Ambulia: espécies e manutenção no aquário

A Lymnophila aquática é uma planta tropical que prefere os reservatórios naturais e pântanos do Sudeste Asiático. Em sua terra natal, é considerada uma erva daninha, que é destruída sem piedade para proteger os arrozais. Mas não faz muito tempo, a ambulia começou a ser mantida em aquários domésticos devido ao seu aspecto delicioso e propriedades benéficas.

Tipos de vegetação de aquário
Desde que o cultivo de uma flor de água começou a ser tratado há relativamente pouco tempo - apenas 30 anos atrás, a cultura do aquário era apreciada por muitos. Sua popularidade se deve à despretensão da planta. Apesar disso, é necessário conhecer os requisitos básicos para cuidar da ambulia para que a planta permaneça saudável, bonita e floresça periodicamente.
Três tipos de vegetação equatorial são mais adequados para a criação de aquários:
- agua (ou royal) ambulia - Limnophila aquatica;
- perfumado - Limnophila aromatica;
- flor séssil - Limnophila sessiliflora.

Existem 35 espécies de limnophila no mundo hoje, mas a maioria delas não é adequada para o aquarismo. Isso se deve ao fato de que em um reservatório artificial, a manutenção de representantes da flora tropical é de certa dificuldade. Em particular, isso se aplica à espécie de planta indiana Limnophila indica. Se as folhas ou caules forem danificados, a ambulia libera veneno que pode levar à morte de outros habitantes do aquário.
Essa vegetação só pode ser cultivada separadamente de peixes e caramujos em um tanque pessoal, mas em geral é despretensiosa às condições ambientais.

Real
A planta de aquário royal ambulia (Limnophila aquatica) tem uma exuberante coroa esférica formada por numerosas folhas de crescimento denso profundamente dissecadas ao longo das bordas. São estreitos, extremamente macios e delicados, têm morfologia lamelar, devido à divisão celular longitudinal, até 10–13 folhas podem estar localizadas em um nó do órgão axial da planta (broto do seio da folha).
Seu caule é longo e bastante espesso, com cerca de 6 mm de diâmetro, mas é difícil vê-lo por trás da abundância de uma densa massa verde, que sustenta na posição vertical. Em casa, essa espécie precisará de um volume de água suficiente, já que a limnophila chega a atingir 0,5 m de altura, mas na natureza pode chegar a 1 m. Por esse motivo, seu outro nome é gigante.

O topo esférico da planta com cachos crespos de verdura é grande e forma um círculo de 12 cm. Além do seu magnífico aspecto decorativo, tem um efeito benéfico no microambiente do aquário devido à sua função filtrante.
Uma característica da ambulia é suas incríveis horas de sono e vigília. Perto das 9 horas da noite, a planta dobra suas folhas, mesmo a luz forte não pode interferir nisso. A "bela adormecida" acorda pela manhã, desfraldando sua luxuosa coroa verde-esmeralda.
Se mantida adequadamente em condições artificiais, a limnophila pode lançar muitas pequenas flores azuis, tornando-se uma verdadeira decoração do interior subaquático.


Ambulia no aquário pode se sentir confortável se uma série de requisitos forem atendidos.
- Uma planta exótica precisa de muita luz, então a luz do dia deve ser de 10-12 horas. Quando não há luz suficiente, as hastes podem esticar muito.
- A temperatura preferida da água é de 23-28 graus, parâmetros mais baixos retardam o crescimento da grama.
- O solo pode ser cascalho fino, pedregulho ou areia com uma pequena quantidade de argila para o desenvolvimento do sistema radicular. O solo requer limpeza constante de vários crescimentos e lodo.
- Limnophila se sente bem com água limpa, então você deve instalar um sistema de filtração e, adicionalmente, fazer uma troca de água uma vez por semana.
Royal limnophila é propagada pela divisão das raízes, que primeiro devem ser cuidadosamente desembaraçadas e depois transplantadas. Você pode fazer isso usando estacas - elas são cortadas a uma distância de 20 cm do topo da planta. É necessário plantar crianças a 3 cm de outros arbustos.
Ambulia combina bem com qualquer peixe ornamental termofílico, e é aconselhável plantá-la perto da parede posterior do aquário, onde criará um fundo exótico de matagais abertos.

Flor séssil
A planta também é chamada de ambulia anã. A grama tem um caule reto e alto com folhas verdes e avermelhadas que lembram penas. Quando cresce para a superfície, um grande número de ramos jovens emergem dela, cobrindo densamente a superfície da água. Assim, a planta pode crescer tanto debaixo d'água quanto acima dela. Com muito cuidado, a limnophila forma lindas flores brancas. Tamanhos de uma planta adulta: largura - de 4 a 7 cm, altura - de 15 a 40 cm.
Condições necessárias para o funcionamento normal de uma grama tropical:
- água quente: não inferior a 18 e não superior a 30 graus;
- a planta não tem capacidade de crescer em pedras, por isso é melhor colocar areia de 6 a 10 cm de espessura no fundo e, se o solo contiver ferro, é provável que a tonalidade das folhas seja avermelhada;
- no caso da ambulia anã, a pequena presença de lodo não interfere, aliás, é por ela utilizado como suplemento nutricional;
- a acidez ótima do meio é de 5–8 unidades, enquanto a dureza pode ser diferente - de 0 a 20 unidades.


A variedade de flores sésseis não é muito exigente em termos de iluminação, mas com pouca luz prolongada parece desbotada e não tão atraente.É muito fácil danificar o delicado e extremamente vulnerável sistema radicular da vegetação, por isso a limpeza do solo deve ser feita com cuidado.
Para colocar as coisas em ordem, é necessário sacudir periodicamente os arbustos da planta, porque filtra qualquer pequena partícula da água, restaurando o equilíbrio ecológico de um reservatório artificial.
Propagar limnophila por estacas de 10 cm de tamanho, que são imediatamente plantadas no solo. Em poucos dias, a grama cria raízes e começa a viver uma vida independente.

Aromatico
Uma propriedade distinta da ambulia aromática - mudança constante do ponto de crescimento (a cada 7 cm), razão pela qual seu caule pode ser ereto e rasteiro ao longo do fundo. O tamanho dos arbustos chega a atingir 17 cm de diâmetro e as folhas têm uma gama de cores diferente: do verde salada ao marrom, com o lado inferior muitas vezes lilás. O formato das folhas é apontado para a ponta, são todas do mesmo comprimento. Existem cerca de 8 peças em um verticilo.
As folhas adquirem um tom púrpura quando estão na parte acima da água do aquário, e seu formato torna-se mais arredondado - isso pode ser um sinal de que flores irão aparecer em breve.
Os aromáticos são a planta mais difícil de manter, o que requer um tanque com paredes de pelo menos 50 cm e volume de 80 litros. A atividade vital e a aparência da grama dependem das características hidroquímicas da água.

Parâmetros exigidos:
- rigidez - dentro de 3-14 unidades;
- valores de acidez - de 5,5 a 7 unidades;
- temperatura - 23-28 graus.
Em temperaturas cada vez mais altas, o crescimento e o desenvolvimento da ambulia param, e a composição afeta amplamente a cor das folhas. A água deve ser constantemente limpa com filtros, e também substituir 1/4 do volume. Este valor não pode ser ultrapassado, pois isso pode levar a alterações indesejáveis nos parâmetros da água.
A falta de luz (menos de 10-13 horas por dia) causa palidez das folhas. Com boa iluminação com lâmpadas de 0,8 W / L, a planta fica vermelha. Linnófilos também requerem alimentação com ferro, fosfatos, nitratos, potássio e pulverização de dióxido de carbono, sem os quais o curso normal da fotossíntese é impossível. Quanto ao solo, então arenito ou seixos pequenos são adequados para a planta, uma mistura com alto teor de ferro é colocada no fundo previamente.

Os aromáticos precisam de poda periódica dos brotos superiores para excluir o sombreamento das folhas inferiores, levando ao seu apodrecimento. Ambulia deve ser propagada por estacas que formam o sistema radicular e começam a crescer após 2-3 semanas ou um pouco mais tarde. É permitido plantar a grama de forma vegetativa. Para isso, são separados os caules laterais com várias folhas bem desenvolvidas.
Uma planta exótica é plantada em 3, 5 e 7 arbustos, pois desta forma os matagais parecem mais agradáveis esteticamente do que no fundo ou no meio, onde muitas vezes têm que ser cortados. A regra principal é não plantar firmemente.
Para mais informações sobre as características da ambulia, veja o próximo vídeo.