Tipos de peixes de aquário

Barbus green: descrição, manutenção e cuidados

Barbus green: descrição, manutenção e cuidados
Contente
  1. Descrição
  2. Vida útil
  3. Contente
  4. Nutrição
  5. Reprodução

Um dos peixes de aquário mais populares é a barbatana verde platina, conhecida por seu habitat despretensioso e atividade excepcional. Na natureza, este peixe é encontrado nos rios do Sudeste Asiático, mas graças à sua boa vitalidade, adapta-se facilmente à vida em reservatórios artificiais.

Descrição

O barbus verde tem um corpo achatado e alongado, uma cabeça pontuda e um par de antenas perto da boca. Como o nome indica, este peixe apresenta uma cor esverdeada com ligeiro tom dourado, com manchas escuras e arredondadas nos lados. Cada escama é decorada com uma borda, que dá ao peixe uma cor de malha.

Este aquário habitante é pequeno: o seu tamanho não ultrapassa os 7 cm. Ao mesmo tempo, os machos são ligeiramente menores que as fêmeas, mas ao mesmo tempo são mais brilhantes, além disso, os tons avermelhados no abdômen são característicos dos machos.

As variedades verdes se distinguem das outras farpas por sua natureza pacífica e serena - como você sabe, seus parentes são famosos por sua atividade irreprimível, transformando-se em agressividade.

Aquaristas inexperientes podem ficar intimidados pelos hábitos incomuns de sono desses peixes. O fato é que em repouso ficam pendurados de cabeça para baixo, essa visão pode assustar os iniciantes, que logo assumem que seu animal está doente.

As farpas verdes são animais gregários, por isso é preferível povoá-las em pequenos grupos de 6 a 8 indivíduos. Quanto às outras espécies, é melhor dar preferência aos gouramis, danios, tetras, bagres e espinhos na hora de escolher os vizinhos, mas galos e lalius são totalmente inadequados para eles.

Vida útil

Ao criar um habitat confortável e cuidado integral, as farpas verdes vivem em cativeiro por até 5-6 anos, uma variedade de fatores pode afetar a vida útil de um animal de estimação.

  • Estresse. Quando peixes agressivos que atacam farpas entram no aquário, estes começam a sentir forte ansiedade, o que piora significativamente sua saúde e encurta sua vida útil.
  • Condições de temperatura inadequadas: muito quente ou, ao contrário, água fria.
  • Infecções infecciosas e fúngicas.
  • Erros de energia. A falta de uma dieta balanceada, a superalimentação ou o jejum prolongado podem levar à morte de um animal de estimação.
  • Envenenamento. Ocorre quando um aquário está superpovoado, quando, como resultado da decomposição de produtos residuais de seus habitantes, começa a liberação de nitratos e nitritos na água.

Além disso, elementos decorativos e corantes contendo sujeira podem causar alterações na composição química da água.

Se você proteger o barbus de fatores adversos, a chance de ele viver por muito tempo é muito alta.

As farpas verdes não sofrem com tanta frequência de obesidade, que ocorre com a falta de atividade e a superalimentação, às vezes os peixes se deparam com doenças infecciosas.

  • Rubéola (aeromoníase). Nesse caso, os peixes desenvolvem hidropisia abdominal ou olhos esbugalhados, enquanto o corpo do indivíduo afetado começa a ficar coberto de úlceras, manchas e manchas, o apetite desaparece, os animais procuram ficar mais próximos da superfície da água. A causa mais comum de infecção é a habitação de um "novato" doente ou equipamento de aquário mal enxaguado.
  • Pele branca. Patologia em que o sistema nervoso do animal sofre. A pele fica pálida e a coordenação dos movimentos é prejudicada.

Caso sejam encontrados sintomas desfavoráveis, é necessário reinstalar os peixes doentes, fazer um curso de tratamento, repor a água em 50% e desinfetá-la.

Contente

As farpas verdes geralmente não sobrecarregam seus criadores com problemas, portanto, mesmo os aquaristas novatos podem mantê-las em um reservatório artificial. No entanto, algumas regras de cuidado devem ser observadas: manutenção da pureza da água, nutrição de qualidade e proteção de indivíduos agressivos.

Quanto à água, os seguintes indicadores são ideais para ela, neste caso:

  • temperatura - 19-25 graus;
  • acidez - 6,5-7,5 unidades;
  • dureza - 4–20.

Farpas preferem água velha, mas, no entanto, também precisa ser renovada em 15-20%.

Para que os peixes se sintam bem, precisam de um espaço onde possam nadar à vontade, por isso é aconselhável escolher um aquário grande (a partir de 50 litros), o melhor de todos alongado. Durante os jogos, os peixes podem saltar para fora do tanque, por isso será útil tapá-lo com uma tampa por cima.

É muito importante fornecer filtração e aeração da água 24 horas por dia. Há uma opinião de que o filtro e o compressor podem ser desligados à noite, mas este é um equívoco comum: na ausência de ar dissolvido na água, os peixes experimentarão falta de oxigênio, como resultado, eles parecerão passivos e lentos .

O melhor solo para farpas são seixos de rio sem pintura, que devem ser rolados de forma que não haja pedras pontiagudas nas quais os habitantes subaquáticos possam se machucar. Plantas de folhas pequenas ou artificiais podem ser plantadas no fundo do aquário, e é aconselhável deixar o primeiro plano livre - as farpas não sobem à superfície com tanta frequência, por isso é importante criar condições para que nadem livremente no coluna de água.

A iluminação deve ser difusa, abafada - os peixes não suportam luz forte. A luz solar direta também deve ser evitada.

Nutrição

É muito importante que as farpas recebam uma alimentação balanceada e variada. É aconselhável incluir flocos secos na dieta, bem como vermes, artémia e tubifex. A alimentação é feita duas vezes ao dia.A quantidade ideal de alimento é calculada de forma que os peixes comam completamente o alimento oferecido em 5-10 minutos, os resíduos não consumidos causam processos de putrefação na água. Uma vez por semana, você pode providenciar dias de jejum para seus animais de estimação - alimente-os uma vez ou não ofereça comida.

De vez em quando, a dieta deve ser diluída com produtos vegetais: espinafre, alface e folhas de urtiga são muito úteis para farpas, ração granular contendo espirulina seria útil.

Alimentos balanceados para farpas verdes podem ser adquiridos em qualquer farmácia. As seguintes espécies receberam as melhores críticas dos aquaristas:

  • Tetra Flakes - são misturas alimentares universais na forma de flocos, contêm espirulina, algas e são enriquecidas com gorduras vegetais;
  • Salmoura Fd - alimentos inteiramente constituídos por artémia;
  • Sera Microgran - é ideal para animais jovens e também será útil para adultos.

Na hora de escolher os alimentos, é importante monitorar as condições dos peixes, manter sua atividade e grau de mobilidade sob controle. Se os animais parecerem letárgicos, é melhor fazer mudanças na dieta.

Reprodução

As farpas atingem a maturidade sexual por volta dos 8 meses. Pouco antes da desova, a fêmea e o macho devem ser mantidos separados um do outro por cerca de 10-14 dias. Normalmente 8-9 fêmeas maduras e 5-6 machos são escolhidos para reprodução. As mulheres são selecionadas com um abdômen grande, e os homens são os mais móveis e ativos.

Algumas horas antes da desova, o peixe torna-se muito ativo e móvel, a desova continua muito rapidamente (não mais do que uma hora). Durante este tempo, as fêmeas têm tempo para botar ovos, e os machos - para fertilizá-los. A produtividade de um peixe é de cerca de 200 ovos, após os quais os pais são imediatamente reassentados. No segundo dia, os alevinos começam a eclodir, no primeiro dia é introduzida na água gema de ovo ou ração líquida, e posteriormente já é possível oferecer aos jovens náuplios Artemia ou ciliados.

Após 5 dias, os bebês podem ser transplantados para um aquário comum, onde crescerão e se desenvolverão totalmente.

Você pode aprender mais sobre como cuidar de um barbus verde abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa