Tipos de peixes de aquário

Abelha Cichlazoma: descrição, cuidado e criação

Abelha Cichlazoma: descrição, cuidado e criação
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Comportamento
  3. Aquário
  4. Contente

Os fãs de reservatórios domésticos preferem ter animais de estimação exóticos em seus aquários, e é por isso que um dos mais populares se tornou um peixe chamado abelha cichlazoma. Na ciência, também é conhecido como biocellatum e cichlazoma de oito listras. Esses ciclídeos são populares há mais de 100 anos., mas continuam a ocupar uma posição de liderança consistente entre todos os habitantes do aquário.

Peculiaridades

A popularidade do cichlaz a explicação é muito simples:

  • cores exóticas;
  • comportamento incomum;
  • tamanho pequeno;
  • facilidade de atendimento.

Em seu ambiente natural, esses peixes habitam reservatórios lamacentos estagnados da América do Norte e Central, sul do México, e também é possível encontrar representantes dessa espécie na Guatemala, Tailândia e Belize. A abelha foi trazida para os países do Velho Mundo em 1904, e os reservatórios da antiga União Soviética foram povoados artificialmente com esse peixe em 1958.

Foma do corpo de um ciclazoma é típico de todos os ciclídeos - alongado com uma parte frontal superestimada e achatado nas laterais. As barbatanas anal e dorsal terminam em pontas pontiagudas. Em seu ambiente natural, o tamanho dos peixes chega a 18-22 cm, os habitantes de aquários são muito menores - suas dimensões não ultrapassam 12 cm.

A cor das escamas varia de todos os tipos de tons de azul a preto, embora muitas vezes cada escala seja colorida em um tom individual - azul, esverdeado, bordô, dourado ou areia. O formato das escamas lembra gotas de orvalho em sua aparência. Nos alevinos, existem várias riscas escuras no corpo, que vão desaparecendo à medida que o peixe cresce e amadurece.

A expectativa de vida média de uma ciclase em um aquário doméstico é de cerca de 10 anos, mas quando um habitat confortável é criado, esse parâmetro pode chegar a 14 anos.

Comportamento

Como todos os outros ciclídeos, a abelha cichlazoma é um predador - este animal de estimação não tolera peixes pequenos muito ágeis, mas simplesmente os come. A compatibilidade com peixes grandes não é muito boa - a relação entre os peixes não combina, pois as abelhas têm que lutar e defender constantemente o seu território. Alguns aquaristas novatos têm medo de iniciar esse tipo de peixe devido à sua agressividade., embora com justiça deva ser observado que o ciclazoma não é pior do que qualquer outro representante dos ciclídeos. Além disso, existe até uma opinião entre criadores experientes de que este é o ciclídeo "mais tímido".

Mas esta criatura é caprichosa - a abelha irá ignorar enfaticamente as grutas, cavernas e casas de cerâmica compradas para ela com amor. Ela vai preferir arranjar um abrigo para ela, desbravando todo o terreno.

Aquário

Tsichlazoma requer espaço, então ela precisa de um grande aquário. O fato é que cada representante desta espécie de peixe teimosamente designará seu território e o protegerá, portanto, para a fêmea e o macho, será necessário um tanque com volume mínimo de 100 litros.

Se os peixes estiverem muito lotados, as brigas são inevitáveis, que na maioria das vezes terminam em ferimentos e até mesmo na morte de animais de estimação.

Priming

Areia de rio com uma mistura de cascalho polido de granulação fina é considerada ótima para solo de ciclase. É imprescindível que as pedras não tenham pontas afiadas, pois as abelhas gostam de se enterrar nelas e podem machucar a boca. Não será supérfluo colocar ainda algumas pedras grandes em forma de gruta no fundo do aquário., e também coloque alguns cacos de argila para que o peixe possa fazer uma casa para si.

Água

Tsichlazoma é extremamente sensível aos parâmetros e qualidade da água.

As condições ideais para o ambiente aquático para eles são:

  • temperatura - +24,26 graus Celsius;
  • dureza - 10-16 dH;
  • acidez - no nível de pH 6,5-7

A água deve ser limpa, filtrada ou decantada. A presença de nitratos reduz significativamente a vida das abelhas, é ideal que a presença de impurezas perigosas seja zero, seu teor máximo permitido é de 40 mg / l, a amônia é especialmente prejudicial para os ciclídeos.

Para manter este indicador no nível desejado, é necessário trocar a água do tanque com a maior freqüência possível.

Plantas

É muito importante escolher as plantas certas para os ciclídeos - as abelhas gostam muito de arrancar as plantações indígenas, portanto, é melhor fazer a escolha em favor das seguintes opções:

  • plantas com raízes fortes e desenvolvidas;
  • culturas aquáticas de enraizamento rápido;
  • plantas sem raízes que podem nadar na espessura da água ou na superfície;
  • opções em potes.

É melhor comprar:

  • criptocoryne;
  • vallisneria espiral;
  • riccia;
  • Equinodoro amazônico.

Equipamento

Um aquário de ciclídeos deve estar equipado com dispositivos de filtração e aeração de água, caso contrário, você terá que trocar a água por completo todos os dias.

Quanto à iluminação, então os ciclazomas respondem bem à luz fraca, sempre difusa... É melhor usar lâmpadas fluorescentes, de preferência de média potência.

Se a luz for muito forte, as abelhas se esconderão em seus abrigos o tempo todo, e se o brilho for muito fraco, elas perderão o tremeluzir espetacular de suas escamas.

Contente

Pode parecer difícil para iniciantes manter uma abelha, embora para aquaristas experientes, criar e manter um habitat confortável para ciclídeos não seja difícil. Vamos nos deter nos pontos principais com mais detalhes.

Nutrição

Como já mencionamos, a abelha pertence a peixes predadores, portanto sua dieta deve ser composta de alimentos vivos, Se possível, ofereça ao seu animal de estimação:

  • vermes sanguíneos;
  • camarão moído;
  • pequenos peixes forrageiros;
  • marisco desfiado;
  • tubifex;
  • folhas verdes de urtiga, bem como alface, dente de leão e outros alimentos vegetais;
  • um pouco de aveia.

A alimentação dos ciclazomas é realizada uma vez ao dia, algumas vezes por semana eles providenciam dias de jejum para as abelhas - essa medida ajuda a prevenir a obesidade.

Reprodução

Criar cichlaz é um negócio complicado. Se vários pares viverem em um tanque ao mesmo tempo, eles terão que ser colocados em recipientes diferentes - áreas de desova.

É muito fácil distinguir uma mulher de um homem. - nos machos, as barbatanas anal e caudal são ligeiramente pontiagudas e de orla colorida, nas fêmeas são bastante arredondadas. Além disso, os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas, têm manchas escuras pronunciadas nas laterais e, nas fêmeas, as manchas localizam-se na cauda e perto das guelras.

Para a desova, a abelha escolhe o local mais recôndito entre a vegetação do aquário, após o que o limpa minuciosamente. Normalmente, uma grande pedra plana ou um pote de barro deitado de lado torna-se um substrato para o caviar. Durante a desova, os ovos são desovados no substrato, que são incubados por um dia e meio, e depois de mais dois ou três dias aparecem os alevinos. Os ciclídeos cuidam diligentemente dos animais jovens - em geral, os pais demonstram cuidado com os filhotes dentro de dois meses.

Durante os primeiros dias, os alevinos se alimentam de secreções secretadas pelas glândulas da pele dos adultos. Apesar disso, desde os primeiros dias os peixes devem ser alimentados - o melhor é usar náuplios de crustáceos e oferecê-los cerca de 5 vezes ao dia, aos poucos a dieta é ampliada e os ciclídeos em crescimento são alimentados com rações maiores.

Doenças

Em geral, as abelhas têm um sistema imunológico bastante forte, portanto, não são suscetíveis à maioria das doenças que costumam afetar outros habitantes do aquário. No entanto, se não forem devidamente tratados, podem desenvolver alguns problemas.

  • Ictioftireoidismo - aparece em temperaturas de água muito baixas. Manifesta-se nas barbatanas comprimidas, no aparecimento de uma erupção na pele branca e na coceira da mascote. Para um tratamento eficaz, são usados ​​antibióticos e, claro, a temperatura da água é elevada.
  • Fome de oxigênio - ocorre quando há aeração insuficiente no aquário. Ao mesmo tempo, o peixe fica letárgico, constantemente abre a boca e nada até a superfície da água, tentando respirar ali o ar. Normalmente, peróxido de hidrogênio ou tabletes especiais de oxigênio ajudam neste caso, mas a eficácia das medidas será zero se você não instalar um sistema para saturar a água com oxigênio.

Para mais informações sobre as características desses peixes, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa