Aquários para 300 litros: dimensões, seleção e equipamentos
Um aquário de 300 litros é uma compra séria e responsável. Provavelmente, essa decisão não é mais feita por um iniciante, mas por uma pessoa com experiência em criar o mundo subaquático, mas em versões mais em miniatura. Se esta é a primeira experiência, ainda mais você precisa levar em conta todas as nuances ao comprar um tal aquário.
Vantagens e desvantagens
A vantagem indiscutível de um aquário de 300 litros é o seu volume impressionante, que permite criar um habitat verdadeiramente sustentável para um grande número de habitantes. Isso vai decorar o interior e criar uma espécie de zona de relaxamento.
No entanto, é preciso estar preparado para o fato de que será impossível reorganizá-lo facilmente. Freqüentemente, antes de instalar um aquário tão grande, é necessário ajustar todo o interior da sala para caber nele.
Além disso, você precisa estar preparado para o fato de que terá que cuidar regularmente desse contêiner, gastando um certo tempo nele. Para alguns, isso pode ser uma desvantagem significativa.
Variantes de formas e tamanhos
Para montar um aquário de 300 litros, você precisa de uma base robusta e o chão deve ser capaz de suportar esse peso. Só o peso do vidro com espessura de pelo menos 10 mm, do qual é feito o aquário, pode ultrapassar os 80 kg. Assim, um aquário pronto a funcionar com um volume de 300 litros com todos os acessórios, solo, lambrim e outros pesará mais de 400 kg.
As dimensões padrão de um aquário de 300 litros são as seguintes: comprimento 140 cm, altura e largura 46 cm cada. Alguns fabricantes de aquários preferem dimensões ligeiramente diferentes: comprimento 120 cm, altura 60 cm, largura 43 cm.
Em tal reservatório, a área do fundo e, consequentemente, a superfície da água são reduzidas. Isso reduz um pouco a pressão específica nas janelas inferior, dianteira e traseira.
Aquários fixados na parede são muito pequenos em largura e impressionantes em comprimento e altura. Sem ocupar muito espaço, permitem-lhe reviver uma das paredes ou funcionar como divisória decorativa ao zonear uma divisão. Atualmente, encontram-se aquários de canto, cuja forma permite que sejam colocados da forma mais racional, ocupando um canto vazio da sala.
Existem também aquários baixos, sugerindo a observação dos seus habitantes não só pelas janelas laterais, mas também por cima.
A forma de tais recipientes não precisa ser retangular, quadrada ou hexagonal é aceitável; para aumentar a resistência, é melhor dobrar o fundo de tais reservatórios com reforços adicionais.
Como escolher?
Ao escolher um aquário, você precisa considerar as seguintes nuances:
- na hora de escolher um aquário de 300 litros, é preciso, antes de tudo, pensar nas mudanças que ele trará para o interior da sala;
- um fator importante deve ser a disponibilidade do equipamento e do próprio reservatório, pois para a realização de todo tipo de medidas necessárias, tal aquário será impossível de inclinar ou girar, portanto o critério de seleção mais importante ainda é a forma;
- claro, você terá que prestar atenção ao preço, o mais caro será aquários prontos com tampa e um armário feito especialmente, o reservatório pode ser mais barato se você fizer um armário para ele ou usar os móveis existentes.
Onde instalar?
Colocar um aquário de 300 litros é um negócio responsável. Vai ser muito difícil fazer experiências com isso, porque a mudança exigirá a liberação total do reservatório dos habitantes, água e solo. Caso contrário, ele simplesmente não pode ser movido.
Devido à disponibilidade e variedade de acessórios de iluminação o critério mais importante para a escolha do local para a instalação de um aquário moderno é o seu valor como elemento do interior.
Mas deve-se ter em mente que o recipiente deve ser colocado longe de aparelhos de aquecimento, luz solar direta e correntes de ar.
Como equipar?
Montar um aquário de 300 litros não é muito diferente de montar qualquer outro.
O solo é bastante comum - areia grossa ou seixos. Pode ser adquirido em qualquer pet shop. A camada de solo é selecionada de acordo com as necessidades das plantas pretendidas. Ao colocar o solo, você deve tentar colocar uma tubulação com um spray para mascará-la. Não é supérfluo aquecer a água e o solo com a ajuda de aquecedores.
Para um reservatório de 300 litros, pode-se utilizar um filtro externo que não ocupe o volume do aquário. O compressor para aeração e filtragem deve corresponder ao volume.
A iluminação é necessária com potência suficiente. Devido à grande profundidade, as tiras de LED podem ser ineficazes; você precisará de lâmpadas fluorescentes que simulem a cor do céu durante o dia em combinação com lâmpadas que simulem a luz solar.
Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?
300 litros é na verdade um volume impressionante em que uma grande variedade de habitantes pode viver com bastante conforto. Ainda mais oportunidades são fornecidas pela aeração da água, o que torna possível aumentar seu número várias vezes. Você pode considerar as seguintes opções:
- peixes pequenos (neons, guppies, peixe-zebra) podem conter até 100;
- bagre de tamanho médio - até 20;
- ototsinkluses até - 10;
- tamanho médio dos peixes de cardume (farpas, gourami) - cerca de 8;
- grande (escalares, disco) e ancistrus - dentro de 3-4.
Ao escolher peixes para esse aquário, é necessário levar em consideração a compatibilidade entre eles. Se o aquário for decorativo, então, é claro, um fator importante na seleção será preencher todo o seu volume. O espaço do fundo será revivido por vários bagres de tamanho médio, a coluna de água pode ser habitada por uma variedade de peixes de cardume (neons, gourami, peixe-zebra, lalius, farpas) e um par de peixes grandes e lentos (discus, escalar, dourado) .A camada de água próxima à superfície será ativamente preenchida por portadores vivos (guppies, molies, espadas).
Você pode montar peixes e plantas de acordo com um princípio geográfico, imitando reservatórios de certas partes do mundo, tal combinação pode parecer muito orgânica e bastante decorativa.
Como cuidar?
A manutenção de um tanque de 300 litros inclui todos os procedimentos que também são usados para aquários menores. É o seguinte:
- inspeção diária obrigatória e controle do estado dos equipamentos elétricos;
- troca regular de água semanal, até 25% do volume;
- uma vez por mês, raleio e poda das plantas, limpeza do solo e reposição de até 50% do volume de água.
Como limpar e trocar a água em um aquário de 300 litros, veja abaixo.