"Antipar" para peixes: descrição e instruções de uso
Todo aquarista sabe que cuidar dos peixes, mesmo os mais despretensiosos, não é nada fácil. Precisam de muitos cuidados, mantendo o reservatório limpo, suprimento de oxigênio e um microclima especial. Para criar um ambiente confortável e uma biocenose saudável, Antipar é frequentemente usado.
O que é isso?
"Antipar" é uma composição antifúngica, fungicida e antiparasitária utilizada no tratamento de muitas doenças de habitantes aquáticos. Inclui:
- verde malaquita - 0,2-0,3%;
- formalina - cerca de 10%;
- agua.
"Antipar" tem um efeito complexo: o verde malaquita é caracterizado pela ação antiparasitária e anti-histamínica, liga-se às estruturas intracelulares citoplasmáticas de bactérias e parasitas, e a formalina promove a desnaturação de suas proteínas.
Como resultado de um ataque tão complexo, os patógenos apresentam um distúrbio metabólico e morrem.
"Antipar" refere-se a substâncias da classe de perigo III de acordo com GOST 12.1.004-76 - isso significa que o remédio baixo risco, não tem efeito tóxico para as plantas aquáticas e, se observadas as dosagens recomendadas, é bem tolerado pelos peixes.
Além disso, o verde malaquita enriquece a água com íons de hidrogênio e também é altamente eficaz no envenenamento dos habitantes do aquário com nitritos, nitratos e outros produtos de decomposição orgânica.
É produzido em bisnagas de plástico de 15, 20 e 25 ml, acondicionadas em pequenas caixas de papelão. Outras embalagens permitidas de acordo com a TU, acordadas na forma prevista em lei.
Cada caixa deve ser marcada, o nome do medicamento e sua composição são prescritos e o nome do fabricante, seus dados de contato e marca são indicados adicionalmente. De acordo com os requisitos a embalagem deve conter também informações sobre a massa do produto, o prazo de validade, as condições de armazenamento da composição, além de incluir as instruções de uso.
Compromisso
Você pode começar a usar Antipara quando os seguintes sintomas aparecerem:
- os peixes tornam-se letárgicos, inativos, comem pouco e muitas vezes congelam no local;
- a cor da capa desaparece;
- manchas, estrias e crescimentos aparecem no corpo dos animais de estimação;
- animais esfregam contra troncos e outros elementos decorativos do aquário;
- constantemente sobe à superfície da água e engole avidamente o ar.
Antipar trata com sucesso doenças de peixes como:
- osteose - patologia invasiva perigosa que afeta as guelras e a pele dos peixes;
- criptobiose - uma doença causada por microrganismos que parasitam no sangue e nas guelras dos peixes;
- amebíase - doença invasiva, manifestada em colite com manifestações intra-intestinais, doença recorrente;
- saprolegniose - uma doença fúngica que causa sérios danos às guelras, barbatanas e pele;
- tricofriose - causada por parasitas que se fixam nas guelras do animal.
Antipar também é altamente eficaz no tratamento da urolelose, da brooklinelose e de muitas outras doenças dos peixes de aquário.
"Antipar" é frequentemente usado para a prevenção de infecções putrefativas, por isso é relevante mesmo com um simples lançamento de novos animais de estimação no tanque.
Como aplicar corretamente?
Se notar que os seus peixes apresentam sinais de doenças, deve começar a lutar urgentemente contra parasitas, fungos e bactérias perigosos.
Para começar, os animais doentes devem ser transplantados de um aquário comum para um pequeno recipiente separado.
É importante criar ali condições que correspondam ao seu habitat habitual - é melhor usar a água do aquário, substituindo-a primeiro por 20-30% pura, e isto deve ser feito várias vezes.
Antipar é bastante simples de usar:
- a quantidade necessária do medicamento é calculada com base na proporção de 1 ml da composição para 50 litros de água - para peixes de água doce;
- para os animais que preferem água salobra, 10 ml para cada 10 litros de água serão suficientes.
Não há necessidade de oferecer comida aos peixes durante a terapia. Se você ainda decidir alimentar o animal de estimação, não o faça antes de 2 horas após o uso do medicamento e certifique-se de remover todos os restos de comida após a alimentação.
O filtro e as lâmpadas são desligados no momento do processamento. É melhor processar no final do dia, quando nenhuma luz natural ou artificial entrará no tanque.
No caso de infecções fúngicas, o tratamento é realizado por 5 dias, sendo que a cada procedimento a quantidade do medicamento é reduzida gradativamente, de forma que, ao final do ciclo terapêutico, a dosagem seja reduzida em 2 vezes.
Se os peixes estiverem gravemente doentes, a droga é usada de forma um pouco diferente: os peixes devem ser banhados por 2,5-3 horas e depois devolvidos ao aquário. Essas manipulações são repetidas em dias alternados até que os animais de estimação estejam totalmente recuperados.
Após o tratamento, é necessário repor a água do tanque e retirar os restos de "Antipara", normalmente utiliza-se carvão ativado para isso - é disposto ao longo do fundo em sacos. Materiais usados para desinfecção certifique-se de enxaguar com um agente fungicida.
O solo, elementos decorativos e plantas aquáticas não são retirados para o período de tratamento.
Reações adversas e overdose
A não observação das dosagens exatas da droga pode levar à intoxicação do organismo dos peixes, geralmente se manifesta na perda de equilíbrio dos peixes e na violação de sua coordenação de movimentos. Neste caso, os animais é necessário colocá-lo em um recipiente com água limpa o mais rápido possível, quando todos os sintomas de perigo tiverem passado, será possível retornar os animais de estimação ao seu lugar.
Para minimizar o risco de reações adversas, antes de usar Antipar adicionando-o a um reservatório artificial, é aconselhável testá-lo em alguns peixes doentes.
Desta forma, é possível determinar o grau de seu efeito nos animais de estimação e, se possível, ajustar a concentração e o tempo de processamento de cada indivíduo.
Contra-indicações
Observe que você não precisa derramar a solução diretamente da garrafa na água; será correto diluí-la primeiro com água comum em um recipiente separado e depois despejá-la no aquário.
Não há contra-indicações para o uso de Antipara, mas se seus peixes apresentarem ferimentos e hematomas - não use o produto sem antes consultar um veterinário.
Observe que é inaceitável o uso da droga em conjunto com agentes profiláticos à base de prata, zinco, mercúrio, bem como com oxidantes e soluções alcalinas.
Deve-se ter cuidado ao tratar animais de estimação sem escama, por exemplo, para terapia de neon é melhor tomar apenas metade da dose recomendada.
Condições de armazenamento
Antipar deve ser armazenado de forma adequada. O produto é recomendado para uso dentro de dois anos após sua fabricação. Para armazenamento, é melhor usar local escurecido em temperaturas de 0 a +25 graus Celsius.
Não é recomendado armazenar Antipar junto com rações e outros produtos alimentícios.
O medicamento deve ser mantido em local fechado para que crianças não possam tomá-lo - a formalina faz parte de sua estrutura, portanto, a ingestão acidental pode ter efeitos negativos na saúde do bebê.
Sobre "Antipar" e os segredos de seu uso, veja abaixo.