Sifões para um aquário: escolhendo um aspirador para limpar o solo
Lodo, comida, resíduos de peixes - tudo isso permanece no aquário e afunda no fundo. Este local acaba sendo o mais sujo e requer limpeza periódica. Para isso existe um dispositivo especial que funciona segundo o princípio de um aspirador de pó, retirando a sujeira das profundezas.
Compromisso
O sifão do aquário é uma bomba com ar rarefeito que sai de um tubo especial. Graças ao dispositivo, água e resíduos líquidos podem ser bombeados das profundezas. O dispositivo com mangueira é instalado próximo ao fundo, há um filtro interno que retém a sujeira. A água limpa flui de volta para o aquário, existe um tubo flexível para isso. Ele é abaixado abaixo do nível da parte inferior no caso de um dispositivo mecânico.
Os modelos elétricos não implicam em regras para a colocação do tubo de saída. Na última versão, seu tamanho é importante - quanto maior, mais rápido a sujeira será limpa. Na primeira modalidade, a extremidade inferior da mangueira tem um efeito na tração. Será maior do que o tubo abaixo. O sifão de solo funciona sugando lodo, restos de comida e outros detritos. Assim, o fundo é limpo.
É muito importante monitorar sua condição. Este procedimento é necessário para aquários de qualquer tamanho, inclusive os menores.
O sifão também é freqüentemente usado para substituir parte da água em um aquário. Recomenda-se atualizá-lo semanalmente, caso contrário, as condições ideais de detenção serão perdidas. Para melhorar a qualidade de vida dos moradores, basta repor cerca de um quarto do volume total.
A renovação da água geralmente é combinada com a limpeza do solo. O princípio de operação envolve o uso de acessórios especiais, que são semelhantes aos de um aspirador de pó doméstico comum. Um dispositivo para limpar o fundo e a água do aquário está disponível para produção do tipo faça você mesmo. Existem modelos modernos melhorados à venda.
Variedades
Um aquário é um sistema artificial que deve ser mantido em equilíbrio o tempo todo. Sem os devidos cuidados, surgem condições desfavoráveis que levam à morte dos habitantes. Os limpadores de aquário vêm em dois tipos principais: elétricos e mecânicos.
Elétrico
Esta espécie pode ser usada em aquários de água doce e salgada. Eles são especialmente úteis em aquários com vegetação abundante. O equipamento elétrico é caracterizado pela alta potência. Outra característica dos dispositivos é seu amplo poder de sucção. O dispositivo irá coletar rapidamente todos os detritos do fundo, inclusive de locais de difícil acesso.
A sucção de peixes pequenos e alevinos é excluída com um dispositivo com um filtro especial. Se você seguir as instruções, o desempenho do eletrosifão será mantido por um longo tempo. A instalação é possível em qualquer ponto do aquário, mesmo um iniciante não terá dúvidas com esta questão.
Um sifão elétrico com uma bomba é seguro para uso, uma vez que todas as peças são isoladas de forma confiável. A resistência à água é garantida por um plástico durável com qualidades à prova de choque.
O funcionamento de um aspirador de pó para limpeza é impossível sem uma bomba especial. Com a sua ajuda, é aspirada a água que, passando pelos filtros, é retirada da sujidade. Alguns modelos possuem cartuchos especiais instalados no interior. Eles se distinguem por planos inclinados que atraem sujeira. O sistema filtra com eficácia a água do aquário. Com o tempo, os cartuchos são lavados ou substituídos por novos. O fluxo de água em um aparelho entupido se torna mais fraco e a eficiência diminui.
Mecânico
grande profundidade. Em recipientes de meio metro de profundidade pode-se despejar água. Este tipo difere do anterior por ter um design mais primitivo. A versão manual é boa para iniciantes que estão apenas tentando sua mão no negócio de aquários. Os modelos são simples, mas requerem dispositivos adicionais que podem ser usados para limpar o vidro. Em um produto mecânico, um bulbo de borracha regular é necessário para bombear água. Além disso, é equipado com um funil ou um corpo cilíndrico convencional de plástico.
É muito conveniente quando esta parte é transparente. Você pode ver imediatamente os pequenos habitantes e excluir sua morte. É necessário algum tipo de recipiente para drenar a água do sifão mecânico. Para ela, você precisa encontrar uma mangueira de comprimento ideal. Para começar, basta apertar e abrir a lâmpada de borracha. Isso exigirá algum esforço e destreza.
Uma versão alternativa do sifão pode ser um dispositivo alimentado por bateria. Não prevê o escoamento da água, o que já facilita a tarefa. Nenhuma mangueira necessária para a operação. Uma característica importante é a regulação do fluxo e a presença de um compartimento especial denominado armadilha.
Uma desvantagem significativa do modelo é que o limpador é adequado apenas para um pequeno aquário de pouca profundidade. Em recipientes de meio metro de profundidade, a água pode encher as baterias, o aparelho ficará inoperante.
Qual é melhor escolher?
O limpador de solo é capaz de lidar com a limpeza com precisão, sem perturbar o equilíbrio biológico estabelecido no sistema aquático artificial. Aquários de várias capacidades precisam de limpeza. Devido à variedade de embarcações, é importante navegar corretamente pelos parâmetros do dispositivo. Outra coisa a se considerar é o número de seres vivos. A facilidade de uso também é importante.
Por exemplo, o diâmetro da mangueira deve ser menor que o tamanho das pedras no fundo... O produto transparente ajudará você a controlar facilmente a limpeza. Será leve e confortável com mangueiras de plástico.
Se o aquário for pequeno e tiver poucos habitantes, é melhor prestar atenção aos modelos pequenos de baixa potência.Um dispositivo mais massivo pode ser escolhido para uma habitação volumosa de peixes. Um limpador de solo fraco não suportará uma grande quantidade de trabalho.
O diâmetro da mangueira é de grande importância, pois com uma vazão forte, todo o solo pode não ser limpo, e a água se fundirá no recipiente. Os habitantes do nanoaquário podem ficar sem habitat. Você também pode prestar atenção aos bicos dos sifões de aquário, eles vêm em tamanhos diferentes. Por exemplo, os grandes são convenientes para limpar o meio do aquário. Pequenos elementos triangulares são ideais para limpar cantos e pequenos detalhes decorativos.
Modelos de mangueiras mecânicas e elétricas estão disponíveis em várias empresas. Os produtos dessas empresas são de alta qualidade, existem muitos modelos, cada um com muitas qualidades positivas.
Apresentamos a classificação das empresas mais populares:
- Aquael;
- Tetra;
- JBL;
- Sera.
Por exemplo, sifões Aquael caracterizados pela sua versatilidade, são capazes de limpar tanto o solo como o vidro do aquário. O principal componente do sifão clássico de fabricação polonesa é uma caixa de plástico transparente. Um componente adicional é uma mangueira rígida. Uma malha especial é fornecida para proteger o contêiner de objetos estranhos. O custo dos produtos é acessível: de 500 a 1000 rublos (2019).
Empresa Tetra oferece uma grande variedade de produtos que se distinguem pela grande potência. Uma válvula adicional é responsável por este parâmetro, que pode ser ajustado. Os aparelhos também possuem outros aparelhos que facilitam a tarefa de limpeza do solo. O preço dos produtos está relacionado ao tipo de modelo e varia de 200 a 900 rublos (2019).
JBL - um fabricante da Alemanha, que se dedica à produção de produtos para lagos de jardim, terrários e aquários. Os sifões alemães são caracterizados por inúmeras opções. Devido às adições, o preço dos produtos é bastante elevado, mas os produtos são considerados de altíssima qualidade.
Sifões alemães um pouco mais baratos por Sera, que é conhecida no mercado há mais de uma dezena de anos. O plástico dos produtos é de altíssima qualidade, transparente e atóxico para os peixes. O suplemento especial elimina a absorção de plantas e alevinos. Diferentes sifões diferem em design e, conseqüentemente, nas regras de operação.
Como limpar o solo do aquário?
A limpeza do fundo é uma tarefa complicada, mesmo com ferramentas adicionais. Ele pode ser mantido limpo jogando a ração em pequenos punhados ou usando efetivamente pellets especiais que são colocados nas laterais do recipiente. De acordo com as instruções, recomenda-se limpar primeiro as paredes do aquário. É possível sem mudar a água - você só precisa esperar que toda a sujeira caia para o fundo. O procedimento leva aproximadamente 20 minutos.
Se for usado um sifão mecânico, será necessário passar pelo fundo com uma mangueira durante todo o processo de limpeza e trabalhar com uma pêra constantemente. Se o projeto não prevê o escoamento de toda a sujeira para o balde, isso deve ser feito após cerca de 30 batidas na pêra. Antes de cada nova entrada, é aconselhável virar todas as pedras ao mesmo tempo. Isso vai servir não só como uma excelente prevenção, mas também ajuda a melhorar a aparência. O intervalo desejado do procedimento é a cada 2 semanas. Após a limpeza, o crescimento das algas é acelerado.
Se o sifão incluir elementos de filtração, eles devem ser enxaguados regularmente, pois organismos prejudiciais se acumulam em seu interior. Não use soluções de sabão ou água quente para limpar os filtros. Além disso, você não pode esterilizar os mecanismos com agentes que contêm álcool.
Dicas úteis
Um sinal de limpeza pode ser um cheiro do aquário, que se assemelha a um ovo podre ou feno podre. Isso indica a presença de gás venenoso, que apareceu devido ao produto residual de peixes. Com isso, diminui a quantidade de oxigênio, o que prejudica a saúde dos habitantes.
Antes da colheita, é aconselhável transplantar o peixe para outro recipiente. A água suja do aquário é despejada pela metade, as pedras podem ser removidas para enxágue posterior.Para este procedimento, você pode usar água corrente normal, mas é aconselhável adicionar sal marinho. O componente precisa de cerca de 50 g por litro de água. Minerais adicionais podem ser usados para limpeza. Por exemplo, o coral é frequentemente usado não apenas como decoração, mas também como uma espécie de filtro natural.
Usando um sifão, você pode repor parte da água do aquário sem prejudicar os peixes. Uma vez por semana, você pode alterar cerca de 10% do total. Com um intervalo de um mês, você precisa trocar cerca de 25% do líquido.
Se o procedimento for realizado com menos frequência, cerca de 70% da água precisa ser trocada.
Você pode adicionar água da torneira, mas deve permanecer por cerca de um dia. Os especialistas adicionam substâncias especiais, uma das quais é o tiossulfato de sódio a 30%. Muitas pessoas costumam usar peixes para limpar o aquário. Esses ordenamentos naturais têm eficácia diferente, mas não são menos bonitos na aparência, por exemplo:
- peixe-gato;
- mollies;
- Girinoheil Siamese;
- pterygoplichta;
- labeo;
- ototsinklus.
Todo aquarista está ciente da necessidade de manter um equilíbrio interespécies. Cuidar de um aquário requer:
- inspeção diária;
- verificações de temperatura e sistemas principais.
O amarelecimento das plantas pode indicar a necessidade de repor a água e limpar o solo. Também pode ser um sinal de uma superabundância de produtos químicos na água.
Como funciona o sifão, veja abaixo.