Tipos de peixes de aquário

Cichlazoma flamingo: descrição, cuidado, criação e compatibilidade

Cichlazoma flamingo: descrição, cuidado, criação e compatibilidade
Contente
  1. Origem
  2. Caráter e aparência
  3. Contente
  4. Alimentando
  5. Reprodução
  6. Compatibilidade

O cichlazoma flamingo é um dos habitantes mais misteriosos do aquário. Ainda não se sabe como nasceu este peixe incrível: na natureza ou como resultado de uma mutação genética. O conteúdo do cichlazoma não é difícil, embora neste assunto seja importante levar em consideração algumas das nuances.

Origem

Existem várias versões sobre a origem do ciclazoma. Alguns aquaristas tendem a acreditar que os flamingos são ciclazomas albinos com listras pretas. Não há evidências para isso. Acredita-se que os albinos não têm pigmentação colorida, mas o cichlazoma flamingo tem olhos pretos e coloração rosa, embora sendo um albino, deveria ser branco como a neve.

Outros especialistas têm certeza de que um peixe tão interessante foi o resultado de uma mutação natural ou genética. Mas aqui também não há uma justificativa clara para a versão. Qualquer forma esta é uma criação estética muito invulgar que se tornará uma verdadeira decoração do aquário.

Caráter e aparência

O misterioso cichlazoma rosa é uma miniatura em tamanho. As fêmeas têm 8 cm de comprimento e os machos podem atingir 15 cm. As escamas têm uma tonalidade rosada, que pode cintilar sob a influência da luz e variar do branco ao rosa profundo. A aparência de mulheres e homens é diferente. Assim, os machos distinguem-se por uma parte frontal claramente pronunciada e pela presença de protuberâncias nas barbatanas anais.

As fêmeas caracterizam-se por uma cor mais intensa, as suas escamas brilham como madrepérola. As diferenças de sexo são especialmente perceptíveis durante o período de desova. O cichlazoma flamingo tem grandes olhos pretos arredondados com uma moldura clara e escura.

Uma característica da natureza do ciclazoma é a habilidade de reconhecer seu mestre... Alguns aquaristas notam que Os ciclídeos tiram o alimento das mãos e são mais cautelosos com as outras pessoas. Segundo os criadores, alguns indivíduos até se deixam acariciar.

Durante a época de desova, um peixe pacífico e amigável se transforma em um pai amargurado, pronto para entrar em batalha com qualquer um que invada a vida de seus filhotes. Nesta altura, o flamingo ataca tanto os outros habitantes do aquário como a rede do aquário baixada pelo proprietário.

Contente

Mesmo um criador novato será capaz de fornecer aos peixes condições de vida decentes. Para dois peixes, é necessário um aquário com volume mínimo de 50 litros. Pequenos seixos ou cascalho são colocados no fundo. Não é recomendado o uso de areia como solo. O fato é que os ciclazomas gostam de cavar fundo, então a areia sempre será cavada, a água logo ficará suja por causa disso, e será necessária uma limpeza diária.

Equipe o aquário com um aquecedor e ajuste a temperatura em 25 graus. Coloque o recipiente o mais longe possível da luz solar, caso contrário, haverá um florescimento abundante de algas. Despeje a água decantada no aquário com uma dureza de 10-20 ° e uma acidez de 6,5-8. Não se esqueça de obter um filtro e compressor de qualidade que enriquece a água com oxigênio.

Coloque as grutas no fundo. Cavernas, troncos, galhos são adequados como abrigos, até mesmo um velho pote de cerâmica criará uma atmosfera mística no aquário e se tornará um excelente objeto para brincar com o cichlaz. Além disso, durante a reprodução, os peixes põem ovos nas decorações. Eles são criaturas humildes que adoram se abrigar, então não economize no ambiente do aquário.

Escolha algas com um forte sistema radicular para o plantio. Em primeiro lugar, a vegetação se tornará uma fonte adicional de alimento para peixes, em segundo lugar, é um elemento decorativo muito estético e, em terceiro lugar, as algas são um filtro natural adicional para a água, uma vez que algumas espécies acumulam partículas de sujeira nas folhas e caules e purificam a água.

Ao cuidar de animais de estimação do aquário não se esqueça de mudar um terço do volume de água uma vez por semana. Limpe o filtro regularmente, dependendo da potência e do tipo.

Se estiver usando o filtro interno, a limpeza é necessária 2 a 3 vezes por semana.

Os filtros externos não precisam ser limpos com tanta frequência e há equipamentos que podem ser limpos algumas vezes por ano.

Como todos os ciclídeos, a espécie flamingo tem um forte sistema imunológico e raramente fica doente. A mais comum de suas doenças é considerada uma doença do tipo buraco, também chamada de hexamitose. Os sintomas da doença são defeitos na pele dos peixes. A causa da doença pode ser a diminuição da qualidade da água, dieta pouco saudável e infestação de parasitas. A imunidade pode diminuir se a temperatura da água subir acima de 29 graus.

Para proteger cichlaz de doenças, sempre quarentena por três semanas quando novos animais de estimação são introduzidos no aquário.

Compre plantas em lojas de animais e criadores de confiança. Assim, por exemplo, elodea trazida de um lago de rua pode se tornar uma fonte de infecção de peixes com parasitas e doenças infecciosas.

Alimentando

Bloodworms, tubifex, cortetra, camarão de água salgada são adequados como alimento para os ciclazomas flamingo. Não desista de alimentos congelados. Uma característica desses peixes é a tendência de comer demais, por isso alimente os animais em doses. Todos os alimentos propostos devem ser ingeridos em até 10 minutos, e quaisquer fragmentos de alimentos remanescentes devem ser imediatamente removidos do aquário pelo proprietário para que não contaminem a água.

Se forem peixes jovens, pode-se alimentá-los em grandes porções e, para os adultos, ao contrário, às vezes é importante providenciar dias de jejum. 30% do cardápio deve ser composto de alimentos vegetais.

Portanto, alimentos prontos para consumo secos contendo algas espirulina, pepinos, abobrinhas, cenouras, alface e espinafre são adequados para ciclazoma.

Reprodução

O cichlazoma flamingo está pronto para reprodução quando atinge a idade de 9 a 10 meses. Nessa idade, o peixe já pode ser distinguido pelas características sexuais externas indicadas acima. Como é costume com os ciclídeos, essa espécie encontra um parceiro já na adolescência. Alguns peixes convergentes não fazem mais parte. Para obter descendentes, o aquarista seleciona os melhores exemplares de peixes e os separa separadamente. Às vezes tem que separar o casal para isso, então essa criação nem sempre termina com sucesso.

Para preparar os peixes para a reprodução da prole, a temperatura da água na caixa de desova é aumentada em vários graus e 30% do volume de água é alterado. Para um resultado bem-sucedido, também é costume alimentar bem os peixes com alimentos ricos em proteínas. Não se esqueça de colocar um abrigo na caixa de desova, um jarro ou vaso é adequado para isso.

Primeiro, o casal formado limpará os destroços da gruta e, em seguida, o macho executará uma dança de acasalamento na frente de sua amada. A fêmea põe ovos na superfície da pedra. A fêmea joga cerca de 300 ovos por vez. Então o macho os fertiliza.

Ciclídeos são peixes capazes de proteger sua prole. Então, nos próximos dias, o pai começará a nadar perto dos ovos, afastando os predadores. Nesse período, ele pode até mostrar agressividade. Portanto, é recomendado colocar os pais em um aquário separado durante o período de desova. Quando os filhotes nascem, a mãe começa a cuidar deles e o macho continua a protegê-los. Com o tempo, seu instinto parental desaparece e os próprios filhotes crescidos podem se tornar presas para seus pais, então a mãe e o pai são novamente transplantados para o aquário comum.

Um aquário de 30 litros com baixo arejamento é adequado para guardar alevinos.

A temperatura recomendada da água é de 26-30 graus. No terceiro dia, os bebês podem ser alimentados com ciliados ou comida comercial pronta, então a dieta é alterada para náuplios de artémia.

Compatibilidade

Como já mencionado, os ciclazomas flamingo durante a época de reprodução podem prejudicar outros habitantes do aquário, portanto é melhor manter essa espécie separada. Às vezes, até mesmo os parentes podem pegá-lo dos pais. No resto do tempo, esses peixes são bastante pacíficos por natureza. Eles podem ser mantidos com a maioria dos peixes pequenos, por exemplo, com outros ciclídeos: apistogramas, nannakars, eliota. Os flamingos se dão bem com peixes de cardume ágeis, por exemplo, farpas.

Peixes muito pequenos não são adequados para a vizinhança com cichlazoma, caso contrário, serão objeto de caça de flamingos curiosos.

Portanto, mantenha peixes como neons, peixe-zebra e guppies separadamente. Os conflitos no aquário também são garantidos no caso de assentamento de peixinhos dourados, lalius, platies, moluscos ao lado de ciclídeos.

Você pode observar o cichlazoma flamingo com alevinos ainda mais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa