Tipos de peixes de aquário

Veil ancistrus: descrição, cuidado e criação

Veil ancistrus: descrição, cuidado e criação
Contente
  1. Característica
  2. Manutenção e cuidados
  3. Compatibilidade e reprodução

Muitos aquaristas preferem criar não apenas peixes em miniatura, mas também bagres decorativos em um reservatório artificial. Estes incluem ancistrus velado (libélula). Os habitantes das profundezas são despretensiosos no cuidado e se distinguem por uma disposição pacífica. Leopardo e bagre vermelho se dão bem com quase todos os tipos de peixes de aquário.

Característica

Uma bela variedade de bagres decorativos chamados ancistrus veil em condições naturais prefere os rios da América do Sul com forte correnteza. Uma variedade incomum de bagre de aquário veio para a Rússia apenas em meados dos anos 70 do século passado. Este peixe é conhecido pela sua despretensão e é adequado até para aquaristas novatos.

As barbatanas de véu são uma característica da variedade. O corpo do peixe-gato tem uma forma achatada em forma de gota, e as placas ósseas são visíveis no dorso e nas partes laterais. O peixe é caracterizado por uma cabeça larga e a boca se assemelha a uma ventosa. Devido às características individuais da estrutura do corpo, os véus ancistrus durante a corrente são mantidos em protuberâncias e paralelepípedos subaquáticos. Poderosas mandíbulas em forma de chifre permitem que os peixes removam as algas do aquário.

As cores do véu ancistrus são bastante espetaculares. No peixe-gato-leopardo, o corpo de uma rica sombra verde-oliva é decorado com numerosas manchas claras. O peixe ganhou o nome de "libélula" por causa das nadadeiras alongadas, que visualmente se assemelham a um véu. Um peixe se movendo em um reservatório artificial parece um inseto gracioso bem conhecido com asas transparentes. Esses habitantes das profundezas parecem brilhantes e originais.Isso explica sua imensa popularidade entre aquaristas ávidos. Existem também ancistrus amarelos, brancos e vermelhos.

Distinguir o macho da fêmea não é difícil. Os primeiros são muito mais magros do que as mulheres. Além disso, "meninos" têm protuberâncias coriáceas em suas cabeças. Em um reservatório artificial, os peixes atingem um comprimento de 8 a 10 cm.

Os bagres sugadores passam a maior parte do tempo no fundo do aquário, pois não possuem bexiga natatória. Veil ancistrus prefere estudar o fundo e se agarrar a vários objetos com a boca. Onem agir como "Ordenanças"limpar as paredes do aquário de algas.

Especialistas dizem que a libélula ancistrus é capaz de mudar de sexo. As razões residem em fatores externos desfavoráveis, sob a influência dos quais a mulher se transforma em um homem de pleno direito e desempenha suas funções “masculinas”.

Manutenção e cuidados

Veil ancistrus são muito fáceis de manter. Eles não sentem desconforto em aquários pequenos e não requerem iluminação intensa. Portanto, as regras para manter a "libélula" são as seguintes:

  • qualquer aquário de 50 litros;
  • temperatura da água - de 20 a 25 graus;
  • dureza - de 10 a 25;
  • acidez - até 7,5;
  • aeração poderosa e filtração de líquido no aquário;
  • mudança semanal de 1/3 de água doce;
  • iluminação moderada (luz fraca é perfeita).

    Também é aconselhável criar áreas verdes em um reservatório artificial, já que esse tipo de peixe gosta de se esconder nos matagais. Outro ponto importante: Ancistrus passa a maior parte do tempo no fundo, por isso a presença de protuberâncias e pequenas pedras sobre ele é obrigatória.

    O peixe-gato-libélula come alimentos de origem vegetal. Os peixes recebem vegetais frescos (pepino, abobrinha e alface, previamente escaldados em água fervente), além de ração seca em flocos e pastilhas. Eles alimentam os habitantes das profundezas com vermes sanguíneos.

    Com uma quantidade insuficiente de alimento, o bagre sugador começa a absorver as folhas das plantas do aquário.

    Compatibilidade e reprodução

    Ancistrus velados distinguem-se por uma disposição amigável e não mostram agressividade para com os seus vizinhos no aquário. Com eles, você pode conter com segurança quase todas as variedades de peixes de aquário. No entanto, ancistrus pode entrar em conflito com grandes ciclídeos territoriais. Além do mais, eles podem danificar pequenos membros da família dos peixinhos dourados.

    Criar libélulas é muito fácil. Os bagres ornamentais atingem a maturidade sexual por volta de 10-12 meses e voluntariamente "vão" para desovar no aquário geral. No entanto, um casal que está se preparando para a reprodução é melhor feito em um recipiente separado.

    No fundo de um aquário temporário, eles se espalham pequenos tubos de cerâmica e troncos. A desova é estimulada um aumento na temperatura da água, bem como sua reposição. Na maioria dos casos, a fêmea "vai" desovar um dia depois. Por vez, ela cospe de 60 a 80 ovos de cor vermelha brilhante. Após a desova, a fêmea é enviada para uma “morada” comum, e o “papai” protege a “prole” até que apareçam os filhotes. Nos primeiros dias após o nascimento, os juvenis se alimentam de suprimentos do saco vitelino e, então, começam a alimentá-los com tubifex esmagado. Em um reservatório artificial, ancistrus velado pode viver até 7 anos.

    Para saber como é o véu ancistrus, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa