Aquário

Fazendo uma reforma do aquário

Fazendo uma reforma do aquário
Contente
  1. Como você identifica o problema?
  2. Principais avarias e sua eliminação
  3. Como colar o aquário?
  4. Recomendações de especialista

Qualquer proprietário de aquário pode, mais cedo ou mais tarde, enfrentar uma ruptura ou vazamento do tanque. Tendo decidido com antecedência como resolver a situação, será possível eliminar o problema rapidamente, sem nenhum custo extra.

Como você identifica o problema?

A maior parte dos problemas com um aquário vem de vazamentos nas juntas. Esse problema é fácil de detectar, mas difícil de corrigir. Existem vários motivos principais para um vazamento.

  • Isso geralmente é devido ao desengraxamento deficiente do vaso pelo fabricante. O resultado disso é um aperto insuficiente de encaixe das peças individuais que formam as juntas e, consequentemente, a impossibilidade de atingir o nível de aperto necessário com a ajuda de uma substância de silicone. Às vezes, a falha é a não conformidade com a tecnologia na produção, por exemplo, espessura de vidro insuficiente.
  • O vidro racha com frequência. Este problema é considerado mais complexo, pois é extremamente difícil localizar o vazamento e eliminá-lo. A causa da avaria pode ser danos mecânicos, golpes frequentes contra o aquário, colocação do tanque próximo a um dispositivo de aquecimento ou simplesmente em um local infeliz. Às vezes, ocorre lascamento ao esfregar com muita força. Será possível estabelecer o local de um vazamento invisível usando uma folha de papel comum, ou melhor - papelão ondulado. Esse material absorve a umidade e, quando molhado, muda sua tonalidade para mais escura.

Simplesmente aplicando a folha em paredes diferentes por 3-5 minutos, você pode determinar de onde a umidade está saindo do aquário.

  • Na maioria das vezes, ocorre um vazamento nas juntas laterais entre os vidros. O próximo local mais popular é a junta entre as paredes verticais e o fundo. Muito raramente, mas ainda assim há um vazamento no canto para onde convergem três copos - o inferior e os dois laterais.

Em alguns casos, um vazamento entre as duas janelas laterais nem mesmo exige uma drenagem completa do líquido. Basta reduzir o nível da água para que sua superfície fique 3 a 5 centímetros abaixo do vazamento.

Principais avarias e sua eliminação

Não é nada difícil consertar um aquário com as próprias mãos em casa. A recuperação começa com o esvaziamento do tanque, o que será discutido com mais detalhes a seguir. Reparar só pode significar consertar uma rachadura ou uma substituição completa do vidro. No primeiro caso, é necessário um selante de alta qualidade e, no segundo, um solvente utilizado para o desengorduramento, assim como as próprias lâminas de vidro, cortadas conforme a necessidade. Você pode cortar a tela usando um cortador de vidro ou uma ferramenta improvisada semelhante. Você também pode entrar em contato com uma empresa especializada com esta questão.

Antes de consertar o vazamento, você também terá que fazer a limpeza das juntas. Os restos do selante antigo são removidos com uma lâmina, faca ou outra ferramenta afiada. A escolha do último é determinada em função das dimensões da lacuna. Por exemplo, para um espaço de 1 a 3 milímetros, uma lâmina de barbear comum será suficiente. Você não pode pular esta etapa, pois o novo selante adere mal ao antigo.

O vidro limpo deve ser desengordurado com acetona comum ou álcool medicinal. A seguir, uma nova composição de silicone é aplicada com um pincel fino.

Aproximadamente 24 horas depois, as costuras devem ser reavaliadas em papel branco comum. Se ainda houver vazamento, o procedimento deve ser repetido. Em seguida, você precisa esperar de 24 a 36 horas até que todas as substâncias tóxicas do recipiente evaporem. Depois disso, você pode encher o aquário com água própria para os habitantes subaquáticos, devolver o solo, as plantas e os próprios peixes.

Em casos mais graves, é necessário substituir totalmente o vidro coberto por rachaduras. A remoção de uma parte rachada só é possível após a limpeza e secagem de todo o reservatório. No caso de estrutura de moldura, antes de retirar as ranhuras, será necessário eliminar o silicone ou selante utilizado. A própria desmontagem é feita com uma pequena faca ou lima de unha.

O tanque de cola deverá ser removido com uma tocha ou ferramenta semelhante. Depois de retirar o vidro danificado, é necessário retirar todos os restos do adesivo das bordas do aquário. Raspadores, escovas ou solventes especiais ajudarão nesta tarefa.

A essa altura, o vidro novo já deve estar preparado.... Todas as juntas e bordas são seladas com selante de silicone ou outra substância atóxica adequada.

Colocada a tela no local desejado do aquário, deverá ser fixada com cordas ou fitas. Além disso, todas as juntas são novamente trabalhadas com um selante. Este procedimento deverá ser repetido mais de três vezes. O aquário renovado vai secar por até um dia e meio.

Sua verificação é realizada da seguinte forma: água pura é colocada no recipiente por 2-3 horas, após o que é feita uma verificação em papelão ondulado. Em seguida, o tanque é liberado do líquido de teste e preenchido com água já decantada, adequada para os habitantes do aquário.

Caso o fundo esteja rachado, você pode simplesmente colar uma nova lâmina de vidro sobre a danificada. A própria rachadura é preenchida com selante de silicone antes da colagem. Além disso, ao longo de todo o perímetro do tanque ao nível do novo fundo, será necessária a formação de uma tira de vidro, cuja largura varia de 4 a 5 centímetros. Não só protege contra vazamentos, mas também fortalece toda a estrutura.Para que a tira de vidro pareça orgânica, ela pode ser decorada com um material adequado.

Uma substituição completa do fundo se estiver danificado não é recomendada, pois este processo é longo e difícil. Mas você pode colocar um patch regular na rachadura. Se a costura inferior vazar, será necessário colá-la novamente.

Primeiramente é feita a limpeza completa do silicone antigo, depois o dimensionamento do novo, após o que o tanque é acomodado por uma semana. A próxima semana é dedicada à "imersão" - duas vezes por dia, toda a água do tanque é drenada e reabastecida. Se nenhum problema for encontrado, os peixes podem ser devolvidos ao habitat de direito.

Como colar o aquário?

Um tanque com vazamento deve ser consertado com uma cola de silicone especial disponível em oficinas de reparo e em algumas lojas de animais de estimação. A substância gelatinosa torna-se sólida devido à interação com a umidade presente no ar. Em cerca de meia hora, a massa atingirá a consistência necessária. Se o aquário estiver pingando ao longo da costura, então com o auxílio do selante de silicone é possível atingir a resistência inicial do recipiente devido à presença do silício na composição da substância.

Ao efetuar uma compra, é necessário verificar se existe na embalagem a inscrição "para um aquário" ou a silhueta de um peixe. Os especialistas recomendam prestar atenção às marcas Penosil, Soudal ou Titan, que não prejudicam os habitantes subaquáticos, mas também não têm medo da constante exposição à água.

Recomendações de especialista

Não menos importante do que a própria reparação do aquário é a fase preparatória, na qual o proprietário decide a questão da relocalização temporária dos habitantes subaquáticos. É importante que uma microflora seja fornecida para os peixes que seja o mais próxima possível daquela no aquário. Isso irá minimizar seus níveis de estresse e, em seguida, devolvê-los ao aquário sem qualquer perda. O recipiente para habitação temporária deve ser escolhido aproximadamente com o mesmo volume do próprio aquário. Em princípio, se o reassentamento requer alguns peixes, então o resultado será um banco comum.

É importante encher o tanque selecionado com solo junto com as plantas existentes retiradas do fundo do aquário quebrado. Sem eles, será impossível gerar oxigênio, necessário para manter as funções vitais dos peixes. Não há necessidade de transferir toda a mistura de solo e todas as plantas - o suficiente é o suficiente para cobrir uniformemente o fundo da "casa" temporária.

No estágio seguinte, o aquário é limpo de solo, plantas e líquidos. As paredes e o fundo são necessariamente lavados e deixados a secar naturalmente. A retroiluminação existente deve ser desligada e também desmontada.

Os especialistas também recomendam que, após devolver os peixes ao aquário por alguns dias, fortaleça o compressor. Futuramente, para evitar situação semelhante, a limpeza deverá ser realizada com raspador metálico que não viole a vedação do vaso. Além disso, na fase de reparos, para não manchar o vidro do tanque, o espaço próximo às costuras deverá ser fechado com fita adesiva especial.

Em alguns casos, um aquário danificado, infelizmente, não pode ser restaurado, então você deve selecionar um novo aquário. Para não se confundir com a escolha, é melhor escolher uma estrutura de vidro do tipo silicato, caracterizada por maior resistência, ou um recipiente de acrílico.

Visto que alguns aquários racham devido ao posicionamento incorreto, é importante encontrar o gabinete certo para isso. Deve ser estável, sem medo de umidade e também ter as dimensões exigidas. Melhor dar preferência aos modelos de metal.

Além disso, os especialistas acreditam que, em algumas situações, você não deve iniciar os reparos por conta própria - é melhor procurar ajuda profissional imediatamente. Depende da escala do problema e das dimensões do próprio reservatório, bem como do tamanho do vazamento.

Não há sentido em consertar contêineres baratos e pequenos - é mais fácil e ainda mais barato comprar uma nova embarcação. Procedimentos complicados que requerem análise e montagem da estrutura não são categoricamente recomendados para serem realizados em casa, uma vez que este processo é bastante problemático e requer trabalho de filigrana.

Para obter informações sobre como consertar adequadamente um aquário, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa