Tipos de peixes de aquário

Apistograma Ramirezi: descrição e tipos, conteúdo e cruzamento

Apistograma Ramirezi: descrição e tipos, conteúdo e cruzamento
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Compatibilidade
  4. Condições de cultivo
  5. Regras de alimentação
  6. Diferenças sexuais
  7. Reprodução

Muitos aquaristas experientes e novatos são atraídos por peixes ornamentais com uma cor invulgar e brilhante, uma vez que podem tornar-se numa verdadeira decoração de aquários, mesmo numa única cópia. Dentre esses representantes da fauna aquática, vale destacar Apistograma Ramirezi é um peixe de aquário que merece atenção pelo seu aspecto memorável.

Peculiaridades

Entre os representantes dos ciclídeos, estão os habitantes aquáticos em miniatura, um dos quais é o apistograma Ramirezi. A terra natal deste peixe é considerada a Amazônia e Orinoco, bem como reservatórios próximos com uma corrente mínima. Este peixe é conhecido por vários nomes, incluindo a borboleta chromis, o ciclídeo borboleta e o nome latino Microgeophagus Ramirezi. Tal indivíduo decorativo tem a garantia de se tornar uma decoração do aquário, além disso, em termos de manutenção e cuidado, destaca-se pela sua despretensão, o que significa que é adequado para o cultivo em tanques fechados não só por experientes, mas também por aquaristas novatos.

O corpo do peixe tem formato oval, um adulto em comprimento atinge tamanhos na faixa de 5 a 8 centímetros, mas em um aquário esses parâmetros estarão na borda inferior. Quanto à cor, o apistograma de Ramirezi pode ser verde, azul e também amareloalém disso, o corpo do peixe é geralmente coberto por um padrão de pontos brilhantes. A cabeça e o abdômen são cobertos com listras pretas, e as pupilas serão coloridas em vermelho ou preto Cor dependendo da variedade.

De acordo com a descrição do comportamento, em aquários domésticos, o peixe demonstra uma disposição amigável e pacífica, porém, durante a reprodução, pode defender agressivamente seus direitos ao território, principalmente para os machos. Ela não está sujeita a ataques, ela não está interessada em culturas decorativas que servem de enfeite para o tanque.

Os peixes-borboleta, como outros ciclídeos, podem sofrer de várias doenças:

  • iridovírus;
  • linfocitose;
  • envenenamento com componentes nocivos do meio aquático - cloro, amônia.

Em tais casos o aquarista é aconselhado a reconsiderar as condições de manutenção do ribeirinho, se necessário, utilizar preparações especializadas. Além dos agravos acima, o apistograma pode sofrer de obesidade, bem como inflamação do trato gastrointestinal, razão pela qual sua dieta deve ser correta. Em geral, a expectativa de vida dos peixes é de cerca de 4 anos, este indicador vai depender muito da temperatura da água do reservatório.

Variedades

Hoje, para reprodução em tanques, o aquarista pode adquirir uma espécie natural de peixe, bem como variedades criadas artificialmente pelos criadores. Entre os principais representantes, vale destacar as espécies mais populares.

Apistograma Ramirezi (vista natural)

Um indivíduo com boa imunidade, tendo corpo de cor vermelha ou amarela, durante a época de reprodução, um azul característico aparece na cor de machos e fêmeas, enquanto o abdômen dos peixes será carmesim ou laranja e as nadadeiras são transparentes.

Eletricista azul

Um belo peixe ornamental, que se destaca pela cor turquesa e a parte frontal vermelha do corpo. As nadadeiras dos indivíduos desta espécie têm uma tonalidade neon. O brilho da cor azul elétrico depende diretamente das condições de detenção, bem como da temperatura e dureza do meio aquático. Em média, uma espécie selecionada pode viver em um aquário por cerca de dois anos. Esta espécie é considerada a mais procurada por aquaristas iniciantes e experientes.

Distinguir a fêmea do macho será fácil, uma vez que as mulheres têm uma deflexão genital pronunciada no corpo... Usualmente, peixes adultos atingem um tamanho de 2 a 2,5 centímetros.

Ao manter um eletricista azul, vale saber que deve haver mais machos no rebanho, além disso, serão necessários pelo menos 30 litros de água para um habitante aquático. A espécie se dá bem com outros habitantes do aquário, porém, a vizinhança com camarões será extremamente indesejável.

Ramirezi Gold

Essa espécie da família dos ciclídeos costuma ser chamada de dourada, já que o peixe tem o corpo cor de limão com um tom turquesa nas nadadeiras e nas laterais. A diferença na aparência do homem da mulher se tornará o primeiro possui barbatana dorsal vermelha.

E também uma característica externa notável desta espécie de peixe é cor preta das pupilas.

Balão Apistogram Ramirezi

Um indivíduo atraente com corpo encurtado e abdômen arredondado. O peixe é uma espécie natural, encontrada nos rios da Bolívia, Colômbia, Venezuela. No corpo dos indivíduos existem faixas pretas de distribuição irregular, nas barbatanas ao longo da orla e ao longo da parte dorsal uma faixa vermelha ou rosa. Para um indivíduo, 20 litros de líquido no aquário serão suficientes.

Para manutenção, recomenda-se o uso de vegetação ornamental densa e água minimamente dura.

Apistograma de véu

A espécie é obtida artificialmente, a cor dos representantes pode incluir várias cores. As barbatanas de véu merecem atenção especial, além disso, manchas de néon podem estar presentes no corpo dos peixes. Este é um peixe predador, a cor das fêmeas costuma ser mais brilhante. O espécime está indo bem em tanques fechados, prefere crescer em recipientes com boa filtração, bem como na presença de vegetação.

Sozinho, o apistograma do véu morrerá muito rapidamente, então essa espécie deve ser mantida em cardumes de pelo menos 10 peixes pequenos.

Compatibilidade

O apistograma de Ramirezi se destaca por sua habitabilidade com quase todos os habitantes decorativos de aquários, os indivíduos relutam em enterrar-se no solo, portanto, não causam danos às plantas. Recomenda-se mantê-los com representantes da fauna aquática, que possuem uma disposição pacífica semelhante. Como vizinhos, você pode ficar em:

  • espadachins;
  • neons;
  • peixe-gato;
  • rasbora.

Vizinhanças com peixes grandes e camarões devem ser descartados.

Condições de cultivo

É necessário manter o apistograma em tanques com volume mínimo de 30 litros, desde que não haja mais de dois peixes. Normalmente, para enfatizar a atratividade dos indivíduos, os aquários são decorados com flora tropical. Pode-se decorar o recipiente com cones de amieiro, folhas de amendoeira - tais características farão com que o ambiente aquático fique próximo daquele em que esta espécie vive em condições naturais. Recomenda-se preencher um substrato arenoso no fundo, além disso, é permitido o uso de troncos e galhos diversos, pedras para abrigo ou desova.

Dentre as plantas flutuantes recomendadas para convivência com representantes do gênero ciclídeos, podem ser consideradas as seguintes opções:

  • salvinia;
  • hidrocotila;
  • lentilha-d'água.

Além disso, samambaias, vallisneria e hornwort podem ser enraizados no tanque. Espaços verdes serão uma prioridade, mas você deve evitar o uso de espécies de folhas vermelhas de aquários, uma vez que não combinam em aparência com peixes-borboleta.

A temperatura da água no tanque deve ser mantida em + 26 ... 30 ° C, enquanto a acidez deve estar na faixa de 4 a 7,5 pH, e a dureza, adequada para manter apistogramas, variará entre 6-15 dH. É possível determinar que a água do aquário não aqueceu o suficiente pelo comportamento dos peixes - em líquido frio eles são suscetíveis a várias doenças, além disso, sua expectativa de vida será menor. A instalação de arejadores e filtros em seu aquário será uma obrigação. Recomenda-se alterar cerca de um terço do volume total de água a cada semana.

Quanto aos cuidados obrigatórios, as seguintes nuances devem ser observadas para a manutenção de peixes borboleta:

  • testar a qualidade da água;
  • limpe o solo com um sifão;
  • certifique-se de que a dieta dos peixes é a mais balanceada possível.

Regras de alimentação

Este tipo de peixe ornamental é propenso a comer em excesso, por isso a alimentação deve ser rigorosamente dosada, os indivíduos devem receber ração suficiente para que possam consumi-la no máximo em 5 minutos. Após um lapso de tempo, todas as partículas restantes devem ser removidas. Em geral, o apistograma Ramirezi é um indivíduo onívoro, portanto, é permitido alimentá-lo com os seguintes tipos de alimentos:

  • vivo (vermes sanguíneos, microvermes, dáfnias, ciclopes);
  • vegetais (dente de leão, repolho, pepino);
  • seco - é melhor usar um produto comercial como suplemento à dieta principal.

Diferenças sexuais

Os peixes desta raça são considerados sexualmente maduros já aos seis meses de idade, por via de regra, nesta altura o seu tamanho é de 3 centímetros. Os homens serão diferentes das mulheres nas seguintes características:

  • os machos sempre serão maiores;
  • sua barbatana dorsal será longa com uma extremidade pontiaguda;
  • nos homens, o abdômen é laranja, nas mulheres é rosa ou carmesim;
  • os machos expressam sua prontidão para a desova com uma cor mais brilhante durante este período.

Reprodução

Só será possível diluir o apistograma de Ramirezi em casa em grandes aquários, cujo volume será superior a 40-50 litros. Para estimular a desova e formação de alevinos, o aquarista é aconselhado a mudar frequentemente o ambiente aquático no tanque e aumentar a temperatura normal do líquido em alguns graus.

Determine isso os indivíduos contidos no aquário estão prontos para a desova, isso é possível pelo comportamento agressivo dos machos, que vão arranjar lutas frequentes quanto à divisão do território do tanque. A auto-seleção de um par no caso de peixe-borboleta não trará o resultado desejado, pois é importante que esse habitante aquático faça a escolha pessoalmente, sem a participação humana. Usualmente, em um cardume de 6 a 10 peixes, no início da puberdade, pares se formarão sem a intervenção adicional do aquarista.

Para que a desova seja bem sucedida, recomenda-se a criação de condições favoráveis ​​no aquário, a saber:

  • cuidar da presença de vegetação densa;
  • garantir a presença de superfícies planas para os peixes;
  • mantenha a iluminação ao mínimo.

A água deve ser macia e com uma temperatura de 2 a 3 graus mais alta.

A fêmea tem imunidade reduzida neste período, portanto a limpeza do aquário durante este período deve estar em primeiro lugar... Normalmente, o apistograma põe de 50 a 400 ovos em uma desova, usando superfícies planas do aquário ou os abrigos que eles gostam.

Em condições de aquário, os peixes-borboleta podem perder seus instintos parentais, então há o risco de os ovos serem comidos por seus pais. Para evitar esse desenvolvimento de eventos, os ovos fertilizados podem ser transferidos para a incubadora com antecedência, como regra, em condições ideais, as larvas nascerão em 2-4 dias. Porém, na maioria dos casos, o macho protege sua prole até o aparecimento dos filhotes.

Assim que os alevinos eclodirem, a temperatura da água no aquário deve ser reduzida. A geração em crescimento é alimentada com ração inicial especial para peixes, bem como com ração viva e vegetal, que é usada para adultos. Estes podem ser microvermes, ciliados e artémia.

O vídeo a seguir falará sobre o conteúdo e a reprodução do apistograma Ramirezi.

sem comentários

Moda

a beleza

casa