Tipos de peixes de aquário

Scarlet barbus: descrição, cuidado, criação e compatibilidade

Scarlet barbus: descrição, cuidado, criação e compatibilidade
Contente
  1. Origem
  2. Aparência
  3. Termos e condições de detenção
  4. As nuances da alimentação
  5. Como procriar?
  6. Aceitabilidade com outras espécies

Farpas são peixes ativos, alegres e muito manobráveis. Com seus jogos ao ar livre, eles trazem vida à vida medida do aquário. Eles são despretensiosos em manutenção e cuidados e são adequados para um aquarista iniciante. Esses peixes vivem em bandos na natureza, portanto, em casa, sentem-se confortáveis ​​na companhia de seus semelhantes. As farpas escarlates são menos populares do que as verdes ou de Sumatra, mas também têm todos os pré-requisitos para uma ampla popularidade.

Origem

Scarlet barbus tem o nome científico puntius ticto ou barbus ticto, em latim soa Pethia ticto. Este tipo de peixe pertence à classe dos peixes com nadadeiras raiadas, pertence à ordem das carpas e representa a família das carpas. O peixe tem outro nome - Odessa barbus. Surgiu graças à cidade litorânea ucraniana, que inicialmente começou a criar esses belos homens na imensidão da ex-União Soviética na década de 70 do século passado.

Foi trazido para o continente europeu em 1903. Não se tornou amplamente conhecido imediatamente, mas com o tempo se espalhou por toda a Europa.

Na natureza, os tikto ainda vivem na Índia, Paquistão, Nepal, Laos, Birmânia e vários países do Sudeste Asiático. Eles escolheram reservatórios tranquilos e remansos de rios de água doce, cujo fundo lamacento serve como fonte de alimento para farpas. Em seu habitat natural, esses representantes dos ciprinídeos vivem em bandos de até 20 indivíduos.

Aparência

O comprimento do corpo da fêmea do barbus escarlate pode chegar a 10 cm, mas esse é o número máximo, costumam atingir 6 a 8 cm, o macho, via de regra, é alguns centímetros mais curto.O corpo é ligeiramente achatado e apresenta escamas pronunciadas com um brilho prateado. Existem pontos pretos característicos perto da cabeça e da cauda. Uma faixa vermelha brilhante corre ao longo de todo o corpo nas laterais do tiktu, graças à qual ele recebeu esse nome.

É ela quem determina a diferença entre o feminino e o masculino. Para as representantes femininas, a faixa é quase invisível. Nos machos, começa na cabeça e passa suavemente para a cauda. Seus olhos também estão vermelhos. Especialmente a faixa torna-se perceptível durante a desova. As barbatanas dorsal e pélvica de ambos os sexos são laranja com manchas pretas.

A expectativa de vida na natureza é de 2 a 3 anos, enquanto as farpas vivem na manutenção do lar e com os devidos cuidados por 4 ou até 5 anos.

A longevidade dos peixes depende de muitos fatores, entre eles a qualidade da comida e até mesmo a localização do aquário.

Termos e condições de detenção

Amante de peixes de aquário, que decidiu reabastecer sua coleção de animais de estimação com algumas farpas vermelhas, deve saber algumas regras.

  1. Esses peixes móveis precisam de espaço livre para brincar, então o volume mínimo do aquário é de 50 litros.
  2. Indicadores adequados de água: temperatura + 21… 25 ° С; dureza de 6 a 15 dH; acidez 6-7 pH.
  3. Um fator obrigatório é a presença de um arejador e filtro no aquário. Aliás, este último pode criar uma imitação de uma corrente de luz, para farpas isso será um entretenimento adicional.
  4. E também uma troca parcial regular da água é necessária pelo menos uma vez por semana.
  5. Tikto não gosta de luz solar direta, é melhor usar uma lâmpada para iluminar.
  6. Sua casa deve ser equipada com pedras, conchas, algas e outros enfeites. Eles podem ser não naturais, mais importante ainda, não tóxicos e seguros.
  7. Ao criar um interior aconchegante para a companhia de farpas vermelhas, não se deve esquecer a disponibilidade de espaço livre suficiente.
  8. Deve haver uma tampa no aquário, caso contrário esses peixes ágeis e ágeis podem escapar.
  9. Alguns tikto ficarão entediados juntos. O número mínimo desses peixes para manutenção doméstica é de 6 indivíduos.

As nuances da alimentação

    Em seu habitat natural, esses representantes do mundo aquático são quase onívoros. No fundo, coberto por uma camada de lodo, procuram pequenos insetos, suas larvas, ou se contentam com partículas vegetais. Ao mesmo tempo, os alimentos vegetais se alternam com os de origem animal, fornecendo ao corpo todos os nutrientes necessários.

    É um prazer alimentar um barbus em casa. Ele é absolutamente indiscriminado e come tudo o que lhe é dado com apetite, seja comida congelada, viva ou artificial. No entanto, é preciso garantir que os peixes demorem 2 minutos para comer e, se ainda houver comida, ela deve ser retirada do aquário, pois as farpas tendem a comer demais. Você pode organizar dias de jejum periodicamente.

    Para a alimentação, é aconselhável usar comedouros especiais, então é muito mais conveniente extrair partículas de comida da água. Você também deve controlar para que as farpas não engulam o ar junto com a comida. Ele entra nos intestinos, interferindo assim na natação e afundando nas profundezas.

    Também é importante combinar diferentes tipos de alimentos, dando-os sucessivamente. Não é difícil calcular os vícios gastronômicos de Tikto observando como eles comem este ou aquele tipo de comida. Deve ser lembrado que é melhor dar um pouco de alimentação insuficiente a esses peixes do que exceder a norma nutricional.

    Se você alimentar sistematicamente as farpas no mesmo horário pela manhã e à noite, elas desenvolverão um reflexo e nunca terão fome.

    Como procriar?

    Para o período de desova, dois machos e uma fêmea são transplantados para um aquário separado todo de vidro com um volume de 10 litros por 1,5-2 semanas. Deve haver seixos no fundo, a água está um pouco mais quente do que no recipiente principal. É importante, durante a criação, não perder o momento em que a fêmea começa a desovar e os machos as fertilizam. As farpas precisam ser removidas a tempo para que não prejudiquem sua prole ou puxem uma rede especial. O número de ovos varia de 100 a 150.

    O caviar não fertilizado torna-se branco e é claramente visível, deve ser removido da caixa de desova. Bebês aparecem em um dia, mas são tão pequenos que mal dá para notá-los. Os alevinos necessitarão de alimento apenas no terceiro dia de vida, quando começam a nadar. Para isso, utiliza-se um infusório ou um microworm. E também "pó vivo" ou gema de ovo de frango bem fervida e amassada bastam.

    As farpas vermelhas crescem muito rapidamente, o tamanho dos filhotes do mês oscila em torno de 1 cm. Depois de três meses, já é possível distinguir o sexo. Os jovens adquirem a capacidade de reprodução após 8 meses.

    Aceitabilidade com outras espécies

    O Odessa barbus escarlate é uma criatura pacífica, não propensa a conflitos, mas antes de arranjar vizinhos para ele no aquário é preciso levar em consideração pontos importantes. Em primeiro lugar, você precisa pensar sobre as variedades de farpas, como:

    • cereja;
    • verde;
    • Sumatra;
    • diamante Negro;
    • fogosa;
    • musgoso;
    • listrado.

    Uma companhia desses representantes da família das carpas ficará linda no contexto da exuberante vegetação viva do aquário. Tikto se dá bem com tetras diamante, peixe-zebra Malabar, congo, arco-íris, labeos e mollies.

    Você não deve adicionar farpas a esses peixes:

    • escalares;
    • galos;
    • gourami;
    • peixinho dourado;
    • guppy.

    Longas barbatanas de véu tremulando na água são percebidas pela ágil farpa como uma espécie de alimento. Portanto, tal bairro pode acabar tristemente para os donos de caudas exuberantes, o mesmo se aplica aos bigodes.

    Para as próprias farpas, o perigo é representado por predadores como o bagre, clarius ou astronotus.

    Para mais informações sobre as características desses peixes, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa