Tipos de peixes de aquário

Tsichlazoma salvini: descrição, cuidado, criação, compatibilidade

Tsichlazoma salvini: descrição, cuidado, criação, compatibilidade
Contente
  1. Descrição da espécie
  2. Condições de detenção
  3. Como e o que alimentar?
  4. Com quais espécies o cichlazoma pode se dar bem?
  5. Crescendo em um aquário

O cichlazoma salvini brilhante, exótico e extremamente móvel pertence à família dos ciclídeos, que vem das margens de reservatórios naturais de água doce na junção das Américas do Sul e do Norte. Apesar do seu aspecto decorativo, o peixe é um caçador ativo, geralmente pacífico, podendo mostrar uma agressividade evidente quando surge a questão da proteção do território. Para manter um ciclazoma, os aquaristas novatos precisam estudar as características e hábitos desse animal.

Descrição da espécie

A perca variegada, como o peixe ciclídeo é freqüentemente chamado, tem uma aparência notável. O tom básico de seu corpo oscila entre tons mais claros e profundos de amarelo e verde pantanoso, duas linhas preto-azuladas estendem-se dos olhos à cauda. O abdômen é vermelho ou laranja. Além disso, o corpo é coberto por manchas e manchas azuis.

Infelizmente, até que o salvini se torne adulto, é um animal cinza comum e, apenas entrando na idade reprodutiva, adquire sua coloração maravilhosa e colorida.

Na natureza, esses peixes se sentem confortáveis ​​em rios com fortes correntes, enquanto outros tipos de ciclazomas podem levar um estilo de vida de fundo, salvini nadam e caçam em diferentes camadas de água, alimentando-se de insetos, pequenos peixes, moluscos, vermes, esponjas e outras espécies invertebradas .

O tamanho do corpo do peixe é de 12 a 18 cm, consoante se trate de macho ou fêmea, pelo que os animais são bastante adequados para a aquariofilia, embora na natureza por vezes cresçam também exemplares maiores de 20 cm de comprimento.Porém, para ter uma beleza adorável, você precisa conhecer seus detalhes menos agradáveis.

Durante o período de desova, que ocorre a cada 30 dias, e posteriormente (durante o crescimento dos "filhos"), o chefe da família passa a se comportar de maneira inadequadaaterrorizando outras espécies de habitantes do aquário, assim como peixes-congêneres, enfim, todos que caíram sob a mão quente, inclusive a mãe dos filhotes. Por isso, você precisará plantar regularmente outros peixes ou manter a ciclase aos pares. Se, no entanto, está planejado combinar um predador com vizinhos, então você precisará de uma casa mais espaçosa - um aquário com o dobro do volume de água.

Condições de detenção

Até mesmo um par de cichlazes exigirá um espaço impressionante - 180-200 litros, mas se você instalar outros representantes da fauna subaquática próximos a ele, o contêiner deve ter capacidade de pelo menos 400 litros.

Existem também vários requisitos.

  • Como o animal está acostumado ao clima tropical, a temperatura na qual se sente confortável é de 25-27 graus. Em uma escala de indicadores de dureza, ou seja, o teor de sais de magnésio e cálcio na água, de 7 a 16 unidades. a um pH de água de 6 a 8 unidades.
  • O peixe não tolera ambiente poluído, necessita água limpa com nível de oxigênio suficiente para a movimentação ativa, por isso é importante equipar o aquário com filtros internos e externos. Também é importante instalar um sistema de aeração - um compressor ou uma bomba com esta função.
  • Para o espaço do fundo, você pode usar qualquer solo: areia fina e grossa, pequenas pelotas de rochas minerais, cascalho, lascas de pedra.
  • A presença de vegetação para o animal é irrelevante, mas necessária para o equilíbrio biológico e sombreamento. Embora o principal para o peixe seja o espaço para movimento, você pode plantar vários arbustos de plantas nos cantos ou mais perto das paredes do aquário para que o meio fique livre. Às vezes, o salvani pode se esconder em matagais, porque não gosta de luz forte e, para a desova, o casal cava buracos no solo em locais protegidos e sombreados.
  • Mas o ciclídeo não é indiferente à "arquitetura" subaquática: todos os tipos de protuberâncias, estruturas labirínticas com passagens de passagem.
  • Para repor parte da água, de forma a mantê-la limpa, é necessário a cada 7 dias, é importante enxaguar completamente o aquário pelo menos 1 vez em 2-3 meses.

Como e o que alimentar?

O ciclídeo é, antes de tudo, um predador, além disso, um glutão, por isso deve-se pensar na dieta com antecedência. Um verdadeiro deleite para peixes é comida viva, por exemplo, peixes pequenos. Mas também o ciclazoma não recusa alimentos vendidos congelados: artémia, vermes sanguíneos, dáfnias, minhocas.

Você pode alimentar o animal com frutos do mar, camarões, que são descongelados e picados antes da alimentação. Para variar, salvini deve ser alimentado com suplementos de ervas: vegetais como espinafre, abobrinha, alface, dente de leão. Eles são esfregados, eles são formados em bolas.

Mas o alimento principal para peixes deve ser um alimento balanceado especial para ciclídeos na forma de flocos, grânulos e varas para espécimes especialmente grandes, que incluem peixes, carne e componentes de plantas.

Os peixes adultos são alimentados uma vez por dia, alevinos crescidos - 2 vezes. A comida é dada tanto quanto os animais comerão em 12-14 minutos. O que restar deve ser pego e removido imediatamente para não poluir a água.

Com quais espécies o cichlazoma pode se dar bem?

Com espaço suficiente no aquário, é possível acomodar outros peixes ao lado do salvani, com os quais possuem relativa compatibilidade. Mas os gentis e pequenos habitantes do mundo subaquático, incluindo os tão populares neons, guppies e até escalares, que pertencem à família dos cichlaz, não são adequados para isso.

Possivelmente, as melhores opções para viver juntos são outras espécies de ciclídeos, bem como tipos de bagres como tarakatum, antsitrus, corredor, vivendo na zona de fundo.

Crescendo em um aquário

Tsichlaz pode ser chamado de monogâmico, eles criam casais e observam a fidelidade conjugal ao longo de suas vidas, uma vez por mês botando garras de 500 ovos. Para isso, uma superfície plana e lisa é selecionada - uma grande folha ou pedra.

Já 6–7 dias após a fertilização, os alevinos nascem. Os ciclídeos são pais zelosos que guardam cada ovo com ternura. Você pode entender que a desova logo começará pelo fato de que a temperatura da água no aquário aumentou vários graus.

Para que a desova seja bem-sucedida e os bebês cresçam bem, você precisa de pouca luz, água limpa e oxigenada e da ausência de patógenos. Para alimentar "crianças", você pode usar tubifex finamente moído, larvas de artémia, ciliados ("pó vivo").

Aquaristas inexperientes precisam ter uma boa idéia do desejo de comprar cichlazoma salvini, quais são as necessidades deste peixe exótico com comportamento imprevisível e, para começar, não o combine com outros representantes do meio aquático.

Mais sobre o cichlazoma de salvini, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa