Ancistrus: recursos, tipos e conteúdo
Um aquário é um ecossistema fechado que vive em sua plenitude. E como qualquer moradia, precisa de quem mantenha o território limpo. Os caracóis e vários tipos de bagres são os mais adequados para o papel de limpadores. Os mais famosos entre os aquaristas são os peixes despretensiosos, como o peixe-gato-ancystras.
Descrição
Os peixes limpadores do Antsistrus chegaram aos aquários vindos de corpos de água doce da América do Sul e Central. Os bagres dessa espécie preferem rios de fluxo rápido na natureza, mas também podem ser encontrados nas águas estagnadas dos lagos da floresta e até mesmo em pântanos com barris de água límpida. Somik-sticky é um dos habitantes de aquários mais populares entre aquaristas novatos e profissionais.
Ancistrus comum tem uma aparência muito original. O corpo do peixe assemelha-se a uma gota alongada, achatada na parte superior e inferior. O bagre é coberto por placas ósseas multifacetadas, sendo a cabeça a parte mais larga do peixe. Uma grande barbatana dorsal, que lembra um pano esvoaçante, em alguns indivíduos pode ser pressionada contra o dorso. As barbatanas pélvicas e peitorais são redondas e largas, a barbatana adiposa é muito pequena.
O bagre tem uma estrutura de boca muito interessante, razão pela qual recebeu o nome vulgar de "bagre-chupa-chupa". Os lábios alongados, boca inferior arredondada e a presença de ventosas em forma de chifre nos lábios ajudam o peixe a aderir à superfície, impedindo que o fluxo de água afaste o bagre.
Os bagres Ancistrus são freqüentemente chamados de limpadores de aquário.
Devido à estrutura especial da boca, aderem às pedras do fundo, ao vidro do aquário e a outros objetos e comem o que se deposita sobre eles - é assim que limpam o aquário do excesso de detritos e material biológico.
Variedades
Na natureza, existe uma grande variedade de bagres ancistrus, cujo tamanho varia de 20 a 195 mm. Algumas espécies deste peixe vivem em aquários.
Ordinário
Ancistrus comum também é chamado de ancistrus azul. Este nome se deve ao fato de que em animais jovens é comum encontrar escamas em tons de azul e bordas brancas nas nadadeiras. Os bagres adultos geralmente apresentam escamas de diferentes tons. – de cinza amarelado a cinza escuro. As manchas brancas estão caoticamente localizadas por todo o corpo.
Véu
Essa espécie possui nadadeiras altamente desenvolvidas e, ao se mover, balançam como um véu ao vento. Por esse recurso, o bagre recebeu esse nome. A cor do corpo do peixe é principalmente azeitona escura, com manchas claras localizadas aleatoriamente. Os movimentos são muito suaves e lembram o bater de asas, pelo qual a subespécie recebeu seu segundo nome - libélula ancistrus.
Estrela
Cores incrivelmente belas, que lembram o céu estrelado da noite, tornaram-se a fonte do nome desta espécie. O corpo do peixe é preto ou tão escuro com manchas brancas peroladas ou azuladas que parece que um pedaço de noite estrelada está rastejando no fundo. Os juvenis apresentam bordas azuladas nas barbatanas dorsal e caudal. Existem pequenos espinhos nos primeiros raios das nadadeiras anteriores do ancistrus estrelado.
Estrela
Peixe castanho-escuro, quase preto, com pequenas manchas brancas ou azuis e barbatanas peitorais espessas cobertas por espinhos espinhosos, muito semelhantes ao ancistrus estrelado. A principal diferença será o largo contorno branco das barbatanas, que está presente ao longo de toda a vida dos peixes. Além disso, estelares aderidos têm espinhos ósseos escondidos na base da cabeça. No momento do perigo, o peixe os espalha para afastar os inimigos.
Diamante
Um dos bagres numerados mais raros é o ancistrus diamante L-184. Externamente, o peixe se assemelha a uma contraparte estrelada, diferindo deste último em uma cor preta mais saturada com grandes manchas brancas brilhantes. A cor não muda mesmo na forma adulta.
Vermelho ou Super Vermelho
Uma nova variedade pouco conhecida desenvolvida por criadores alemães. É caracterizada por escamas incrivelmente brilhantes em vermelho-tijolo ou laranja. Ao contrário de outros parentes, Red Ancistrus prefere viver uma vida ativa durante o dia. Em comparação com outras espécies, o tamanho do corpo dos peixes é pequeno, não ultrapassando 60 mm.
Albino dourado
Ancistrus albino ou Golden Ancistrus é um peixe que perdeu a pigmentação das escamas. Com isso, a cor do corpo adquiriu um belo tom bege dourado. Os olhos são rosados, característica dos albinos. Como os albinos de outros seres vivos, a vida útil desse peixe é mais curta do que a de outras espécies.
Amarelo
O bagre amarelo é um dos mais conhecidos tipos de aderente, junto com o ancistrus comum. Exteriormente, ele se parece muito com um albino, diferindo dele apenas na cor dos olhos e uma cor amarela de bezerro mais saturada. O bagre amarelo tem olhos comuns.
Estampa de leopardo
O leopardo dourado ancistrus também é chamado de tartaruga ou marrom avermelhado. O peixe tem esse nome por causa de sua bela cor de leopardo. Nos alevinos, manchas marrons escuras estão espalhadas pelo corpo laranja-avermelhado. Com a idade, a cor do corpo do peixe muda para amarelo dourado com manchas escuras pronunciadas. A raça foi criada artificialmente e pertence à espécie numerada. O nome oficial da variedade de bagre é LDA-016.
Se um leopardo ancistrus tiver manchas marrons e cinza em seu corpo, essa opção de cor é chamada de tricolor ou tigrado.
Diferenças de pterygoplicht
Os recém-chegados ao hobby do aquário muitas vezes confundem o bagre ancistrus com outro tipo de bagre de cota de malha - o peixe pterygoplicht. Apesar da semelhança externa, esses peixes pertencem a gêneros diferentes e para distingui-los é necessário conhecer algumas das características dos peixes.
- A cor do jovem e do adulto não difere no pterygoplicht. Ancistrus jovens têm uma borda clara em suas nadadeiras, que desaparece com a idade.
- Um padrão peculiar está localizado no corpo do pterygoplicht: quanto mais velho o indivíduo, menos perceptível ele é. Ancistrus tem uma variedade de cores em escala.
- Em pterigoplichts adultos, um bigode cresce na mandíbula. Os machos Ancistrus possuem muitos chifres distintos no topo de suas cabeças.
- Em pterigoplichts, o dimorfismo sexual é menos pronunciado.
- Ao contrário de Ancistrus, pterygoplicht é incapaz de criar em aquários.
- O bagre pegajoso em aquários vive de 7 a 8 anos, o pterygoplicht pode viver o dobro - cerca de 15 anos.
Compatibilidade
Os peixes-gato ancistrus são criaturas pacíficas. Por ocuparem o nível inferior, os peixes sugadores convivem no mesmo aquário com quase todos os outros peixes. As únicas exceções são as formas de reprodução de peixes dourados fleumáticos e vagarosos, bem como espécies de peixes sem escama... Esses indivíduos podem sofrer, já que os bagres às vezes grudam em seus corpos, roendo os infelizes até os ossos.
Também não é recomendado estabelecer ciclídeos agressivos e outras espécies territoriais no mesmo aquário com bagres, caso contrário, lutas constantes serão inevitáveis.
A estrutura da cavidade bucal dos ancistrus não permite que comam camarão, portanto, é bem possível que bagres e camarões vivam juntos.
Condições de detenção
Os bagres Ancistrus são muito despretensiosos, mesmo os iniciantes podem lidar com seu conteúdo. Como o peixe é muito ativo, o aquário deve ter um volume de pelo menos 80 litros por 1 bagre. Uma temperatura confortável para ancistrus é de + 22–26 ° C, mas o bagre pode facilmente resistir a quedas de +18 a + 30 ° C (embora seja melhor não experimentar dessa forma, porque esse estresse pode ser fatal para um peixe).
Na natureza, os ancistrus preferem água ligeiramente ácida (6,0-7,3 pH), mas em um aquário eles são menos exigentes e sobrevivem em quaisquer condições. O único fator essencial para este peixe é água constantemente limpa e oxigenada. Para isso, são instalados filtros de ar, muitas vezes a água é trocada.
Os bagres Ancistrus levam um estilo de vida predominantemente crepuscular, portanto, a iluminação brilhante constante é contra-indicada.
O aquário deve ser ajustado para acalmar, escurecer e ter pouca iluminação. Além disso, os próprios bagres são ativados à noite.
O que e como se alimentar?
Os bagres preferem alimentos vegetais. Na verdade, a principal fonte de alimento dos peixes são as incrustações de algas no conteúdo dos aquários (paredes, decorações, solo).
Mas seja como for, ainda é necessário alimentar o bagre. Na maioria das vezes, os aquaristas os alimentam com alimentos especiais à base de espirulina, projetados especificamente para bagres de malha (locaria). Esses alimentos fornecerão aos peixes todos os oligoelementos de que necessita, incluindo proteínas.
Ancistrus pode ser alimentado com folhas cozidas de repolho, urtiga, alface, fatias de abobrinha, pepino e pedaços de brócolis ajudam a diversificar sua dieta.
Os alimentos vegetais não consumidos devem ser removidos do aquário, caso contrário, eles estragarão rapidamente a água.
Decoração de aquário
Ao decorar um aquário, vale a pena usar troncos, cavernas artificiais e grutas. Um destes elementos decorativos será escolhido pelo bagre ancistrus como sua casa e nele viverá e vigiará constantemente. Deve-se usar cascalho fino ou areia como solo, estendendo-o em uma camada de 40-50 mm.
Pode-se diversificar a paisagem do aquário com várias plantas, que também podem se tornar uma fonte adicional de vitaminas e minerais para os peixes. Aquaristas experientes recomendam o plantio de algas no aquário com Ancistrus. Eles crescem rapidamente e serão um complemento essencial à dieta do bagre. Para que as plantas se desenvolvam normalmente, elas precisam de iluminação adicional durante o dia.
Como distinguir um homem de uma mulher?
A característica mais característica que permite determinar o sexo de um adulto é a presença de protuberâncias semelhantes a chifres longos na mandíbula superior em machos. Este dimorfismo se torna pronunciado apenas próximo à idade da puberdade (cerca de 1 ano). Além do mais, os meninos bagres são mais elegantes e maiores do que as fêmeas. As meninas são menores, com abdômen mais arredondado. Os chifres do nariz das fêmeas, se houver, são curtos (cerca de 1 mm de comprimento) e são muito poucos.
Reprodução
Ancistrus são despretensiosos e podem ser facilmente criados até mesmo em aquários comuns, que estão repletos de outros peixes que comem ovos. É por isso imediatamente antes do acasalamento, vale a pena plantar um casal heterossexual escolhido para acasalamento em um recipiente separado. O peixe-gato esconde os ovos desovados em vários locais isolados, por exemplo, atrás de decorações, em saliências decorativas e pode ser colocado em filtros se lá chegar. O caviar Ancistrus é amarelo-avermelhado, bastante grande.
Para preservar o número de alevinos nascidos dos peixes lactentes, os produtores de bagres são geralmente depositados em um recipiente especial - uma caixa de desova. A fim de aproximar o tempo de desova, a estimulação é realizada: 2 partes de água do aquário geral e 1 parte de água doce são despejadas no aquário de desova, então a temperatura ambiente é reduzida em 2 ° C. Os futuros pais são transplantados para um recipiente preparado.
Uma vez no local de desova, o macho começa a preparação para a desova. Ele limpa o local escolhido para o local de nidificação - geralmente é algum tipo de madeira flutuante, fenda ou tubo. A seleção e limpeza de um futuro ninho pode levar vários dias. Depois disso, o processo de namoro e desova começa.
A fêmea põe 30-200 ovos à noite e os enfia no local escolhido pelo macho. Após isso, a fêmea deve ser depositada o mais rápido possível.
A partir deste momento, o macho passa a proteger a prole e mostra agressividade com todos os peixes, podendo a fêmea sofrer.
Após postura e até que os alevinos comecem a nadar por conta própria, o macho ancistrus cuida da prole. Limpa e areja os ovos, afastando outros peixes do ninho, incluindo a fêmea que pôs os ovos. As larvas eclodidas no 5º dia permanecem penduradas no ninho em forma de cacho por algum tempo. Esse período dura até 7 dias, até que o saco vitelino se dissolva.
Quando os nutrientes primários são totalmente absorvidos, os alevinos começam a se mover de forma independente. Assim que se tornam independentes, o pai é devolvido ao seu território permanente.
Após a eclosão, as larvas de ancistrus se alimentam do conteúdo do saco vitelino de onde nasceram. Em seguida, eles podem ser alimentados com comida seca especial. É mais conveniente usar tabletes de ração para bagres. É aconselhável dar nutrição abundante ao pequeno ancistrus, pelo menos 3 vezes ao dia.
Além da nutrição, é necessário garantir uma troca diária de 20% da água do local de desova. Com esse cuidado, os alevinos atingirão o tamanho adulto em seis meses, podendo então ser transplantados para um aquário adulto.
Possíveis problemas
Embora os ancistrus sejam criaturas muito despretensiosas e bastante pacíficas, mantê-los pode causar alguns problemas. Uma das principais dificuldades é que a água doméstica é limitada em tamanho. Com a falta de espaço livre, o bagre adulto pode mostrar agressividade dentro de sua espécie para proteger o território.Suas lutas raramente são muito ferozes, mas um indivíduo mais forte não permitirá que um oponente coma pacificamente em seu território, o que pode levar à morte de um peixe fraco.
Outro problema é o bairro escolhido indevidamente. Os bagres pegajosos são criaturas noturnas, eles podem "selar" peixes maiores que dormem, por exemplo, os dourados, e roer suas escamas.
Acontece que o Ancistrus pode rastejar para dentro dos tubos do filtro, o que pode levar à morte.
Se o peixe flutuar até a superfície e começar a engolir ar, isso significa que tem dificuldade para respirar. Para resolver este problema, é necessário aumentar o suprimento de oxigênio com o auxílio de um compressor.
Ancistrus são suscetíveis a várias doenças do trato gastrointestinal, bem como doenças virais ou bacterianas associadas ao seu aparecimento. Os vermes podem perturbar o peixe-gato. Para evitar a maioria dos problemas, você não deve iniciar novos peixes no aquário geral imediatamente. Eles são mantidos em quarentena por vários dias e sua condição é monitorada. Em caso de manifestação de sinais da doença, vale a pena entrar em contato com um especialista para escolher a forma de tratamento.
Adendo
Se você decidir introduzir produtos de limpeza incríveis em seu aquário doméstico, então vale a pena considerar algumas das nuances.
- Em um aquário com volume de 150 litros, você pode adicionar no máximo 4 peixes.
- Para cada peixe que você precisa local isolado (a casa onde ela vai morar) e um obstáculo favorito, que o bagre vai roer.
- A água deve ser macia e ligeiramente ácida, com uma temperatura de + 22-25 ° C. Mas algumas variedades de ancistrus preferem água dura.
- O aquário deve ser equipado com um poderoso sistema de aeração.
- Peixes pegajosos levam um estilo de vida ativo ao crepúsculo, portanto, eles não precisam de iluminação adicional. No caso de usar a luz de fundo, é necessário definir períodos iguais de claro e escuro com crepúsculo curto por meia hora.
- Deve haver uma quantidade suficiente de espaço verde no aquário.
- É necessária uma mudança semanal de 25% do volume total de água.
Sujeito a essas condições, seu peixe-gato terá um fígado longo saudável e feliz.
Visão geral da revisão
Se você perguntar a quem cuida de peixes há muito tempo, quase todos vão elogiar unanimemente esses trabalhadores despretensiosos, lutadores pela limpeza do aquário. Tudo sobre este peixe é adequado para os proprietários.
Das deficiências, eles notam a lenta taxa de crescimento dos peixes, a dificuldade de determinar o sexo em bebês e o amor de se esconder em um abrigo durante o dia, mas à noite o peixe pode mastigar comida apetitosa. Em alguns proprietários, os bagres adultos comiam caracóis, apesar de os primeiros parecerem vegetarianos e os segundos serem protegidos por conchas. Ancistrus também desenterra plantas e escava debaixo das decorações do fundo.
Em massa, ancistrus agrada com sua aparência e comportamento lúdico. É felizmente guardado em aquários por amadores e profissionais.
Para mais informações sobre o ancistrus, veja o próximo vídeo.