Aquário

Aquário de água doce e seus habitantes

Aquário de água doce e seus habitantes
Contente
  1. Aquário de água doce: características de seleção e instalação
  2. O mais lindo peixe de aquário
  3. Espécies raras de peixes
  4. Outros habitantes do aquário de água doce

Um aquário doméstico é um belo detalhe de interior e um ótimo passatempo para os amantes da contemplação da vida subaquática. Porém, nas condições de um apartamento na cidade, é difícil criar artificialmente um ambiente marinho - para isso, é necessário medir as proporções exatas do sal a cada vez e dissolvê-lo na água. Não se desespere - um aquário de água doce não é menos, e talvez até mais interessante, como seus habitantes. Sobre sua disposição e seleção de "inquilinos" adequados e serão discutidos em nosso artigo.

Aquário de água doce: características de seleção e instalação

Você é aquarista amador e finalmente decidiu comprar seu primeiro aquário? Por onde começar? Qual equipamento você deve comprar? Que tipo de peixe você pode colocar na água doce?

Volume do tanque

A capacidade mais adequada é considerada de 100 a 250 litros. Em tal recipiente, um ambiente biológico razoavelmente estável pode ser estabelecido, o qual será fácil de cuidar.

Aparência

No moderno mercado de aquários, você pode encontrar tanques para todos os gostos e cores, em diversos formatos e tamanhos. Portanto, você pode facilmente encontrar um aquário que se adapte ao seu interior. Concentre-se em suas preferências de gosto e capacidades financeiras. É aconselhável que ao ir à loja já saiba exatamente onde estará o equipamento e quanto espaço ocupará lá.

Isso tornará mais fácil navegar pelas dimensões.

Equipamento

Algumas empresas fabricantes de aquários os colocam à venda já totalmente equipados com tudo o que você precisa. E às vezes basta comprar um contêiner equipado apenas com tampa. Aqui está o que deve ser estocado neste caso:

  • um sistema de filtração projetado para limpar a água de produtos residuais de animais de estimação;
  • um aquecedor de água que mantém uma temperatura constante de + 25-26 graus, o que é confortável para a maioria dos habitantes de água doce;
  • um compressor que satura o meio aquoso com oxigênio.

Ao comprar um filtro, guie-se pelo seguinte conselho: seu desempenho deve ser de pelo menos três volumes de tanque. Por exemplo, se você comprou um aquário de 120 l, sua escolha é um filtro de 400 l.

A potência do elemento de aquecimento é calculada da seguinte forma: 1 W por 1 litro.

Muitos aquários são equipados com um sistema de filtração de fundo falso, denominado sistema de filtração de fundo falso. Seu dispositivo é o seguinte: um conjunto de tubos especiais é colocado abaixo, no fundo do aquário, uma grelha é colocada em cima, e então tudo isso é borrifado com uma mistura de solo. Gostaria de observar que, se o design do seu "mundo" de água doce inclui uma opção de fundo falso, escolha pequenos seixos ou seixos como substrato, mas não areia. Caso contrário, a grade pode ficar entupida e o dispositivo será danificado.

Aquários domésticos de água doce também podem ser equipados com os chamados dutos., que são uma espécie de sistema de abastecimento contínuo de água à cisterna e sua simultânea saída para o esgoto. Dessa forma, sempre haverá apenas água limpa e fresca em seu tanque. Mas os dutos não funcionarão se a qualidade da água da torneira for ruim ou mudar dependendo da estação ou de outros parâmetros.

A melhor solução é ligar / desligar o sistema periodicamente para facilitar o processo de troca da água.

Local de instalação

A localização ideal do aquário é longe de dispositivos de aquecimento, correntes de ar, longe da queda do sol. Você precisa colocar o recipiente sobre uma superfície plana e lisa, estável e forte que possa suportar seu peso junto com a água e todos os habitantes.

Limpeza

É melhor realizar o procedimento uma vez a cada 7 dias. Você deve:

  • limpe as paredes do tanque;
  • filtros de lavagem;
  • mude a água (não toda, cerca de 25% do volume total).

A limpeza do aquário leva cerca de uma hora.

Que tipo de água usar?

É permitido despejar água da torneira em um aquário de água doce sem recorrer a sistemas de pré-limpeza especializados. O fato é que modernas instalações de tratamento de água removem quase todos os componentes prejudiciais, incluindo cloro... Mas durante a estação das chuvas e do degelo, a água fica mais suja, por isso é recomendável prepará-la com produtos químicos especiais que podem ser encontrados em lojas de aquários ou encomendados na Internet.

Flora de água doce

É aconselhável povoar seu primeiro aquário com plantas despretensiosas: anubias, hornwort, musgo javanês, echinodorus. Antes de plantar, saiba mais sobre os habitantes que pretende adquirir. Eles podem mastigar as folhas das plantas e danificar seu sistema radicular.

O mais lindo peixe de aquário

Finalmente chegamos aos principais habitantes do aquário - os peixes. Vamos dar uma olhada em algumas das mais belas espécies de água doce.

Disco

Peixes incrivelmente brilhantes, marcantes com sua aparência incomum. O disco tem um corpo achatado lateralmente e seu comprimento é quase igual à sua altura. Esses peixes têm muitas cores: são amarelos, azuis elétricos, laranja, com manchas ou listras. Esse animal de estimação irá encantá-lo não apenas com sua beleza, mas também com seu raciocínio rápido. - o disco se acostuma com o dono, reconhece-o, tira comida de suas mãos.

peixe dourado

Não poderíamos deixar de mencionar a rainha do aquário de água doce. Talvez este seja um dos peixes mais amados e comuns. Aspecto: corpo elíptico, focinho pontiagudo triangular, barbatana dorsal alongada a partir do meio do corpo. A barbatana caudal é bifurcada, a barbatana anal é encurtada. A cor de um peixinho dourado, ao contrário do seu nome, pode ser não apenas vermelho-dourado ou amarelo, mas também branca, azul-preta, rosada. Indivíduos variegados também são encontrados.

Escalares

Peixes escalares nadadores com sua forma se assemelham a um triângulo. Tal ilusão é criada devido a um corpo alto achatado dos lados e barbatanas alongadas - dorsal e anal. As barbatanas do peito pendem como um bigode ou linha. A caudal é encurtada, ao longo das bordas existem longos processos - "raios". As cores do escalar são muito diferentes: listras pretas transversais em um fundo brilhante, pontos caóticos; Representantes monocromáticos surpreendem a imaginação com tons de turquesa, azul elétrico, rosa, dourado. Existem escalares negros como carvão.

Guppy

Provavelmente, todos pelo menos uma vez na vida viram no aquário pequenos peixes prateados com impressionantes caudas veladas, pintados em todas as cores do arco-íris. Estes são peixes guppy machos. As fêmeas dessa habitante do aquário de água doce são mais modestas. Uma característica distintiva de um guppy é a capacidade de dar à luz uma prole viva. Criá-los em cativeiro é um processo fácil e divertido.

Gourami de pérola

Outro homem bonito, digno de sua atenção. Aparência: corpo oval, achatado nas laterais, barbatanas pélvicas filiformes. O mais notável é a cor que deu o nome ao peixe: contra um fundo lilás prateado, pontos brilhantes, como pérolas, estão espalhados caoticamente. O dorso do gourami é marrom-amarelado, o pescoço e o ventre são laranja. Uma linha preta corre ao longo do meio do corpo.

Neons

Sua principal característica distintiva é, obviamente, uma faixa azul brilhante, uma reminiscência de um sinal que brilha no escuro. A barriga do neon é vermelha brilhante. Esses pequenos peixes levam um estilo de vida gregário. É muito interessante observar como a "companhia" desses bebês brilhantes se movimenta para frente e para trás pelo aquário.

Labidochromis amarelo ou ciclídeo colibri

Impressionante peixe brilhante e bastante grande (até 10 cm). Aparência: corpo alongado, testa convexa, lábios grandes bem definidos, olhos expressivos. Cor amarela brilhante, em todas as barbatanas, exceto na caudal, apresenta uma orla preta. Labidochromis ellou é um habitante endêmico do Lago Malawi, na África.

Chromis lindo

Ganhou este nome não em vão - este representante da família cichlov ostenta cores muito vivas e parâmetros bastante impressionantes (10-15 cm). O corpo do chromis é oval, denso; testa íngreme, lábios e olhos grandes. No fundo laranja-avermelhado da carcaça, manchas turquesa se espalham caoticamente, passando para as nadadeiras. Há uma mancha escura redonda em cada lado no meio.

Espécies raras de peixes

Conhecemos representantes típicos de aquários de água doce. É hora de aprender sobre os indivíduos bastante raros que podem ser encontrados nessas condições.

Elefante do nilo

Este peixe atrai amadores e profissionais do aquarismo não pela sua cor viva, mas pelo seu aspecto invulgar: um corpo estreito e cinzento com pequenas barbatanas transforma-se numa cabeça pontiaguda que termina em ... um tronco! Sim, é assim que o elefante do Nilo se adaptou ao estilo de vida próximo ao fundo: com a ajuda desta probóscide, ele cava no chão e desenterra pequenos crustáceos e outros alevinos subaquáticos, que lhe servem de alimento.

Paradoxo de Lepidosiren

Na natureza, ele vive na bacia amazônica. Uma característica única dessa criatura é que ela respira duplamente, ou seja, pode ficar sem água por algum tempo. Quando os reservatórios secam durante o período de seca, essas incríveis criaturas semelhantes a cobras fazem para si um "ninho" no lodo e ficam em hibernação, respirando o oxigênio atmosférico.

Faca preta

Outro habitante das profundezas amazônicas. Na natureza, pode crescer até meio metro de comprimento; em um aquário, é, claro, menor. A faca parece um tanto estranha: não tem barbatanas no dorso e no ventre, mas a anal, transformada em "saia", estende-se por todo o corpo do peixe.Existem manchas brancas na cauda e no focinho. A faca negra é conhecida por sua capacidade de gerar eletricidade e também de flutuar para trás.

Pantodon Buchholz

Outro "africano". A aparência desse espécime de água doce é específica: as nadadeiras laterais são abertas como asas. By the way, Pantodon os usa nesta capacidade, saltando fora da água para a caça. Os olhos do peixe são grandes, com uma borda vermelha, voltados para cima. Tem uma boca enorme. Existem processos filamentosos na barbatana pélvica. A cor do pantodonte lembra a superfície de um fundo arenoso - marrom variegado.

Outros habitantes do aquário de água doce

Vamos falar um pouco sobre quem ainda pode viver em um aquário de água doce:

  • axolotls;
  • Camarão Amano;
  • câncer de laranja anã;
  • espumante fiza;
  • melânia arenosa.

Você pode descobrir como limpar o aquário assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa