Oxidante de aquário: o que é e para que serve?
O oxidante é um dispositivo amigo do ambiente. Esse dispositivo é geralmente usado para aerar água como alternativa a um compressor em pequenos reservatórios artificiais. Vale ressaltar que o oxidante funciona de forma absolutamente silenciosa.
Compromisso
Com a ajuda de um oxidante, o oxigênio pode ser obtido pela decomposição do peróxido de hidrogênio em seus componentes: água e oxigênio. A unidade contribui para a saturação da água do aquário com este gás útil, a sua utilização é relevante em pequenos tanques ou onde crescem muitas plantas. À noite, eles tendem a absorver ativamente o oxigênio, como resultado, os peixes podem sufocar, muitas vezes levando à morte.
Normalmente, os peixes respondem muito favoravelmente ao trabalho do oxidante, especialmente o peixinho dourado, apistogramas e também o disco.
Os aquaristas experientes provavelmente sabem bem como é difícil parar o processo de destruição de crescimentos duros na cabeça dos peixes ou livrar-se dos "asiáticos". O oxidante lida com sucesso com ambos os problemas.
Percebe-se que seu uso ajuda a reduzir a concentração de nitritos em um reservatório artificial, oxida resíduos de alimentos não consumidos, retardando assim o aparecimento de matéria orgânica de fundo. Isso, por sua vez, evita o aparecimento de chinelos e fios perigosos no lago, e as algas verde-azuladas não toleram a ação do dispositivo de forma alguma. Assim, o dispositivo contribui para o combate ao crescimento das algas, mas ao mesmo tempo não tem efeito tóxico nos peixes e não viola a biocenose do reservatório.
De acordo com as instruções, o uso do dispositivo em muitos aspectos melhora a adaptação de peixes recém-adquiridos ao habitat, portanto, o dispositivo é especialmente eficaz em quarentena. A necessidade de um oxidante também surge frequentemente entre os moradores de pequenos povoados distantes da metrópole, bem como entre as pessoas que vêm com seus animais de estimação para o campo. Não é segredo que em tais locais muitas vezes faltam energia e o compressor não consegue aerar a água, o que provoca a morte dos habitantes do aquário.
Além disso, mesmo os arejadores da mais alta qualidade emitem um zumbido, que muitas vezes causa desconforto, especialmente quando um reservatório artificial está localizado em um quarto ou no quarto das crianças. Nesse caso o uso de um oxidante será a solução mais correta.
As principais vantagens de usar o dispositivo incluem:
- enriquecimento da água do aquário com oxigênio molecular;
- não há necessidade de fonte de energia elétrica e fiação;
- opressão da microflora patogênica - os microrganismos mais simples, bactérias e fungos perigosos;
- oxidação de nitritos e outros produtos de decomposição;
- tratamento biológico altamente eficiente da água.
Tudo isso contribui para uma melhoria na qualidade da água, e, portanto, tem o efeito mais favorável na saúde dos habitantes do aquário, permite aliviar o estado de peixes afetados por doenças bacterianas e aumenta o potencial redox de o reservatório.
Dispositivo
Um oxidante inclui vários elementos:
- recipiente de vidro;
- catalisadores;
- tampa com vários orifícios;
- base de argila / cerâmica.
O princípio de operação do dispositivo é simples: O peróxido de hidrogênio preparado é despejado em um tanque de vidro, bem coberto e, em seguida, colocado em uma base de argila. Depois disso, você pode usar a instalação com segurança - ela já está funcionando. Ao interagir com os catalisadores, o peróxido se decompõe em oxigênio e água comum, o oxigênio imediatamente começa a espremer o peróxido para fora do recipiente, enquanto flui pelos orifícios da tampa, onde reage com os elementos cerâmicos, que também têm a propriedade de catalisar produtos químicos processos. Assim, ocorre outra decomposição em água e gás.
Durante esses processos, muito oxigênio atômico e microbolhas moleculares penetram na água, contribuem para a destruição de fungos, parasitas e bactérias, e potencializam o efeito terapêutico e profilático na fauna do aquário.
Observe que durante a ação do oxidante, o peróxido em si não entra no reservatório, portanto, o efeito negativo do reagente em peixes hipersensíveis é completamente excluído.
Com a ativação frequente, o oxidante é geralmente ajustado para a potência mais baixa - apenas 1 catalisador é ligado e carregado com uma solução de peróxido de hidrogênio a 3%. Se houver necessidade de tratamento de habitantes aquáticos e destruição de algas, é melhor instalar um par de catalisadores, e também preencher um preparado mais concentrado.
Visualizações
Detenhamo-nos em mais detalhes nas características do uso de diferentes tipos de oxidantes. Oxidante MINI - este dispositivo deve ser instalado em tanques com capacidade não superior a 60 litros.
Normalmente, esses dispositivos são ideais para o transporte forçado de peixes em longas distâncias. As dimensões deste oxidante são pequenas - não mais do que 6 cm de comprimento e cerca de 4 cm de diâmetro, o volume do recipiente para encher o peróxido de hidrogênio é de 20 ml. Este dispositivo libera bolhas muito pequenas, quase microscópicas, que só podem ser percebidas olhando de perto.
Se você perceber que não há nenhum, isso significa que o peróxido está completamente esgotado e você precisa adicionar uma nova solução.
Oxidizer D ideal para um tanque de 60-150 litros, dimensões de instalação 8,5x8,5 cm, um recipiente para enchimento com peróxido comporta até 125 ml de reagente. Oxidizer A É usado para aquários grandes com um volume de 150-400 litros, e se o aquário for mais amplo, recomenda-se instalar 2 dispositivos de uma vez.
O diâmetro da instalação é de 9 cm, a altura é de 18 cm, a capacidade do vaso é de 250 ml. O oxidante W é o dispositivo mais potente projetado para reservatórios artificiais com volume superior a 600 litros, o diâmetro do dispositivo é de 15 cm, a altura é de 18 cm, o recipiente pode conter até 1 litro de peróxido.
Fazer faça você mesmo
Se desejar, o oxidante pode ser feito com as próprias mãos. Para fazer isso, você precisará de:
- recipiente de barro sem pintura com gargalo estreito;
- rolha de champanhe;
- solução de peróxido de hidrogênio.
A sequência de ações inclui etapas simples.
- O plugue deve ser limpo do fio e cortado no tamanho desejado.
- Usando uma faca, a peça cortada é ajustada ao diâmetro do gargalo do vaso de cerâmica selecionado.
- Em seguida, faça um pequeno furo no centro do plugue. Para isso, você pode usar a broca mais fina ou a agulha mais grossa.
- O peróxido é despejado no recipiente, após o qual é bem fechado com uma rolha.
No decorrer dessas manipulações simples, é obtido um oxidante pronto para uso que pode ser usado em um aquário. Se você não encontrar um recipiente de barro, poderá pegar um recipiente de outro material; como catalisador, você terá que adicionar cacos de argila ou basalto em seu interior. Se você também decorar o oxidante caseiro com troncos ou plantas artificiais, ele se tornará não apenas um dispositivo eficaz para saturar a água com oxigênio, mas também decorará qualquer reservatório artificial com sua aparência decorativa.
Como fazer um oxidante com as próprias mãos, veja abaixo.