Tipos de peixes de aquário

Shark bala (balu): características, conteúdo e compatibilidade

Shark bala (balu): características, conteúdo e compatibilidade
Contente
  1. Descrição
  2. Comportamento dos peixes
  3. Compatibilidade
  4. Condições de cultivo
  5. Alimentação correta
  6. Diferenças sexuais e reprodução
  7. Resenhas de aquaristas

A cada ano, a manutenção e a criação de peixes estão se tornando cada vez mais populares. Os aquaristas que se dedicam a essa atividade há muito tempo, muitas vezes não se surpreendem com peixes comuns; agora, indivíduos únicos e fora do padrão estão na moda. Estes podem ser legitimamente atribuídos à bola de tubarão - um peixe cuja aparência não combina em nada com o caráter.

Descrição

O tubarão balu também tem o nome de bola ou barbus, pertence à família das carpas. Este peixe incomum foi descoberto por Peter Blecker, um cientista holandês. Os habitats Balu são bacias hidrográficas da Ásia, Sumatra, Península de Malaca. Infelizmente, a população de peixes está diminuindo constantemente, a farpa é considerada uma espécie em extinção hoje. As razões para este fenômeno ainda não foram esclarecidas, mas há sugestões de que a culpa é da água suja e das atividades humanas nessas regiões.

Os indivíduos destinados à venda são criados artificialmente. Eles são fornecidos da Tailândia e da Indonésia. Os peixes vivem em todos os níveis de água e a base da sua nutrição são os insetos e as suas larvas, várias algas, pequenos crustáceos.

Um peixe adulto que vive em seu ambiente natural atinge cerca de 40 cm de comprimento, mas os peixes de aquário não terão mais de 25-30 cm. O corpo do peixe é alongado, esguio, existe uma barbatana no dorso, que imediatamente evoca associações com um tubarão. O corpo, via de regra, é prateado, a cor superior é mais escura, a inferior amarelada.

As escamas do corpo estão fortemente pressionadas umas contra as outras, cintilam. A boca e os olhos do tubarão de aquário são grandes para rastrear e absorver alimentos mais rapidamente.O peixe se move rapidamente, então ele definitivamente precisará de grandes corpos d'água. Eles vivem a bola por muito tempo - em média 10 anos.

Comportamento dos peixes

A maioria dos recém-chegados que primeiro ouviram o nome "tubarão balu" acreditam erroneamente que, desde "tubarão", os peixes devem ser predadores, raivosos e muito difíceis de manter. Felizmente, tudo isso está longe da realidade, e a única coisa que une a bola de aquário ao formidável predador do mar é o formato da barbatana. O resto da farpa de tubarão é um peixe incrivelmente pacífico e calmo que não percebe tudo se movendo em busca de comida.

No entanto, é importante notar que os peixes desta espécie são muito covardes. Para eles, morar em um aquário pode ser doloroso, já que os seres aquáticos estão acostumados a viver em liberdade, onde existem grandes espaços. Além disso, os próprios peixes são bastante grandes.

Muitos são os casos que se conhecem quando os assustados com a bola se esconderam e não saíram da clandestinidade por dias, ou mesmo bateram no vidro do aquário, levando-se à morte.

Levará várias semanas para adaptar adequadamente esses animais de estimação. Neste momento, os peixes não devem ser provocados: qualquer som alto, grito, batida no vidro causará verdadeiro horror aos habitantes do aquário. Além disso, você terá que cuidar da iluminação - os peixes ficam muito assustados com os flashes repentinos. Outra característica do personagem da bola de tubarão é o amor por pular. Você precisa se preparar para o fato de que esses peixes vão pular, e com muita frequência. É por isso O aquário deve ser mantido sempre coberto.

Farpas são peixes de cardume; para seu desenvolvimento harmonioso, precisam definitivamente de vizinhos. Normalmente, os aquaristas compram de 5 a 7 indivíduos, que formam um rebanho com uma ordem estrita.

À frente dessa "família" estão os peixes mais fortes e resistentes; os peixes menores obedecem aos líderes sem questionar. Comprando apenas um barbus, você o condenará ao estresse constante.

Compatibilidade

Os aquários Balu são peixes pacíficos e positivos, por isso é muito fácil encontrar vizinhos para eles. O principal é escolher as espécies que mais se adaptam ao temperamento dos peixes, já que as bolas são bastante ativas. Se você colocar peixes calmos e melancólicos nos vizinhos, tal atividade será irritante. Pequenos tubarões se dão melhor com sua própria espécie, bem como com outros peixes ágeis: arco-íris, espadachins, cardeais, gourami, grande rasbora, corredores. Catfish se tornará um bom "companheiro de quarto" - ele limpará o aquário sem incomodar os peixes.

Quanto aos peixes pequenos, como guppies, neonchiki, peixe-zebra, eles serão bons vizinhos para a bola apenas até que cresçam fora do tamanho da bola. Além disso, as farpas não serão mais capazes de distingui-los de sua comida normal. Além disso, para o tubarão balu não é recomendado para adquirir peixes predadores como ciclídeos, peixes dourados, piranhas.

Não é um fato que o predador comerá ou fará mal, mas ele atacará constantemente, e sob condições de estresse infinito e a necessidade de se proteger, a saúde da bola será prejudicada.

Condições de cultivo

O tubarão balu geralmente não causa nenhuma dificuldade especial no conteúdo, mas apenas se todas as condições forem selecionadas levando em consideração suas necessidades. Considere o que você precisa para manter pequenos tubarões com conforto.

  • Aquário. Este é, obviamente, o ponto principal. Como os peixes são grandes, 5 peixes precisarão de pelo menos 300 litros de água. Se houver mais peixes, o volume terá que ser aumentado. Não menos importante é a forma, que deve ser retangular. O comprimento do tanque de água é de pelo menos 1,5 metros. E também não se esqueça da presença de uma capa. Filtros de aquário precisarão de filtros poderosos que criem fortes correntes. São essas correntes que os peixes superam na natureza.
  • Parâmetros da água. O líquido no qual as farpas viverão deve ser limpo. É melhor tornar a acidez neutra, na faixa de 6-8 pH. Temperatura - não inferior a +22, mas não superior a +28 graus Celsius.O índice de dureza é bastante amplo - de 5 a 12. Um quarto da água é renovado uma vez por semana.
  • Cenário. As farpas não têm requisitos especiais para as plantas, mas é melhor preferir as vivas, pois produzem o oxigênio de que os peixes precisam. Pegue plantas com caules densos e robustos, caso contrário, animais de estimação ativos irão constantemente esmagar a vegetação, correndo ao redor de todo o perímetro do tanque. Samambaia javanesa, diferentes tipos de musgos, elodea, criptocoryne serão uma excelente escolha. No fundo, você pode colocar alguns troncos, pedrinhas, fazer grutas artificiais ou cachoeiras.

Mas você não deve ser muito zeloso com a decoração e as plantações - esses peixes valorizam mais o espaço.

  • Priming. Os tubarões domésticos geralmente prestam um mínimo de atenção ao solo, eles não estão inclinados a cavar e pegar comida do chão, apenas em casos raros. Portanto, você pode escolher o solo ao seu gosto, a melhor opção são pequenos seixos. Além disso, muitos aquaristas usam solo de cor escura no fundo para bater com eficácia as escamas de peixes brilhantes.
  • Luz. Os tubarões Balu pertencem àqueles tipos de peixes que não percebem bem o brilho excessivo. Portanto, a iluminação deve ser boa, mas difusa. Uma excelente solução seria a penetração da luz solar natural nas plantas. E você também pode colocar fitolampões suaves.

    Se você seguir essas regras de manutenção e cuidado, as farpas farão uma sensação boa e farão as delícias dos proprietários com uma longa vida útil.

    Alimentação correta

    Para muitos aquaristas que estão familiarizados com diferentes tipos de peixes, não será uma surpresa quantas farpas gostam de comer. Esses peixes estão prontos para comer dia e noite, mas você não pode alimentá-los em excesso. A comida da bola de tubarão deve ter vários componentes.

    • Alimentos vegetais. Os peixes gostam muito de espinafre picado, alface, abobrinha, ervilha. Eles são tão favoráveis ​​à espirulina. O conteúdo da ração vegetal não deve ser superior a 10% da dieta total.
    • Alimento vivo e seco. Muitos proprietários preferem alimentar os peixes com misturas secas, aqui a Tetra provou-se bem, esta composição contém as substâncias necessárias para os peixes. Mas o alimento vivo também deve estar presente na dieta de farpas. Uma boa opção seriam dáfnias, pedaços de minhocas, larvas de insetos, camarões. Mas você não deve dar vermes - as farpas dificilmente os digerem.

    Os peixes são alimentados em pequenas porções, cerca de três vezes ao dia. É importante escolher alimentos que desçam lentamente ao fundo, pois o balu é comido nas camadas intermediárias da água. Se os animais não comerem o alimento proposto em dois minutos, as sobras são retiradas imediatamente para que a água fique sempre limpa.

    Diferenças sexuais e reprodução

    Criar balu de tubarão em casa é uma tarefa difícil, mesmo para um aquarista profissional. Existem várias dificuldades aqui:

    • os peixes relutam em desovar, nas fazendas são estimulados com hormônios para isso;
    • ambos os parceiros devem ter pelo menos quatro anos;
    • o comprimento dos pais não é inferior a 35 cm;
    • é necessário um aquário separado, cuja capacidade será de cerca de 1,5 toneladas, o que exigirá uma grande quantidade de dinheiro.

    Mas se você já pesou todos os prós e contras, e ainda decidiu tentar reproduzir a bola em casa, você precisa conhecer todos os recursos desse processo. E, em primeiro lugar, as características de gênero dos peixes.

    De imediato, notamos que antes de os peixes atingirem a idade de dois anos, será quase impossível fazê-lo. No futuro, a comparação de tamanhos ajudará a distinguir a fêmea do macho. As fêmeas são maiores, são redondas, enquanto os machos são semelhantes em físico a pequenos torpedos. As diferenças são especialmente visíveis apenas durante o período de desova; no resto do tempo, será bastante difícil desmontar o piso.

    Quando o par já tiver sido selecionado, você pode iniciar o próprio processo.

    1. Arranjo dos locais de desova. O acasalamento da barbela de desova é um recipiente de 2 metros de largura e 60 cm de profundidade. A quantidade de água é de 1,5 toneladas.O líquido deve estar absolutamente limpo, além disso, devem ser instalados filtros para garantir o fluxo. O musgo javanês é colocado no fundo do tanque, que se tornará o primeiro lar para os ovos.
    2. Lançamento de peixes. A água é resfriada a alguns graus dos peixes normais, e os pais podem entrar. Importante: alguns dias antes do processo, o macho é alimentado intensivamente com ração contendo proteína, enquanto a fêmea recebe componentes vegetais.
    3. Desova. Os peixes desovam por cerca de um dia, durante o qual a fêmea põe cerca de 10 mil ovos. Assim que o processo de desova chega ao fim, os pais precisam ser soltos no aquário geral, e azul de metileno deve ser adicionado ao líquido na caixa de desova. Este remédio impedirá o crescimento do fungo. Alternativamente, a água pode ser filtrada com carvão. Todos os dias, metade do líquido é substituído por um novo.
    4. Cuidado de fritar... Pequenas farpas aparecerão em 2 dias. Eles estão crescendo rapidamente e ganhando massa. Os bebês são alimentados com poeira viva - esses são microrganismos minúsculos, nos quais o sapato infusório está necessariamente incluído. Se você garantir que cada filhote receba comida suficiente, logo os peixes crescerão tanto que poderão ser transplantados para um aquário comum.

    Resenhas de aquaristas

    Hoje, a maioria dos proprietários de aquários afirma que criar tubarões é bastante interessante para uma bola. Depois de passar pelo período de adaptação, esses peixes começarão a correr alegremente pelo aquário, e você poderá assistir suas brincadeiras por horas. Proprietários de Barbus afirmam que animais de estimação comem qualquer alimento oferecido, não diferem em agressividade, não atacam outros peixes. Muitas pessoas gostam do belo jogo de escalas, que pode ser observado tanto com a iluminação natural quanto com a artificial. Além disso, o preço médio de um barbus é de apenas 300 rublos e está disponível em quase todas as lojas de animais.

    No entanto, também existem aquaristas que têm dificuldade em manter tubarões de aquário. Os peixes crescem rápido, precisam de muito espaço, grandes aquários. É difícil reproduzir indivíduos, bem como distinguir uns dos outros. E também alguns compradores disseram que as farpas são suscetíveis a envenenamento, hipóxia e obesidade.

    Mas aqui só podemos recomendar melhorar o fornecimento de oxigênio ao aquário, trocando a água na hora certa e, claro, não alimentar os peixes em porções enormes. Essas dicas simples ajudarão a proteger os pequenos tubarões domésticos contra doenças e morte.

    Para o conteúdo dos peixes, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa