Tipos de peixes de aquário

Cichlazoma listrada preta: características, características de cuidado e criação

Cichlazoma listrada preta: características, características de cuidado e criação
Contente
  1. Descrição
  2. Como distinguir uma mulher de um homem?
  3. Regras de conteúdo
  4. Equipamento de aquário
  5. O que alimentar?
  6. Reprodução
  7. Compatibilidade de peixes

O cichlazoma de raia preta é a menor espécie de ciclídeo americano e é bem conhecido pelos aquaristas. A popularidade do peixe deve-se à sua despretensão, boa vitalidade e natureza não conflituosa.

Descrição

O ciclázio listrado preto (lat.Cichlasoma nigrofasciatum) pode ser encontrado literalmente em todos os aquários domésticos. São peixes pequenos que variam em tamanho de 13 a 15 cm, com um corpo alongado, ligeiramente achatado lateralmente alto e uma cabeça grande. Os peixes apresentam uma cor às riscas muito interessante, cuja intensidade pode variar. Isso se deve à presença de células contendo pigmento - um cromatóforo, cuja compressão leva a uma perda de saturação da cor.

A cor cinza-azulada com listras pretas torna o peixe quase invisível em reservatórios abertos, disfarçando-o no fundo rochoso e vegetado. No total, existem 8-9 listras verticais no corpo do cichlazoma, e a listra imediatamente após as guelras é interrompida e se torna semelhante à letra U.

Existem também variedades despigmentadas de cichlazoma - albinos. A perda do pigmento da cor é uma anormalidade genética e é acompanhada por uma diminuição geral da imunidade dos peixes. Esses indivíduos requerem a criação de condições mais confortáveis, são menos resistentes em comparação com indivíduos pintados e têm maior probabilidade de adoecer. Os peixes albinos podem ser encontrados tanto em reservatórios naturais como em aquários.

O cichlazoma de riscas pretas tem olhos grandes e expressivos, protegidos por uma profunda dobra coriácea. A boca está localizada no topo da cabeça e possui lábios carnudos e grandes.As barbatanas dorsal e anal na maioria dos indivíduos são ligeiramente pontiagudas na zona anal e são transparentes, embora também sejam encontrados peixes com barbatanas amareladas.

As "zebras" costumam participar de experimentos de criação, em que foi possível obter indivíduos com ausência de listras e presença de diferentes tonalidades corporais. Como exemplo, podemos citar o cichlazoma flamingo, que apresenta uma coloração rosa pálido com brilhos alaranjados.

Em condições naturais, os ciclazomas de raias pretas preferem instalar-se em albufeiras com fundo rochoso, onde existe sempre a possibilidade de se esconder numa gruta, fenda ou outro abrigo natural. A profundidade do reservatório não é absolutamente importante para os peixes., portanto, eles podem ser encontrados em um rio profundo e de fluxo total e em um pequeno riacho. Em grandes rios e lagos, os ciclazomas preferem viver ao longo da costa, as maiores populações foram registradas em locais com fortes correntes e abundância de alimentos na forma de larvas, vermes, pequenos peixes e plantas aquáticas.

Descrevendo ciclases com listras pretas, deve-se observar características marcantes de seu caráter. Os peixes ainda estão fritando formam pares que se mantêm ao longo da vida... São pais muito bons, cuidando de seus filhos e protegendo-os por muito tempo. Além disso, os ciclazomas são As espécies mais pacíficas de ciclídeos americanos e sem problemas convivem com outros peixes do aquário. Cichlazomas são muito pouco exigentes na manutenção e perdoam os proprietários por falhas em seus cuidados.

Na natureza, o ciclídeo zebra vive em águas doces em países como Honduras, Nicarágua, Panamá, Guatemala, Costa Rica, Indonésia e Estados Unidos. Os peixes tornaram-se familiares aos aquaristas europeus graças ao agente de vendas Johann Paul Arnold, que pediu aos marinheiros familiares que trouxessem estes peixes exóticos da viagem.

Depois de receber uma valiosa carga e consultar importantes zoólogos alemães, fez uma descrição da espécie e sistematizou as informações disponíveis sobre ela. Aquaristas apreciados atratividade e despretensão de ciclases de listras pretas, e desde 1867 as "zebras" têm mantido firmemente a posição de liderança em popularidade entre outros peixes de aquário.

Como distinguir uma mulher de um homem?

Determinar o sexo de um ciclazoma de listras pretas não será difícil, uma vez que as mulheres são visivelmente diferentes dos homens na aparência. Os machos têm um corpo maior e um acúmulo de gordura perceptível na testa que se desenvolve com o tempo. Mas se você pode cometer um erro com o tamanho, especialmente na adolescência, então a presença de uma cor viva e listras mais contrastantes nas fêmeas permite que você determine com precisão o sexo dos peixes.

Além do mais, machos não têm abdômen laranjatípico para fêmeas que se preparam para a desova. Também existe uma diferença nas barbatanas: nos machos, são mais alongadas e pontiagudas do que nas fêmeas.

Regras de conteúdo

Os ciclazomas de raia preta são peixes muito exigentes e adequados para iniciantes. Há uma piada entre aquaristas experientes que o ciclídeo zebra pode desovar até mesmo em um saco plástico durante o transporte - esses peixes são tão despretensiosos e pouco exigentes para as condições de detenção.

Eles vivem facilmente até 10-15 anos de idade e praticamente não adoecem. Portanto, não é tão difícil garantir o conteúdo ideal do ciclazoma. Para isso, é necessário manter a temperatura da água do aquário entre 20-28 graus, o índice de dureza é de 8 a 30 dH, e o nível de acidez é de 7-8 pH.

É aconselhável selecionar um aquário amplo para a manutenção dos cichlazes, para que os peixes tenham um ângulo próprio, onde não sejam incomodados por outras espécies. A melhor opção seria manter os peixes aos pares, uma vez que o macho e a fêmea são tão apaixonados um pelo outro, e depois pela prole, que não se importam com os que estão ao seu redor. O tamanho médio do aquário para um par de ciclases deve ser não inferior a 75 litros. Neste caso, dentro deve estar presente uma leve corrente e a água deve ser limpa e transparente.

Os ciclazomas de raia preta não pertencem à categoria de peixes limpos e poluem a água muito rapidamente. Isso se deve ao fato de que muitas vezes deixam comida para trás e gostam de cavar o solo. Portanto, você terá que lavar o aquário para este tipo de ciclídeo com um pouco mais de frequência do que para outros peixes.

Quanto à filtração e arejamento da água, se o aquário for pequeno e nele viverem apenas alguns peixes, pode passar sem o equipamento adequado. Se a capacidade tiver volume suficiente e for densamente povoada por habitantes, é obrigatória a instalação de compressor e filtro. Além de purificar a água, o filtro cria um pequeno fluxo, necessário para o desenvolvimento dos ovos. Aquaristas experientes em relação à capacidade do filtro aconselha-se selecioná-lo ao tamanho do aquário para que possa percorrer por si mesmo dois volumes de água por hora.

As trocas de água são realizadas semanalmente., mudando de uma vez até 30% do volume. A iluminação do aquário pode ser superior ou lateral ou frontal: os ciclazomas não são muito exigentes neste fator, pelo que a escolha da iluminação depende das preferências pessoais do proprietário.

Equipamento de aquário

O ponto mais importante a considerar ao encher um aquário antes de colocá-lo em funcionamento é a escolha do substrato. Os ciclazomas de raia preta, como todos os ciclídeos, preferem providenciar a redesenvolvimento do substrato a seu critério, portanto, seixos de pequeno ou médio porte devem ser utilizados no papel de solo, na ausência dos quais o uso de lascas de granito ou cascalho é permitido. Se essas regras forem negligenciadas e areia comum for despejada no aquário, então os resíduos irão subir constantemente do fundo, e a água ficará suja e opaca.

Após a seleção do solo, é hora de iniciar o zoneamento do aquário. Essa exigência se deve à necessidade de se ter um território próprio, típico da maioria das espécies de ciclídeos americanos. O zoneamento é realizado com protuberâncias, pedras grandes, fragmentos de cerâmica e cascas de coco, construindo cavernas, labirintos e todos os tipos de abrigos a partir deles.

Plantas de aquário com sistemas de raízes fortes, como Espiral de Echinodorus, Cryptocoryne e Vallisneria. Essas plantas purificam perfeitamente a água das impurezas de fosfato e nitrato e a saturam com oxigênio.

No entanto, suas raízes não podem ser deixadas descobertas, caso contrário, eles serão impiedosamente arrancados do solo. Eles devem ser cercados com pedras grandes ou adornos comprados para que os peixes possam se refugiar neles sem destruir a integridade do sistema radicular.

Além disso, no fundo do aquário, deve haver uma pedra lisa ou pote onde os ciclazomas irão desovar. Também deve ser lembrado que não é recomendado colocar algas de raízes fracas em tanques de ciclídeos.

Isto é porque não há necessidade especial de peixes neles, além disso, eles serão imediatamente arrancados do solo. Plantas flutuantes como lentilha d'água, riccia, pistia e wolfia podem ser usadas como um componente decorativo. Além de sombrear e tornar o aquário atraente, essas algas atuam como um bom complemento à dieta das ciclases.

O que alimentar?

Alimentar ciclases com listras pretas não é muito diferente de alimentar outras espécies de peixes e requer uma dieta balanceada, incluindo alimentos vivos e vegetais. Peixes realmente gostam minhocas, artémia, tubifex, peixes marinhos e lulas, e da vegetação eles não vão desistir ervilhas, espinafre, abobrinha, pepino fresco, repolho escaldado, aveia e alface.

Com a alimentação natural, você pode criar uma ração semanal com base nas necessidades e quantidade de peixes, e inseri-la na tabela... Isso evitará a saturação excessiva de peixes com um produto no contexto da escassez de outro e contribuirá para uma dieta mais equilibrada.

Além disso, você deve determinar o dia de jejum e marcá-lo na tabela. A necessidade desse dia se deve à tendência dos ciclases com listras pretas a comerem demais, por isso engordam muito rapidamente e ficam mais letárgicos e doloridos.

Os produtos naturais podem ser substituídos por alimentos balanceados prontos, nos quais todas as vitaminas e oligoelementos necessários estão presentes nas dosagens certas e nas combinações ideais. Para a alimentação, pode-se usar ração seca, liofilizada, congelada e viva, já que os ciclazomas, como todos os ciclídeos, são muito despretensiosos e comem de tudo.

Reprodução

Criar cichlazes com listras pretas é fácil, tudo o que você precisa fazer é criar as condições ideais para a desova e confiar na natureza. A maturidade sexual dos ciclídeos ocorre entre 7 e 10 meses, os peixes formam pares fortes e são bons pais. A desova pode continuar durante todo o ano em intervalos curtos, e o estímulo para isso geralmente é aquecer a água do aquário a 29 graus e substituir 1/4 de seu volume por água doce.

Para conseguir uma boa prole, aquaristas experientes recomendam colocar um par em um recipiente separado, mas se isso não for possível, não há nada com que se preocupar, já que os ciclazomas férteis também podem se reproduzir em um aquário comum.

O namoro do macho pela fêmea continua por muito tempo, depois que termina, a fêmea começa a pôr ovos. Para fazer isso, ela usa grandes pedras chatas, uma casca de coco, um pote de cerâmica ou uma grande concha. No entanto, não é incomum que os ovos sejam depositados diretamente na folha de uma planta grande. Se os ovos foram postos em um aquário comum, o casal os guardará zelosamente, não permitindo que estranhos se aproximem. Periodicamente, a fêmea examina a embreagem e remove ovos mortos e não fertilizados dela.

Após 3 dias após a postura dos ovos, as larvas começam a eclodir, o saco vitelino se quebra e os filhotes nascem. Normalmente, seu número é de 100-200 peças, dependendo da idade do casal e das condições de internação. Nos primeiros 3 dias, eles se alimentam dos restos de sua bolsa e não nadam para lugar nenhum, e então começam a se mover pelo aquário sob o controle vigilante do casal de pais. Ao mesmo tempo, a fêmea brandia especialmente suas nadadeiras perto do fundo, recolhendo todos os seus resíduos.

Na suspensão elevada, os alevinos procuram comida para si próprios e, ao fim do dia, a família bem alimentada regressa ao abrigo. Porém, apesar dos instintos parentais elevados, alguns machos após o aparecimento dos alevinos tornam-se muito agressivos e se não forem isolados em outro aquário a tempo, podem comer todos os alevinos. É por isso após o aparecimento da prole, o aquarista deve vigiar atentamente o comportamento do pai de família e, se necessário, tomar medidas para o reinstalar imediatamente.

Em um aquário com alevinos, um filtro e um compressor devem ser instalados e triturados mistura de ração viva e secav. Após 3 semanas após o nascimento, os alevinos mudam para uma dieta comum e começam a comer da mesma forma que seus pais. A próxima desova pode ser esperada em um mês e trará aproximadamente o mesmo número de alevinos. No entanto, deve-se notar que se a desova ocorrer em um aquário comum, então, apesar da tutela vigilante dos pais, nem todos os alevinos sobrevivem.

Depois que os alevinos se tornam peixes independentes, é necessário decidir a questão de seu destino futuro. A maioria dos aquaristas vender ou doar gado excedente, caso contrário, os ciclazomas criados não darão uma vida tranquila às outras espécies, e o aquário corre o risco de se tornar monoespecífico.

Compatibilidade de peixes

Em geral, os ciclazomas com listras pretas se dão bem com outras espécies, no entanto, exceções à regra ocorrem. Assim, o macho às vezes persegue os vizinhos ao redor do aquário, o que acontece com frequência principalmente durante a fase de desova e no cuidado com os filhotes. No entanto, esses ataques são cíclicos e os ciclazomas se dão bem com espécies pacíficas de tamanhos não muito grandes.

Peixes como cauda-de-espada, farpas, gourami de pérola, espinhos, papagaios, ciclazomas diamantíferos e moluscos podem ser usados ​​como vizinhos. Além disso, as "zebras" se dão bem com labeo, tarakatums e bagre salpicado. No entanto, o peixe-gato, devido ao seu estilo de vida próximo ao fundo do mar, pode interferir na postura do ciclazoma, razão pela qual essa vizinhança costuma levar a confrontos e brigas.

Além disso, você não deve superpovoar o aquário com muitas espécies diferentes, embora pacíficas.

Mas os ciclazomas não se dão bem com peixes como piranhas, acares e astronotos. A presença de farpas cereja, néons vermelhos, azuis e pretos, rasboros, guppies e outras espécies muito pequenas também é indesejável. A opção ideal seria manter um aquário monoespécie, onde os ciclazomas de raia preta sejam hospedeiros completos.

A seguir, assista a um vídeo com dicas sobre como manter adequadamente os ciclóides com listras pretas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa