Tipos de peixes de aquário

Tubarões de aquário: características, tipos e cultivo

Tubarões de aquário: características, tipos e cultivo
Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Seleção de peixes e aquário
  4. Condições de detenção
  5. Compatibilidade

Você pode tornar o seu aquário doméstico verdadeiramente interessante e incomum povoando-o com espécies de peixes exóticos. Recentemente, os amantes da vida marinha começaram a ter tubarões decorativos. Ao contrário de grandes parentes do mar, ela é pacífica, calma e, o que é mais importante, se dá bem com os vizinhos. Antes de começar a usar esses animais de estimação, você precisa aprender mais sobre eles.

Descrição

Mini tubarões podem ser chamados de predadores exóticos. Seu habitat é tão diversificado que indivíduos dessa espécie são encontrados em quase todos os lugares. Enquanto alguns habitam as águas costeiras rasas dos mares, outros conseguem se estabelecer nas profundezas do oceano.

Esses peixes de aquário são muito semelhantes aos seus parentes, por exemplo, o tubarão branco ou mako. Portanto, é costume considerar os habitantes domésticos como uma mini-cópia dos gigantes do mar, com a diferença de que eles não anseiam pelo sangue de outrem.

Entre os indivíduos do aquário, existem muitas espécies que diferem na aparência (tamanho e cor), bem como nas condições de detenção.

O comprimento do corpo dos tubarões decorativos varia de 20 cm a 1,5 metros. A propósito, esses grandes habitantes requerem tanques de água especiais.

A manutenção correta e uma boa nutrição têm um efeito benéfico no estado geral do animal marinho, bem como na sua expectativa de vida. Os pequenos predadores vivem em média 20 anos.

Entre os tubarões de aquário, as seguintes cores são as mais comuns:

  • Branco;
  • branco e cinza;
  • cinza escuro;
  • preto rico;
  • avermelhado acastanhado;
  • identificado.

Variedades

Apesar da semelhança com grandes predadores, os pequenos tubarões são pacíficos por natureza, sem prejudicar nem mesmo os habitantes menores da casa subaquática.

Existem muitos tipos de tubarões decorativos. Aqui estão alguns deles.

  • Preto. É considerado o mais popular entre os aquaristas. Esta espécie é uma cópia em miniatura do predador marinho. O corpo está completamente preto. No entanto, o peixe de água doce tem uma peculiaridade - dependendo das condições de vida e nutrição, ele altera a saturação da cor. Com os devidos cuidados, o indivíduo cresce até 50 cm, não entrando em conflito com os peixes vizinhos.
  • Anão. O menor representante dos tubarões de aquário. O tamanho de um adulto não ultrapassa os 25 cm. Na natureza, prefere as águas quentes dos oceanos Índico e Pacífico. Esta espécie é ovovípara. Assim, em uma ninhada, a fêmea reproduz de 6 a 8 filhotes. O tubarão anão deve ser alimentado com cefalópodes. Com seus dentes afiados, ele rasga a presa em pequenos pedaços - como um verdadeiro predador. Uma característica distintiva do "anão" é a presença de órgãos luminescentes (fotóforos) em seu corpo, que brilham.
  • Barbatana preta. Seu parente é o tubarão de recife de barbatana preta. No entanto, sua miniversão é uma criatura pacífica que atinge 15 cm de comprimento (é extremamente raro que os indivíduos cresçam até 20 cm). O peixe é exigente com a comida, o principal é a quantidade. Os aquaristas devem estar cientes de que comer demais pode levar à doença do animal. A propósito, não pode ser chamado de água doce. Um habitat confortável é a água levemente salgada no aquário (2 colheres de sopa são suficientes para um balde de água).
  • Preto em dois tons. A julgar pelas críticas, é o representante mais atraente dos peixes ornamentais. Seu corpo é coberto por uma pele aveludada, ela é pintada de uma cor preta profunda. Mas toda a beleza está na cauda vermelha brilhante, que se destaca efetivamente contra o fundo do torso preto. O único ponto importante a considerar antes de comprar esse tipo de peixe é que ele é muito agressivo por natureza. Por esta razão, você não deve adicionar criaturas vivas a ele - provavelmente, tudo terminará em conflito.
  • Galhardete. Outros nomes são peixe-gato tubarão, flâmula pangasius. Existe uma semelhança com um predador marinho. Em águas abertas, os indivíduos atingem 1,5 metros de comprimento, enquanto os peixes ornamentais não ultrapassam 50-60 cm. A dieta do peixe-gato tubarão consiste em peixes magros, lulas congeladas ou ração peletizada. Curiosamente, o pangasius é um peixe bastante estranho. Assustada, ela finge estar morta por cerca de 30 minutos, após os quais ela retorna ao normal. Os especialistas não recomendam adicionar peixes pequenos ao tubarão galhardete - durante o período de fome, ele é capaz de comê-los.
  • Felino. Representante dos tubarões do Atlântico. Um adulto raramente atinge 1 metro de comprimento. Nesta espécie, o corpo é alongado, as barbatanas são bem desenvolvidas - graças a esta estrutura corporal, desenvolve rapidamente a velocidade. Como o formato da cabeça do peixe é semelhante à cabeça de um gato doméstico, foi apelidado de felino. Existem duas opções de cores - escuro sólido e manchado. O tipo de reprodução de tubarões felinos é a postura de ovos. A fêmea põe 20 ovos por vez. Por natureza, eles são predadores noturnos.
  • Espinhoso. Os aquaristas raramente escolhem esta espécie para reprodução doméstica, por isso não é encontrada à venda. Externamente - um tubarão padrão, um corpo fino alongado, cor cinza, a pele é coberta por pequenos espinhos. Ele cresce até 50 cm de comprimento.
  • Chifrudo. Pertence à família dos dentados. Os indivíduos são grandes o suficiente - 1,5 metros. Um traço característico é uma cabeça grande com protuberâncias semelhantes a chifres sobre os olhos. Os marinhos preferem os espaços amplos, portanto, para a criação deste peixe, é preferível adquirir aquários com volume mínimo de 1000 litros.

Seleção de peixes e aquário

Se decidir adquirir um predador em miniatura, deve abordar com particular seriedade a escolha de uma determinada espécie de tubarão, bem como o aquário em que passará toda a sua vida.

Os especialistas identificaram várias recomendações:

  • para um tubarão de fundo que pode respirar deitado no fundo, é melhor escolher um aquário quadrado ou retangular com cantos agudos;
  • para os pelágicos, convém um tanque anular ou com cantos arredondados, para que os peixes possam "fazer círculos" com calma, sem travar à frente de obstáculos;
  • o volume do aquário depende do número de indivíduos - deve haver no mínimo 40 litros por peixe, além disso, é preciso levar em consideração sua maturação intensiva à medida que aumenta de tamanho;
  • você não deve instalar diferentes espécies de minitubarões em uma casa subaquática, pois cada um tem seus próprios requisitos de temperatura, salinidade, presença de vegetação e cada um tem um estilo de vida e movimento diferentes.

Condições de detenção

Os carnívoros surpreendentemente pequenos são animais de estimação ideais. O principal é proporcionar-lhes condições de vida o mais próximas possível das naturais, não ignorar as suas necessidades e, claro, alimentá-los.

Considere o que os tubarões decorativos precisam para uma estadia confortável:

  • o regime de temperatura correto é de 22 a 29 graus;
  • Indicadores de pH da água - 6,5-8,0;
  • troca semanal de água - 30% do total;
  • boa filtração e aeração com a criação de uma forte corrente;
  • grutas, cavernas, vegetação viva instalada no fundo.

No que diz respeito à alimentação, aqui não é muito mais difícil. Os tubarões domésticos são onívoros. É importante que sua alimentação seja rica em proteínas e carboidratos. Recomenda-se alimentar os peixes 2-3 vezes ao dia.

É melhor se a dieta diária consistir em alimentos vivos e vegetais ao mesmo tempo.

As lojas de animais vendem comida seca especial para peixes ornamentais, incluindo minitubarões. No entanto, o menu pode incluir os seguintes componentes:

  • carne de camarão;
  • pequenos insetos;
  • peixe congelado;
  • repolho;
  • abobrinha;
  • pepinos ralados;
  • pequenos peixes vivos;
  • mingau de cereal.

Compatibilidade

      Tubarões de aquário são criaturas pacíficas, então eles podem se dar bem facilmente com outros habitantes da casa subaquática. Os proprietários de predadores em miniatura devem conhecer uma regra - um tubarão não deve morrer de fome, caso contrário, seu instinto natural prevalecerá e os pequenos vizinhos serão comidos.

      Além disso, não é recomendado criar várias espécies diferentes deste peixe em um tanque - diferentes condições e caracteres podem afetar negativamente sua saúde.

      Um aquário caseiro com tubarões em miniatura parece incomum e até assustador para os hóspedes. No entanto, aquaristas experientes os admiram e gostam de criá-los. Para que os peixes tenham uma vida longa, e as espécies ornamentais vivam até 20 anos, é necessário transformar um reservatório comum de água em um pequeno oceano, onde o mini-tubarão se moverá e se alimentará livremente.

      Além disso, não se esqueça dos procedimentos padrão - filtração, aeração, limpeza e troca de água.

      Veja abaixo a manutenção correta do tubarão de aquário.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa