Tipos de peixes de aquário

Espécies de peixe-zebra

Espécies de peixe-zebra
Contente
  1. Danio rerio e suas variedades
  2. Outras espécies de aquário
  3. Como escolher?

O peixe-zebra gosta muito de aquaristas de todo o mundo. E isso não é surpreendente - com sua atratividade externa e decoratividade, o peixe-zebra é absolutamente despretensioso, até um iniciante pode cuidar dele. Em nosso artigo você descobrirá quais tipos de peixes existem, como escolhê-los corretamente, bem como todas as nuances de manter um peixe em casa.

Danio rerio e suas variedades

Na maioria das vezes, você pode encontrar peixes-zebra ou peixes-zebra listrados em aquários. Foi descrito pela primeira vez em 1822, quando as características naturais das colônias da Inglaterra, localizadas nos territórios do Paquistão e da Índia modernos, foram estudadas. O peixe-zebra vivia nos rios desses países e sua distribuição se espalhava pelo sudeste da Ásia - até Mianmar. Danio rerio prefere corpos de água rasos: cursos inferiores de rios, canais, lagoas e até sulcos. Na época das chuvas, esses peixes nadam para os arrozais alagados, desovam ali e, depois disso, junto com os filhotes, voltam ao seu habitat normal.

A aparência do peixe-zebra: um peixe pequeno (até 7 cm de comprimento) de corpo estreito, como se comprimido nas laterais. As cores do clássico rerio são listras longitudinais em azul tinta que se sobrepõem às barbatanas caudal e anal, contra um fundo prateado ou amarelo claro. O peixe-zebra tem muitas variedades, tanto naturais quanto artificiais. Curiosamente, os representantes dessas subespécies são capazes de cruzamento interespecífico, o que contribui para o nascimento de uma prole única e confundir os limites da raça.

Vamos listar as variedades mais famosas de peixe-zebra.

  • Véu. As barbatanas laterais, pélvicas e dorsais em forma de véu são características.
  • Cereja. Em termos de cor, ele não difere do peixe-zebra clássico, mas foi destacado como uma subespécie separada para um esquema de cores especial - listras roxas escuras em um corpo rosado.
  • Estampa de leopardo. Pelo nome fica claro que as manchas substituíram as listras nesta variedade. O fundo geral é nacarado-esverdeado, as manchas são escuras, as barbatanas também são variegadas.
  • Albino. É caracterizada por uma cor de carcaça rosa brilhante e olhos vermelhos.
  • Glofish (GloFish). Esta subespécie merece ser contada com mais detalhes. O fato é que o próprio conceito de glofish não se refere apenas ao peixe-zebra - é um nome comercial generalizado e patenteado internacionalmente para peixes de aquário geneticamente modificados com um genoma fluorescente retirado de corais e águas-vivas introduzidos neles. Assim, peixes comuns tornaram-se luminosos.

Danio rerio foi o pioneiro nesta experiência. Os detentores do genoma do coral - RFP - emitem luz neon vermelha sob irradiação UV, aqueles que foram implantados com o gene da água-viva (GFP) - verde. Indivíduos que foram "misturados" com ambos os genomas brilham em amarelo.

Os peixes-zebra coloridos mais populares são Verde Elétrico, Laranja Sunburst, Azul Cósmico e o impressionante Roxo Galáctico.

Outras espécies de aquário

Além do peixe-zebra, existem outras variedades interessantes deste bonito peixe de aquário. Vamos conhecê-los.

Pérola

Tem o corpo alongado, achatado nas laterais, com cerca de 6 cm de comprimento, e nos lábios podem ser vistos 2 pares de pequenos bigodes. A cor do peixe é azul-prateada ou pérola-esverdeada. Da barbatana caudal quase até o meio do corpo, surge uma faixa rosa claro em forma de cunha com uma orla azul. Quanto mais jovem for o peixe-zebra pérola, mais impressionante será esse padrão. Em indivíduos mais velhos, ao contrário, torna-se pálido e pode, em geral, desaparecer.

birmanês

Não é um peixe-zebra muito proeminente. Fãs de aquaristas souberam disso apenas em 2005, embora a subespécie tenha sido descrita em 1937. Não existe um padrão específico no corpo, as escamas, dependendo da iluminação, podem cintilar com uma cor prateada, dourada e até aço.

Uma característica distintiva do peixe-zebra birmanês é a sua capacidade de salto, pelo que é necessário cobrir o recipiente com estes peixes com uma tampa de vidro para que não saltem da água.

Malabar (devario)

Tem uma cor interessante: dorso esverdeado, flancos e abdómen verde-prateado, no corpo estrias longitudinais de turquesa brilhante, orladas de laranja. Mais perto da barbatana caudal, essas listras se fundem. As nadadeiras do peixe-zebra devario podem ser cinza-amarelado ou laranja-avermelhado.

Bengala

Este espécime tem um dorso mais alto do que outras espécies de peixe-zebra, por isso parece mais arredondado. As cores de Bengala são as seguintes: de cima há uma tonalidade dourada, que se transforma suavemente em verde azulado e, em seguida, novamente em ouro. Um "raio" amarelo se estende da cauda até o meio da carcaça, dando lugar a um acúmulo de manchas disformes.

De bigode

O nome fala por si: uma característica do peixe-zebra bigodudo é um bigode alongado pendurado no lábio inferior. A cor deste peixe é bastante opaca: um fundo nacarado prateado, sobre o qual são visíveis riscas e manchas quase imperceptíveis. Há uma única mancha escura arredondada perto do opérculo. O tamanho do peixe-zebra bigodudo é de 6 a 13 cm.

Spot (faixa preta)

Duas variações do nome desta espécie nos dão uma idéia da aparência do peixe: em seus lados há listras pretas, que são separadas por uma linha lateral branca, e exatamente sob elas uma série de manchas pretas correm paralelas.

Eritromicron (esmeralda)

Um representante muito interessante. Seu "striping" não é longitudinal, mas transversal. As listras são coloridas em azul esmeralda e laranja-ouro. As barbatanas pélvica e anal, assim como as "bochechas" são vermelhas. Existe uma mancha preta brilhante na base da cauda.

Barbatana laranja

É lógico supor que o papel dominante em sua aparência seja desempenhado pelas nadadeiras, nas quais listras laranja são claramente visíveis. Eles também estão presentes no corpo, alternando com o azul escuro.

Cor de rosa

A cor deste peixe-zebra é simplesmente irrealista bonita. Aliás, os criadores participaram da criação da raça, que conseguiram artificialmente atingir essa riqueza de cores - na natureza, o peixe-zebra rosa parece ainda mais modesto.

A cor do representante varia do coral ao fúcsia (sua intensidade pode ser influenciada por alimentos especiais). Nas laterais há finas listras longitudinais brancas, as barbatanas também são listradas, mas transparentes.

Azul

E novamente à nossa frente está um peixe, impressionante por sua cor brilhante. O corpo azul elétrico é cruzado por listras douradas que correm ao longo dos lados, desde as guelras até a cauda. Os olhos são radiantes, dourados. As barbatanas são transparentes e apresentam uma tonalidade verde-amarelada.

Agora estamos falando sobre machos - os danios azuis femininos são muito mais modestos, eles são azul-acinzentados com listras quase imperceptíveis nas laterais.

Margaritatus

Outro nome é micro-coleção de galáxias. É fácil entender por que recebeu esse nome apenas olhando para sua cor: “estrelas” - pontos amarelos brilhantes - estão caoticamente espalhadas sobre o fundo cinza-esverdeado do bezerro. O abdômen da galáxia é vermelho-alaranjado, com listras da mesma cor nas nadadeiras.

Khopra (vaga-lume)

O bebê entre os peixes-zebra tem apenas 3 cm de comprimento! Os tons no corpo dessa forma de peixe-zebra vão do turquesa ao laranja e do ouro ao prata. Listras transversais são visíveis nas laterais.

Anéis de ouro (metálico)

Outra miniatura representativa do peixe-zebra - sua altura é de 2-3 cm. A cor Tinvinie é uma massa de manchas pretas de diferentes tamanhos, delimitadas por "bordas" douradas. As barbatanas transparentes também têm manchas.

Gates

A história sobre a espécie de peixe-zebra termina com um peixe que antes era erroneamente referido como rasbora, e recebeu o nome de rasbora dourada. Danio Gates é muito pequeno em estatura - até 2 cm, portanto, para não se "perder" entre as espécies maiores de peixes, é melhor povoá-los em um nanoaquário em um bando de 8-12 indivíduos . Aparência: estreito, corpo esguio, olhos grandes, cor dourada, uma fina linha turquesa vai da cauda até o meio da carcaça.

Como escolher?

A escolha dos residentes para o seu aquário deve ser feita com toda a responsabilidade - há muitos casos em que uma abordagem analfabeta desencorajou para sempre um iniciante de se envolver no hobby do aquário, uma vez que os animais de estimação não se reproduziam e morriam rapidamente. Então, quais são as nuances a considerar ao escolher um peixe-zebra - vamos descobrir.

  • Danio é um peixe de cardume. Ela não vai morar sozinha. Portanto, escolha um mínimo de 6 peixes-zebra ao encher o tanque.
  • Ao encher o tanque com plantas subaquáticas, certifique-se de que haja espaço suficiente para manobra. Danios são bastante ágeis e gostam de nadar e brincar no nível superior do aquário - tente não atrapalhar as folhas flutuantes.
  • Se a sua escolha recaiu sobre o peixe-zebra velado, não acrescente peixes agressivos (em particular, farpas), que adoram devorar suas belas nadadeiras.
  • Algumas espécies de peixe-zebra têm tendência a pular para fora do tanque, portanto, certifique-se de que o recipiente esteja coberto com vidro.
  • Agora, para a alimentação. Em princípio, esses peixes são onívoros e adoram alimentos vivos e secos, assim como alimentos congelados. Mas a melhor solução seria comida em forma de flocos, que não afundam, mas permanecem no cocho - a partir daí o peixe-zebra ficará feliz em "arrebatá-los".
  • Agora vamos falar sobre os "vizinhos". Se você se sente atraído por um aquário interespecífico e escolheu vários peixes-zebra como residentes, então você pode adicionar néons, tetras, rasbora, corredores, espinhos, menores e, é claro, outros peixes-zebra a eles.

Mas qualquer ciclídeo, como o peixe dourado, pode ser considerado uma presa do peixe-zebra, e logo você ficará surpreso ao descobrir sua completa ausência no aquário.

Fatos interessantes sobre o peixe-zebra estão esperando por você no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa