Tipos de peixes de aquário

Ciclídeos: descrição, tipos e conteúdo

Ciclídeos: descrição, tipos e conteúdo
Contente
  1. Descrição
  2. Comportamento
  3. Variedades
  4. Condições de cultivo
  5. Decoração de aquário
  6. Cuidado correto
  7. Sutilezas da alimentação
  8. Reprodução
  9. Como distinguir uma mulher de um homem?
  10. Compatibilidade com outros peixes
  11. Saúde e longevidade

Os ciclídeos de aquário são muito difundidos e muito comuns no mercado. Eles são caracterizados por uma diversidade de espécies verdadeiramente grande e um comportamento muito curioso. Vamos dar uma olhada mais de perto nesses interessantes animais de estimação subaquáticos.

Descrição

Os ciclídeos pertencem à ordem dos perchiformes... Existem indivíduos de vários tamanhos e cores. A forma de seu corpo também pode variar.

Ciclídeos pequenos e grandes podem ser encontrados em lojas de animais. Seu tamanho pode variar de 2 cm a meio metro. Existem também esses indivíduos, cujo comprimento chega a um metro.

Em seu ambiente natural, os ciclídeos geralmente vivem em corpos de água doce e salobra da África, Ásia e América Latina. Infelizmente, muitas espécies desapareceram e algumas outras estavam à beira da extinção.

Em condições de aquário, esses peixes se dão muito bem. Com os devidos cuidados, esses animais subaquáticos podem viver de 8 a 10 anos. Existe uma grande variedade de ciclídeos à venda. Eles podem ter uma aparência diferente. Existem também indivíduos que se distinguem por cores incomuns e não naturais. O pigmento fora do padrão é o resultado de procedimentos artificiais que podem encurtar a vida útil de seus peixes.

A maioria dos ciclídeos tem um corpo bastante grande e lados achatados. A cabeça é grande em relação ao corpo, a boca se distingue por lábios bem definidos e contornados.Em muitas espécies, uma protuberância especial de gordura se forma na testa com a idade.

Usualmente, os ciclídeos são monogâmicos. Eles escolhem apenas um parceiro para si mesmos, permanecem fiéis a ele por toda a vida. O nível de fertilidade em diferentes espécies pode variar significativamente. Por exemplo, grandes ciclazomas capaz de trazer cerca de 2.000 ovos e pequenos peixes que carregam ovos em suas bocas - não mais do que 100.

É comum que os ciclídeos cuidem de seus descendentes. Eles protegem tanto a ninhada quanto as larvas. Os adultos podem morder alimentos juvenis. Na maioria dos casos, ambos os pais cuidam da prole.

Embora ciclídeos são predadores, eles podem coexistir em um aquário comum com outros indivíduos. Para evitar conflitos entre animais de estimação subaquáticos, é necessário selecionar corretamente os vizinhos para os ciclídeos. Eles devem ser dimensionados adequadamente.

Comportamento

Muitos aquaristas são cativados pelo fato de que algumas espécies de ciclídeos (a maioria pacíficos) pode se lembrar de seu mestre e até mesmo reconhecê-lo. Nesse caso, o peixe pode se alimentar diretamente da mão de seu “nativo”. Esses animais de estimação subaquáticos podem tratar estranhos e estranhos com apreensão e cautela.

Os representantes das espécies descritas são verdadeiros homens de família. Mesmo na adolescência, esses peixes podem emparelhar e nadar, mantendo-se barbatana com barbatana ao longo de suas vidas.

Os ciclídeos são grandes fãs de cavar o solo. Adultos grandes podem arrancar qualquer vegetação de aquário, casas, cavernas, grutas e outros abrigos sem problemas. É importante considerar esta característica do comportamento dos ciclídeos ao organizar as condições de conforto para eles no aquário.

Apesar do fato de os ciclídeos serem peixes familiares e cuidadosos, eles ainda são predadores territorialmente agressivos. Eles são especialmente perigosos para outros peixes durante o período de desova. Normalmente, esses indivíduos delimitam claramente seu próprio território no espaço do aquário. Esses habitantes subaquáticos sempre defendem seu lugar com ferocidade e sem medo.

Variedades

A espécie de ciclídeo possui um grande número de subespécies de peixes de aquário, diferindo em tamanho, cor e comportamento. Vamos dar uma olhada em alguns dos exemplos mais populares e difundidos.

Astronotuses

Este nome pertence ao peixe incrivelmente popular e bonito de tamanho impressionante. Em seu habitat natural, esses indivíduos crescem até 35-50 cm. No aquário, eles crescem menos: seu comprimento chega a 15-22 cm. Os astronotos têm uma cabeça grande, olhos grandes e redondos e uma parte frontal convexa proeminente .

A cor desses peixes pode variar. As variedades decorativas vermelhas mais comuns do Astronotus. Os juvenis são apenas distantemente semelhantes a seus pais e diferem em uma cor negra como carvão, diluída com manchas brancas como a neve e a presença de um padrão em forma de estrela em todo o corpo.

Muitos especialistas no mundo do aquário recomenda-se manter estes peixes exclusivamente separados. Vizinhos adequados para eles serão apenas grandes ciclídeos do sul ou da América Central.

Não é recomendado manter peixes excessivamente agressivos no mesmo aquário com astronotos, mas indivíduos excessivamente calmos podem não ser os melhores vizinhos.

Chromis lindo

Este é um peixe territorial muito agressivo, caracterizado por comportamento e caráter egoísta. O belo Chromis ostenta carisma e ótima aparência. Este é um dos peixes de aquário mais bonitos e espetaculares que é difícil de perder. Uma atenção particular é chamada para a cor vermelha brilhante do corpo do chromis, complementada por manchas azul-esverdeadas que emitem uma bela luz.

O comprimento do belo chromis pode atingir 13-15 cm. Esses não são os maiores números de um ciclídeo. Sua expectativa média de vida é de apenas 5 anos. Em geral, o conteúdo desta espécie não causa nenhuma dificuldade particular.

O principal problema é que esses peixes, com sua cor brilhante e variada, costumam conquistar novatos no aquarismo, que posteriormente acrescentam chromis ao mesmo tanque com pequenos vizinhos. Claro, os últimos ciclídeos serão exterminados metodicamente.

Pulcher Pelmatochromis

Como o resto dos ciclídeos existentes, esses peixes se distinguem por sua disposição severa. Por outro lado, os representantes dessa espécie são chamados de krebentis ou papagaios.

Estes são peixes coloridos fofos que são despretensioso e pouco exigente em questões de cuidados... Pertencem ao tipo de ciclídeo anão, o que os torna muito procurados por pessoas que não têm a oportunidade de ter um grande aquário em casa.

Os machos maduros desta espécie têm cerca de 10 cm de comprimento, enquanto as fêmeas têm 7,5 cm. O sexo desses peixes é fácil de determinar. As fêmeas têm barbatanas encurtadas e uma larga faixa amarela no topo da barbatana dorsal. O formato do abdômen nas mulheres é redondo.

Néon azul nannakara

Peixes muito espetaculares que chamam a atenção. Têm um tamanho médio de 5 a 9 cm. Em boas condições, um macho saudável pode crescer até 12 cm.

Nanakara de néon azul é conhecida por suas cores impressionantes. A cor do corpo deste peixe depende muito da iluminação. A cabeça é distinguida por uma tonalidade acinzentada discreta. A barbatana dorsal é complementada por uma listra laranja bem cuidada. Os olhos desses peixes são geralmente vermelhos ou laranja.

Esses peixes são muito interessantes. Eles adoram assistir os anfitriões de sua casa de vidro.... Do lado do nannakar, parece um peixe forte, sério e poderoso. Esses indivíduos também são predadores, por isso não devem ser mantidos nas proximidades de peixes pequenos. Guppies e espadachins simplesmente comem nannakara. Se esses ciclídeos coexistirem com indivíduos maiores, estes irão oprimi-los.

É por isso que é tão importante selecionar corretamente os vizinhos para esses habitantes subaquáticos.

Melanochromis auratus

O segundo nome deste peixe interessante é papagaio dourado... Os ciclídeos heterossexuais desta subespécie diferem em sua cor. Os machos são caracterizados por um corpo escuro com listras amareladas e azuis, enquanto as fêmeas têm o corpo amarelo com listras escuras.

Este peixe é recomendado para aquaristas experientes. Os papagaios dourados são extremamente agressivos. Isso é especialmente verdadeiro para machos lutadores. Para um aquário comum com um grande número de indivíduos de outras espécies, esse tipo de peixe dificilmente é adequado.

Freqüentemente, esses lindos peixes são comprados por aquaristas novatos que se apaixonaram por sua aparência. Com o tempo, porém, eles percebem que os auratus exterminam outros peixes do tanque. Os machos desta espécie não toleram outros machos e peixes de aparência semelhante a eles.

Labidocromis amarelo

É um ciclídeo anão, que se distingue por sua aparência brilhante e notável. Indivíduos de sexos diferentes têm a mesma cor. Esses peixes são famosos não apenas por sua aparência interessante, mas também por sua disposição relativamente pacífica e calma. É extremamente raro que labidocromis participe de escaramuças e brigas.

O aquário em que vive esse peixe deve ser complementado com uma árvore, na qual crescerão posteriormente as algas, que esses animais de estimação tanto amam. Além disso, esses peixes precisam de muito abrigo. Eles devem ter espaço livre suficiente para nadar. Labidochromis é um peixe onívoro. Acima de tudo, esses indivíduos amam algas e caracóis.

Disco

Discus são peixes incomuns e muito bonitos. São caracterizados por um corpo caracterizado por uma estrutura discóide, sendo visivelmente achatado nas laterais. O disco tem uma cabeça pequena e uma boca pequena. As barbatanas dorsal e anal são alongadas e não muito altas. A barbatana caudal é um belo leque.

Esses ciclídeos são pacíficos e não muito móveis. Eles geralmente se mantêm em um pequeno grupo nas camadas intermediárias da água.Os discos preferem ficar em locais com sombra, gostam de iluminação difusa. Eles podem ser mantidos em um aquário compartilhado, mas é melhor escolher um reservatório de espécies.

Escalares

Um dos ciclídeos mais famosos e difundidos. Os escalares são muito bonitos. Eles são iniciados por aquaristas experientes e novatos. Hoje em pet shops é possível encontrar diversos tipos de escalares. Pode ser preto, mármore, azul, diamante e outras variedades.

Os escalares são diferenciados por uma forma corporal não padronizada. Este peixe pode ser alto, com comprimento médio de 16 cm, mas em termos de complexidade de manutenção estes indivíduos são médios. Eles precisam de um aquário simples e espaçoso onde possam nadar sem obstáculos.

O volume mínimo do tanque deve ser 150 litros. Se a estufa contiver um par de escalares ou um pequeno grupo, isso não será suficiente. Para tal número de indivíduos, recomenda-se preparar um aquário com um volume não inferior a 200 litros.

O escalar pode ser mantido em um aquário comum, mas não devemos esquecer que esses ciclídeos de vizinhos muito pequenos serão simplesmente exterminados.

Condições de cultivo

Para cultivar em casa indivíduos bonitos e saudáveis ​​a partir de ciclídeos jovens, é importante aderir a uma série de regras básicas que permitirão que você alcance o resultado desejado.

Os peixes devem ser mantidos em um aquário de tamanho adequado. Os alevinos recém-nascidos requerem muito pouco espaço para o crescimento normal. É permitido passar de 0,5 litros do volume do tanque por um peixe até que os alevinos cresçam até 2-2,5 cm. Além disso, o volume precisará ser aumentado para 1 litro por 1 indivíduo. Os peixes, com 4 cm de comprimento, precisarão de um aquário, cujo volume se baseia no padrão de 2 litros por peixe. Os peixes de 6 cm precisarão de 4 litros de água cada.

Se o tanque for muito pequeno, os ciclídeos crescerão muito mais lentamente. Quanto mais espaçosa for a casa de vidro, mais felizes serão os peixes que nela vivem.

Os alevinos dos ciclídeos crescem uniformemente. Se você alimentá-los regularmente, não haverá casos de canibalismo. Os alevinos das subespécies incubadas, após reabsorção do saco vitelino, adquirem bom tamanho, principalmente em comparação com alevinos de parentes da família cultivados no substrato. Isso explica a diferença no tamanho da ração inicial para alevinos de diferentes subespécies de ciclídeos.

O ciclope de água doce é considerado o alimento ideal para quase todas as espécies de ciclídeos.... Este produto é freqüentemente usado para alimentar alevinos. Geralmente é mantido congelado. O ciclope vivo ou congelado é um alimento garantidor absoluto do bom desenvolvimento dos pequenos ciclídeos.

Os alevinos podem adquirir uma bela cor apenas se forem alimentados com crustáceos. Se você alimentar os alevinos exclusivamente com um túbulo, o crescimento não diminuirá, mas sua cor pode ser menos saturada e brilhante.

Para o crescimento normal de ciclídeos é preciso cuidar da temperatura normal da água em que vivem. Os valores de temperatura devem ser estáveis, o nível de pH deve ser alto (se este valor for inferior a 7,5, as consequências serão terríveis). Deve haver muito oxigênio dissolvido na água.

Decoração de aquário

Muitas variedades de ciclídeos são grandes fãs de escavação. Por causa disso, muitos aquaristas decidem abandonar completamente a vegetação em uma casa de vidro para animais de estimação subaquáticos. Mas você pode encontrar outra saída - coloque plantas flutuantes nele, que os ciclídeos não podem prejudicar... A quantidade normalizada de lentilha-d'água vai decorar o tanque e torná-lo mais atraente.

Os especialistas recomendam dar preferência a plantas com folhas duras, um caule forte e um sistema radicular forte. Esses critérios, em primeiro lugar, devem ser atendidos pelas plantas que você decidir colocar no solo.

Para algumas espécies de ciclídeos, como discus, apistogramas e microgeófagos, a vegetação do aquário é considerada obrigatória. A vegetação serve como um bom abrigo para eles, fazendo-os se sentirem completamente seguros.

O tanque de vidro em que vivem os ciclídeos não deve ser sobrecarregado com muitos itens. Os tanques devem ser projetados com cuidado, levando em consideração todas as características dos peixes descritos. Os peixes definitivamente precisam de espaço, uma quantidade suficiente de espaço livre onde possam nadar com segurança.

Se, no entanto, decidiu plantar vegetação em um aquário com ciclídeos, então é melhor colocar em pequenos grupos... As plantas podem dividir o espaço interior do tanque. Eles geralmente são plantados ao longo da parede posterior.

O cichlidnik pode ser complementado com belas cavernas artificiais, grutas, protuberâncias, cortes de tubos. Todos esses componentes não devem ser colocados acima do nível médio em um recipiente de vidro. É aconselhável colocá-los longe um do outro.

Cavernas e grutas podem ser feitas de pedras planas ou seixos ásperos. Lavatórios grandes são ideais.

Cuidado correto

É importante que os ciclídeos de qualquer subespécie forneçam cuidados adequados. As seguintes atividades importantes são necessárias:

  • é necessário trocar um terço do líquido uma vez por semana;
  • é necessário limpar o solo de restos de comida e vários resíduos para que não apodreçam e estraguem a água;
  • é importante monitorar constantemente o estado do líquido no tanque e os próprios peixes;
  • a alimentação deve ser de alta qualidade e regular.

    As seguintes condições são necessárias para manter os ciclídeos.

    • O regime de temperatura no aquário deve ser sempre estável. É importante acompanhar isso. O desempenho ideal é de 27-28 graus. Quaisquer alterações são difíceis para os ciclídeos.
    • É importante cuidar do enriquecimento adicional da água com oxigênio... Aeração e filtração são necessárias - estes são pré-requisitos.
    • A água precisa ser trocada todas as semanas.
    • Deve-se ter cuidado para garantir que cada peixe tenha seu próprio canto isolado. Para isso, é necessário atender ao zoneamento do espaço interno do tanque.
    • A iluminação para esses peixes predadores deve ser apenas moderada e difusa. O aquário não deve ser colocado em locais onde a luz solar direta incide.

    Sutilezas da alimentação

      A alimentação dos ciclídeos deve receber atenção adequada. Muito depende das subespécies específicas de peixes, mas a maioria dos representantes não é caprichosa e pouco exigente nesses assuntos - eles comem tudo que recebem.

      Os ciclídeos podem ser alimentados com comida congelada ou seca. Muitos aquaristas preferem alimentar seus animais de estimação subaquáticos com uma mistura especial de alimentos na forma de carne picada.

      Nem todos os ciclídeos são predadores. Alguns membros da espécie são herbívoros - eles precisam de alimentos vegetais. É importante ter em conta esta característica na elaboração de um menu para peixes equilibrado e mais adequado.

      A dieta dos ciclídeos deve ser variada. Somente se essa condição for atendida, podemos falar sobre a boa saúde e a beleza dessas belezas subaquáticas.

      Reprodução

      Muitos aquaristas estão interessados ​​em criar ciclídeos em casa. Para obter descendentes, é importante plantar pares formados naturalmente. Se você enviar indivíduos que não são parceiros para a área de desova, eles simplesmente não se reproduzirão.

      Se você começar a jigging peixes que não estão prontos para reprodução ou estão em guerra uns com os outros, eles podem começar a lutar. Freqüentemente, esses eventos terminam em morte. É importante que os futuros produtores preparem um tanque separado de volume suficiente - uma caixa de desova, na qual o regime de temperatura ideal será mantido constantemente. É importante decorá-lo corretamente.

      Os ciclídeos geralmente põem ovos em pedras e outros objetos no aquário que têm uma superfície plana.Representantes de várias espécies têm uma característica distintiva interessante - eles colocam e incubam ovos em sua cavidade oral. Os ciclídeos são pais maravilhosos. Eles cuidam cuidadosamente do caviar e, em seguida, dos alevinos. Estes peixes não permitem que estranhos se aproximem dos juvenis, protegem os bebés de qualquer perigo.

      Os proprietários do aquário precisam garantir que os jovens estejam consumindo alimentos adequados. Você pode dar a eles crustáceos, um pequeno plâncton. Alguns amadores preferem alimentar seus jovens ciclídeos com alimentos especiais disponíveis em pet shops. Os alevinos devem receber comida 5-6 vezes ao dia. As porções devem ser pequenas.

      Como distinguir uma mulher de um homem?

      Muitas pessoas estão interessadas em como distinguir uma fêmea de um ciclídeo macho. Se os indivíduos heterossexuais têm características distintas pronunciadas em relação à estrutura e cor do corpo, então não será difícil determinar se uma mulher está na sua frente ou um homem. Se os peixes forem espécies monomórficas, será necessário realizar um exame minucioso para determinar seu sexo.

      Isso só deve ser feito com as mãos molhadas. O peixe deverá ser cuidadosamente retirado do aquário e virado de barriga para cima. Esta parte do corpo do animal deverá ser examinada cuidadosamente. Entre a barbatana anal e a abertura, existe uma parte como a papila genital. É por esse orifício durante o período de desova que os ovos emergem nas fêmeas e, nos machos, uma semente.

      Nas mulheres, esse buraco é sempre grande. Ao determinar o sexo dos indivíduos desta forma, podem surgir certas dificuldades, especialmente quando se trata de espécies que põem ovos no substrato.

      Em certas situações, as diferenças de gênero podem ser identificadas por prestando atenção à pigmentação que ocorre na área da abertura genital. Nos homens, a papila geralmente se projeta ligeiramente. Se você deslizar o dedo sobre esta área, notará esse recurso.

      Muitos aquaristas confiam apenas no tamanho para determinar o sexo dos peixes. Na maioria dos casos, os ciclídeos machos são maiores do que as fêmeas e não é difícil entender qual é o seu sexo.

      Além disso, diferenças nas nadadeiras podem ser vistas na maioria das espécies. Nos machos, eles são pontudos, e nas fêmeas, eles são redondos.

      Compatibilidade com outros peixes

      Antes de lançar ciclídeos em um aquário comum, você precisa descobrir como eles se relacionam com outras espécies de peixes. Os especialistas recomendam manter esses pequenos animais de estimação com congêneres. A maioria das subespécies de ciclídeos é predatória, então você não deve mantê-los no mesmo tanque com peixes pequenos - para os últimos, tal vizinhança pode ser mortal. Os ciclídeos também são coados por peixes excessivamente lentos e calmos.

      Você não deve adicionar esses peixes aos ciclídeos:

      • galos;
      • peixe-zebra;
      • peixinho dourado;
      • telescópios negros;
      • guppy;
      • mollies;
      • espadachins.

      Ciclídeos jovens costumam ser gentis e podem tolerar facilmente a proximidade com esses tipos de peixes. No entanto, os adultos dificilmente podem ser chamados de não agressivos - eles não toleram tais vizinhos.

        Muitos dos ciclídeos são bastante pacíficos. Isso inclui nannakars, pelmatocromis, apistogramas. Mais agressivos e cruéis são os ciclídeos americanos. Eles mostram um caráter complexo em todos os momentos, especialmente durante a época de desova. Os ciclídeos do grupo asiático são relativamente calmos e acomodados.

        Saúde e longevidade

        Os ciclídeos são peixes que possuem um forte sistema imunológico. Mas isso não significa que eles não possam ficar doentes. Se for errado manter esses animais de estimação subaquáticos, então, no final, eles podem pegar algum tipo de doença. Doenças infecciosas, bacterianas ou químicas podem ser causadas por:

        • alimentos de má qualidade;
        • quantidade insuficiente de alimento consumido;
        • parâmetros da água que não atendem a todos os requisitos;
        • envenenamento de peixes com nitratos;
        • condições estressantes.

        Várias infecções podem entrar no aquário da seguinte forma:

        • com vegetação nova, que é comprada para projeto ou para arranjo geral do tanque;
        • através de qualquer tipo de solo;
        • com feed ao vivo;
        • com novos peixes.

          Os ciclídeos são mais comumente afetados por essas doenças.

          • Hexamitose. Manifesta-se pela expansão dos poros da cabeça e da linha lateral. Ao mesmo tempo, os peixes não comem, ficam exaustos. Esta doença é tratada apenas com metronidazol. Se o estágio for avançado, os bichinhos podem morrer.
          • Ictioftiriose ("semolina"). Se essa doença ocorrer, uma flor branca aparecerá no corpo do peixe. Só pode ser tratado com meios especializados. O uso de cloridrato de quinina é permitido.
          • Inchaço americano... Essa doença se manifesta na letargia dos peixes, bem como na perda de apetite. O corpo dos indivíduos está inflado, os olhos esbugalhados. Esta doença continua por 3 dias, após os quais os peixes morrem. Na maioria das vezes, o inchaço americano ocorre com pessoas do Lago Malawi. Você só pode tratar a doença com antibióticos.
          • Saprolegniose... Com esta doença, você pode notar que crescimentos semelhantes ao algodão aparecem no corpo dos ciclídeos. Esta doença só pode ser tratada com medicamentos que contenham fenoxietanol.

          Muitos problemas de saúde desses animais subaquáticos podem ser evitados se eles forem devidamente cuidados. É importante monitorar a condição dos peixes no aquário, manter os parâmetros ideais da água e fornecer apenas alimentos de alta qualidade. Somente se essas condições forem atendidas, os ciclídeos terão uma vida longa e não adoecerão.

          O tempo de vida de diferentes indivíduos também é diferente. Em seu habitat natural, os ciclídeos podem viver de 20 a 25 anos, mas em um aquário, sua vida útil é significativamente reduzida. Indivíduos raros podem viver por mais de dez anos. Claro, muito depende das condições em que vivem os animais subaquáticos.

          Se mantidos corretamente, eles podem viver muito tempo sem sofrer doenças. Se os ciclídeos não puderem ser cuidados adequadamente, eles não viverão por muito tempo.

          Para mais informações sobre as características dos ciclídeos, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa