Tipos de peixes de aquário

Cichlazoma de diamante: como é e como cuidar dele?

Cichlazoma de diamante: como é e como cuidar dele?
Contente
  1. Descrição
  2. Diferenças entre um homem e uma mulher
  3. Características do conteúdo
  4. Compatibilidade com outros peixes
  5. Reprodução

Pela primeira vez, ciclazomas de diamante foram descobertos em corpos de água doce da América. Graças à sua despretensão e boa capacidade de adaptação, os peixes começaram a ser criados em cativeiro. Ficam lindas em um aquário: suas cores vivas atraem os olhos, e é interessante observá-las por sua natureza incomum. A expectativa de vida média de um ciclazoma é de 10-15 anos, dependendo das condições de detenção.

Descrição

A cor do corpo de um indivíduo jovem é cinza perolado com manchas azuis ou turquesa, semelhante a um diamante. Na cabeça e nas barbatanas, pontos brilhantes se fundem para formar lindas listras. Há um par de manchas pretas no meio do corpo e próximo à nadadeira caudal. Com a idade, a cor do pequeno corpo muda para cinza e o número de manchas escuras aumenta para cerca de 5 peças. Não muito tempo atrás, formas híbridas foram criadas: um cichlazoma vermelho diamante com uma barriga escarlate e um cichlazoma balão de diamante - este é um peixe de corpo curto com uma bela tonalidade verde-oliva.

Os peixes são grandes o suficiente, no aquário podem crescer até 20 cm de comprimento, e no habitat natural - até 30 cm.

O tamanho da cabeça é volumoso, com uma linha frontal côncava. Os ciclazomas, como muitos ciclídeos, têm dentes, estão localizados na mandíbula e no último arco das brânquias. As barbatanas dorsal e anal possuem espinhos com os quais o peixe ataca e se defende dos inimigos.

Os ciclazomas são muito agressivos, guardam zelosamente o seu território. Nesse caso, tanto o macho quanto a fêmea podem atacar. Peixes de outras espécies, parentes e até mesmo as mãos do proprietário tornam-se alvo de ataques.Aquaristas falam de casos de agressão a objetos atrás de vidros, às vezes os peixes saltam do recipiente para infligir danos ao inimigo. Os ciclazomas têm um intelecto bem desenvolvido, podem ser treinados, por exemplo, para nadar a um sinal de comida. Eles reconhecem o dono e frequentemente observam o que acontece por trás do vidro de seu mundo subaquático.

Diferenças entre um homem e uma mulher

Para determinar o sexo de um indivíduo, basta atentar para a cor do corpo. O macho é mais brilhante, com tons contrastantes e lindos matizes cintilantes.

A fêmea parece um pouco mais modesta: a cor do corpo é mais clara, e o placer de diamante é mais pálido.

Além do mais, os machos são maiores, eles têm uma testa bem definida, na qual cresce um caroço alto de gordura... Essa acumulação indica uma posição dominante na embalagem. Vale a pena atentar para as barbatanas dorsal e anal, que são mais longas e afiadas no macho do que na fêmea.

Características do conteúdo

Os ciclazomas precisam de muito espaço. Para que o peixe alcance seu tamanho máximo, é necessário um aquário com volume de 200 litros, e para um casal - no mínimo 400 litros. Embora os aquaristas consigam mantê-los em recipientes menores - a partir de 120 litros, deve-se ter em mente que nesse tanque o tamanho do cichlazoma será pequeno. Os requisitos de água são padrão, como para todos os ciclídeos:

  • temperatura - 23–26 ° C;
  • acidez Ph - 6,5–8,0;
  • dureza dH - 25 °.

Não é recomendado colocar o aquário perto de janelas e radiadores de aquecimento.

O tanque deve ser equipado com um filtro de alta qualidade, mas os peixes são pouco exigentes com o poder de iluminação, eles não precisam de luz muito forte.

Eles gostam de passar o tempo perto do fundo, cavando o solo. Portanto, é recomendável colocar uma camada espessa de areia ou pedrinhas no fundo do aquário.

O tanque com ciclazomas pode ser decorado originalmente com protuberâncias, potes, figuras. Os objetos dividem a área de água em zonas, o que permite que vários peixes coexistam pacificamente. É melhor escolher algas com um sistema radicular forte. Os ciclazomas costumam atacar as plantas: rasgam, mordem, arrancam da areia, por isso é recomendável plantar a vegetação profundamente no solo, e melhor ainda em vasos. Para o ciclídeo, você pode escolher as seguintes algas:

  • hygrophilus;
  • anubias;
  • ninfa;
  • sagittaria;
  • echinodorus;
  • vallisneria;
  • elodea.

Durante a vida dos peixes, a amônia prejudicial é liberada de restos de alimentos e partes de plantas mortas, então a água é trocada semanalmente. Em um novo aquário, esse procedimento é realizado apenas um mês depois, após a formação de um ecossistema confortável para os peixes. Para não perturbar o equilíbrio dos microrganismos benéficos, apenas 25% do líquido é drenado. Para fazer isso, você pode usar uma mangueira: uma extremidade é colocada no aquário e a outra em um balde vazio.

É importante prestar atenção aos elementos decorativos: grandes pedras, estatuetas e conchas precisam ser limpas, e as plantas devem ser desbastadas, removendo as algas amareladas.

O aquário é preenchido apenas com água decantada, que esteve em um local escuro em um recipiente limpo por pelo menos três dias. Os canos de água contêm uma grande quantidade de impurezas prejudiciais. Graças ao assentamento, eles afundam e a água se torna segura. Além disso, a temperatura do líquido nivela para uma temperatura ambiente confortável, o que reduz o estresse para os peixes. A reposição completa da água é realizada apenas quando ocorrem doenças nos peixes. Alguns medicamentos são adicionados diretamente à água e, após o tratamento, devem ser removidos junto com a água.

Uma parte importante do cuidado com os peixes é a alimentação. Recomenda-se dar comida a um adulto 2 vezes ao dia em pequenas porções, para fritar - 3 vezes ao dia.

O tamanho da porção é determinado empiricamente, o principal é que o alimento seja totalmente absorvido pelo peixe. Caso contrário, restos de comida começarão a apodrecer e liberar substâncias nocivas. Existem muitos alimentos bons para o cichlazoma de diamante:

  • O ciclope é um pequeno crustáceo vermelho, bem absorvido e adequado para alimentar indivíduos jovens;
  • diaptomus - crustáceo de casca dura, contém grande quantidade de proteínas;
  • a dáfnia é um cladócero; as espécies “moles” são adequadas para a alimentação de ciclazomas;
  • artêmia - crustáceo, que contém nutrientes valiosos;
  • bloodworm - contém uma grande quantidade de proteínas e carboidratos, adequados para alimentação de peixes adultos;
  • coretra - larva do mosquito, é considerado o alimento mais seguro para peixes de aquário;
  • o tubifex é um verme de cerdas pequenas, que pode ser usado na alimentação de animais jovens.

Os alimentos podem ser fornecidos secos, congelados ou vivos, sendo este último o preferido. Recomenda-se alternar entre diferentes tipos de alimentos e incluir suplementos de ervas e vitaminas na dieta:

  • espirulina:
  • soja:
  • urtiga;
  • salada;
  • cenoura;
  • manjericão;
  • anis;
  • folhas de repolho;
  • farinha de peixe;
  • lisina.

Esses alimentos ajudam a manter a saúde e realçam a cor dos peixes.

Grandes ciclazomas comem alegremente camarões e minhocas. Mas não é recomendado incluir carne animal em sua dieta.

    Carne bovina e suína podem causar obesidade nos órgãos internos dos peixes, causando sua morte.

    Compatibilidade com outros peixes

    Não se esqueça que os ciclazomas são predadores, e guppies, neons, rabos-de-véu e outros peixes pacíficos podem se tornar seu alimento. Portanto, as belezas dos diamantes precisam selecionar seus vizinhos com escrupulosidade especial. Os ciclazomas, mesmo em relação aos parentes mais jovens, podem ser agressivos. Os juvenis são menos beligerantes e podem sofrer com os adultos, o que os expulsará do seu território para se alimentar.

    Mesmo assim, muitos criadores querem ter um belo aquário com uma variedade de espécies de peixes, por isso alguns conseguem adicionar vizinhos aos ciclazomas.

    Para isso, escolhem-se peixes de grande porte, que podem se defender sozinhos. Os seguintes tipos são adequados:

    • pacu preto, outro nome é piranha herbívora, que atinge tamanhos gigantescos - até 70 cm;
    • brocado pterygoplicht - grande bagre;
    • gourami - indivíduos fortes são escolhidos entre eles, que podem repelir um ataque;
    • faca preta - um grande, mas gracioso peixe de forma incomum;
    • plekostomus - um limpador de bagre com uma concha forte;
    • farpas - apesar de seu tamanho pequeno, esses peixes ágeis podem se defender;
    • akars turquesa - belos peixes azuis brilhantes da família dos ciclídeos;
    • outros tipos de cichlazoma, por exemplo, meeka, de garganta vermelha ou oito listras.

    Tsichlazoma está pronta para tolerar estranhos se ela mesma tiver espaço suficiente.

    Por isso, para que o bairro tenha sucesso, os peixes são mantidos em volumosos aquários - mais de 500 litros.

      Muito também depende da natureza do indivíduo, pois cada um possui hábitos únicos. Alguns podem se dar bem com seus vizinhos, enquanto outros categoricamente não aceitam estranhos. Há ocasiões em que o cichlazoma não quer viver com estranhos de forma alguma, aterroriza até peixes muito grandes, excedendo seu tamanho em 2 a 3 vezes. Nesse caso, é melhor que o ciclazoma de diamante receba um território separado ou divida o aquário em duas zonas.

      Reprodução

      Os ciclazomas de diamante escolhem o escolhido de uma vez por toda a vida. Em um rebanho de jovens, os pares gradualmente começam a se formar, as fêmeas e os machos procuram independentemente um parceiro.

      A maturidade sexual ocorre quando os peixes atingem 8–10 cm. Um aquário separado é alocado para a desova, onde o macho e a fêmea são transplantados.

      Para iniciar o processo de criação, são criadas condições favoráveis:

      • aumente a temperatura da água em 2 graus;
      • incluir alimentos ricos em proteínas na dieta;
      • mude a água com mais frequência - deve ser perfeitamente transparente;
      • filtração necessária e aeração de água.

      Se todos os pontos forem observados, começam os jogos de amor, que parecem um pouco ásperos: os peixes circulam, "mordem" e "brigam" com a cauda.

      Se a fêmea está pronta para desovar, ela muda de cor: a parte da frente do corpo fica clara e a parte de trás escurece.

      O homem escolhe um local para deitar e o limpa completamente.Pode ser uma superfície lisa de troncos, uma pedra plana, com menos frequência de folhas de plantas. A fêmea põe ovos, que o macho fertiliza imediatamente.

      Os ciclazomas guardam zelosamente a alvenaria: ventilado com barbatanas, remova os ovos não viáveis ​​e mantenha a limpeza. Mas durante este período, o macho pode se tornar mais agressivo até com a fêmea e com a futura prole, por isso é melhor retirá-lo do local de desova. Caso contrário, ele pode comer caviar e destruir seu parceiro.

      Nos dias 2 a 6, as larvas eclodem, que a fêmea transfere cuidadosamente para um buraco previamente preparado.

      Durante os primeiros 4 dias, eles ficam quase imóveis e se alimentam do saco vitelino.

      Quando ele se dissolver, você já pode alimentar os alevinos. Existem feeds especiais para isso:

      • poeira viva - uma colônia de microrganismos que fornece aos animais jovens todas as substâncias necessárias para o crescimento;
      • nematóide microworm - alimento vivo nutritivo;
      • ovos e náuplios de artémia.

      Você também pode dar comida seca especializada, mas os alevinos crescem mais lentamente. As fêmeas cuidam dos bebês até certo momento, mas assim que os filhotes ficam mais fortes, ganham forma e crescem até 1 cm, o instinto materno desaparece.

      Portanto, é melhor plantar, muitas vezes há casos de ingestão de filhotes. Os alevinos em crescimento são gradualmente transferidos para comida normal, túbulos finamente picados e vermes sanguíneos são fornecidos.

      Os indivíduos jovens são transplantados para um aquário comum quando seu tamanho é maior do que a distância dos lábios às guelras do maior macho do ciclídeo. Na primeira semana, você precisa monitorar como os adolescentes estão se estabelecendo em uma nova casa. No caso de um ataque violento de peixes adultos, os juvenis são isolados e tentam ser colocados num aquário comum um pouco mais tarde.

      Sobre cichlamosis brilhante, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa