Tipos de peixes de aquário

Estrela Ancistrus: descrição e conteúdo

Estrela Ancistrus: descrição e conteúdo
Contente
  1. Característica
  2. Como distinguir um homem de uma mulher?
  3. Com que tipos de peixes eles se dão bem?
  4. Recursos de cuidados
  5. Alimentando
  6. Reprodução
  7. Doenças

Star ancistrus é um bagre bem-humorado com uma cor interessante. Também é conhecido com um nome diferente - hortelã emperrada. Este é um excelente limpador: ele devora alimentos que não foram comidos pelos peixes e limpa depósitos de plantas em itens decorativos. Star Ancistrus não só vai decorar o aquário de uma forma original, mas também irá beneficiar todos os seus habitantes.

Característica

A primeira coisa que chama a sua atenção é uma cor incomum: uma dispersão de manchas brancas em uma barriga de veludo preto. Essa cor extravagante está associada ao céu estrelado, razão pela qual o Ancistrus recebeu esse nome. A boca tem a forma de uma ventosa, com a qual o peixe se alimenta de depósitos vegetativos formados sobre pedras e elementos decorativos. Possui uma faixa branca na cauda e nas barbatanas, que desaparece com a idade.

O bagre cresce em comprimento até 8 cm e o corpo é coberto por placas fortes e espinhos, que protegem o peixe das invasões dos inimigos. Por natureza, os ancistrus estrelados são pacíficos, mas os confrontos podem ocorrer entre os machos. Os peixes de aquário de outras espécies são ignorados. Eles preferem um estilo de vida noturno e, durante o dia, costumam se esconder em matagais. Eles têm um bom domínio da técnica de camuflagem, podem congelar e ficar na mesma posição por horas.

Como distinguir um homem de uma mulher?

No ancistrus stellate, as diferenças sexuais aparecem um pouco tarde. Só é possível determinar o sexo quando o indivíduo atinge 1,5-2 anos.

Esta é a principal dificuldade em criá-los, pois atingem a maturidade sexual aos 8-12 meses.

A principal diferença entre um macho e uma fêmea são os tentáculos localizados na cabeça do peixe. Tentáculos são processos coriáceos alongados na forma de espinhos peculiares.Nos machos, são longos e grossos, cobrindo toda a superfície da cabeça, e nas fêmeas são raros e encurtados, localizados principalmente ao longo das bordas da mandíbula. Além disso, o formato do corpo do macho é mais alongado e a fêmea tem uma barriga mais redonda.

Com que tipos de peixes eles se dão bem?

Ancistrus tem um caráter calmo e bem humorado, eles se dão bem com todos os tipos de peixes não agressivos:

  • espadachins;
  • platies;
  • gourami;
  • lalius;
  • escalares;
  • peixe-zebra;
  • neons;
  • farpas;
  • arco-íris.

Alguns criadores mantêm Ancistrus com ciclídeos predadores. Isso é permitido apenas se os bagres forem muito grandes ou se essas duas espécies de peixes crescerem juntas desde tenra idade.

Outro ponto importante a se prestar atenção: Os machos Ancistrus podem lutar por território ou feud entre si. Isso acontece com alimentação inadequada e alojamento apertado. Portanto, para evitar conflitos, o peixe-gato deve ser fornecido com cuidado.

Recursos de cuidados

Entre os ancistrus, esta é a menor espécie - o bagre estrela ficará confortável em um aquário a partir de 50 litros. Embora se você planeja manter vários machos, então é melhor escolher um tanque maior e também cuidar de um número suficiente de abrigos.

Os bagres adoram se esconder em grutas, desfiladeiros e matagais densos e, se não forem suficientes, os machos podem brigar.

As algas com raízes bem desenvolvidas e folhas densas são escolhidas entre as plantas. Eles são plantados profundamente no solo e pressionados com seixos. As seguintes plantas aquáticas são adequadas:

  • anubias;
  • criptocoryne;
  • sagittariya;
  • vallisneria.

O fundo pode ser parcialmente decorado com musgo javanês. Não vale a pena plantar o aquário completamente, é preciso deixar espaço livre - áreas com solo onde o bagre vai cavar. Areia e seixos lisos são escolhidos como solo.

Seixos com pontas afiadas devem ser removidos, pois os peixes podem se machucar.

Ancistrus, ao contrário de outros peixes, não é tão exigente com os indicadores de água. Mas seus parâmetros devem estar dentro dos seguintes limites:

  • temperatura - + 20 ... 28 ° С;
  • acidez - 6-7,5 pH;
  • dureza - 5-20 ° dH.

Os bagres são sensíveis à poluição ambiental, por isso o aquário é equipado com um filtro interno ou externo, além de trocar parcialmente a água semanalmente. Para isso, 25% do líquido é drenado e preenchido com água limpa e decantada. Se o aquário for novo, eles esperam 1 mês até que se forme um ecossistema confortável para os peixes, para só então fazerem a mudança.

A água é completamente trocada apenas quando o fungo ou parasitas se espalham. Neste caso, é realizada uma desinfecção completa de todo o aquário e dos elementos decorativos.

    Para o peixe-gato, a aeração da água é desejável, especialmente em aquários densamente povoados. Mas eles não precisam de iluminação, portanto, não é necessária a instalação de lâmpadas. Se seus vizinhos são peixes amantes da luz, por causa dos quais o aquário é bem iluminado, cuidar de locais protegidos e escurecidos para Ancistrus, podem ser arbustos de plantas, casas decorativas e montes de pedras.

    Alimentando

    Alguns aquaristas não levam a sério a alimentação de um peixe-gato, acreditando erroneamente que ele tem restos de comida de outros peixes que encontra no solo. Mas não é assim, muitas vezes os peixes nadando perto da superfície conseguem comer toda a comida que lhes é oferecida antes que ela caia no fundo, e o bagre fica com fome.

    Você deve alimentar o bagre individualmente, fazê-lo à noite com pouca luz. Stellate ancistrus são onívoros, mas sua dieta deve consistir em 70-80% de alimentos vegetais. Você pode dar:

    • pepino;
    • cenoura;
    • abobrinha;
    • espinafre;
    • folhas de alface.

    As verduras e os vegetais são bem lavados, escaldados com água a ferver e, com a ajuda de um peso amarrado, baixados para o fundo junto ao abrigo dos ancistrus.

    Deve-se notar que o aderente adora comer madeira, portanto, várias troncos devem ser colocados no aquário. Ancistrus os mastigará com prazer.

    Na loja de animais você pode comprar alimento para peixes de fundo. Ele vem em grânulos ou comprimidos que afundam bem e afundam rapidamente. Esses alimentos são perfeitamente balanceados, contêm vitaminas, minerais e um complexo vegetal.

    Não se importe que Ancistrus festeje em e comida viva. Cerca de uma vez por semana, eles recebem vermes, artêmia ou tubifex.

    Reprodução

    Os bagres reproduzem-se bem tanto no aquário geral como em aquários separados. Para estimular a desova, as condições ambientais são alteradas:

    • abaixe a temperatura da água para +20 graus Celsius;
    • substitua 70% da água por água doce.

    Essas ações recriam o ambiente que se forma nos corpos d'água naturais durante o período das chuvas. E o ancistrus vivendo na desova selvagem neste exato momento. Também é necessário melhorar as condições gerais de manutenção: com mais freqüência ligue o suprimento de oxigênio, alimente-se bem e, se o aquário estiver muito povoado, plante o macho e a fêmea em áreas de desova separadas.

    Forneça cobertura suficiente. Equipe o fundo com várias grutas, conchas profundas e fragmentos invertidos. É aqui que o Ancistrus vai desovar. Tubos de cerâmica especiais podem ser comprados em lojas, eles são convenientes para usar se os bagres se reproduzem em um aquário comum. No final da desova, em tal dispositivo, será possível transferir facilmente os ovos para o gabarito. Não se esqueça de levar o macho, será ele quem cuidará da futura prole.

    O caviar Ancistrus é grande, de cor laranja. O macho cuida dela dia e noite: limpa, fanns com nadadeiras e protege das invasões alheias. No 4º dia, eclodem as larvas, que se alimentam do saco vitelino. E depois de mais 6 dias, surgem os alevinos, neste momento o macho pode ser depositado em um aquário comum. Os bebês são alimentados com poeira viva ou flocos secos especializados. Quando os juvenis crescem e ficam mais fortes, os adolescentes são transplantados para um aquário comum.

    Doenças

    Ancistrus stellate tem uma saúde muito boa, mas às vezes surgem alguns problemas. Vamos designar as 4 doenças mais comuns.

    1. Semolina (ictioftiriose) É a infecção mais comum. O principal sintoma é uma saburra branca no corpo. O bagre recusa-se a comer e não sai de seu esconderijo. É tratado com preparações à base de sulfato de cobre.
    2. Oodiniumosis. O peixe coça nas pedras e seu abdômen é coberto por uma camada amarelada. É tratado com sulfato de cobre. Além disso, é recomendável aumentar a temperatura da água em alguns graus e não desligar a aeração.
    3. Hipóxia. Se um peixe-gato costuma flutuar na superfície da água para capturar o ar pela boca, então ele não tem oxigênio suficiente. Isso geralmente ocorre quando o aquário está superlotado e a temperatura da água está muito alta.
    4. Envenenamento... Para evitá-lo, recomenda-se testar periodicamente a água quanto ao teor de nitratos e nitrogênio. Para isso, testes especiais podem ser adquiridos na pet shop. Em caso de ultrapassagem das normas, é necessário o uso de condicionadores que neutralizem as substâncias nocivas.

    As doenças ocorrem mais frequentemente quando há substâncias tóxicas na água, bem como quando as regras de alimentação não são seguidas. Outro motivo são os alimentos contaminados. Se houver dúvidas sobre sua qualidade, os vermes e larvas pré-alimentares devem ser congelados. Com bons cuidados, o ancistrus vive por muito tempo - até 10 anos. Os peixes saudáveis ​​encantam os seus proprietários com uma cor bonita e um comportamento interessante.

    Você aprenderá mais sobre ancistrus estrela assistindo ao vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa