Qual deve ser a temperatura da água para os guppies no aquário e como mantê-la?
Guppies são um dos peixes mais populares entre aquaristas novatos e profissionais experientes. Por serem fáceis de cuidar, esses peixes são ótimos para crianças. Para uma manutenção e reprodução confortáveis, é importante conhecer e seguir regras simples. É preciso lembrar que a área de distribuição natural dos guppies é a parte nordeste do continente sul-americano. Embora os peixes desta raça sejam considerados as condições de vida mais despretensiosas do aquário, é importante que mantenham uma temperatura da água aceitável. Se não for adequado aos residentes de um reservatório artificial, eles começarão a adoecer e morrer.
Efeito da temperatura nos peixes
Quaisquer que sejam os animais de estimação que vivam no aquário, mudanças inesperadas e repentinas de temperatura (mais de 3 C) irão afetá-los negativamente. Os residentes de um reservatório doméstico são igualmente afetados por temperaturas muito altas e muito baixas da água. Se mudar suavemente por um longo tempo, então é bem possível que os peixes tolerem isso normalmente.
Mas se as mudanças ocorrerem rapidamente (dentro de uma hora em 2 ou mais graus), as consequências podem ser muito tristes. Isso às vezes acontece, especialmente pequenos reservatórios com um volume inferior a 50 litros, não equipados com aquecedores, são especialmente suscetíveis às oscilações de temperatura. Em tais tanques, o líquido esfria muito rapidamente. Mesmo uma janela ligeiramente aberta para arejar no inverno pode resfriar o aquário.
Outro motivo que pode afetar o ambiente confortável no tanque é o uso de água não aquecida para troca parcial. Da hipotermia, o peixe pega resfriado e fica doente.O aumento da temperatura também afeta negativamente o bem-estar dos habitantes do aquário. Se subir acima de 35 C, a morte deles é quase inevitável. Os primeiros sinais de problemas de saúde dos peixes em temperaturas elevadas são o comportamento inquieto, descoloração, flutuar na superfície da água e engolir o ar.
A temperatura confortável depende de:
- processo de melhoramento;
- desenvolvimento correto;
- metabolismo;
- atividade;
- imunidade e bom apetite.
A conclusão é fácil de tirar - a temperatura correta no tanque doméstico afeta a vida e a saúde dos habitantes do aquário. É imperativo monitorar o cumprimento do regime de temperatura.
Ambiente confortável para guppies
Os guppies se adaptam bem a diferentes condições de temperatura. Houve casos em que sobreviveram a temperaturas de 5 e 36 graus Celsius. Mesmo assim, o modo ideal de manutenção é 18-25 C. A principal condição é que a temperatura da água esteja sempre no mesmo nível, e suas quedas não sejam superiores a 3 C. Acredita-se que na água quente (25- 30 C) o desenvolvimento dos peixes ocorre com a eclosão dos alevinos mais rápido, com maior frequência, porém, ao mesmo tempo, sua vida útil é reduzida.
Se a temperatura no aquário for mais fria (18-25 C), a vida útil dos guppies aumenta, e eles ficam maiores e mais brilhantes. Mas, ao mesmo tempo, os peixes podem ficar doentes e as fêmeas geram filhotes por mais tempo, mas os filhotes são mais impressionantes em tamanho.
Se a temperatura cair abaixo de 18 ° C, o desenvolvimento de ovos na fêmea para por um longo tempo e a prole pode não funcionar.
Equipamento "climático" necessário para o aquário
Para evitar mudanças na temperatura da água do aquário durante a estação fria, você precisará de um aquecedor de água confiável com termostato. É necessário escolher dispositivos para aquecimento de água apenas de fabricantes conhecidos e confiáveis. UMA para evitar um aumento descontrolado da temperatura, vale a pena comprar um aquecedor confiável para o aquário.
Também é importante escolher a localização “correta” do reservatório, longe do sistema de aquecimento, ar condicionado e luz solar direta, principalmente no verão.
Dispositivos de controle
Para monitorar constantemente a temperatura da água no aquário, você deve usar termômetros especiais. Normalmente, esse dispositivo de medição é instalado na camada intermediária de água e em um local claramente visível, de preferência na parede oposta ao aquecedor. Esses dispositivos são de dois tipos:
- exterior;
- interno.
Os termômetros externos podem ser assim.
- Termômetro flexível em forma de fita. Uma tinta especial sensível ao calor é usada como indicador de temperatura. Prós: fácil de instalar, difícil de danificar. Contras: alto erro de medição, muito difícil de mover para um novo local.
- Termômetro digital. Este é um dispositivo eletrônico com um sensor de temperatura embutido. Os indicadores são exibidos. O dispositivo é protegido por uma caixa à prova de umidade e é fixado com velcro na parte interna das paredes do aquário. A vantagem é um erro de medição muito baixo. Desvantagens: Custo excessivo, necessidade de troca de baterias, não adere bem em superfícies irregulares.
Considere os termômetros localizados dentro do aquário.
- Termômetro líquido É um termômetro clássico que se fixa na parede do aquário por meio de uma ventosa. É semelhante a um termômetro comum para medir a temperatura externa. Essas opções são consideradas uma das mais precisas. Mais - preço baixo, menos: fragilidade e falta de confiabilidade da fixação.
- Termômetro eletrônico com tela LCD externa. Consiste diretamente em uma carcaça onde está localizado o display e um sensor externo que é imerso diretamente na água. O sensor é preso ao aquário com velcro de silicone e conectado ao corpo por meio de um fio especial. O próprio dispositivo pode ser colocado em qualquer lugar conveniente para você, onde os parâmetros mostrados por ele serão claramente visíveis.As vantagens e desvantagens deste dispositivo correspondem a um termômetro digital externo.
Como a temperatura da água afeta o sexo de um guppy, veja o vídeo abaixo.