Aquários de parede: variedades e recomendações de design
O aquário pode ser considerado um dos atributos típicos de um apartamento moderno. Embora a palavra "típico" não seja totalmente correta, porque um reservatório de água pode ser tão diferente de seus equivalentes de aparência mais conservadora que você não pode colocá-lo na linha geral.
Enormes e caros, ou pequenos, mas elegantes, eles se tornam parte integrante da sala de estar (ou cozinha combinada com a sala de estar). Uma das opções mais populares hoje em dia é o aquário de parede.
Requisitos básicos de localização
Aquários embutidos são designs especiais. Há uma série de coisas a se considerar ao instalar um aquário na parede.
- Um tanque como este precisa de uma base muito forte.... Só isso vai dominar a carga.
- Antes de instalar o equipamento de iluminação, cálculos simples são necessários. Os aquários são colocados afastados da janela, porque são privados de luz natural. Mas sem luz, os representantes da flora e da fauna em um reservatório doméstico não sobreviverão.
- O aquário embutido não deve ser colocado próximo a dispositivos de aquecimento, com as flutuações de temperatura, muitas espécies de peixes podem morrer.
Normalmente, o trabalho de criação de um aquário embutido começa com um plano. Você mesmo pode esboçar seu interior e designar onde há um lugar para o aquário. Em seguida, analise o que você mesmo pode fazer com seus planos e o que requer as mãos habilidosas de especialistas. É mais fácil instalar um tanque quadrado ou retangular na parede.
As laterais do aquário podem se estender além do plano da parede ou fundir-se com ele.
O aquário é geralmente construído de forma que possa ser visto de qualquer lugar da sala. A parede sob ela deve ser livre, sem ser sobrecarregada com detalhes. Os tanques no centro da parede parecem mais vantajosos, como pinturas.
Se o apartamento for projetado como um estúdio, o aquário pode ser colocado em uma divisória sem porta, que serve de zonador. Isso a decora lindamente e transforma o apartamento de um modesto estúdio em um espaço muito elegante.
Vantagens e desvantagens
Essa ideia terá mais vantagens do que desvantagens. A humanidade conhece aquários há mais de mil anos. Além de ser simplesmente linda, a aquariofilia ajuda a pessoa a se descarregar psicologicamente, a se distrair da multitarefa e da confusão. A paisagem subaquática, os peixes graciosos e as lindas plantas fazem com que os olhe por muito tempo e se divirta.
As pessoas admitem que o aquário da casa é a sua zona de conforto pessoal, que ajuda a chegar à harmonia, ao equilíbrio e à calma.
Das outras propriedades positivas de um aquário embutido na parede, as seguintes são mencionadas.
- Ajuda a ampliar visualmente o espaço. O jogo de água e luz cria o efeito que é necessário para pequenos espaços. Se a sala estiver no lado ensolarado, o efeito aumentará.
- Máscaras de defeitos da sala. E isso também está comprovado - se um lindo aquário for embutido na parede, o olho não “se apega” mais a algumas irregularidades e outros erros de decoração.
- Alivia o estresse. E podemos voltar a falar sobre isso, pois além do clima psicológico, a contemplação do reino subaquático doméstico permite até normalizar os indicadores de pressão arterial. Um aquário não pode ser chamado de hipotensor com toda a seriedade, mas o fato de que muitas vezes se torna uma aquisição de hipertensos é um fato. É um bom relaxante caseiro.
- Serve como uma área de estar em casa. Se as crianças crescem em casa, o aquário é um alfabeto natural vivo para elas. Pais atenciosos vão ensinar os filhos a cuidar bem da “casa dos peixes”, a partir do conceito de cuidado e respeito por todos os seres vivos.
- Transforma significativamente o interior. Se não houver dinheiro para uma reforma completa, você terá que gastá-lo em algo que pode mudar significativamente a imagem do ambiente. E o aquário na parede faz um ótimo trabalho com isso - fica bem em cômodos que não são "esmagados" pela decoração, ajuda os espaços desabitados a parecerem mais animados e chama a atenção para si mesmo.
Resta citar desvantagens para contrabalançar essa lista. Um deles - impossibilidade em 100% dos casos de construir um aquário na parede... Nem todas as paredes podem suportar tal estrutura e, na maioria dos casos, você deve recorrer a especialistas. Pequenos esforços para fazer esse truque de design não funcionarão.
Finalmente (a menos que você esteja montando um aquário seco), a estrutura embutida deverá ser constantemente monitorada. Os peixes precisam de alimentos e trocas regulares de água, e as plantas podem precisar ser alimentadas. Teremos que ver como funciona o filtro, é preciso sifonar o solo, etc.
Em suma, o aquarismo não é apenas um hobby, mas também um trabalho.
Visão geral da espécie
Existem vários modelos de aquários embutidos, iremos considerar os mais comuns deles.
A primeira opção são as construções construídas em um nicho. Estruturas de suporte não podem ser usadas em tal instalação, portanto, tais tanques não podem decorar apartamentos em casas de painel. Quando a vegetação e os peixes são selecionados em tal recipiente, sua forma oblonga é levada em consideração.
Para decoração costuma-se utilizar flora artificial, perfeitamente visível no nicho. Esses designs vêm com um fundo decorativo e isso, é claro, não simplifica a manutenção em nada.
Para manter os custos baixos, os aquaristas preferem recipientes de 100-120 litros.
A próxima opção são construções embutidas. Um pequeno mundo subaquático na parede entre os quartos é considerado uma opção muito popular hoje, porque é visto de 3 a 4 lados, e o interior só se beneficia desse elemento.
Mas, no caso de um aquário embutido em uma divisória, existem certas nuances:
- especialistas levarão equipamentos de filtração até o reservatório, que funciona o tempo todo;
- no aquário, é preciso trocar a água, fazer a limpeza com luz ultravioleta, caso contrário o acúmulo de matéria orgânica, tóxica e perigosa, não pode ser evitado;
- encher tal aquário requer o uso de fenótipos que suportam o estresse, porque não é fácil se esconder nesses recipientes;
- a manutenção de tal reservatório demandará muito tempo e esforço.
Outra opção interessante é instalação do tanque em divisória decorativa, que pode ser instalada em qualquer parte da casa. Ele também serve como um zoner de espaço decorativo. Para facilitar a manutenção da estrutura, é deixado um lugar no topo que permite a fácil instalação de equipamentos de iluminação, filtros e outros dispositivos para manter a vida no aquário.
E também há aquários finos nos móveis, no chão, em um grande armário. Uma boa alternativa (e significativamente mais acessível) para todas essas opções é um aquário artificial grande e plano na parede.
Isso nada mais é do que uma imitação, um "obstáculo", mas também pode ser elegante, elegante, impressionante.
Um aquário suspenso artificial pode ser comparado a uma lareira artificial. Sim, este é apenas um jogo no mundo subaquático, mas também tem seu próprio lados vantajosos.
- Primeiro, a tecnologia foi muito longe., e poucas pessoas à primeira vista determinarão se este é um aquário real ou uma imitação.
- Em segundo lugar, há muitas pessoas que acreditam que os aquários caseiros desrespeitam o mundo animal. e não se atreva a comprar para casa essas "casas de peixe" para se divertir. Mas não há reivindicações éticas para a versão artificial.
Você não deve comprar imediatamente um aquário grande e complexo, adicionar habitantes raros e plantas estranhas lá, se você não tem experiência em cuidar do tanque mais simples com guppies ou galos.
Faz sentido estudar o aquário de acordo com o princípio "do simples ao complexo".
Características de design
A regra principal é considerar cuidadosamente como será o aspecto do aquário, qual será seu design e conteúdo. É uma pena que, ao instalar tal estrutura, não seja possível criar harmonia no espaço. Mas a escala de cores decide muito no interior da sala, e se o aquário for feito nas mesmas cores que não se sobrepõem à decoração das paredes e demais superfícies, não haverá unidade de estilo e quadro orgânico.
Os estilos do aquário são claramente definidos e podem ser um ponto de referência para o design do seu tanque. Nesse caso, você precisa seguir o design designado e não ir além dele.
- Japonês. A imitação da natureza não é a ideia central deste aqua design, no centro do estilo japonês está a composição, que deve ter um efeito pacificador para o contemplador. Adivinha-se o empréstimo do jardim de pedras, as técnicas de bonsai e a cultura japonesa em geral. Mas a regra básica deste design de aquário é o minimalismo.
- Holandês. E este é um verdadeiro jardim subaquático que requer um preenchimento organizado, uma reminiscência de um canteiro de flores com plantas classificadas por características. As plantas são dispostas em camadas, esse é o destaque do estilo holandês.
- Náutico. Estilo mais popular. O aquário está cheio de água do mar e povoado por habitantes autênticos (e não apenas peixes). Se seguir as regras de contraste na seleção dos peixes, usar as plantas mais espetaculares, não terá de duvidar da espetacularidade da composição geral. O mar pequeno em casa é uma boa ajuda para quem anseia por umas férias à beira-mar.
- Estilo natural (biótopo). Esta opção implica uma reconstrução extremamente detalhada de um reservatório específico.Esses reservatórios geralmente servem como objetos de observação científica.
Finalmente, munido de certos conhecimentos, você pode criar o mundo subaquático do seu próprio estilo inventado. Alguém está tentando pegar os “destroços do Titanic”, uma réplica do famoso navio que naufragou nas águas do Atlântico, e são eles que são o centro semântico do aquário de parede. Alguém arranja um obstáculo bonito e incomum ali, que é conceitual em si. E, a propósito, foi a madeira flutuante que derrubou as garrafas anteriormente populares com gim dentro e outras histórias de fantasia.
Cada vez mais, os elementos naturais estão no centro das atenções nos pequenos lagos domésticos.
Claro, muito no design do aquário determina seu tamanho - se for um tanque de 200 l, qualquer estilo e variedade de enchimento estão sujeitos a ele. Embora a moda moderna para o minimalismo mostre: elegância, elementos vazios não parecem menos convincentes no interior.
Um aquário na parede pode se tornar a própria "cereja do bolo" que faltava no interior de sua casa.
No próximo vídeo, veja informações ainda mais interessantes sobre aquários para divisórias interiores.