Aquário

Pulverizador para aquário: variedades e bricolagem

Pulverizador para aquário: variedades e bricolagem
Contente
  1. Compromisso
  2. Variedades
  3. Qual é melhor escolher?
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Opções de design
  6. Dicas úteis

As lojas de animais têm uma variedade bastante ampla de acessórios para aquários, incluindo bicos compressores que borrifam o ar na forma de pequenas bolhas. No entanto, os aquaristas individuais preferem fazer esses dispositivos com as próprias mãos.

Compromisso

O spray de aquário é um dispositivo bastante simples. Proporciona condições decentes para a existência de peixes e outros organismos, além de ser uma excelente decoração para o ambiente subaquático. Além disso, pequenas bolhas de ar ficam ótimas sozinhas.

Este equipamento satura o aquário com oxigênio.

Através de seu uso as camadas de líquido se movem, a temperatura se equilibra e o microclima necessário se forma no recipiente, no qual seus habitantes se sentem calmos e confortáveis. Com um grande número de peixes e outros organismos, essa adaptação é simplesmente necessária.

O atomizador dispersa o ar em alta velocidade e satura a água com oxigênio (O2), suprimindo o dióxido de carbono (CO2).

Variedades

Existem duas opções principais para os difusores de ar do aquário: um feito de material natural e outro feito de material artificial. Os primeiros são criados a partir de tipos especiais de pedras porosas, que passam um fluxo de ar por si mesmas, dividindo-se em várias pequenas bolhas que caem na água. Esses dispositivos são os mais ecológicos, mas têm uma desvantagem - ruído que eles criam durante o trabalho.

Portanto, a maioria das pessoas que têm aquários, e principalmente aquelas que os têm no quarto, opta pela segunda opção silenciosa - sprays flexíveis.

Eles são feitos de borracha macia com orifícios pelos quais o ar flui.

Qual é melhor escolher?

Muitos tipos diferentes de acessórios são oferecidos hoje, apenas o dispositivo deve atender a todos os padrões de qualidade e desempenho.

  • Em primeiro lugar, você deve descobrir seu poder. Equipamentos deste tipo devem gerar uma quantidade adequada de bolhas para o ecossistema do aquário.
  • É melhor escolher um dispositivo silencioso, ou seja, com o mínimo de ruído durante a operação. É necessário que ele desempenhe suas funções de maneira rápida e adequada e não incomode toda a família com barulho.
  • A melhor solução para um aquário é um aparelho com alto volume de bolhas. Isso permite maximizar a oxigenação da água.
  • Uma variedade impressionante de dispositivos ao escolher muitas vezes coloca o consumidor em uma situação sem saída. Porém, uma grande seleção de cores e desenhos possibilitará a escolha correta da opção ideal para o desenho do tanque.
  • A configuração do atomizador também é muito importante. Dispositivos retangulares bastante largos são reconhecidos como especialmente práticos. Eles geralmente estão localizados no centro do aquário, cravados no solo. Apenas os especialistas recomendam não enterrar o dispositivo no fundo do tanque, pois existe o perigo de quebrar o tubo. Pulverizadores artificiais tubulares longos são muito bons. A cor e o aspecto permitem simplesmente escondê-los nos matagais (são fixados por meio de ventosas).
  • Após um longo período de uso, o aparelho fica sujo e difícil de limpar, então a maneira mais fácil é comprar outro. Mas quando o dispositivo é dobrável, isso simplifica muito o processo de limpeza.

Como fazer isso sozinho?

Como mencionado acima, há uma grande variedade de dispositivos, mas muitas pessoas preferem dispositivos caseiros. Considere uma das opções de fabricação própria.

Materiais necessarios

Para montar rápida e facilmente um arejador de aquário, você precisa de:

  • câmara de borracha (como um armazenamento de ar);
  • bicicleta (ou carro) manual ou bomba de pedal;
  • Válvula de 3 vias (T);
  • tubo de plástico de um conta-gotas médico com um clipe.

Instrução de manufatura

Este dispositivo pode ser montado se você entender o princípio: em primeiro lugar, você precisa coletar o ar de alguma forma e, em seguida, abastecer gradualmente o aquário com ele.

Esta é a diferença essencial entre uma unidade feita pelo próprio e uma membrana comprada ou aeradores de pistão operando a partir de um motor elétrico.

Mas como exatamente você pode armazenar o ar? A resposta aparece por si só: em uma câmera de carro, um balão de ar quente, uma câmera de bola de futebol e assim por diante. Devo dizer que apenas uma bola inflável é usada por artesãos domésticos em tais situações.

Do tee devem ser retirados 3 tubos: o primeiro para a bomba manual, o segundo para a bola e o terceiro tubo (do conta-gotas com um grampo) se tornará a mangueira de saída. A extremidade deste tubo deve ser conectada de forma confiável com um tampão, e uma série de pequenos orifícios devem ser perfurados na frente do tampão no tubo, de onde o ar começará a escapar. Sem dúvida, todas as juntas devem ser confiáveis ​​e vedadas.

Para acumular ar por meio de uma válvula de 3 vias, a linha "bomba manual - câmara" é aberta primeiro. A câmara da bola é bastante forte, portanto, você pode bombeá-la até o limite.

Depois disso, esta direção é fechada e você precisa conectar a rota "câmara - tubo de saída".

Para que o ar entre no aquário de forma sistemática, o diâmetro do tubo de saída de um local é ajustado por meio de uma braçadeira. Claro, esta braçadeira deve estar localizada fora do aquário, ao lado da torneira de 3 vias. A taxa de fluxo de ar é selecionada empiricamente.

Em geral, o arejador caseiro está pronto.A imperfeição de tal dispositivo reside no fato de que a câmara de armazenamento precisa ser preenchida regularmente.

Na maioria das vezes, para a aeração padrão de um tanque com capacidade de até 100 litros, esse bombeamento deve ser realizado 2 vezes ao dia. Portanto, um dispositivo feito pelo próprio não deve ser deixado sem supervisão por muito tempo.

Opções de design

Os pulverizadores de aquário podem ter uma grande variedade de configurações: retangulares, quadrados, alongados, tubulares. E ser de cerâmica, corindo, madeira ou flexível. Você precisa escolher apenas o tamanho e a configuração que melhor se adequa ao seu volume de líquido, e além disso, estará em perfeita harmonia com a paisagem de fundo e a paisagem subaquática formada no aquário.

Além dos habituais, destinados exclusivamente à execução da sua função principal, os pulverizadores, existem também dispositivos decorativos específicos complexos em estrutura.

Podem ter configuração de vários objetos ou decoração de barro cozido: baús com joias, vasos antigos, navios, pedaços de madeira.

Um pulverizador é embutido na cavidade de qualquer uma dessas figuras, à qual a mangueira aeradora é conectada.

No processo de trabalho, cria-se o efeito de que as bolhas saiam diretamente desses objetos. Com a utilização de dispositivos decorativos, o aspecto do aquário não só não se deteriora, mas também adquire alguma especificidade e inconvencionalidade, uma vez que a escolha de uma determinada figura depende apenas da ideia do consumidor.

Outro exemplo interessante são os pulverizadores de aquário iluminados. Eles têm diodos LED especializados embutidos que formam um brilho medido ou uma mudança repetitiva nos tons.

Eles podem parecer pulverizadores regulares ou decorativos com mais uma opção para decorar seu aquário. Com a ajuda de tais dispositivos, mesmo à noite, o seu mini-lago ficará especial e atraente, e se você posicionar corretamente os sprays, eles darão originalidade e charme especial ao reservatório. Por meio da luz, você pode fazer realces no desenho do aquário, despertar o interesse pelas plantas ou figuras do fundo, e todo o ambiente só vai destacar a beleza dos peixes que vivem neste extraordinário aquário.

Dicas úteis

E, finalmente, algumas recomendações.

É melhor colocar o difusor de ar no centro do aquário para uma troca de ar mais medida. No entanto, em tanques grandes, é aconselhável instalar 2 a 3 unidades em cantos diferentes. Além disso, é melhor instalá-los perto do aquecedor para uma mistura mais rápida do líquido de aquecimento com a capacidade total do aquário.

É melhor não enterrar os aparelhos no solo., uma vez que são mais propensos a falhar dessa forma, no entanto, para fins de representações estéticas, você pode enterrá-los no chão.

Claro, os poros neles crescem mais rápido, mas este é um consumível, o que não é realmente uma pena. Por assim dizer, tudo é por causa da beleza.

Se os poros do nebulizador ficarem obstruídos, é extremamente difícil limpá-lo. Aqui estão alguns conselhos sobre como limpá-lo sem problemas. Você só precisa colocar o borrifador na solução de alvejante por 30-40 minutos - e não haverá nenhum vestígio de verde brilhante. Em seguida, no final da operação de imersão, o dispositivo é enxaguado minuciosamente com água encanada e novamente colocado em funcionamento. Ou removido como reserva.

Veja abaixo as informações sobre qual bico de spray para o seu aquário vale a pena comprar.

sem comentários

Moda

a beleza

casa