ao seu tamanho, não passa despercebido.

Fantasma

Uma variedade popular entre os amadores, que veio da Malásia para a Europa em 1980. Peixes com corpo "transparente" foram obtidos por cruzamento de turcos diamantes intimamente relacionados. Entre as características dos “fantasmas” pode-se identificar uma constituição sexual fraca nos machos - a prole é capaz de dar no máximo 10%.

Dourado

Um híbrido de reprodução da Malásia, não existe uma forma natural. Tomou-se como base um disco marrom que, por cruzamentos estreitamente relacionados e reversos, permitia distinguir uma linha com uma rica coloração amarela, sem listras e manchas.

Modern discus Goldens são cruzados com pele de cobra turquesa, na prole cerca de 70% dos peixes são obtidos com um tom de fundo claro de um rico matiz dourado.

San Mera

Um híbrido que herda características parentais em 90% dos casos. O peixe foi criado em Cingapura como resultado de muitos anos de seleção, que fixou listras azuis brilhantes localizadas horizontalmente, na parte superior e inferior do corpo. O fundo geral é vermelho brilhante, os olhos correspondem à cor.

Leopardo

Variedade híbrida que surgiu devido ao cruzamento de um turkis vermelho com um disco verde. O peixe pertence a albinos, tem olhos vermelhos e escamas de fundo brancas cobertas de manchas vermelhas. Na verdade, ela ganhou seu apelido pelo desenho no corpo. Os discos de leopardo são muito sensíveis à luz. Eles crescem grandes - um adulto pode atingir 20 cm de comprimento.

Pele de cobra

Uma variedade híbrida que deu origem a muitos outros tipos de cores. É caracterizada por um padrão de grade complexo em um fundo branco, olhos vermelhos. Entre as variações de cores estão Tiger Snakeskin com listras de tigre, Fine Line Snakeskin com linhas refinadas e um padrão mais pronunciado.

Cobalto

Bela vista do disco, apresentando turquesa. As listras verticais características estão presentes no corpo, mas tornam-se menos perceptíveis com o tempo. As escamas têm muitas manchas brilhantes, dando ao dono uma aparência elegante. O híbrido é muito conceituado entre os amadores.

Diamante azul

Os discos desta raça encontram-se no ambiente natural, mas apresentam uma cor mais pálida. As variedades de aquário têm cores mais intensas. A cor do corpo é geralmente monótona - do azul ao pálido não-me-esqueças, um brilho metálico com um tom esverdeado aparece na moda. Os olhos dos peixes são vermelhos, não há listras no corpo, o corpo é redondo e alto, achatado.

Branca de Neve

O híbrido foi obtido há mais de 20 anos por criadores da Malásia. O progenitor do disco branco como a neve era seu irmão marrom. Albino tem olhos vermelhos característicos, um corpo muito leve com um brilho neon, parece incrivelmente impressionante. Neste híbrido, a presença de uma cabeça amarelada, tons de amarelo e rosa no corpo é permitida, as nadadeiras podem ser lançadas em azul e azul claro.

vermelho

Mais comumente encontrado na natureza como o Heckel discus. Quando criado em cativeiro, pode ser chamado de pompadour. No corpo existem linhas longitudinais de tonalidade azul, riscas verticais escuras. A cor é inconsistente - com forte excitação, a faixa é substituída por um fundo marrom sólido.

Sob forte estresse, o disco vermelho torna-se cinza-rosado.

Compatibilidade

Aquaristas experientes recomendam manter os discus exclusivamente em espécies - aquários monobreed.Esta limitação está associada a uma imunidade fraca; mesmo os perigos que não prejudicam as suas contrapartes mais fortes são fatais para os peixes. Também é importante levar em conta a temperatura bastante elevada da água - só os bagres de armadura, que estão ao mesmo tempo prontos para desempenhar o papel de auxiliares de limpeza do território, podem se sentir confortáveis ​​nela. Por outro lado, a compatibilidade com outros peixes de aquário é muito boa - os próprios discus não são agressivos, são considerados animais de estimação pacíficos.

Entre as espécies que podem ser mantidas em um reservatório comum com esses peixes grandes estão o tetra-ruivo, o congo azul. Discus e camarões se dão bem, você pode colocar caracóis maçã no aquário. Diferentes raças desta espécie também não discutem entre si, você pode escolher com segurança animais de estimação com cores corporais diferentes. Neons, ancistrus são adequados para a vizinhança.

Seria um erro coabitar peixes discus com escalares no mesmo aquário. Apesar do parentesco, esses peixes têm uma ideia diferente de territorialidade, inevitavelmente se chocarão. Em geral, os escalares são bastante agressivos e briguentos, mas se houver muito espaço no aquário, esse experimento pode ser bem-sucedido. Piranhas, notobranches, carpas, farpas, troféus categoricamente não são adequados para viverem juntos.

Condições de cultivo

Manter os discus em casa significa iniciar o aquário individualmente, cuidar dele e controlar a temperatura da água. Vale a pena começar pela preparação, desenho do espaço interno do tanque. Assim que as decorações são preparadas, o recipiente é enchido com água limpa decantada, o filtro e o aquecedor são colocados em funcionamento. Além disso, o aquário deve ficar algum tempo sem peixes. Nesse caso, será possível rastrear a possível presença de microflora patogênica, o nível de saturação do ambiente com oxigênio.

Plantas e algas escurecidas devem ser removidas e substituídas por novas. Uma descoloração do solo indica a presença de bactérias nocivas, este problema deve ser eliminado aumentando a aeração. Assim que for estabelecido o modo correto de aquecimento e enriquecimento da água com oxigênio, novos animais de estimação podem ser liberados no ambiente aquático.

Os discos têm suas peculiaridades no que diz respeito à escolha de um regime de temperatura confortável. Deve ser mantida na faixa de +27,32 graus Celsius com dureza da água não superior a 15 GH e acidez na faixa de 6,0-6,5 pH.

Os discos são um dos peixes de aquário mais difíceis de cuidar e são recomendados para criadores com vasta experiência.

As principais dificuldades estão associadas à aclimatação dos animais de estimação. Para mantê-los, você precisará de um grande aquário com um volume de 50 litros ou mais por indivíduo. Por dentro, você precisa fornecer uma boa filtração, um fluxo bastante intenso. O uso de um filtro de osmose reversa ajuda a atingir parâmetros ideais do ambiente.

Se plantas vivas forem usadas no aquário, um sistema de fornecimento de dióxido de carbono deve ser considerado. O tanque também deverá ser equipado com dois filtros para limpeza mecânica. A aeração da água é necessária. Ao escolher a iluminação, é importante não usar lâmpadas muito brilhantes. A iluminação não deve ser intensa; a luz fraca e difusa será ideal.

Os discos precisam de um pequeno número de abrigos; no fundo, grutas, troncos, minerais e detritos de rocha são organizados para eles. A limpeza, dependendo do número de residentes, é realizada 1 a 2 vezes por semana. É feita uma troca semanal de 25-30% da água do aquário, antes de adicioná-la é aquecida à temperatura do ambiente em que vivem os peixes.

Não a solução mais estética, mas bastante relevante para manter os discus é um aquário sem decorações e substrato. Esta solução garante o nível adequado de limpeza sanitária, permite evitar a poluição das águas. Um aquário sem substrato é mais fácil de limpar de contaminação fecal, restos de comida.Para um criador novato, esta abordagem pode ser especialmente conveniente, pois torna mais fácil manter um estado ideal do ambiente.

Discus é um peixe de cardume que precisa de outros membros da tribo. É considerado ideal manter um bando de 6-8 peixes ao mesmo tempo. Os tímidos e tímidos peixes discus precisam de esconderijos verdes para fazerem o seu melhor. Eles precisam de cantos densamente verdes para se esconder do perigo. A estabilidade do ambiente externo é muito importante para esses peixes - com o aumento do volume de amônia e nitratos, os animais podem adoecer e até morrer.

O que e como se alimentar?

O alimento ideal para discus é proteína animal. No ambiente natural, eles são predadores, comendo alevinos, larvas de insetos aquáticos, invertebrados. Os peixes pequenos também podem servir de alimento para os discos famintos.

Em um ambiente artificial, a alimentação também é bastante simples. Peixes adultos saudáveis ​​comem com apetite:

  • coração de boi picado;
  • camarão picado;
  • vermes sanguíneos;
  • dáfnias;
  • corotra;
  • fabricante de tubos.

Das hortaliças, pode-se oferecer alface ou espinafre aos peixes.

A alimentação é feita em pequenas quantidades até três vezes ao dia, os restos de comida não consumida do aquário são removidos. A alimentação dos peixes deve ser bastante variada, devendo ser administrados alimentos congelados (após o descongelamento preliminar), pellets e alimentos vivos. Esta é a única maneira de manter o brilho ideal de suas cores. Com cautela, vermes e larvas são introduzidos na dieta - eles podem ser portadores de infecções bacterianas perigosas.

Muitos aquaristas desenvolvem suas próprias receitas de carne picada para peixes discus. É baseado em coração de boi, frutos do mar (camarão, mexilhões), vegetais frescos - adequado para cenouras, pepinos, ervas frescas. Essa composição nutricional é levada a um estado homogêneo e é dada aos peixes como prato principal do cardápio.

É imperativo satisfazer as necessidades dos discos de suplementos vitamínicos e minerais. Entre os mais úteis deles estão várias vitaminas.

  1. Vitamina A. Promove a regeneração dos tecidos, afeta o crescimento do corpo do peixe.
  2. Vitaminas B (B2, B6, B12). Sua falta leva à perda do brilho da cor, leva à obesidade e interfere no metabolismo normal.
  3. Vitamina C. Sua falta leva a uma desaceleração no crescimento dos peixes, atrapalha a formação correta do tecido ósseo. Com a falta de vitamina C, pode desenvolver-se a patologia do desenvolvimento das brânquias.

    A introdução correta e oportuna da alimentação na dieta ajuda a manter os animais de estimação saudáveis, brilhantes e bonitos. Na hora de alimentar os discus, é importante não se apressar - esses peixes comem devagar, saciando-se aos poucos, mas com certeza têm bom apetite. A recusa de alimentos é motivo de preocupação para a saúde dos habitantes do mundo subaquático.

    Reprodução

    Criar em casa, no caso do disco, é perfeitamente possível. Estes peixes distinguem-se pela surpreendente consistência na escolha do companheiro. Os pares são formados em tenra idade e persistem por muitos anos até que um dos parceiros morra. Os discos têm um instinto parental desenvolvido, eles cuidam de seus filhotes por muito tempo, cuidam deles até que os filhotes se tornem independentes - isso geralmente acontece entre 1,5-2 meses.

    Em peixes desta espécie, o dimorfismo sexual é ligeiramente desenvolvido - pode ser bastante difícil distinguir um macho de uma fêmea.

    Somente durante o período de desova é possível identificar os principais status dos indivíduos de um par. E também nos machos há uma cabeça mais larga, uma parte frontal alargada, lábios grossos. As diferenças podem ser atribuídas à geometria das barbatanas - a dorsal é mais pontiaguda nos machos, em geral possui um grande ângulo de inclinação. Observação de perto nas fêmeas pode ser vista ovipositor, uma abertura larga e arredondada para lançar os ovos.

    Os discos são diferenciados por seu início bastante tardio na puberdade. Os adultos estão prontos para a reprodução por 1,5-2 anos, a capacidade de desovar permanece por dois a três anos. O par já formado é depositado em um aquário especial de desova com volume igual ou superior a 100 litros. As decorações são colocadas dentro do terreno de desova: troncos, grutas, potes de barro.

    Durante o período de desova, é imperativo proteger os peixes de qualquer fonte de estresse. Mesmo as mudanças de água no aquário são feitas com muito cuidado. Sua temperatura ideal é de +28 a +30 graus Celsius. O meio nos campos de desova deve ser macio - até 3 unidades, caso contrário, a fertilização não ocorrerá.

    O par começa a se preparar para a desova com antecedência, à noite. Os peixes são ativos, limpam o substrato, mostram o tremor das barbatanas. Em uma desova, até 400 ovos aparecem no aquário, então o macho fertiliza e os pais ficam com os bebês. O período de incubação para os discus é de 3-4 dias, após uma semana os alevinos estão prontos para nadar independentemente. Durante este período, uma troca diária de 1/4 da água é realizada para criar as condições ideais para o crescimento e desenvolvimento dos animais jovens.

    Durante os primeiros dias de vida, os alevinos alimentam-se de uma secreção especial produzida na pele dos pais. Eles são produzidos pelo pai e pela mãe. Após 14 dias, os pais podem ser encaminhados para suas condições usuais de detenção. Se a secreção produzida no corpo dos pais não for suficiente, você pode preparar uma refeição especial para os alevinos por conta própria com base no conteúdo do aquário e ovo em pó seco. Panquecas finas e planas são criadas a partir da mistura espessa e coladas nas paredes do tanque.

    De 5-6 dias, os alevinos podem ser alimentados com náuplios de artémia.

    Além disso, peixes mais independentes são transferidos para alimentos prontos.

    Decoração de aquário

    O lançamento e o design original de um aquário para decantação de discos sempre se transforma em um verdadeiro experimento de design. Devido à necessidade dos peixes de uma temperatura de água bastante elevada - de +27 a +33 graus - surgem dificuldades com a seleção das plantas. A necessidade de sombreamento também deverá ser levada em consideração - a iluminação forte não é adequada para residentes de rios tropicais. É difícil criar um design bonito e eficaz com tais restrições.

    Na hora de escolher o fundo - o solo para o aquário, vale a pena considerar as cores dos discos:

    • o cascalho preto é bom para peixes vermelhos sólidos como o marlboro;
    • areia clara, troncos secos e algas serão um bom pano de fundo para rochas brancas e turquesa;
    • subespécies douradas ficam bem contra o fundo de um solo rico em cor de cobalto.

    Antes de colher plantas, vale a pena equipar um fundo externo. A parede posterior do aquário é decorada com uma tela preta ou azul para realçar as silhuetas dos habitantes subaquáticos. Uma vez que os peixes são normalmente mantidos dentro do aquário de espécies, normalmente não há problemas com a colocação e decoração.

    A madeira flutuante em um aquário é necessária - em média, eles são adicionados 1 para cada 50 litros de volume (a mesma quantidade de água é necessária para cada indivíduo). Antes, devem ser cuidadosamente processados ​​para evitar que microorganismos perigosos entrem no aquário. Quanto maior a madeira flutuante, mais espetacular será a paisagem. Você pode fixá-los nas paredes ou organizá-los de maneira pitoresca na parte inferior. Os caules e as folhas secas do bambu parecem espetaculares em um aquário exótico, os verdes de um carvalho, secos, limpos, também são adequados.

    Seleção de plantas

    Na hora de criar ou manter os discus, é importante lembrar que em seu habitat natural eles não são estragados por uma abundância de flora. Não vale a pena encher o aquário com plantas ao máximo - com a seleção correta do fundo e da decoração, você pode passar sem eles por completo. Mas se você quiser adicionar vegetação, deve prestar atenção aos espécimes com ramos longos e ramificados que fornecem a sombra necessária. Para o plantio, você precisará de cascalho fino para prender as raízes no fundo do tanque.

    Se esse tipo de solo não for absolutamente adequado para o disco, o problema pode ser resolvido sem abandonar completamente a ideia de paisagismo. As plantas são simplesmente plantadas em vasos especiais com o substrato desejado, decorados com grutas, troncos. Ao escolher espaços verdes, é muito importante certificar-se de que eles podem existir a uma temperatura constante da água de cerca de +32 graus.

    Essas espécies termofílicas incluem krinos, criptocórnios, aponogetonas de folhas duras e encaracoladas.

    Plantas de aquário populares que podem ser plantadas em um tanque de disco incluem Vallisneria. Suas variedades de crescimento rápido, comuns, gigantes e em forma de espiral são especialmente eficazes para decorar a parede posterior do aquário. Se você quiser enfatizar a aparência exótica dos animais de estimação, você deve complementar o aquário com anubias, nenúfares e lírios japoneses.

    Com a escolha certa de plantas e decorações, os peixes discus flutuando majestosamente no aquário ficarão muito atraentes. Uma luz de fundo fraca para combinar adicionará um brilho misterioso às escamas dos peixes. Mas a luz direcionada pode piorar os indicadores microbiológicos da água, ela deve ser evitada ao manter animais de estimação exóticos.

    Para obter dicas sobre a compra de discos, consulte o vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa