Manter e cuidar de peixes dourados
Manter e cuidar dos peixes dourados, devido à popularidade da raça, parece ser uma tarefa completamente simples, mesmo para um aquarista novato. Com a mão leve de contadores de histórias, esses animais de estimação costumam ser comprados para crianças. Mas um adulto precisa cuidar de um novo membro da família.
O principal é manter os peixes de aquário em casa para que se sintam bem. A escolha dos alimentos também é importante, além de alguns outros pontos que afetam o estado do meio aquático. Considerando todos esses pontos, você poderá cuidar bem do seu animal de estimação e aprender muito sobre as peculiaridades de sua vida.
Escolhendo um aquário
Em primeiro lugar, é necessário pensar em criar um ambiente confortável, pois o peixinho dourado é muito sensível à qualidade e pureza da água. Além disso, e o próprio aquário deve caber em seu habitante.
A primeira coisa para começar a manter os peixes dourados é preparar o seu aquário.
Mini versões são adequadas apenas para animais jovens ou como quarentena... Os adultos crescem até 15 cm, em grandes corpos d'água o comprimento do corpo sem cauda chega a 40 cm.Assim, um pequeno aquário dificilmente pode ser considerado a escolha certa. Não é adequado para guardar recipientes cilíndricos ou telas.
Ao escolher um tanque para manter os peixes dourados, você precisa se orientar pelas necessidades de seus animais de estimação. Para um casal, é necessário um volume de pelo menos 100 litros, no caso do replantio dos moradores seguintes serão necessários mais 40 litros por indivíduo. Forma ideal para um aquário - paralelepípedo, seu comprimento deve ser o dobro da altura e largura (são iguais).
Tanques de vidro curvo criam um ambiente estressante para os ocupantes.
É muito importante lembrar que a maioria dos peixes dourados de hoje vêm de países do Sudeste Asiático., de locais com conteúdo aberto. Enquanto na época soviética, os aquaristas lidavam exclusivamente com animais de estimação cultivados em um ambiente artificial por muitos anos. Os indivíduos modernos requerem muito mais espaço para nadar. Você deve confiar apenas nas informações mais recentes, caso contrário, os peixes podem morrer em até 1 semana após a compra.
Condições de cultivo para diferentes espécies
Os peixes dourados devem ser cuidados de acordo com suas necessidades básicas. Apesar de serem indicados para iniciantes, esses magníficos representantes do mundo subaquático têm suas peculiaridades na manutenção de aquários.
É necessário cuidar de cada representante das diferentes subespécies à sua maneira.
São peixes dourados exclusivamente domésticos, para os quais a temperatura do ambiente e suas demais características são importantes. Considere como conter adequadamente cada uma das espécies e quem pode sobreviver até mesmo ao ar livre.
Vale a pena considerar as características do cultivo de diferentes peixes dourados com mais detalhes. Dentre os tipos disponíveis, várias opções podem ser destacadas.
Peixinho dourado
O mais despretensioso no conteúdo. Ela pode viver em reservatórios abertos no verão; em climas quentes, a manutenção ao ar livre é totalmente permitida. Os espécimes internos são muito menores - cerca de 15-20 cm de comprimento.
Veiltail
Uma das variedades mais descontraídas. Tolera mal a vizinhança com indivíduos mais ativos. A cauda de véu possui longas barbatanas em rede, olhos grandes e não necessita de elementos traumáticos no interior do aquário.
Para se sentir confortável, você precisa de água fria e boa aeração.
Telescópio
Uma característica desses peixes são os olhos muito grandes. Na hora de escolher as decorações, é importante dar preferência àquelas que não agridam as partes salientes do corpo do animal. Com hipotermia severa, o peixe pode morrer.
Borboleta jikin
Um tipo de peixinho dourado adequado exclusivamente para aquários.
Olho de bolha
Peixes com bolsas ao redor dos olhos, responsáveis por até 25% do volume corporal total. Há líquido dentro, então não deve haver elementos traumáticos em um aquário com tal animal de estimação.
As bolhas rebentam facilmente, cuidar dos peixes implica o máximo cuidado, a ausência de pedras, plantas com partes pontiagudas ao seu alcance.
Pecilia
Peixe dourado com corpo em forma de diamante, cabeça pequena e barbatana larga. Adequado para aquários e ambientes ao ar livre.
Oranda
Peixe com "tampa" brilhante vermelho-dourado e corpo branco-rosa, preto, chocolate ou variegado. Para oranda, um grande volume de água é importante para o banho, é muito mais necessário do que belas paisagens ou abundância de plantas.
Condições desfavoráveis de detenção podem levar ao fato de que o "boné" brilhante simplesmente desaparece.
Necessita de iluminação forte.
Ranchu
Subespécie sem barbatana dorsal, com corpo achatado. A melhor opção para manter é em casa, em um aquário de espécies.
Ryukin
Um peixe com o dorso arqueado característico, muito lento, sensível aos parâmetros de temperatura, não tolera bem o frio.
Todos os tipos de peixes dourados se concentram em serem mantidos em reservatórios abertos ou artificiais. A temperatura ideal é de +20,25 graus Celsius. O pH deve ser 6,9-7,2. Dureza da água - a partir de 8 unidades. Entre os peixes dourados existem indivíduos de sangue frio - incluindo o telescópio e algumas outras subespécies de corpo longo.
Espécies decorativas - olhos-bolha, cauda-de-véu, borboletas dzikin ou oranda preferem a água mais quente. Uma queda na temperatura pode ser fatal para eles.
Como e o que alimentar?
Alimentar o seu peixe dourado envolve uma dieta equilibrada e bastante nutritiva. Pellets secos e flocos são dados alternadamente com alimentos à base de plantas. Entre os alimentos verdes, a salada ou o espinafre são a melhor solução. É permitido dar cereais cozidos, vegetais, mimar animais de estimação com laranjas, kiwi, cuidadosamente picado.
Dos alimentos de origem animal, vermes congelados, pedaços de carne e fígado são adequados para peixes dourados. O alimento congelado é pré-descongelado. É útil oferecer dáfnias periodicamente aos peixes. Todas as semanas, para a prevenção de doenças, é organizado um dia de jejum para os animais de estimação. As plantas do aquário - riccia, wolfia - também podem atuar como cobertura.
É importante levar em consideração: o peixe dourado deve receber o máximo de comida que conseguir comer em 3-5 minutos.
Devido à tendência de comer demais, não devem ser mimados demais. 1-2 mamadas durante o dia serão suficientes para eles. O excesso de comida é removido mecanicamente para evitar a contaminação da água.
Problemas de conteúdo
Aquaristas iniciantes enfrentam algumas dificuldades ao criar peixes dourados. Em primeiro lugar, torna-se um erro preservar um reservatório temporário como local de residência de um animal de estimação. Pode ser um belo copo com haste alta, um aquário compacto ou uma jarra normal.
Quanto antes o animal estiver em condições de quarentena e se adaptar às condições propostas, melhor se sentirá.
Comprar um aquário pequeno, especialmente para alguns peixinhos dourados, também representará grandes desafios.
Erros de conteúdo
O volume mínimo do tanque é de 50 litros por indivíduo. Nesse sentido, o casal precisará de um vasilhame de 100 litros. Outro ponto importante é o tamanho das frações do solo. Os peixes dourados têm o hábito de cavar o conteúdo do fundo e podem se engasgar com pequenas pedras de 3-5 mm de diâmetro. É melhor escolher um enchimento de granulação grossa desde o início.
A sensibilidade à limpeza do aquário em peixes dourados é bastante alta, embora eles se reproduzam intensamente ou sujem devido à sua fisiologia. Seguindo os equívocos sobre a "autolimpeza" do ambiente, você pode criar condições inaceitáveis para a habitação de animais de estimação.
Para peixes, você precisa instalar um sistema de filtragem completo usando dispositivos internos e externos. Os purificadores devem funcionar continuamente.
Os peixes dourados requerem um conteúdo bastante alto de oxigênio em sua água. É improvável que seja possível atingir o desempenho ideal de forma natural. Será muito mais eficaz usar um compressor para essas finalidades, que adicionalmente cria os indicadores necessários do ambiente no aquário.
Outra dificuldade em manter os peixes dourados é sua paixão indomável por exterminar a vegetação.
Mas isso não deve se tornar um motivo para se recusar a plantar plantas herbáceas. Têm um efeito benéfico no funcionamento do sistema digestivo dos peixes e ajudam a combater as algas. Para preservar o ecossistema criado, bastará distinguir entre o “pastoreio” de animais de estimação e plantas para a decoração do aquário. Lemongrass, Anubias, Cryptocoryne vão servir.
A frequência das trocas de água é outro erro que o aquarista novato pode cometer.
Diante da gula dos animais de estimação e da abundância de resíduos de sua atividade vital, os donos de peixinhos dourados procuram manter um calendário semanal de substituições. Mas esses habitantes de corpos de água doce precisam de trocas de água mais frequentes. A melhor opção seria repor cerca de 30% do meio ambiente duas vezes por semana. Vale a pena considerar que a mudança no regime de substituições deve ser suave e gradual, caso contrário os peixes podem passar por muito estresse e adoecer.
Superalimentação ou subalimentação
O peixinho dourado é um representante brilhante de sua família, ávido por qualquer comida. Além disso, essas belezas brilhantes imploram muito diligentemente por comida, e é muito difícil para um criador novato recusá-las. Mas aqui apenas uma regra deve ser aplicada: um peixe faminto é sempre saudável. O volume da dieta é medido levando-se em consideração a diária, dividida em 1 ou 2 refeições.
Quando sobrealimentação, os animais de estimação adoecem e podem morrer. Não é dada mais comida por vez do que um ou mais peixes podem comer em 5-10 minutos.
Compatibilidade
O desejo de adicionar vizinhos ao aquário com peixes dourados parece bastante justificado - é difícil imaginar um belo aquário como um monocobre. Mas esses experimentos raramente são bem-sucedidos. Indivíduos maiores, e até mesmo guppies, podem atacar e comer peixes dourados. Especialmente frequentemente no grupo de risco está a variedade velada. As tentativas de ligar vizinhos menores acabam terminando suas vidas no estômago de um peixinho dourado.
Os bagres, indiferentes a tudo, são uma rara exceção e podem, ao mesmo tempo, cumprir o papel de auxiliares de aquário. É melhor proteger representantes de outras raças decorativas de tal vizinhança.
Se tudo for feito da maneira correta, o peixinho dourado viverá facilmente por mais de uma dúzia de anos e fará as delícias do dono com vigor e bem-estar.
No próximo vídeo, você aprenderá como um peixe dourado macho difere de uma fêmea e como o processo de cortejo de peixes ocorre durante a época de reprodução.