Tipos de peixes de aquário

Apistograma: descrição e tipos, conteúdo e reprodução

Apistograma: descrição e tipos, conteúdo e reprodução
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Compatibilidade com outros peixes
  4. Condições de cultivo
  5. Regras de alimentação
  6. Diferenças sexuais e reprodução
  7. Possíveis problemas

Ao escolher habitantes para um pequeno aquário, faz sentido voltar sua atenção para os peixes do apistograma. Além de suas muitas cores atraentes e tamanho reduzido, essa variedade também é valorizada por sua natureza pacífica.

Descrição

Apistograma é um peixe de aquário da família dos ciclídeos. Suas dimensões não ultrapassam 7 centímetros de comprimento e, na maioria das vezes, são de apenas 5 centímetros. Tal diminuição permite povoar até mesmo um pequeno rebanho em um recipiente de 30 litros. O apistograma demonstra absoluto pickiness no que diz respeito às condições de detenção e boa índole em relação ao resto dos habitantes do aquário. É verdade que tal criatura não vive muito - na melhor das hipóteses, 4 anos. Dependendo do tipo, o corpo tem uma forma oval alongada ou quase redonda. Deve ficar imediatamente claro que o nome apistograma reúne um grande número de espécies, cada uma com suas próprias características.

Na natureza, os peixes preferem reservatórios com correnteza lenta e grande quantidade de folhas caídas, algas e protuberâncias.

Neste caso, a água fica castanha devido aos taninos, por isso é aconselhável manter um ambiente semelhante no aquário. Isso não apenas cria um ambiente ideal para o apistograma, mas também contribui para a preservação do brilho da cor, que em outras condições pode se tornar mais opaca. A propósito, embora as criaturas sejam bastante amigáveis, dentro da matilha, os machos podem tratar uns aos outros de forma bastante agressiva e até mesmo ofender as fêmeas durante o período de desova... Isso explica a necessidade de um número suficiente de abrigos e grutas nos aquários. Se o aquário for pequeno, é melhor criar um bando de um macho e pelo menos três fêmeas.

Visualizações

O apistograma da cacatua vive cerca de 5 anos. O tamanho dos machos chega a 9 centímetros de comprimento, mas as fêmeas não passam de 4-5 centímetros. Os peixes cabem perfeitamente em qualquer aquário com muitas plantas e esconderijos e água limpa. É importante que o volume do tanque comece com 50 litros.

O Apistograma Ramirezi é a espécie mais famosa, também conhecida como borboleta. Sua cor brilhante e caráter benevolente o tornam particularmente popular entre os aquaristas. O comprimento do peixe não ultrapassa 5 centímetros. Sua variação é o balão do apistograma Ramirezi, que possui um formato incomum de corpo arredondado. Esta variedade é mais fraca que a "original", portanto requer uma manutenção mais precisa, ausência de oscilações de temperatura e indicadores de água estáveis.

Além do balão, existe uma raça de véu, caracterizada por barbatanas cadentes de comprimento considerável.

O apistograma de Borelli é um belo representante do ciclídeo, cujo tamanho não ultrapassa 8 centímetros. Apistograma agassitsa não é um peixe particularmente grande e completamente não agressivo. É recomendado comprá-lo apenas para aquaristas habilidosos, já que cuidar da criatura tem suas especificidades. Várias cores desta espécie foram criadas por criadores: agassitsa vermelho fogo, agassitsa vermelho duplo e outros.

O apistograma de McMaster cresce até 9 centímetros de comprimento e tem cores diferentes. Deve ser mantido em um tanque razoavelmente grande, sem correntes e com água limpa, para que apenas aquaristas profissionais escolham um tipo relativamente complexo. Apistogram Vijita tem um grande número de cores, as mais populares das quais são os widgets dourados e vermelhos. O comprimento do peixe não ultrapassa 8 centímetros.

O apistograma de altispinoza, também conhecido como borboleta boliviana, mostra sua cor viva apenas na condição de um habitat calmo.

É importante resolver o problema sozinho ou com vizinhos pacíficos.

O apistograma do panduro é muito sensível à acidez da água, ao contrário de seus parentes. Além disso, requer um tanque bastante grande - alguns indivíduos precisarão de um aquário com um volume de 100 litros. O comprimento dos machos não ultrapassa 8 centímetros, e as fêmeas mal chegam a 5 centímetros de comprimento. Por fora, o panduro, aliás, não parece muito atraente, já que sua tonalidade principal é o cinza. Os machos, porém, apresentam uma faixa laranja, mas apenas na cauda.

Compatibilidade com outros peixes

Apistogramas pacíficos convivem confortavelmente com qualquer peixe que não mostre sinais de agressão ou aumento de possessividade. Portanto, a escolha pode ser feita com base em uma bela combinação de cores ou em preferências alimentares semelhantes.

Quando povoados com predadores, os próprios animais de estimação servirão de alimento para criaturas maiores.

Para diferentes variedades de apistogramas, diferentes vizinhos são adequados. Por exemplo, para balões e altispinoses, guppies e galos são selecionados para companheiros de quarto, e ramirezi é estabelecido em um aquário com bagres ou peixes-zebra... A cereja barbus é sempre considerada uma boa companheira de quarto.

Condições de cultivo

A manutenção e o cuidado dos apistogramas não podem ser considerados muito complicados. É melhor levar um aquário com um volume tal que cerca de 20 litros de água sejam necessários para um par de peixes. É importante lembrar que se o tanque for muito fundo, os peixes irão para o nível inferior ou médio, mas a profundidade rasa (10 a 15 centímetros) permite que eles se movimentem por todo o tanque. A água deve ter uma temperatura de 20 a 25 graus Celsius, e o nível de acidez não deve ultrapassar 5,5-7,5 pH. A dureza ideal varia de 10 a 12 dGH. Em geral, flutuações de temperatura e mudanças em outros indicadores não são consideradas críticas.

O solo pode ser areia comum ou migalhas finas. A iluminação não é tão importante, mas a presença de vegetação tem um efeito benéfico no estado dos habitantes do aquário.

Aeração e trocas regulares de água são muito importantes. Os especialistas recomendam substituir 10% do volume total todos os dias ou mudar de 25 a 30% do fluido todas as semanas. Como os apistogramas são altamente sensíveis ao cloro presente na água, é muito importante defendê-lo antes de despejar uma nova porção no aquário.

Colocando abrigos e grutas no aquário, você tem que se certificar de que seu número excede pelo menos um pouco o número de fêmeas. Não é proibido manter várias variedades de apistogramas em um aquário.

Regras de alimentação

Apistogram adora comer muito e come com prazer toda a comida que está por perto. Portanto, é importante controlar o tamanho de suas porções, pois comer demais leva a problemas no trato gastrointestinal, que se transformam em doenças graves. Alimente os peixes duas vezes ao dia em porções iguais e pequenas. O apistograma é considerado onívoro e, portanto, a melhor solução seria oferecer a ela uma combinação de diferentes alimentos. A dieta do animal de estimação deve conter ingredientes vegetais, como algas marinhas saudáveis, frutos do mar picados, insetos congelados e microorganismos, bem como tubifex vivos e vermes sanguíneos.

Pedaços grandes devem primeiro ser esmagados e o alimento vivo deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio.

De vez em quando, não é proibido o uso de formulações prontas, compostas de forma que contenham todas as vitaminas e minerais necessários. Alguns deles são projetados para iluminar a cor e aumentar a atividade da criatura. Se você fizer a dieta do apistograma corretamente, então é fácil provocar seu crescimento e desenvolvimento - em cerca de 6 meses seu tamanho aumentará várias vezes.

Diferenças sexuais e reprodução

A reprodução de apistogramas em casa parece ser um processo bastante interessante. Em algumas espécies, pares crescidos são formados, os quais estão envolvidos não apenas na reprodução, mas também no cuidado conjunto da prole. É considerado correto quando o acasalamento ocorre sem a intervenção dos proprietários, o que significa que inicialmente vale a pena adquirir um rebanho de peixes. O período de desova ocorre de março a outubro. A fêmea põe cerca de 150 ovos, para os quais ela definitivamente precisa de uma superfície plana.

Recomenda-se aumentar a temperatura no aquário neste momento para 25-28 graus Celsius, e também certificar-se de que o nível de acidez está na faixa de 6,5 a 6,8.

O desenvolvimento dos alevinos não é muito longo - para que os ovos se transformem em peixes crescidos, levará no máximo algumas semanas. Primeiro, os alevinos se alimentam do que está contido nos sacos de gema e, em seguida, precisam de microvermes, artémia picada ou alimentos especialmente selecionados. O macho, neste momento, está cuidando ativamente da prole. Enquanto os peixes estão se desenvolvendo, você deve manter um ambiente de aquário favorável e evitar situações estressantes.

Possíveis problemas

Por si só, os apistogramas têm saúde bastante estável, então todos os problemas com eles são o resultado de cuidados inadequados ou não cumprimento das condições de detenção. É verdade que estamos falando de variedades naturais, já que aquelas que vivem em um indivíduo natural são muito mais fracas e reagem negativamente a uma mudança em qualquer indicador da água: temperatura, dureza, composição ou equilíbrio ácido-base.

Os problemas do trato gastrointestinal ocorrem tanto pela glutonaria dos apistogramas, quanto por alimentos vivos não desinfetados.

Frequentemente, os apistogramas adoecem com hexamitose causada por um determinado parasita. É fácil determinar a doença recusando-se a comer um animal de estimação, uma cor mais escura e uma mudança visual no estado do abdômen. Os peixes doentes terão que ser removidos para outro recipiente para quarentena. A temperatura da água deve subir gradualmente para 34-35 graus, e a água deve ser complementada com furazolidona.

Para o apistograma, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa