É possível desligar o compressor do aquário à noite?
É muito difícil dizer com certeza se devemos desligar o compressor do aquário à noite, pois isso depende de vários fatores que influenciam na decisão. Para alguns aquários, desligar não trará consequências desagradáveis pela manhã, enquanto para outros não é recomendado desligar o arejamento mesmo por várias horas.
Vamos descobrir quando é permitido interromper a aeração forçada à noite e quando é melhor evitar tal decisão.
Levamos em consideração os detalhes
Os seguintes fatores devem ser levados em consideração sem falta:
- o tamanho e a forma do seu aquário;
- população com peixes e caracóis;
- a presença de algas no aquário;
- elementos de decoração.
As características numéricas da superfície da água dependem do tamanho do seu aquário. Quanto maior o espaço, melhor ocorre a troca de gases entre os organismos vivos e o ambiente externo. Neste caso, os peixes apresentam excelentes condições de vida, sendo que o compressor também regula adicionalmente o fornecimento de oxigénio.
Assim, é sempre aconselhável ter, se não um aquário enorme, então significativamente maior do que o necessário para o número de peixes que nadam livremente. Quanto maior o volume do aquário, menores são as chances de seus animais de estimação ficarem sem oxigênio à noite, se você planeja desligar o compressor de suprimento de oxigênio. Tente evitar encher o seu aquário por qualquer meio. - retire as plantas em crescimento, compre um aquário maior.
E se os peixes estiverem superpovoados, remova-os da composição existente, deixando apenas o número normalizado de indivíduos.
Fatores de risco
Muito importante evite a superpopulação, que depende exatamente do tamanho do seu aquário... Se você desligar o compressor de ar em um aquário cheio de peixes à noite, há uma grande chance de que, pela manhã, você encontre vários indivíduos mortos por falta de oxigênio. Isso se deve ao fato de que um indivíduo tem menos oxigênio em um aquário com um compressor inoperante e, se estiver superlotado, as chances de falta de oxigênio aumentam várias vezes.
Durante o dia, as algas do aquário liberam oxigênio durante a fotossíntese, mas à noite a situação muda drasticamente - as plantas a esta hora do dia, ao contrário, começam a consumir o oxigênio da água. Portanto, é lógico supor que mesmo em um aquário pouco povoado, a vida noturna dos peixes é complicada.
Por que desabilitar?
O desligamento do compressor à noite pode ter vários motivos - o proprietário quer economizar energia elétrica ou não considera necessário operá-lo à noite, acreditando que os peixes estão dormindo.
No entanto, você deve entender que a manutenção de qualquer animal de estimação está associada a despesas diversas, portanto, antes mesmo de comprar criaturas vivas, é preciso pensar se você está preparado para despesas adicionais com a manutenção de seres vivos... Os peixes precisam de seu próprio aquário, iluminação e arejamento adicionais, alimentos e plantas que facilitam a sua existência diurna.
Se você tem muitos peixes e o aquário parece superlotado, você deve estar preparado para comprar um segundo e reserve para evitar aglomeração e risco de asfixia.
Caso contrário, quando você tem um aquário espaçoso com um mínimo de vegetação, às vezes você pode desligar o compressor à noite, mas certifique-se de monitorar a reação dos peixes pela manhã. Se eles têm oxigênio suficiente é fácil de entender, prestando atenção onde os peixes nadam. Se eles pairaram perto da superfície da água, isso significa que à noite eles nadaram ativamente para engolir o ar.
Conclusão
Com base em tudo o que foi descrito acima, podemos concluir que a aeração adicional pode ser desligada apenas em um aquário espaçoso com uma pequena população de algas e animais.
De manhã, você sempre pode dizer exatamente se cometeu um erro desligando o compressor. Se for óbvio que os peixes carecem de oxigênio, não deixe a aeração desligar mais.
Lembre-se das plantas que consomem oxigênio à noite - se houver muitas, elas "tirarão" oxigênio dos peixes à noite, dificultando a respiração.
Se você levar em consideração todos os fatores acima e não perder pontos importantes que levam à morte dos peixes, o suprimento adicional de ar à noite pode ser desligado. Em outros casos, o compressor deve estar em funcionamento constante.
Você saberá se é possível desligar o compressor do aquário à noite no vídeo a seguir.