Como alimentar corretamente seus peixes em um aquário?
A alimentação bem organizada dos peixes no aquário é a chave para sua saúde e longevidade. Embora diferentes moradores tenham necessidades diferentes para sua alimentação diária, o que há de comum é que ela seja moderada e variada.
Variedades de alimentos
Os peixes de aquário comem quatro tipos principais de alimentos, que devem ser combinados ou alternados regularmente. Quando as criaturas são alimentadas com uma dieta variada, rica em todos os nutrientes essenciais de que precisam, isso tem um efeito benéfico em sua saúde e até em sua aparência atraente.
Você deve estar preparado para o fato de que até os peixes têm preferências, e alguns deles podem se deliciar apenas com proteínas ou apenas com alimentos vegetais.
Separadamente, deve-se mencionar as situações em que Aquaristas habilidosos preparam seus próprios alimentos secos ou congelados, o que é difícil atribuir a uma das variedades. Alternativamente, pode ser lula picada, camarão e coração de boi, ou queijo cottage seco no microondas ou semolina.
Para que os peixes cresçam e se desenvolvam, ela definitivamente precisa de vitaminas de diferentes grupos, colina, ácido fólico, biotina, tiamina e outras substâncias. Para formar uma dieta ideal para animais de estimação, é necessário saber como esta espécie se alimenta em condições naturais. Peixes herbívoros têm trato digestivo longo e preferem consumir fragmentos de plantas, sementes, frutos e, claro, algas.
Predadores - os donos de um grande estômago, comem insetos vivos ou mortos, anfíbios, moluscos e até pequenos animais... Finalmente, os onívoros estão prontos para comer qualquer coisa.
Vivo
É comum referir-se principalmente a dáfnias vivas, vermes sanguíneos e corotra como alimento vivo. Este tipo de dieta é considerada a mais benéfica para os peixes, mas é bastante difícil de armazenar. Por exemplo, se você não remover a mariposa morta de seus "irmãos" vivos a tempo, toda a comida apodrecerá. O alimento vivo deve ser dado aos peixes pelo menos uma vez a cada dois dias como uma alimentação adicional. A desvantagem de tal nutrição é a introdução de infecções no reservatório no caso em que o alimento não foi previamente desinfetado, mas seguido "diretamente" de um reservatório aberto.
Separadamente, faz sentido mencionar os camarões, considerados alimentos bastante saudáveis, mas ainda assim com alto teor calórico. Como o produto contém 50% de proteínas e até 20% de gordura, deve ser incluído na dieta dos peixes, mas apenas uma ou duas vezes por semana. O camarão deve ser fresco, idealmente do Atlântico. Você pode oferecer para peixes crus e cozidos. Em ambos os casos, a carne deverá ser picada muito finamente.
Seco
Por comida seca costuma-se significar dois tipos de comida para os habitantes do aquário. Pode ser uma combinação simples de vermes secos, coretra ou dáfnias, ou uma mistura feita na produção e adicionalmente enriquecida com vitaminas e microelementos. A primeira versão é uma proteína comum que, embora seja nutritiva, costuma ser mal absorvida pelo organismo dos peixes.
Além disso, muitos aquaristas são confrontados com com a ocorrência de uma reação alérgica exatamente essa combinação, expressa na forma de coriza e vermelhidão dos olhos. Se o feed de marca for feito por fabricantes confiáveis como Sera ou Tetra, então você pode ter certeza da ausência de alergias, boa absorção e enriquecimento adicional da dieta com componentes úteis.
A gama de alimentos de marca é vasta e permite-lhe escolher uma mistura adequada a todos os habitantes do aquário, desde peixinhos dourados a bagres. Além do mais, também existem misturas universais, balanceadas quanto ao conteúdo de gorduras, proteínas e carboidratos. Os produtos são formulados para levar em consideração as características digestivas dos animais de estimação, além de melhorar sua saúde e aparência. Esse alimento seco é produzido na forma de grânulos, flocos, bem como suas combinações, chamadas de rasteiras.
Para alimentos secos, é imprescindível levar em consideração a data de validade e a data de emissão. Em um recipiente hermético, flocos e grânulos são armazenados por até um ano, mas ainda assim, quanto mais tempo a ração não é usada, menos valiosa ela se torna. Os especialistas recomendam a compra de pequenas caixas e recipientes que são usados rapidamente.
Congeladas
Alimentos congelados são os mesmos alimentos vivos, mas congelados. Via de regra, é fabricado em produção, passa por um procedimento de descontaminação e é embalado em convenientes briquetes, o que simplifica muito o procedimento de alimentação dos habitantes do aquário. Além disso, os alimentos congelados são fáceis de dosar e fáceis de armazenar. Na loja, você pode comprar mono-composições e misturas, por exemplo, de três variedades populares de minhocas.
Se o alimento vivo congelar sozinho, você pode ter certeza de que esse procedimento o livrará dos parasitas existentes.
Vegetal
Os alimentos vegetais fornecem aos habitantes subaquáticos as fibras necessárias e permitem-lhes diversificar a sua alimentação diária. Esse tipo de alimento pode ser comprado na loja ou feito por você, escaldar, por exemplo, um pepino descascado e cortá-lo... Outros vegetais adequados são abobrinha e repolho... Os alimentos à base de ervas comprados são vendidos na forma de comprimidos ou flocos.
Refeições
Nos peixes, existem três formas de alimentação, que são determinadas em função da localização da boca. Em um aquário geral, é ainda melhor combinar representantes de um mesmo grupo, pois isso simplifica muito o processo de alimentá-los.
- Superior... A forma superior de alimentação é típica dos peixes, em que a boca está localizada por cima. Eles consomem alimentos da superfície da água, por isso é mais conveniente alimentá-los com cereais ou batatas fritas.
- Média. Aqueles animais de estimação que preferem uma dieta de tamanho médio comem a comida que está bem na frente deles.
- Donny... Os peixes que preferem o método de alimentação de fundo coletam alimentos da superfície do solo. Nesse caso, estamos falando, por exemplo, de bagre. Para que os alimentos cheguem ao fundo, é necessário recolher pedaços pesados e que se afundam rapidamente.
Com que freqüência você deve alimentar?
Você precisa alimentar os peixes do aquário algumas vezes ao dia - de manhã e à noite. Alguns aquaristas colocam mais comida pela manhã do que à noite, mas é correto oferecer aos animais porções absolutamente iguais. A programação de alimentação é construída de tal forma de forma que uma vez por semana haja um dia de jejum, durante o qual os animais não recebem comida. Isso evita o desenvolvimento da obesidade, especialmente nos peixes que apresentam aumento do apetite.
Quando chega a hora da desova, os dias de jejum são cancelados.... A alimentação matinal é realizada um quarto de hora depois de acender a luz e a alimentação noturna - algumas horas antes de deitar. Os bagres e outros peixes que vivem no fundo são geralmente alimentados no escuro, quando outros habitantes do aquário vão dormir.
Impossível não falar na alimentação de habitantes subaquáticos durante viagens longas, por exemplo, nas férias.
Na verdade, os adultos e os juvenis podem morrer de fome sem problemas por até três semanas, e algumas variedades grandes ainda mais.
Alternativamente, você pode instalar um alimentador automático equipado com dispensador no aquário ou comprar cápsulas e briquetes de dissolução lenta.
Quanto dar?
A alimentação de peixes domésticos deve ser feita por um período limitado. Os especialistas recomendam não alimentá-los mais do que alimentá-los com comida em excesso, o que pode levar ainda mais à obesidade ou a problemas com o trato gastrointestinal em peixes. Além disso, o excesso de comida perturba o equilíbrio dentro do aquário. A comida restante começa a apodrecer, o que por sua vez polui a água e provoca algas nocivas.
Além disso, a composição do líquido não muda para melhor - o nível de amônia e nitratos aumenta... A quantidade de comida necessária pode ser calculada dependendo do peso do peixe - o "almoço" deve ser cerca de 5% deste indicador. Após a refeição, as sobras deverão ser apanhadas com rede.
Peixe adulto
Os alimentos para adultos só podem ser servidos de forma a serem consumidos em alguns minutos. É importante que não haja tempo para afundar e se misturar com o solo ali. Se for usado alimento vegetal, ele é baixado para o aquário em um pequeno pedaço, e então, assim que o peixe perde o interesse nele, ele o recupera. Se você negligenciar essa regra, os restos dos vegetais podem começar a apodrecer.
Quando os bagres, que são conhecidos por serem habitantes do fundo, vivem no aquário, eles devem ser alimentados separadamente com batatas fritas ou comprimidos.
Fritar
Os alevinos precisam de uma alimentação especial. Entre 1 e 2 meses de idade, a alimentação deve ser oferecida quatro vezes ao dia. Até que o peixe tenha um mês de idade, a comida é necessária com ainda mais frequência - a cada 3-4 horas. A comida deve ser consumida em no máximo 5 minutos e, portanto, não deve ser maior que o olho de uma alevita.... Nesse caso, você precisará de alimentos especializados para fritar, vendidos na loja, ou alimentos esfregados com as próprias mãos até que fiquem empoeirados.
Dias de jejum
Muitos habitantes do aquário são propensos à obesidade. Eles podem se empanturrar de tal forma que será difícil para eles se moverem no espaço. Para esses glutões, por exemplo, peixinhos dourados, é recomendável organizar dias de jejum uma vez por semana.
Melhor escolher apenas um dia da semana e declarar que é um dia sem comida.Não se preocupe se os animais morrerem de fome - eles apenas queimarão o excesso de gordura e comerão pedaços que não foram reclamados.
Se a espécie não sofre de obesidade, então é possível não privá-la completamente de alimento, mas simplesmente recusar o alimento vivo uma vez por semana e substituí-lo apenas por alimentos vegetais. Por exemplo, um menu de dieta pode consistir em salsa ralada, espirulina, urtiga ou algas marinhas.
Esta descarga permite limpar o corpo da mascote, promover processos de recuperação e até aumentar a libido. É importante organizá-lo para predadores, mas escalares, apistogramas e lapius seriam bons para "sentar" em uma dieta de espirulina.
A seguir, assista a um vídeo com conselhos de especialistas sobre como e o que alimentar seus peixes de aquário.