Aquário

Conserto de luminárias de aquário faça você mesmo

Conserto de luminárias de aquário faça você mesmo
Contente
  1. Eliminação de defeitos
  2. Se a lâmpada não funcionar
  3. Substituição de ECG
  4. Conversão para lâmpadas T8

Se a iluminação do aquário falhar, você precisa decidir: consertar a tampa ou comprar uma nova. Se a tampa em que estão instaladas as lâmpadas do aquário é feita de materiais baratos e foi adquirida provisoriamente, não adianta consertá-la, pois em breve o colapso voltará a acontecer. Mas se um item caro e de alta qualidade foi comprado, ele deve ser enviado a uma oficina de manutenção. Deve ser entendido que consertar a iluminação em um aquário não é fácil.

E se você duvida de suas habilidades ou simplesmente não entende o enchimento elétrico de um tanque doméstico, então a decisão mais correta é recorrer a profissionais para obter ajuda. Se os serviços de um mestre não forem necessários, houver tempo ou a avaria não for muito difícil, então você mesmo pode consertar a unidade.

Eliminação de defeitos

Depois de tomar a decisão de reparar a iluminação por conta própria, é necessário identificar o defeito em si e a origem da avaria, para que não se repita no futuro. A causa mais comum de danos ao enchimento elétrico de um aquário é um vazamento nos compartimentos onde os fios, temporizadores e outros dispositivos estão localizados. As tomadas e lâmpadas com vazamento que não são projetadas para funcionar em condições de alta umidade também sofrem com a umidade. Para realizar o trabalho de reparo, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:

  • testador;
  • faca de papelaria;
  • cortadores laterais;
  • alicate;
  • chave de fenda da sonda;
  • chave de fenda regular;
  • ferro de solda;
  • kit de solda;
  • selante;
  • fios;
  • fita isolante ou tubo termorretrátil.

O diagnóstico de falhas deve ser executado em uma ordem específica - do simples ao complexo.Primeiro, verificamos a integridade do fio da rede e a funcionalidade do switch. Não é difícil fazer isso com um testador: verificamos esses elementos, se não funcionarem, fazemos uma substituição. Caso tudo esteja em ordem, passamos para a próxima etapa.

Desde que os fios e as chaves estejam em boas condições, não há muitas opções para falhas de iluminação - são reatores eletrônicos (reatores eletrônicos) e lâmpadas de iluminação.

Se a lâmpada não funcionar

Muitas vezes, o dispositivo de iluminação deixa de funcionar devido aos efeitos de um ambiente agressivo, em que os cartuchos nos quais as lâmpadas estão instaladas oxidam e falham. Ou a umidade está entrando na fonte de luz. Somente uma substituição completa do equipamento de iluminação ajudará aqui. Desbloqueamos as luminárias do painel de proteção, caso esteja previsto no design. Tiramos as lâmpadas, desmontamos os cartuchos, "arrancamos" os fios oxidados.

No lugar dos antigos, instalamos cartuchos à prova d'água modernos, cujo design não permite que a umidade penetre nos contatos e faça com que as lâmpadas queimem.

É melhor mudar completamente a fiação também. A seguir instalamos as lâmpadas no nicho da tampa, selamos cuidadosamente todos os furos, verificamos e conectamos.

Substituição de ECG

Depois de verificar e solucionar problemas de fiação e iluminação, o caso mais difícil permanece - esta é a substituição das bobinas. Retiramos a tampa do aquário, desligamos da rede elétrica e começamos a desmontá-la. Podem surgir problemas com isso: muitas vezes o painel superior é colado ou plantado sobre um silicone especial. A desconexão exigirá algum esforço e, ao mesmo tempo, tente fazê-lo com o máximo de cuidado possível. Sob o painel estão fios elétricos e reatores eletrônicos, em pessoas comuns - acionadores de partida. Se você não é um especialista, então é aconselhável anotar, e é melhor fotografar, qual fio vai onde.

É preferível adquirir reatores eletrônicos em loja especializada para ter certeza da confiabilidade das peças. Desconectamos o starter dos fios, fazemos a substituição com a mesma ou maior potência. Coletamos tudo de acordo com o esquema anterior.

Selamos o compartimento com silicone para protegê-lo da umidade. Colocamos o painel superior de volta no lugar, conectamos a eletricidade e verificamos o funcionamento. E se o cronômetro estiver quebrado, ele não será reparado, mas trocado por um novo.

Conversão para lâmpadas T8

Escolher a iluminação certa para o seu aquário é muito importante. Vários tipos de lâmpadas economizadoras de energia são usados ​​para iluminar lagos domésticos. Lâmpadas fluorescentes são amplamente utilizadas para iluminar tanques de peixes. Considere uma lâmpada T8. Suas vantagens:

  • longo tempo de trabalho, mais de 10.000 horas;
  • baixo aquecimento do elemento incandescente, que evita o desenvolvimento de bactérias nocivas e algas em decomposição;
  • falha gradual, o que permite que você substitua a lâmpada a tempo.

    Desvantagens:

    • incapacidade de instalar um controle de brilho;
    • os efeitos negativos da radiação ultravioleta em certos tipos de peixes e plantas;
    • impossibilidade de ligar sem equipamento adicional de partida (motor de partida).

    Para começar, para substituir a retroiluminação por lâmpadas T8, será necessário abrir a tampa e retirar o equipamento anterior. Se a tampa não tiver painel removível, com a ajuda de uma régua aplicamos marcas e com uma faca de escritório cortamos cuidadosamente os orifícios em forma de retângulo.

    Removemos a fiação, as luzes e os cartuchos antigos. Você pode deixar o cabo de alimentação. Depois de todas as manipulações, devemos ficar com a tampa completamente vazia.

    Em seguida, coletamos iluminação usando novos detalhes. Conectamos os fios a novos suportes elétricos selados e os montamos em seus lugares anteriores. Selecionamos as lâmpadas T8 de acordo com o tamanho da tampa, depois as instalamos nos porta-lâmpadas e conectamos o reator eletrônico (o desenho dos circuitos elétricos, que transforma a tensão usual da rede em corrente alternada).Montamos tudo de acordo com o diagrama no corpo do reator, a fiação correta é importante. Em seguida, conectamos o cabo de rede e ligamos para verificar como tudo funciona.

    Se tudo for feito corretamente, as lâmpadas acendem com uma luz uniforme e acendem e apagam rapidamente. Depois de verificar a funcionalidade, instalamos a parte recortada da tampa no lugar. Para um acesso mais fácil no futuro, se for necessário consertar, é melhor tornar a tampa dobrável. Neste caso, é necessário instalar fixadores dentro do compartimento onde estão instalados os fios e o reator.

    Os suportes são cortados em plástico e colados ao longo da borda do nicho. Depois que a cola secar, coloque o pedaço da capa cortada anteriormente de volta no lugar. Como resultado, temos uma tampa dobrável e uma nova lâmpada econômica.

    Reparo da lâmpada do aquário Juwel no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa