Tipos de peixes de aquário

Peixes limpadores de aquário: características e tipos

Peixes limpadores de aquário: características e tipos
Contente
  1. Para que eles são necessários?
  2. Variedades
  3. Compatibilidade
  4. Manutenção e cuidados

Todos os proprietários de peixes de aquário sabem como é importante manter tudo limpo. Água suja pode não só prejudicar a saúde dos habitantes, mas também destruí-los completamente. É muito mais fácil manter o aquário limpo se houver peixes limpadores entre os habitantes. Eles são despretensiosos para cuidar e conviver com a maioria das outras espécies.

Para que eles são necessários?

Depósitos de algas se formam nas laterais e no fundo do aquário com o tempo. Este processo leva a uma diminuição da luz no interior e prejudica a aparência. No entanto, tudo é bastante natural e previsível. Existem muitas algas verdes unicelulares na microflora natural que nunca param de se multiplicar. Os "ordenanças" de peixes se alimentam desses microrganismos.

Os habitantes não podem limpar e manter as condições do aquário sozinhos. A limpeza manual e o uso de produtos especiais ainda são necessários. Os limpadores comem algas apenas quando estão com fome, mas é estritamente proibido não alimentar os peixes de propósito. Com a idade, os habitantes do aquário podem parar de gastar tempo com a limpeza. Muitos tipos de peixes são bons para limpar o aquário da placa verde. Todos eles pertencem a ototsinklus.

Além disso, você pode usar camarão e caracóis, mas em pequenas quantidades. É importante trocar a água e limpá-la manualmente regularmente para que todos os residentes se sintam confortáveis.

Variedades

Muitos peixes são produtos de limpeza. Abaixo está uma lista com os nomes dos peixes mais populares para o aquário doméstico.

Siamese Algae Eater (SAE)

O peixe destrói perfeitamente a vegetação do aquário e será uma boa decoração para o mesmo.O comedor de algas siamês pode ser agressivo com peixes de sua própria espécie, mas em relação a outros é absolutamente neutro. As melhores condições de vida são consideradas águas com temperatura de + 24– + 26 ° С.

Ototsinklus bagre

Este é um peixe bastante popular da gama da cota de malha. O bagre faz um bom trabalho de limpeza, o que atraiu a simpatia de todos.... Seu conteúdo não requer delícias especiais, em relação aos demais peixes, ele se comporta com tranquilidade. É digno de nota que Esse peixe-gato limpa não apenas as paredes do aquário e os elementos decorativos, mas também grandes algas. Ele pode se alimentar sozinho, mas guloseimas com vegetais serão úteis.

Ancistrus ou otário de bagre

Esses peixes são encontrados na maioria dos reservatórios e aquários artificiais. Atividades sanitárias ativas, despretensão e alta habitabilidade tornam o peixe-gato literalmente mega procurado. Vale ressaltar que a estrutura da boca realmente se assemelha visualmente a uma ventosa. Exteriormente, Ancistrus é um dos peixes mais estranhos.... Existem pequenos crescimentos na cabeça e a cor é escura, o que, em conjunto com um estilo de vida reservado, cria um papel um tanto misterioso.

Em condições ideais, os peixes podem viver cerca de 7 anos.

Pterygoplicht ou bagre brocado

Muitos proprietários de aquários escolhem esses peixes por sua atratividade. O bagre marrom tem barbatanas traseiras bem desenvolvidas e narinas salientes. É digno de nota que os peixes podem crescer até 55 cm em 15–20 anos de vida. Limpador com uma disposição benevolente se sente bem com qualquer vizinho... No entanto, em peixes mais lentos, como escalares, o bagre pode roer as escamas. O aquário para tal residente deve ter pelo menos 400 litros. Na parte inferior, você precisa colocar vários troncos decorativos.

Panak ou peixe-gato rei

Peixe de cor viva, da família Lorikariev. Eles são bastante agressivos e defendem seu território. O aquário deve ter elementos decorativos no fundo. O bagre escolherá um abrigo como seu lar. Periodicamente, é necessário verificar se o peixe está preso no cenário, caso contrário, o bagre pode morrer. Um peixe onívoro adora comer verduras e folhas de alface. Primeiro, eles precisam ser mergulhados em água fervente.

Mollies (Poecilia)

Os peixes vivíparos comem algas filamentosas verdes. Mollies precisam de uma grande área aberta com algas densas. Pode limpar algas indesejadas e rebentos jovens do aquário. É verdade que isso só acontece por falta de comida.

Girinoheilus

O grande limpador tem uma pequena lista de variedades. O peixe cresce em comprimento até 15 cm, portanto o aquário deve ser bem grande... Cruzar com outras espécies é muito perigoso, eles são agressivos. Eles podem atacar não apenas congêneres, mas também outras espécies... Como resultado dos ataques, as escamas dos peixes são danificadas, o que é perceptível a olho nu. Ele come alimentos vegetais, pode ser alimentado com verduras comuns.

Acima de tudo, os representantes da espécie adoram salada fresca e espinafre. Os peixes vivem uma vida longa e atingem a maturidade sexual apenas aos 3 anos. No entanto, é muito difícil criar tais limpadores e não é recomendado para iniciantes.

Guppies coloridos

Este é um dos peixes mais despretensiosos. Especialistas garantem que para 1 pessoa, apenas 1,5 litro de água é suficiente. Os peixes são pequenos e podem ser colocados em qualquer aquário. Teremos que instalar iluminação artificial adicional, já que os guppies precisam de um longo dia de luz por pelo menos 10 horas... A alimentação não se limita às algas, comem ração seca, fatias de pão e até carne.

Para se sentir satisfeito, você precisa de muita vegetação em seu aquário. A temperatura da água não deve exceder + 20 ° С.

Esturisoma

Este tipo de bagre de cadeia tem uma aparência bastante original. O corpo alongado e a cauda longa lembram visualmente um fuso.Os representantes da espécie são despretensiosos no cuidado. Eles crescem bastante, cerca de 15-20 cm de comprimento em 10 anos de vida. Os maiores representantes da espécie são os esturisomas dourados.

Loricaria

Externamente, os representantes das espécies são bastante originais, possuem cauda muito longa e corpo alongado. Eles se parecem um pouco com os limpadores descritos acima. Ordenanças despretensiosas crescem até 15-18 cm, máximo vive no aquário por cerca de 9 a 10 anos.

Compatibilidade

A vida e o conforto de peixes limpadores dependem diretamente do tamanho do pasto. Eles podem lutar muito agressivamente por comida. A vida dos vizinhos pode ser bastante complicada se eles invadirem o território do "ordenado" do aquário. Otozinklus e SAE se dão bem, mas este é considerado um caso único. Isso tudo se deve às diferentes preferências alimentares, eles não veem concorrência neste caso.

Você não pode combinar vários tipos diferentes de peixes limpadores em um aquário. Girinoheilus e SAE ou ancistrus e labeo são inimigos ferozes que nunca podem viver juntos. Existem outros recursos de compatibilidade importantes aos quais vale a pena prestar atenção.

  • Não vale a pena manter limpadores com ciclídeos. Estes últimos são predadores e atacarão os "ordenanças". A única exceção são os chanterelles voadores siameses. Eles próprios são bastante agressivos e grandes, podem defender-se.
  • Os melhores vizinhos para peixes limpadores são espécies pacíficas. Além disso, é melhor escolher residentes de pequenos ou médios. É preferível que os peixes não tenham interesse em algas. Assim, os limpadores não sofrerão invasões em seu território.
  • Em um pequeno aquário com poucos esconderijos, os comedores de algas siameses resolverão as coisas. Mas os girinoheilus estão prontos para matar seus parentes.
  • Para escravos agressivos, você precisa selecionar grandes vizinhos que possam se defender. Se o limpador for rápido, os outros habitantes devem ser ativos.

Peixes mais limpos podem ajudar as pessoas e manter o aquário limpo por mais tempo. É importante combinar adequadamente os vizinhos para não transformar o vaso decorativo em um campo de batalha. Fornece uma ampla variedade de decoração, incluindo cabines e troncos. Neste caso, os “serventes” poderão definir o seu território e não atacar fora dele.

Manutenção e cuidados

O aquário deve ser bastante grande para manter limpadores e outros peixes. Para algumas espécies - pelo menos 400 litros. Assim, o "ordenado" terá seu próprio lugar e comida suficiente. A maioria das espécies se sente confortável na água a uma temperatura de + 18– + 24 ° C e uma dureza de 6–12. A acidez deve ser neutra, mas pequenos desvios para um lado não levarão a consequências negativas graves.

A água do aquário deve ser fresca. Caso contrário, os limpadores morrerão. Os bagres podem respirar pela pele, além disso, com o ar atmosférico, pelo que são completamente despretensiosos em termos de regime de oxigénio. A situação é a mesma com outros peixes que comem algas. Para a maioria dos limpadores, não importa que tipo de solo está no fundo do aquário.

Certifique-se de equipar um abrigo de peixes mais limpo. Você pode usar pedras, troncos, casas decorativas e castelos. Até as algas artificiais podem agradar ao habitante principal.

Plantar plantas vivas em um aquário requer reflexão cuidadosa. Alguns peixes sanitários podem comê-los. Você pode usar algas grandes com raízes desenvolvidas.

É importante limitar o espaço para os peixes limpadores. Outros vizinhos não devem invadir seu território. Às vezes, até peixes pacíficos começam a perseguir outros pelo aquário para mostrar quem manda.

Certifique-se de que o limpador tem comida suficiente. Se o peixe for herbívoro, alimente-o com folhas de alface ou outras ervas. Se o limpador for um predador, a fome pode forçá-lo a comer pequenos vizinhos.

Para os limpadores de aquário (ordenanças), veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa