Nitratos no aquário: a norma, como aumentar ou diminuir?
Valores excessivos de sais de ácido nítrico em um aquário doméstico são indesejáveis para os habitantes subaquáticos, mas muitas vezes esse problema não recebe a devida atenção. Ao contrário da crença popular de que os nitratos não têm um efeito negativo na saúde dos peixes, o oposto foi provado. Muitas espécies de seres vivos são extremamente sensíveis a essas substâncias, por isso é útil se familiarizar com antecedência com os métodos para ajudar a manter seus níveis permitidos na água.
Nitratos no aquário
Para entender de onde vêm os nitratos em um aquário e por que seu nível pode subir perigosamente, vale a pena referir o próprio processo de sua formação no ambiente aquático.
Os organismos vivos aos quais o reservatório artificial se destina são principalmente peixes. Sua atividade vital está naturalmente associada à excreção de fezes, incluindo amônia. Bactérias nitrificantes (ou nitrificantes) são organismos vivos gram-negativos e aeróbios, necessitando de oxigênio para oxidar amônia e sais de amônio. Em essência, eles são considerados limpadores de aquário, transformando resíduos em nitrito. Depois disso, outro grupo de bactérias converte essas substâncias em nitratos (sais de ácido nítrico), que são considerados relativamente inofensivos.
Assim, desde que esse processo de três estágios prossiga normalmente, não há necessidade de se preocupar com a saúde dos habitantes subaquáticos.
E isso só é possível com um grande número de nitrificadores, que geralmente se instalam no solo do aquário ou em um material de filtro especial.
Uma vez que alguns aquaristas não usam fundo de cascalho, eles terão que cuidar de uma quantidade suficiente de material de filtro, caso contrário os peixes que vivem no tanque podem ser envenenados por nitritos e amônia. Tendo como pano de fundo esses elementos, o NO3 é muito mais seguro se o aquário estiver com plantas para as quais essas substâncias são fonte de nutrição, crescimento e desenvolvimento.
Ao mesmo tempo concentração muito alta de sais também pode levar à intoxicação de animais... Para diferentes tipos de peixes, foi estabelecida uma norma individual de nitratos, que varia de 50 a 100 mg por litro.
Qual deve ser o conteúdo dos sais de nitrogênio?
Em qualquer aquário, os níveis de nitrato devem ser mantidos em 20-30 mg / l - isso é considerado normal. No entanto, esses valores não são relevantes para todos os habitantes aquáticos. Alguns peixes sensíveis ao nitrogênio precisam reduzir seus níveis de NO3 para 15mg / L. Se 40 mg / l for detectado em um ambiente aquático artificial, medidas devem ser tomadas para reduzir o elemento químico imediatamente. Quanto aos nitritos, seu teor não deve ultrapassar 0,1 / le o máximo é 0,2 mg / l.
Em caso de desvios em uma ou outra direção, existe o perigo de se deparar com o problema da atividade vital dos organismos vivos do aquário, incluindo peixes, camarões e outros habitantes. Ignorar a situação acarreta as seguintes mudanças em seu estado e comportamento:
- letargia, falta de movimento ativo;
- perda de apetite;
- doença devido à diminuição do funcionamento do sistema imunológico;
- parar a desova;
- aparência pálida, perda de cor brilhante;
- desaceleração no desenvolvimento e crescimento;
- em última análise, a indesejável composição da água levará à morte das criaturas.
A primeira coisa a fazer se esses sinais aparecerem cedo é verificar as leituras de nitrato.
Para isso, testar dispositivos como Tetra, sora, Aquarium Pharmaceuticals, NILPA. Os testes de nitrato são indicadores em forma de tiras, dispositivos eletrônicos e de gotejamento. De acordo com as revisões, a determinação mais precisa de NO3 é o Tetra - um teste produzido na forma de gotas, que dá 95–98% de precisão.
Mas, talvez, os dispositivos mais livres de erros sejam os dispositivos digitais, que são convenientes de usar e fornecem um resultado de teste 100% na forma de números específicos, mas têm uma desvantagem significativa - alto custo.
Além disso, não se esqueça de verificar a qualidade da água da torneira e sua composição. E antes de despejar o substituto no aquário, limpe-o com dispositivos de filtragem.
De que maneiras você pode melhorar seu desempenho?
Algumas pessoas podem precisar aumentar o conteúdo de nitrato, isso se aplica a aquários de ervas e quaisquer outros recipientes com a presença de vegetação subaquática.
Existem duas opções de como fazer isso:
- adicionar fertilização com nitrogênio ou macrofertilizantes com potássio, nitrogênio e fósforo ao solo;
- para povoar o aquário com peixes vivíparos e outras criaturas vivas - neste caso, os nitratos serão formados naturalmente durante a decomposição das fezes dos organismos vivos.
Os aquaristas com experiência suficiente preparam eles próprios as composições de fertilizantes, misturando ureia (3 mg / l), nitrato de amónio (5 mg / l) e nitrato de potássio (1 g por 100 l).
Como reduzir o conteúdo de compostos de nitrogênio?
Um motivo comum para o teste mostrar valores elevados de sal de nitrogênio são porções muito grandes de ração. É lógico concluir que você só precisa reduzir a quantidade de comida para seus peixes e remover os resíduos orgânicos em decomposição da água. Se o nível de nitratos for muito alto, pode afetar negativamente a imunidade dos organismos vivos, devido aos quais estão expostos à ameaça de várias doenças. Quando essa situação persiste por muito tempo, a exposição aos sais de nitrogênio leva à falta de reprodução e à redução do tempo de vida dos peixes.
Se no aquário vivem peixes especialmente delicados ou invertebrados sensíveis à composição, pode usar as recomendações de especialistas.
- Tradicionalmente, substituir a água por água doce do sistema de abastecimento de água ajuda com esse problema, mas na maioria das vezes também contém uma certa porcentagem de nitratos, então o procedimento pode não surtir efeito.
- A purificação da água usando um filtro de osmose reversa, e toda a água terá que ser substituída. Vantagens do método - além da filtração de nitratos de alta qualidade, tal sistema adicionalmente amacia a água e remove substâncias tóxicas, pesticidas e sais metálicos dela.
- Os filtros de enchimento, que são absorventes sintéticos de alta qualidade: esponjas com impregnação especial, grânulos que reduzem gradativamente o nível perigoso de nitratos e o mantêm dentro de limites aceitáveis. Os produtos de aquário mais populares são API Nitra-Zorb, Juwel Nitrax, Seachem De nitrate.
- Produtos biológicos concebidos para reduzir os nitratos no mar ou na água doce durante um longo período de tempo. Eles são capazes de manter a taxa de compostos de nitrogênio por 1 ano. Um excelente exemplo são os pellets de NitrateMinus. Você também pode usar aditivos para reduzir urgentemente a quantidade de nitratos e nitritos (Sera toxivec), ao mesmo tempo que pode se livrar de impurezas prejudiciais, como sais de metais pesados e cloro. Além disso, esses recursos, para deleite dos proprietários, reduzem significativamente a frequência das trocas de água.
- Você pode lidar com este problema da maneira usual, trocando a água 1 vez em 10-15 dias em 25%. Mas é aconselhável fazer isso usando um limpador de cascalho de aquário especial com um sifão e uma bomba. Este purificador remove sujeira, detritos, detritos orgânicos e substitui a água ao mesmo tempo. Não é uma má decisão se você não quer comprar produtos especializados.
É possível remover nitratos com vodka, mas esse método permanece controverso e só é adequado para aquários de água salgada.
além do mais o procedimento deve ser realizado por profissional que conheça perfeitamente a seqüência de ações e a dosagem inócuas para os peixes.
A maneira mais fácil de normalizar os níveis de nitrato é plantar plantas de crescimento rápido no aquário. Eles ajudarão a restaurar rapidamente a proporção ideal de fosfatos e nitratos, alimentando-se destes últimos para suas funções vitais.
Veja abaixo como medir a quantidade de nitrato em seu aquário.