Tudo para o aquário: do equipamento à decoração
Decidimos comprar um aquário - uma ótima ideia, mas não adequado para improvisos. Você terá que gastar tempo nisso, porque, além do próprio aquário e das criaturas vivas nele, você precisa pegar equipamentos, solo, decoração e vegetação para ele. E isso requer não apenas tempo e dinheiro, mas também certas competências.
Escolhendo um aquário
A primeira coisa que se compra é o próprio contêiner para o futuro reino doméstico subaquático. E só então, com base em suas características, todo o conteúdo e suporte operacional serão adquiridos. O material com o qual o aquário é feito é vidro ou acrílico. Muitos compradores nem mesmo suspeitam que os aquários não são apenas de vidro.
Quais são as vantagens de um tanque de acrílico:
- mais barato do que a construção de vidro;
- mais leve do que o vidro;
- mais durável, você terá seguro contra vazamentos nas costuras;
- uma variedade de formas mais interessantes do que os modelos de vidro.
Mas os aquários de acrílico têm uma séria desvantagem - eles riscam com bastante facilidade. Se restarem grãos de areia no pano com que você limpa o recipiente, já existe um sério risco de arranhões. Além disso, se o acrílico for barato, ele ficará consideravelmente amarelo com o tempo. É necessário limpar um aquário de acrílico com meios especiais, uma vez que é impossível corrigir a situação com produtos químicos domésticos convencionais (ficará turvo com isso).
Importante! Aquários de vidro são comprados cada vez menos hoje - em muitas posições eles são inferiores ao acrílico.
Quanto ao tamanho do recipiente, se você é um aquarista iniciante, escolha modelos profundos e largos. Apesar de seu tamanho impressionante, são mais fáceis de cuidar.O volume mínimo é de 60 litros, o ideal é de 100 litros. Os aquários podem ter formatos muito diferentes, mas retangulares e panorâmicos são os mais procurados.
O principal é que o tanque se encaixe no interior da sala onde ficará.
Gavetas e prateleiras
Nesse ponto, muitos erros acontecem. A posição do aquário é muito importante. Você pode colocá-lo em outro lugar, ignorando o gabinete, mas esta é a opção preferida e confiável.
Requisitos para escolher um meio-fio:
- deve ser feito de material resistente à umidade;
- deve ser forte e confiável em relação ao peso do aquário;
- é bom se o gabinete tiver pernas ajustáveis em altura.
Em caso de dúvida, você pode pegar um pedestal de metal que definitivamente não se deforma com o peso de um minirreservatório. Mas esse design também custa muito.
Equipamento necessário
Polvilhe areia, conchas, jogue água e deixe entrar os peixes - é assim que muitos neófitos imaginam todas as preocupações associadas ao aparecimento de um aquário em casa. Claro, nem tudo é tão primitivo. Cada etapa requer uma compreensão de seu papel no processo de criação de um reservatório em que seus habitantes se sintam confortáveis.
É impossível imaginar equipamentos de aquário sem aquecedor. Pode ser de fundo - é fixado diretamente no solo, o que tem um bom efeito no estado da flora do aquário. Existe um aquecedor de fluxo externo - ele será colocado fora do recipiente com um corte na mangueira do filtro. Isso aquece a água bem e por igual. E há também um aquecedor de imersão, que deve ser baixado no líquido até uma determinada marca.
Ao comprar um aquecedor, pergunte sobre seus indicadores de potência, bem como como funciona o termostato do aparelho. E isso é realmente importante: se o termostato quebrar, todos os habitantes do reino subaquático simplesmente ferverão em água incrivelmente quente. A referência na potência do equipamento é de 1 W por 1 litro de volume do recipiente.
Também exigirá um aquário compressor - fornece ar, organizando a aeração da água. E aqui, certifique-se de prestar atenção ao poder do dispositivo, seu silêncio e a capacidade de regular o fluxo de ar. Multiplicando o volume do tanque por um fator de 0,5, você descobrirá o quão potente o compressor deve ser para o seu aquário.
Mantém a limpeza e ordem no contêiner filtro... Pode ser externo e interno, inferior e canister. O modelo de fundo é colocado sob o solo, evitando a acidificação do solo. Mas para um reservatório doméstico, é difícil operar. Mas o filtro externo tem um design bastante confortável, instalado fora do aquário. A opção mais barata seria um filtro interno, mas tem uma desvantagem - seu tamanho. Freqüentemente, você terá que colocar mídia de filtro nele.
Iluminação
A escolha das lâmpadas de iluminação depende de como os organismos vivos se desenvolverão no aquário, como se reproduzirão e crescerão. Lâmpadas incandescentes não são consideradas uma opção adequada para um aquário - são mais adequadas para terrários. E embora algumas pessoas tenham pressa em comprar lâmpadas incandescentes, esta não é a escolha mais racional: elas têm muita transferência de calor para um minirreservatório, e também são capazes de provocar surtos de algas.
Mas as lâmpadas fluorescentes são adequadas, uma vez que:
- há pouco calor deles, mas tanto quanto o reino subaquático precisa;
- eles possuem uma ampla gama de radiação espectral, o que é significativo para um aquário;
- eles têm luz actínica, o que é benéfico para os habitantes subaquáticos;
- eles cobrem uma grande área em comparação com uma lâmpada incandescente;
- entre eles você encontra modelos com alta eficiência luminosa.
Normalmente, os iniciantes são aconselhados a comprar lâmpadas T5., que têm uma eficiência luminosa e emissão de pontos de luz relativamente altas. Existem também lâmpadas de iodetos metálicos que podem organizar uma celebração da luz em um aquário - o efeito do sol brincando em águas rasas é observado. Mas essas lâmpadas emitem muito calor.
Para evitar o superaquecimento do líquido, você terá que se inscrever ventiladores de refrigeração ou apenas desligue periodicamente a lâmpada do aquário por uma hora, o que nem sempre é conveniente e bastante arriscado. Ao comprar iluminação, fique atento à temperatura da cor da lâmpada. Se o minirreservatório for raso e cheio de água doce, a temperatura de cor da lâmpada não deve exceder 6500K.
Um aquário de recife e peixes e plantas do fundo do mar precisam de um reservatório com temperatura de 10.000 K ou mais.
Escolhendo acessórios para aquários
Estes são acessórios adicionais para aquários. Este, por exemplo, alimentadores. Eles também são diferentes - alguns modelos são equipados com dispensadores. Os comedouros são necessários para que a área de alimentação tenha uma concentração em uma zona específica, a fim de evitar a distribuição descontrolada de alimentos pelo aquário.
Talvez útil para o aquarista e redes. Eles são necessários para capturar peixes e transferi-los para outro recipiente. Os termômetros que irão monitorar os indicadores de temperatura da água se tornarão indispensáveis. Você pode comprar um termômetro eletrônico, cristal líquido ou álcool.
Vai demorar e sifãoprojetado para bombear o líquido. Este acessório é usado para uma mudança completa da água com limpeza subsequente do solo. Jiggers para peixes também são necessários: se, por exemplo, for necessário reinstalar peixes de briga agressiva de desova vivíparos.
Os medicamentos que bloqueiam o crescimento de algas indesejadas também podem ser úteis.
Como arrumá-lo corretamente?
Montar um aquário com as próprias mãos significa escolher o solo certo, a decoração apropriada e lacônica e a vegetação. Tudo deve ser lindo e estar em sintonia.
Priming
Uma boa opção universal é areia com uma fração de no máximo 2 mm e seixos de 2 a 8 mm de diâmetro. Se a areia for mais fina que 1 mm, a água começará a estagnar nela, o que levará à multiplicação de bactérias patogênicas. A espessura do solo deve ser entre 4 e 6 cm.
Pedras com uma fração de mais de 8 mm também não valem a pena pegar: para o solo, não só a penetração da água doce é significativa, mas também a sedimentação da matéria orgânica. A matéria orgânica não deve ser lavada.
Existem muitos avisos sobre areia vermelha ou amarela, mas infelizmente a maioria deles é verdadeira. Esse solo contém uma grande quantidade de ferro que pode reagir com a água. Também contém impurezas calcárias, que aumentam a dureza da água. O solo escuro pode ser considerado o mais preferível para que o aquário não pareça anormal. Porém, a atenção nele deve estar voltada para os peixes e o componente florístico, e não para a areia.
Decoração
É aqui que começa a escolha mais interessante e, talvez, difícil. O que as lojas de animais não oferecem. Castelos e cavernas estão perdendo terreno um pouco, mas as decorações com tema de piratas não vão ceder. Destroços e baús de moedas são todos relevantes e podem até ser apropriados em um grande aquário.
Conchas e pedrinhas também são populares, mas você não deve exagerar. Os corais artificiais ficam ótimos embaixo d'água. Snags, que servem como uma decoração natural do mundo subaquático, são relevantes hoje. Mas você terá que mexer neles se não comprar uma versão pronta, mas estiver procurando a amostra desejada na vida selvagem. O nó terá de ser fervido por várias horas e depois seco. E só criará raízes na água se não for mais uma árvore viva, mas seca.
Na decoração é muito importante se conter, mostrar moderação. Este ainda é um mini-lago, e não uma exposição de muitas coisas decorativas. Concentre-se em uma coisa.
Vegetação
As plantas artificiais são a escolha certa para muitos amadores hoje.... Com eles, praticamente não há problemas, apenas vale a pena limpá-los da placa bacteriana duas vezes por ano. Mas, devo dizer, eles também não trazem benefícios para o pequeno mundo subaquático.Mas junto com o aquário surge em sua casa um verdadeiro biossistema, onde um ajuda o outro, nutre, cura e mantém o equilíbrio.
A vegetação viva é comparável ao sistema pulmonar: ela realmente libera oxigênio, e parte da flora do aquário pode servir como alimento para peixes e, o mais importante, como local de desova.
Se você tem medo de não adivinhar com a escolha das plantas, pegue algo muito simples e despretensioso... Por exemplo, grama Vallisneria. Ele cria raízes de forma rápida e simples, cresce em pouco tempo e praticamente não há necessidade de cuidar dele. Folhas finas de Vallisneria caem lindamente na parte de trás do aquário. Bacopa, rotala e ludwigia rasteira são adequadas para a parte intermediária do reservatório. Um pequeno pedaço de musgo javanês também ficará muito bonito.
No primeiro plano do reservatório haverá uma anã anã em forma de cipó, Anubias, bem como variações de Echinodorus.
Limpando produtos
O aquário precisa de uma limpeza regular, o que é obrigatório. Porém, hoje existem kits à venda ativos que têm tudo o que é necessário para colocar as coisas em ordem no tanque. Os kits incluem pinças de tamanhos variados com lábios suaves - ajudam a plantar plantas sem dor, bem como a realizar o corte. Incluído e tesouraque cortam as folhas mortas, decoram os arbustos lindamente. Está no set e remo especial, que lida bem com o nivelamento do solo, a formação do microrrelevo.
Quanto à limpeza, então um tanque de vidro limpa todos os produtos químicos domésticos de alta qualidade. Mas o acrílico pode ser limpo apenas com produtos especiais para aquários acrílicos (a partir de amostras caseiras, ficará rapidamente turvo).
É obvio que o aquarismo não é apenas bonito, excitante e informativo, mas também caro. Dinheiro, energia e tempo são perdidos. Mas não há outra maneira. O aquário só será a decoração da sua casa e um verdadeiro relaxante de vida, se você mesmo não dispensar a sua atenção e cuidado em relação a ele.
Você pode aprender a cuidar do seu aquário assistindo ao vídeo abaixo.