Como calcular o volume de um aquário?
O principal erro de um aquarista novato é comprar um reservatório doméstico de volume insuficiente. O aquário é um ecossistema independente e fechado com seu próprio mundo subaquático. Quanto maior o volume do tanque, mais confortável é a vida da população de aquamir e mais fácil é manter o bioequilíbrio natural.
Por que você precisa saber o volume?
Antes de comprar ou de fazer um aquário sozinho, é muito importante saber o volume real do aquário em litros. Como já foi mencionado, o número de indivíduos no lago doméstico, sua vida confortável e a seleção correta do equipamento de filtragem e iluminação dependem disso. Você precisa saber o volume exato para:
- calcular o número ideal de peixes e plantas;
- em caso de doenças no aquário, determinar corretamente a porção certa do medicamento;
- determinar a quantidade necessária de solo e fertilizantes.
Quais ferramentas serão necessárias para determinar?
Para calcular a capacidade do reservatório, precisamos:
- fita métrica, você também pode usar uma régua ou centímetro;
- uma folha de papel e materiais de escrita;
- microcalculador, com seus cálculos de ajuda serão feitos.
Métodos de cálculo
Existem muitos tipos de corpos d'água domésticos. A maneira mais fácil é calcular o volume de um aquário retangular, podem surgir problemas com o resto das formas. Para calcular a capacidade de um reservatório retangular, precisamos:
- tirar medidas de fora, medir o comprimento, largura e altura;
- lembre-se, e é melhor anotar esses números;
- a capacidade do aquário é calculada pelo comprimento da fórmula multiplicado pela largura e altura, assim obtemos o volume externo;
- para saber a capacidade interna, é necessário medir a espessura do vidro, depois multiplicar por 2 os valores obtidos, depois subtrair dos números obtidos anteriormente, isso ajudará a obter os números internos;
- substituímos os valores obtidos pela fórmula que usamos anteriormente e obtemos o volume interno real de água no aquário em centímetros cúbicos;
- para conveniência dos cálculos, traduzimos em metros cúbicos (1 metro cúbico é igual a 1000 litros).
Este cálculo só é adequado para um tanque retangular. Para outros tipos de aquário, os valores precisam ser ajustados, os cálculos são feitos da seguinte forma.
- Forma cilíndrica - medimos o raio da base e a altura do tanque, subtraímos a espessura das paredes e multiplicamos o quadrado do raio pela altura e pelo número Pi. Como resultado, obtemos o volume. Para um meio cilindro, o valor resultante é dividido por 2.
- Esférico - pegamos o raio da bola, elevamos a um cubo, multiplicamos por 4/3, multiplicamos o número resultante por 3,14.
- Cúbico - meça cada lado, subtraia a espessura do vidro e converta em um cubo.
- Hexágono - a distância do meio de um dos lados do aquário ao centro do lado oposto é medida, divida o comprimento resultante por 2, subtraia a espessura do vidro e multiplique o valor resultante pelo comprimento de cada lado .
Para calcular o volume de outras formas de aquários (prisma triangular, octógono e outros), você precisa dividir em formas geométricas mais simples, calcular cada uma delas separadamente e depois adicionar os resultados. Existe outro método para calcular o volume interno. É simples e preciso, mas consome muito tempo. Para fazer isso, precisamos de um recipiente de certo tamanho (qualquer lata serve). Para determinar a capacidade real do tanque, basta encher com água de um recipiente de medição. Multiplicando o número de recipientes derramados pelo seu valor, obtemos o volume do tanque.
Ao determinar a capacidade real de um reservatório doméstico, é imperativo levar em consideração a espessura do vidro, o volume que o aquecedor, filtro, algas, decorações e solo ocupam. Vale lembrar também que o tanque nunca fica cheio até a borda. Essas perdas devem ser levadas em consideração na compra de um aquário.
Quanto maior for o aquário, maior será a diferença entre o volume real e o volume declarado.
Como escolher o melhor aquário?
As principais questões, cujas respostas interessam aos aquaristas novatos na hora de comprar um reservatório doméstico, são o tipo, a forma e o volume do tanque. Primeiro você precisa entender que tipo de aquário você quer comprar? Em geral, os aquários são divididos em 2 categorias - de água doce e marinha. Não vamos falar do aquário marinho por enquanto, porque é muito caro, problemático e não é para iniciantes. Considere lagoas de água doce em casa. Eles são divididos em vários tipos.
- O biótopo é uma espécie bastante rara. Uma vez que se repete um pedaço de um reservatório natural, qualquer ecossistema natural, por exemplo, um riacho, um lago, etc. Nem todo mundo gosta disso e é projetado em maior medida para um amador. Mas recentemente, esses reservatórios estão começando a entrar na moda.
- Holandês. Este reservatório é um aquário vegetal, ou seja, com um grande número de plantas vivas, plantadas em socalcos de uma determinada ordem.
- Scape. Aquascape é um biótopo refinado e transformado além do reconhecimento. Plantas, pedras e troncos são usados para decorá-lo.
- Rybnik. Este é um aquário no qual vivem apenas peixes, sem plantas vivas. Na maioria das vezes, essa solução é usada por designers para decorar interiores. Não há requisitos especiais para esses reservatórios. O principal é uma boa filtração da água, pois uma limpeza de alta qualidade é a chave para a saúde dos peixes.
- Pseudomore. Este tipo imita o ambiente marinho utilizando corais, arenitos, calcários, um grande número de rochas semelhantes ao mar, e vários peixes, principalmente da família dos ciclídeos, com uma cor viva e variada.Plantas vivas geralmente não são usadas nesses aquários. Para a iluminação, é necessário escolher lâmpadas azuis que imitem a cor da água do mar.
Depois de determinar o tipo de aquário que deseja comprar, vem o próximo passo - esta é a escolha do formato do reservatório. O ideal para um iniciante será um tanque com a forma correta, um cubo ou um paralelepípedo. Por que exatamente eles estão? É conveniente trabalhar com eles, você pode arranjar neles qualquer composição de cenário que quiser, especialmente em uma retangular. E é muito mais conveniente limpar o tanque com a forma correta do que os outros.
Existem também lagoas panorâmicas, de canto e de parede. Não é recomendável escolher aquários redondos ou cilíndricos. Eles são muito difíceis de manter e os peixes ficam estressados neles. Além disso, em tal corpo de água, é difícil encontrar um local razoavelmente conveniente para plantas e equipamentos. E a etapa final é a escolha do volume do seu reservatório. Os aquários são pequenos (até 50 l), médios (50-300 l) e grandes (a partir de 300 l).
A maioria dos aquaristas novatos acredita que quanto menor for o aquário, mais fácil será sua manutenção. Esse ponto de vista está fundamentalmente errado. Reservatórios grandes e médios perdoam muito mais erros ao iniciante. Ao mesmo tempo, um tanque com pequena capacidade responderá imediatamente a ações incorretas. Por exemplo, os peixes se alimentaram demais, a comida ficou e precipitou, a água ficou turva ali mesmo. Uma pequena quantidade de bactérias benéficas não é suficiente e os problemas podem surgir de onde não eram esperados.
Qualquer interrupção do ciclo biológico e do nitrogênio se tornará imediatamente perceptível.
Tanques de tamanho médio são considerados os mais adequados para apartamentos pequenos. Em aquários de tamanho médio, peixes e outros residentes se sentem muito mais confortáveis do que em aquários pequenos. Além disso, vários tipos de peixes já podem ser adicionados a esses reservatórios, que são fáceis de cuidar. Um aquário de grande volume é indispensável para os peixes habituados ao oceano. A principal tarefa do amante de peixes é manter um bioequilíbrio confortável.
Tente aprender mais sobre os tipos de animais de estimação que você pretende manter. O principal problema de um aquário grande é o dinheiro. É extremamente caro financeiramente para comprar. Além disso, muito dinheiro é gasto em manutenção e cuidados. Um pequeno aquário não deve ser escolhido por iniciantes, mas sim por pessoas com alguma experiência. O volume ideal do primeiro aquário é de 50 a 100 litros.
Usando essas dicas, você pode escolher um reservatório doméstico que seja de fácil manutenção, não trará o incômodo de cuidar dele e fará as delícias de todos os membros da família por muito tempo.
Neste vídeo, você descobrirá o que procurar na hora de escolher o tamanho do aquário.