Tipos de peixes de aquário

Cichlazoma: descrição, tipos e conteúdo

Cichlazoma: descrição, tipos e conteúdo
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Compatibilidade
  4. Condições de cultivo
  5. Nutrição apropriada
  6. Características sexuais e reprodução

Muitas pessoas agora gostam de criação de peixes. Afinal, essas criaturas não requerem cuidados especiais, mas ao mesmo tempo não são apenas animais de estimação, mas também fazem parte do interior de uma casa ou apartamento. Um aquário com peixes coloridos é uma decoração maravilhosa para qualquer ambiente. Entre todos os peixes, muitos são identificados com a ciclase, da qual existem mais de 100 espécies. Todos eles são muito coloridos e despretensiosos em conteúdo.

Peculiaridades

Os ciclazomas pertencem a um grupo de peixes da família dos ciclídeos, também chamados de nadadeiras raiadas. Muitas dessas espécies são consideradas verdadeiros carnívoros. Na verdade, em seu ambiente natural, eles comem pequenos peixes. Alguns peixes de aquário tendem a cuidar de sua prole. Além disso, se um dos peixes invadir um território já ocupado, será expulso na mesma hora.

Todos os ciclazomas possuem alta inteligência. Mas, ao mesmo tempo, eles diferem uns dos outros em tamanhos e cores desiguais.

Em sua descrição há um selo "vertebrados". Algumas subespécies já estão à beira da extinção. A sua manutenção exige um grande aquário, bem como a correta seleção dos "vizinhos".

Em seu ambiente natural, eles vivem nas águas dos Estados Unidos. Os ciclazomas caracterizam-se por uma excelente saúde. Afinal, seu corpo é coberto por uma concha bastante densa, respectivamente, microrganismos patogênicos muito raramente entram na pele.

Se falamos em descrever a aparência dos peixes, então o corpo alongado do ciclazoma é um músculo sólido. A boca desses peixes ocupa a maior parte da cabeça, onde também se localizam os olhos convexos e as brânquias. Se o peixe sofrer um ferimento em algum lugar, ele se recuperará muito rapidamente.

Variedades

Existem algumas variedades de cichlaz, algumas das quais muito populares entre os amantes de peixe.

Vinho ou falcão

Outro nome para esse peixe é esmeralda. O rio Amazonas é considerado sua pátria. O comprimento do corpo chega a 20 centímetros. A cor dos ciclases do vinho é verde-marrom, com um brilho dourado ou vermelho. Uma linha escura percorre todo o corpo, que às vezes desaparece. Além disso, há uma grande mancha preta bem no centro.

As barbatanas dos peixes são amarelas. Os machos são sempre ligeiramente maiores que as fêmeas. Eles são pacíficos por natureza. Portanto, eles podem coexistir com muitos dos mesmos peixes amantes da paz. Para sua manutenção, você precisará de um aquário, cujo volume deve ser de pelo menos 120 litros.

Limão ou cidra

O Lago Manágua é considerado seu habitat natural. O corpo é cinza-amarelado ou cinza-azulado. Além disso, existem várias listras escuras nas laterais. Por sua natureza, os peixes desta subespécie são bastante agressivos, principalmente na época de início da desova. Um enorme aquário é necessário para mantê-los. Além disso, apenas os mesmos peixes podem ser seus vizinhos.

Mesonout

A terra natal desses peixes são os rios do Paraguai. Esta espécie é bastante pacífica, até certo ponto até tímida. Portanto, nas proximidades deles, podem viver os mesmos peixes ou outros um pouco menores. Os machos se distinguem por uma cor mais brilhante, bem como por um tamanho grande. Um aquário com um volume de 100 litros é suficiente para a sua colocação.

Salvini

Os peixes desta espécie vivem na parte oriental da América Central. Sua cor é verde escuro ou amarelo acastanhado. Da cabeça à cauda há uma faixa escura. A mesma mancha escura está localizada no meio do corpo. No dorso, a barbatana é de cor azul esverdeada, o bordo apresenta uma orla vermelha. A cauda de Salvini é amarelo-argila.

Os machos desta subespécie são coloridos mais intensamente, enquanto as fêmeas apresentam uma mancha preta nas guelras. O macho cresce até 15 centímetros, e a fêmea - até 13 centímetros. Por sua natureza, os peixes são bastante pacíficos, mas durante a desova tornam-se muito agressivos. Vale a pena comprar um aquário grande para eles - pelo menos 250 litros de volume.

cubano

Os peixes deste tipo vivem nos rios de Barbados. Eles crescem em comprimento até 20 centímetros. A cor é variável, pode mudar dependendo da idade ou do humor. Na maioria das vezes, muitas listras ou manchas podem ser vistas contra um fundo verde. Os machos têm barbatanas ligeiramente pontiagudas e uma almofada gorda na testa.

Eles têm um temperamento bastante agressivo, por isso gostam de viver em um aquário sem vizinhos de uma espécie diferente.

Eliot

Esse tipo de peixe é lindo. Você pode vê-los nos rios do México, onde eles ficam juntos, principalmente em águas rasas. Quando o período de acasalamento começa, os casais quase sempre ficam juntos. Além do mais, eles guardam zelosamente seu território... Portanto, nos aquários é imperativo distribuir o fundo em zonas para que os casais possam proteger o território que escolheram como seu. O aquário para esses peixes deve ser de pelo menos 100 litros.

Managuan

Este cichlazoma tem um corpo poderoso e uma cor bastante viva. As pessoas o chamam de onça, já que essa cor é bem parecida com a desse animal. Eles crescem até 40 centímetros, então o aquário deve ter pelo menos 500 litros. Além disso, os vizinhos não devem ser menores em tamanho, caso contrário, eles são simplesmente consumidos no café da manhã.

Por sua natureza, eles são calmos, mas eles guardarão estritamente seu território. As fêmeas são ligeiramente menores em tamanho do que os machos e é nesta base que são identificadas.

Listra preta ou pérola

Eles vivem nos lagos da Guatemala e podem crescer até 10 centímetros, mas em aquários são um pouco menores. Sua cor é cinza. A base é decorada com várias listras espalhadas por todo o corpo. As barbatanas são verdes. Não é preciso muito trabalho para mantê-los. Seu caráter é bastante calmo.

arco-íris

Os peixes desta subespécie são bastante grandes e podem crescer até 20 centímetros. Seu corpo é ligeiramente alongado e os lados são achatados. A cabeça é bastante grande, com olhos protuberantes e uma boca enorme. Sua cor é geralmente vermelha, verde ou laranja. Além disso, todo o corpo do peixe é coberto por manchas multicoloridas. As barbatanas, bem como a cauda, ​​têm uma orla preta.

Por natureza, são pacíficos e podem conviver com diferentes tipos de peixes. Para manutenção, você precisará de um aquário com pelo menos 350 litros.

Chifre de flor

Esta espécie de peixe de aquário apareceu em 1996 como resultado do cruzamento de ciclases arco-íris e labiais. No entanto, há muita discordância neste ponto. Eles são peixes bastante grandes com uma tonalidade rosa ou vermelha. Eles crescem até 35 centímetros de comprimento. No corpo há uma faixa que vai da cabeça à cauda, ​​além de manchas que lembram corações em seu formato. Sua expectativa de vida é de até 10 anos. A fêmea e o macho são quase iguais, por isso é impossível distingui-los.

Blue Dempsey

Este tipo de peixe surgiu como resultado de trabalhos de criação com ciclazomas de oito raia. Eles crescem até 20 centímetros de comprimento. Seu corpo é marrom escuro com muitas manchas azuis. Em boas condições, viverão até 15 anos.

Festa

Muitas pessoas chamam o cichlazoma laranja de "terror vermelho". Afinal, ele tem um caráter bastante agressivo, por isso é recomendável mantê-lo em aquários separado dos outros peixes. O volume do aquário deve ser de pelo menos 300 litros. As fêmeas crescem até 13 centímetros de comprimento e os machos até 19 centímetros. Festa é listrada com listras pretas e laranja. Além disso, também existem muitas manchas em seu corpo.

Labiatum

Esses peixes são grandes em tamanho, às vezes eles crescem até 40 centímetros de comprimento. Eles são pintados de laranja brilhante ou amarelo. Viva até os 14 anos. Eles têm um caráter bastante agressivo. Deve ser guardado em aquários com volume mínimo de 200 litros.

Carpinte vermelho texas

Esta subespécie não ocorre na natureza, mas nasceu como resultado do cruzamento do cichlazoma pérola com o chifre da flor. Eles têm um caráter bastante agressivo. Portanto, eles devem ser mantidos separadamente. Eles são pintados de vermelho com pontos brancos.

Tsikhlazoma Sedzhik

Peixe pequeno, de até 10 centímetros de comprimento, tem um caráter bastante calmo. Seu corpo é marrom e suas nadadeiras são amarelas. Existem listras nas laterais.

Ruiva ou vieja

Ela mora nas águas da Guatemala. Seu comprimento chega a 30 centímetros nos machos e até 24 centímetros nas fêmeas. Existe uma larga faixa preta bem no meio do corpo. Além disso, manchas pretas podem ser vistas por todo o verso. O baú é pintado de vermelho, daí o seu nome.

Multispinosa

Este é um dos peixes mais pacíficos desta subespécie. Ela é bastante curiosa e sociável, pode conviver com vários outros peixes. Sua cor é amarela, então ela imediatamente faz com que ela chame toda a atenção de outras pessoas. No entanto, há uma faixa azul nas costas e nas laterais. As barbatanas e a cauda são marcadas em azul. O peixe cresce até 16 centímetros de comprimento, então um aquário com volume de pelo menos 250 litros será necessário para manutenção.

Nannakara

Ele difere de outros peixes em sua cor azul neon. A barbatana dorsal tem uma faixa dourada que corre ao longo da extremidade. Os nanakares crescem até 15 centímetros, mas sua expectativa de vida é de apenas 5 anos. Seu caráter é bastante pacífico.

Bocura

Eles vivem nas águas do México ou da Guatemala. Eles crescem em comprimento até 20 centímetros. Sua cor principal é o amarelo ou laranja. Existem enormes manchas escuras ao longo do dorso e as barbatanas têm uma tonalidade framboesa ou turquesa. Bokura tem um caráter agressivo.

Dovey

É um dos maiores peixes de aquário e cresce até 50 centímetros de comprimento. Os adultos podem pesar até 7 quilos. A cor pode ser cinza-prata ou cinza-amarelo. O corpo apresenta um grande número de manchas preto-azuladas. Existe uma faixa escura ao longo das costas. O aquário para sua manutenção deve ser de no mínimo 750 litros.

Oito pistas

Esses peixes vivem nas águas do rio Amazonas. Seu comprimento chega a 20 centímetros. A cor pode ser amarela ou marrom, em alguns casos até preta. Existem várias faixas transversais pretas por todo o corpo. Na cauda, ​​assim como no meio do corpo, há uma mancha preta com borda dourada. O temperamento é bastante agressivo, por isso é melhor mantê-los separados dos outros peixes.

Compatibilidade

É impossível generalizar todos os tipos de ciclases. Porém, é importante destacar que, por sua natureza, quase todos possuem um caráter agressivo. Ela irá defender seu território, especialmente durante a época de desova.

Tsichlazoma pode coexistir apenas com peixes grandes, mas simplesmente comerá indivíduos menores.

Por conveniência, é necessário zonear o fundo com pedras planas.

Condições de cultivo

No ambiente natural, todos os ciclazomas vivem aos pares. Portanto, aqueles que decidem ter homens tão bonitos para si precisam cuidar das partições. Um aquário pode conter de 2 a 3 pares de peixes. Cada um dos casais deve ter seu próprio espaço pessoal.

Eles colocam ovos em pedras. E uma vez que todos eles têm um instinto parental altamente desenvolvido, você não deve incomodá-los durante esse período. Além disso, dentro do próprio aquário, é necessário criar condições que estejam mais próximas do ambiente natural. É necessário espalhar o máximo possível de pedras no fundo, além de protuberâncias, para que os peixes possam se esconder. Além disso, você precisa comprar algas com sistema radicular bem desenvolvido, ou simplesmente espalhar vegetação artificial no fundo.

A temperatura da água no recipiente não deve ser inferior a +20 graus Celsius, além disso, não muito dura e ácida. Você precisará instalar uma iluminação que deve estar acesa o tempo todo. Mas, ao mesmo tempo, é necessário proteger o aquário da luz solar direta. É imperativo distinguir o casal recém-formado a tempo e retirá-lo imediatamente.

Nutrição apropriada

Uma vez que os ciclazomas são predadores por natureza e considerados onívoros, eles não têm preferências alimentares específicas.

É melhor alimentar seus peixes com alimentos à base de plantas que podem ser granulados ou em flocos.

Além do mais, a dieta pode conter minhocas, frutos do mar... Em termos percentuais, isso é 30 por cento de vegetação e 70 por cento de proteínas. E você também pode dar às suas enfermarias carne de frango picada cozida com suas próprias mãos.

Características sexuais e reprodução

Os ciclazomas amadurecem apenas 1 ano de vida. Portanto, nessa altura é necessário adquirir pelo menos um par de peixes. Em seu ambiente natural, as fêmeas põem ovos em um substrato e, em um aquário, em pedras. Em seguida, eles encontram o local mais isolado no solo. Eles limpam a sujeira e também se expandem ligeiramente. Destina-se a fritar. Os peixes põem de 150 a 350 ovos por vez. Depois disso, por uma semana, eles guardam os ovos, trocando-se no posto. Nesse momento, eles ventilam os ovos postos com suas nadadeiras para enriquecê-los com oxigênio.

Quando os bebês nascem, eles são movidos para uma cova preparada e, em seguida, são vigiados por até 30 dias. Qualquer aparência de um estranho será percebida como uma agressão militante. Para atacar outros peixes, os pais usam suas nadadeiras, que acenam muito rapidamente.

Após um mês de vida, você pode começar a alimentar os alevinos. É melhor usar o feed inicial para isso. Podem ser pós e suspensões. Não dê aos bebês flocos amassados ​​imediatamente, pois isso pode levar à morte de toda a nova ninhada.

Resumindo, podemos dizer que quase todos os ciclazomas são semelhantes entre si na natureza, bem como nos hábitos. No entanto, sua aparência é completamente diferente.Portanto, antes de comprar essas belezas, você definitivamente deve se familiarizar com cada variedade individual. Você pode selecioná-lo pela cor que desejar, bem como pelo tamanho. Afinal, nem todas as pessoas podem se dar ao luxo de colocar um grande aquário na sala. Mas, em geral, se você seguir todas as regras e manter os peixes em boas condições, eles irão apenas deliciar os olhos e encher a alma de paz.

Para informações sobre como manter, criar e alimentar peixes em um aquário, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa