Tipos de peixes de aquário

Apistograma da cacatua: variedades e dicas para manter

Apistograma da cacatua: variedades e dicas para manter
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Como conter?
  4. Compatibilidade com outros peixes
  5. Sutilezas de criação

Na maioria dos casos, as pessoas compram aquários domésticos para observar a vida e os hábitos dos habitantes subaquáticos, para relaxar após um dia cansativo contemplando os movimentos suaves dos peixes. Portanto, dificilmente alguém deseja adquirir um habitante monótono e desinteressante, fundindo a cor com o solo ou decorações. A maioria escolhe animais de estimação brilhantes e bonitos, incluindo o apistograma da cacatua.

Descrição

A cacatua apistograma é um pequeno peixe colorido (5–10 cm) que pertence à família cichlov. Se parece com isso:

  • os olhos são grandes, expressivos;
  • os lábios são grandes, bem definidos, ao pegar comida ou presa, a cacatua puxa-os para frente com um “tubo”;
  • a cor do corpo do peixe pode ser muito diversa: prateado, rosado-madrepérola, com uma tonalidade amarelo-laranja;
  • uma faixa escura corre ao longo do lado;
  • nadadeiras são coloridas de vermelho, laranja e até mesmo azul, cheias de manchas e listras;
  • nos machos, a barbatana dorsal da frente é decorada com raios longos, que lembram a crista de um papagaio cacatua.

Importante! A fêmea difere do macho pela ausência de "topete" e por uma cor mais modesta, bem como no tamanho - ela tem quase metade do tamanho.

Visualizações

A seleção não pára, então o apistograma da cacatua não fica de lado. Ao criar variedades artificiais, foram obtidas as seguintes cores, que deram nomes aos peixes:

  • apistograma cacatua amanhecer (pôr do sol);
  • explosão solar (explosão solar);
  • vermelho duplo (ed duplo);
  • triplo vermelho (triplo vermelho);
  • dourado (ouro);
  • ouro branco (ouro branco);
  • flash laranja (flash laranja);
  • albino (albino).

Como conter?

Para que seus peixes cacatua vivam felizes para sempre, você precisa seguir as recomendações para cuidar deles. Vamos considerá-los em ordem.

Habitat

Os ciclídeos cacatua gostam mais de água, que contém uma grande quantidade de oxigênio dissolvido. Mas vários compostos de nitrogênio podem prejudicar os peixes. Portanto, é recomendável usar um filtro sem falhas, de preferência externo. É desejável manter a acidez da água no nível de 6–7,8 pH e a dureza de 5–19 dGH.

A temperatura deve ser mantida na faixa de +23 a +27 graus Celsius. A cacatua pode tolerar uma diminuição temporária no desempenho para + 14– + 16 e um aumento para +34 graus. Os aquaristas aconselham alterar a temperatura da água consoante a estação do ano, baixando ligeiramente no inverno.

Desta forma, você pode fortalecer a imunidade dos apistogramas.

Escolhendo o aquário certo

Como a manutenção em grupo é recomendada (a partir de 4 indivíduos: 1 homem e 3 mulheres), os parâmetros mínimos do tanque devem ser 60x30x30 cm, volume - 50 litros. Quanto mais indivíduos você traz, mais você escolhe e a capacidade.

Aliás, o pequeno tamanho do aquário pode levar a conflitos com base na divisão do território, principalmente se houver 2 machos em seu rebanho de apistogramas.

Arranjo do aquário

A cacatua apistograma se sente muito bem cercada por um grande número de plantas. Certifique-se de prestar atenção à decoração do fundo: coloque protuberâncias, vários seixos ali, construa grutas com cocos ou cerâmica quebrada - os apistogramas femininos adoram se esconder ali. E também colocar no chão folhas de carvalho, previamente secas e encharcadas, para que não flutuem à superfície. A propósito, areia de grão grosso é preferível como solo. Quando se trata de iluminação, uma luz fraca e difusa é melhor, na qual a cacatua ficará especialmente brilhante.

Alimentando

Como outros ciclídeos, o apistograma da cacatua é um predador. Ela adora especialmente crustáceos bentônicos, vermes, plâncton, vermes, tubifex. No entanto, nem sempre é possível obter comida viva de alta qualidade e pode ser difícil armazená-la, então ensine sua cacatua a comida congelada. Em termos de valor nutricional, não são inferiores aos frescos, mas são muito mais convenientes para armazenar e usar. Certifique-se de que a composição do alimento selecionado contenha um alto teor de proteínas e que suas partículas se afoguem, já que o apistograma da cacatua prefere capturá-las na água, ao invés de recolhê-las da superfície.

Doenças possíveis

O ciclídeo cacatua se distingue por sua forte imunidade e resistência a doenças, e também é famoso por sua capacidade de se recuperar rapidamente de uma doença. Talvez a doença do apistograma da cacatua mais comum seja a colunária ou fungo oral. Seu sinal é o aparecimento de formações algodoadas esbranquiçadas.

Para curar peixes de columnariasis, recomenda-se o uso de bandejas com fenoxietanol (até 6 vezes).

Compatibilidade com outros peixes

O apistograma da cacatua, embora seja um ciclídeo, não é tão agressivo quanto as outras variedades e, por temperamento, é um claro fleumático. Os melhores "vizinhos" no aquário serão os peixes semelhantes em tamanho e caráter: tetras, farpas, escalares, corredores de bagres, ancistrus, lalius, haracin. Você pode manter a cacatua junto com os portadores vivos: molly, espadas, platies. Qualquer “filhote pequeno” como o peixe-zebra pode ser percebido pelo apistograma como uma presa, portanto, tal conjunto é indesejável. E também não vale a pena arriscar e colocar a cacatua junto com agressores como o disco, o câncer turquesa, o cichlazoma severum. Mas ciclídeos como a princesa do Burundi, o belo chromis e o apistograma agássico ficarão felizes com a cacatua e não lutarão com ela.

Sutilezas de criação

O dimorfismo sexual na cacatua do apistograma é bastante fraco, mas você pode distinguir a fêmea do macho pelas nadadeiras.Como mencionado acima, nos "homens" a "crista" na barbatana dorsal é mais pronunciada, e na barbatana caudal existem "tranças" longas que estão ausentes nas "mulheres". Os tamanhos dos indivíduos também diferem: uma fêmea em um aquário pode crescer no máximo 5 cm, enquanto um macho - todos os 10 cm. Os peixes tornam-se sexualmente maduros por volta dos 9-11 meses. Ao formar um rebanho, é importante levar em consideração que deve haver até 5 fêmeas para cada macho. Os apistogramas da cacatua formam um par e começam os jogos de acasalamento.

Antes da desova, a fêmea começa a guardar com ciúme a área selecionada do mundo subaquático, afastando todas as suas “namoradas”, mas não o macho. Quando chega a hora, o apistograma da cacatua forma uma ninhada de cerca de 80 ovos. Ela faz isso em um local isolado em uma superfície plana (pode até ser a parede do aquário). A fêmea cuida da embreagem, o macho guarda por perto. Para que a alvenaria seja o mais fecunda possível, recomenda-se aumentar a maciez da água, bem como a sua temperatura - até +29 graus Celsius. O meio deve ser ácido. Após 4–5 dias, os ovos eclodem e as larvas aparecem. Um pouco depois eles se transformam em alevinos e começam a se mover livremente pelo aquário.

Para que os jovens cresçam e se desenvolvam com sucesso, é muito importante manter um estado estável do ambiente aquático circundante durante as primeiras três semanas de vida. Os apistogramas de cacatua pequena crescem muito rapidamente. Você pode começar a alimentá-los com vermes microscópicos, "pó vivo", náuplios de Artemia e também alimentá-los com gemas de ovo de galinha cozida. Como qualquer outro ser vivo, o apistograma da cacatua precisa de cuidados, alimentação adequada e cumprimento das condições de detenção. Você deve entender que assumiu a responsabilidade por todo o mini-ecossistema ao adquirir um aquário. Se você fizer tudo certo e na hora certa, o apistograma da cacatua pode encantá-lo com sua aparência brilhante e comportamento interessante até 5 anos.

Você pode aprender como manter e criar peixes cacatua Apistograma no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa