Peixe-gato que limpa aquários
A beleza de um aquário é determinada pela limpeza de suas paredes, a clareza da água e o estado da vegetação. Para que o reservatório interno esteja em boas condições, você precisará adicionar um tipo especial de peixe a ele. O peixe-gato de aquário é capaz de viver e se reproduzir perfeitamente em condições de aquário. Este representante do mundo vivo na natureza vive em um ambiente fresco, portanto, em um reservatório artificial, sua vida transcorre confortavelmente.
Quem é ototsinklus?
O peixe-gato de aquário ototsinklus é um membro da família da cota de malha. Este limpador possui um bocal com uma estrutura especial que se assemelha a uma potente ventosa. O peixe tem uma superfície bucal rugosa, bem como fortes músculos da mandíbula. Devido às características acima, o peixe-gato pode facilmente raspar as algas e se alimentar delas.
Este pequeno, tímido e humilde habitante aquático deve instalar-se no aquário imediatamente após o arranque, visto que frequentemente contém focos de crescimento de algas.
Se uma pessoa não agir a tempo, o recipiente ficará coberto com uma massa marrom escorregadia. Para os ototsinklus, essas condições são consideradas as mais favoráveis, o peixe se alimenta de algas com apetite, trazendo grandes benefícios ao reservatório artificial. Como a prática tem mostrado, esses bagres costumam comer folhas, evitando as paredes do aquário.
Descrição do ancistrus
Ancistrus são bagres de aquário que têm a capacidade de eliminar crescimentos de diferentes partes do aquário. Este trabalho nunca cansa o bagre. Para um aquário com um volume de 200-300 litros, vários indivíduos de Ancistrus são considerados suficientes. Eles serão capazes de manter a quantidade necessária de algas no aquário artificial. A desvantagem desse ser vivo pode ser chamada de gula dos peixes, por isso, se não tiver comida suficiente, começará a prejudicar a vegetação ornamental.
Um adulto pode atingir 10 cm de comprimento. O tamanho do peixe é diretamente influenciado pela temperatura do líquido em que vive. Quanto mais alto for o indicador, menor será o ancistrus. Manter esse peixe-gato não é um incômodo. Este representante do mundo vivo é capaz de conviver com diferentes tipos de peixes de aquário.
Apesar do ancistrus poder existir em água de qualquer qualidade, ligeiramente ácido é considerado ideal para isso. O melhor regime de temperatura para isso pode ser de 22 a 26 graus acima de zero. Além de tudo isso, esta espécie gosta quando há vegetação densa no aquário, e também há todos os tipos de abrigos.
Pterygoplicht ou bagre brocado
O pterygoplicht é uma enfermeira-bagre que se sente bem em um grande aquário, convivendo com outros tipos de peixes. Este peixe-gato prefere alimentos à base de plantas. Portanto, em caso de falta de plantas no recipiente, os peixes destruirão as algas. Durante o dia, esse ser vivo se esconde em um abrigo, então o aquário deve ser equipado com casas para seus habitantes.
Outras espécies
Hoje em dia, um grande número de peixes de aquário é conhecido por limpar o aquário. Além do peixe-gato acima, outras espécies podem ser encontradas em aquários internos.
-
Corredor. Este bagre de cadeia também é chamado de salpicado ou manchado de outra maneira. Ele é caracterizado por uma cor bizarra, além de 3 pares de bigodes.
- Loricaria - um representante da família da cadeia de bagres. Um representante adulto geralmente atinge o tamanho de 12 cm. Os machos de Loricaria parecem mais magros do que as fêmeas e têm uma escova felpuda no peito.
- Peixe-gato-antena em condições naturais, vive em rios, por isso, em um aquário, precisa de água filtrada, que está saturada de oxigênio. Este tipo de peixe-gato não possui ventosas, por isso são caracterizados por um modo de existência móvel.
- Pimelodious bagre tem um corpo pequeno, que não ultrapassa os 5 cm. No entanto, a prática mostra que no meio aquático também se pode encontrar um gigante representativo desta espécie cujo comprimento corporal é de 0,6 metros.
- Agamix. O tamanho deste peixe amante da paz é de 10 cm. Este representante do mundo animal é noturno, por isso durante o dia ele se esconde em um abrigo. Agamiks são conhecidos por seu amor pela escavação de lodo. Solo de grão grosso é considerado a melhor opção para manter esse animal de estimação em um aquário.
Qual bagre é melhor escolher?
Ao escolher um peixe-gato para limpar o vidro e as paredes do aquário, deve-se prestar atenção a alguns pontos.
-
Comportamento dos peixes. As espécies pacíficas são adequadas para viver em um aquário compartilhado. Também há representantes com comportamento inquieto e agressivo.
-
Espécies predatórias ou pacíficas. Muitos bagres comem peixes pacíficos e, a esse respeito, são bastante insaciáveis. A este respeito, os vizinhos para o peixe-gato de aquário devem ser selecionados com muito cuidado.
-
Medidas do corpo. Alguns tipos de bagres não são adequados para aquários, visto que crescem até um tamanho enorme.
Além de tudo isso, o dono do aquário deve dar preferência a peixes saudáveis. Se o bagre parecer dolorido ou se comportar de maneira estranha, é melhor evitar tal compra. O limpador de aquário deve ter uma cor brilhante uniforme, sem barbatanas danificadas, além disso, não deve ter feridas e manchas no corpo.
Os bagres de aquário são criaturas interessantes. Se você observá-los, poderá ver como eles se movem ao longo das paredes do aquário, limpando-os do lodo. Esses peixes são capazes de vasculhar o fundo por muito tempo em busca de alimento ou se esconder em casa.A compra de um bagre para o seu reservatório artificial é a decisão certa, pois não só irá limpá-lo, mas também certifique-se de decorá-lo com a sua presença.