Tipos de peixes de aquário

Características de manutenção de ciclídeos peixes de aquário

Características de manutenção de ciclídeos peixes de aquário
Contente
  1. Descrição e personagem
  2. Condições de detenção
  3. Cuidado
  4. Doenças
  5. Reprodução

Os peixes ciclídeos do aquário não são apenas bonitos e interessantes, mas também criaturas inteligentes, e esta é uma propriedade bastante rara para os habitantes do aquário. Essas criaturas incomuns vão decorar um reservatório artificial e se tornar um verdadeiro orgulho do proprietário, mas é importante manter todas as condições para uma existência favorável dos peixes e seguir as regras de cuidado. E então os bichinhos farão as delícias do dono pelo maior tempo possível.

Descrição e personagem

Os ciclídeos pertencem à ordem dos perchiformes, apresentando diversas variedades, com cores e formas diferentes. O mesmo vale para o tamanho dos peixes. Por exemplo, as espécies de conchas não crescem mais de 2 cm, e seus congêneres, chamados Umbie, podem chegar a meio metro. Em condições naturais, podem crescer até um metro. Aquários ornamentais pequenos irão bem com espécies menores, enquanto manter o Umbie exigirá um grande recipiente.

Sabe-se que na natureza algumas espécies não são mais encontradas, outras estão à beira da extinção. Em geral, esses peixes preferem se estabelecer nas águas da Ásia, África, América Latina. Em casa, com manutenção adequada, essas criaturas incomuns vivem até 8 a 10 anos.

A longevidade não depende apenas de cuidados, mas também de razões genéticas. Por exemplo, nas lojas de animais você pode comprar peixes muito coloridos com cores incomuns. Esses indivíduos foram criados artificialmente, respectivamente, sua vida útil é significativamente mais curta.

O traço de caráter mais incomum dos ciclídeos é a capacidade de reconhecer o proprietário.... Isso é expresso no fato de que do dono, o peixe está pronto para receber o alimento da mão, mas de um estranho não. Além disso, essas criaturas são interessantes porque já na adolescência eles escolhem um companheiro para eles para toda a vida. Além disso, este é um caso raro em que os pais cuidam dos ovos, não permitem que predadores se aproximem deles, abanem-nos com barbatanas. Além disso, os peixes adultos ficam de olho nos alevinos nascidos.

Os ciclídeos adoram rastejar no solo, e espécies grandes podem deliberadamente arrancar plantas de aquário e virar pedras. É muito interessante observar o comportamento dessas criaturas. O aquário deles tem um mundo próprio, uma vida própria, que depende da responsabilidade do dono.

Condições de detenção

Ao povoar um aquário com ciclídeos, é melhor recusar-se a comprar representantes de uma espécie de origens diferentes. Portanto, não é recomendado criar indivíduos sul-americanos e africanos juntos. Como já mencionado, os pais jovens tornam-se agressivos durante a época de desova e freqüentemente entram em conflito com seus vizinhos que nadam muito perto dos ovos. Esses peixes são mais contidos com seus parentes.

Mesmo os pequenos ciclídeos precisam de um aquário de vidro com um volume de pelo menos 60 litros para viver. Para espécies grandes, uma “habitação” de 200-400 litros é necessária. Dependendo da variedade, a configuração do aquário também é selecionada. Por exemplo, para indivíduos com corpo alongado, um tanque baixo deve ser adquirido, enquanto um tanque de alta capacidade é mais adequado para escalares e discos. A temperatura constante da água deve estar entre 21-27 graus, para isso, não se esqueça de adquirir um termômetro de aquário especial, caso não esteja incluso com o aquário por padrão.

Lembre-se da iluminação artificial, mas não deixe a "estufa" sob luz direta - a luz deve ser suave, abafada, difusa.

Plante plantas com folhas duras em solo arenoso. Os peixes comem rapidamente a vegetação com verduras mais macias. Não se esqueça de pedras, troncos, gruta e outros elementos decorativos. Em primeiro lugar, esses itens desempenham uma função estética e, em segundo lugar, servem como abrigo para ciclídeos.

Ao mesmo tempo, lembre-se de que essas criaturas ativas amam não apenas estudar visualmente objetos no caminho, mas também tentar virá-los, portanto para indivíduos grandes, compre as "decorações" mais pesadas. Tente organizar todos os itens decorativos de forma que eles se tornem limites para os habitats de certas espécies. O fato é que os ciclídeos se agrupam em bandos e juntos "estabelecem" seu território, protegendo-o de estranhos.

Não se esqueça de adquirir um filtro de qualidade, cuja potência dependerá do volume do aquário, e equipamento para aeração.

Cuidado

Os aquaristas recomendam seguir uma série de regras para cuidar dos peixes.

  • Drene um terço da água uma vez por semana e adicione fresco na mesma quantidade. Obtenha um sifão que limpará o fundo e o solo de restos de comida e resíduos.
  • Monitore o comportamento dos peixes todos os dias. Se um indivíduo parecer passivo e apresentar comportamento não natural, coloque-o em quarentena para que a doença não se espalhe para outros habitantes do aquário.
  • Preste atenção especial à alimentação. A base da dieta deve ser tubifex, dáfnias, vermes sanguíneos, alimentos especiais, vegetação em grânulos, alimentos para animais (por exemplo, coração de boi ou porco).
  • Não abuse das trocas freqüentes de água. Cada aquário é preenchido com seu próprio mundo de bactérias, que, sob a influência do filtro, começam a remover sujeira e detritos. Leva tempo para as bactérias colonizarem totalmente e, sem elas, os peixes se sentirão desconfortáveis. Portanto, com a troca completa de água, sempre deixe pelo menos alguma parte da antiga para que os ciclídeos se adaptem mais rapidamente às novas condições, pois para eles trocar o líquido é como se mover para uma pessoa.

Doenças

As causas comuns de várias doenças de peixes são alimentação inadequada e não observância da temperatura. A doença mais comum para ciclídeos é ictioftiriose. Pode ser reconhecido pelas barbatanas comprimidas e pelos arranhões dos peixes no chão. Uma flor branca é visível no corpo.

Em geral, os ciclídeos têm uma saúde bastante boa, mas com um conteúdo analfabeto, sua imunidade diminui, e é um sistema imunológico fraco que se torna o principal motivo de infecção por ictioftiriose. A saprolegniose é outra doença que costuma afetar peixes de aquário. Os sintomas são fungos no corpo da vida marinha.

Para evitar doenças, é importante alimentar os peixes corretamente. Assim, a imunidade diminui se os animais de estimação do aquário não receberem alimento vivo por muito tempo, pois ele contém aminoácidos importantes para a saúde. Para não pegar um ciclídeo resfriado, você deve sempre monitorar a temperatura da água.

É costume colocar um doente em um recipiente separado e tratá-lo, momento em que todos os outros habitantes do aquário passam por um tratamento preventivo.

Reprodução

A reprodução dos ciclídeos difere do mesmo processo em outros peixes de aquário. Algumas espécies carregam os filhotes na boca, enquanto outras anexam os ovos à vegetação do aquário. Os pais cuidam dos alevinos até que eles consigam comer por conta própria. Tanto a mulher quanto o homem protegem os filhotes dos inimigos. No início, os pais alimentam seus bebês com secreções liberadas de seus corpos ou regurgitam comida picada.

Para acelerar o processo de criação, recomenda-se aumentar a temperatura da água em 2-3 graus. A família dos ciclídeos escolhe uma pedra plana como área de desova, então não se esqueça de colocar uma no fundo. Além disso, a fêmea e o próprio macho organizam um local para procriação: eles limparão a superfície, esconderão os futuros filhos atrás de colinas de solo. Quando os ovos são postos e o macho os está fertilizando, é importante não incomodar os animais por algumas horas. Se os indivíduos se reproduzem incubando na boca, a fêmea engole os ovos e o leite ela mesma, e a fertilização é realizada no saco da garganta.

Você aprenderá mais sobre o que procurar ao comprar ciclídeos abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa