Aquário

Aquários de 20 litros: tamanhos, número e seleção de peixes

Aquários de 20 litros: tamanhos, número e seleção de peixes
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variantes de formas e tamanhos
  3. Visão geral dos fabricantes
  4. Como escolher?
  5. Onde instalar?
  6. Como equipar?
  7. Como cuidar?
  8. Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?

Um aquário compacto com capacidade para 20 litros permite equipar um verdadeiro mundo subaquático, ainda que pequeno, num pequeno apartamento. Que outras vantagens tem um tanque deste volume? Quais são os melhores modelos? Como escolher e equipar um aquário de 20 litros?

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens óbvias de um aquário de 20 litros, suas vantagens devem ser observadas:

  • acessibilidade;
  • simplicidade na disposição e equipamento técnico;
  • facilidade de atendimento;
  • uma grande variedade de pequenos habitantes de aquários (vertebrados, invertebrados, moluscos) e plantas aquáticas.

Os tanques de pequena capacidade também têm suas desvantagens específicas. Portanto, é costume referir-se às suas principais desvantagens:

  • seleção limitada de modelos de equipamentos e opções de decoração;
  • rápida contaminação da água e das paredes do tanque;
  • a probabilidade de conflitos entre os habitantes do aquário (principalmente com seus excessos).

No entanto, as vantagens dos tanques internos de 20 litros ainda são incomparavelmente maiores. É com eles que aquaristas experientes recomendam que os iniciantes comecem a se familiarizar com o mundo da fauna e da flora subaquáticas domésticas.

Refira-se ainda que a esmagadora maioria da fauna aquariana, recomendada para a guarda em tanques com um volume de 20 litros, caracteriza-se pela despretensão, boa saúde e cuidados despretensiosos. Esses habitantes do aquário são bastante simples e fáceis de manter, são fáceis de cuidar e manter a limpeza em seu habitat.

Variantes de formas e tamanhos

À venda pode encontrar pequenos aquários de 20 litros numa variedade de designs, várias configurações e tamanhos. Os mais populares são tanques quadrados e retangulares.

Aquários retangulares com capacidade de 20 litros são considerados a opção clássica de tanque., destinado à disposição de pequenos reservatórios domésticos. O mais procurado entre eles são as construções medindo 38x26x37, 39,5x28x33, 39x27,5x32, 41,5x27,5x20,5 centímetros.

Um aquário redondo clássico irá se encaixar organicamente no interior de um apartamento moderno. Normalmente, o diâmetro de tais tanques varia entre 33-35 centímetros e a altura é de 25-27 centímetros.

Tanques redondos, que têm bolhas de ar congeladas na espessura das paredes de vidro, são muito impressionantes.

Aquários em forma de disco parecerão muito orgânicos no interior de apartamentos feitos em estilo Art Nouveau ou Art Nouveau.em forma que lembra a roda de um carro. Outra opção interessante para interiores elegantes são os tanques, cujo fundo parece um trapézio ou hexágono com bordas arredondadas. A altura média de discos de 20 litros e aquários trapezoidais geralmente atinge 38-40, largura - 25-35 centímetros.

Visão geral dos fabricantes

Entre os fabricantes de aquários e complexos de aquários mais famosos, existem empresas estrangeiras e nacionais. Os maiores líderes neste segmento de mercado incluem as seguintes marcas:

  • Aquael;
  • Aquas;
  • Tetra.

Aquael É uma conhecida empresa polaca que produz aquários clássicos retangulares e poligonais, redondos e panorâmicos de vários tamanhos. O fabricante geralmente inclui conjuntos de equipamentos auxiliares em um conjunto com tanques - filtros, aquecedores, lâmpadas. Além disso, as estruturas são acompanhadas por meios de preparação da água e alimentação das plantas do aquário.

Aquas É um fabricante russo que produz aquários para apartamentos e escritórios. Na fabricação de seus produtos, a empresa utiliza componentes e materiais de alta qualidade de produção estrangeira - por exemplo, vidros Pilkington de alta resistência (Inglaterra), selantes de silicone alemães. Vale ressaltar que o preço dos tanques desta marca é bastante razoável.

Tetra É uma marca alemã que produz alimentos para a fauna aquática, produtos para o cuidado de aquários, bem como pequenos aquários com capacidade de 20 a 130 litros. As carrocerias com volume de 20 litros, produzidas sob esta marca, são apresentadas em 2 cores - escuro e claro.

Como escolher?

Aquaristas experientes recomendam decidir sobre a forma do tanque antes de comprar um aquário de 20 litros. Para muitos iniciantes e amadores, os aquários redondos parecem ser os mais atraentes. No entanto, esses tanques têm uma série de desvantagens que alguns amadores inexperientes podem nem perceber.

Então, aquários redondos, devido à sua forma, distorcem fortemente o conteúdo do seu espaço interno... Peixes e plantas em tanques redondos costumam parecer desproporcionais e anormalmente grandes.

Além disso, de acordo com aquaristas experientes, os peixes costumam sentir desconforto em tanques redondos. A falta de cantos muitas vezes os impede de se sentirem seguros.

A melhor opção para um iniciante, segundo aquaristas experientes, seria um aquário retangular ou quadrado. Os fãs de estruturas de formato incomum podem preferir tanques poligonais ou trapezoidais.

Os mais práticos e baratos são os aquários de vidro acrílico. Percebe-se que eles retêm o calor 20% melhor do que os recipientes de vidro comuns. Assim, em operação, aquários com vidro acrílico podem ser mais econômicos em termos de custos de aquecimento de água.No entanto, suas desvantagens são geralmente atribuídas à vulnerabilidade a danos mecânicos que podem ser causados ​​por um raspador rígido ou escova de aço.

Aquários de vidro estão entre as estruturas mais higiênicas e duráveis, mas caras., vulnerável principalmente apenas a fortes golpes e quedas. É mais fácil cuidar deles, mais fácil limpar da placa de algas, desinfetar.

Ao escolher um aquário de 20 litros, vale a pena considerar critérios como:

  • compatibilidade ambiental dos materiais (corpo, envidraçamento);
  • aperto das juntas;
  • espessura e transparência da parede;
  • a integridade e o peso da própria estrutura.

Onde instalar?

Um dos benefícios característicos de um pequeno aquário de 20 litros é que pode ser instalado em quase todos os cantos bem iluminados de um apartamento. Porém, além da iluminação, o local do aquário deve atender a outros critérios igualmente importantes.

Então, o suporte sob o tanque deve ser estável e sólido... Ao instalar a estrutura sobre um suporte (pedestal, prateleira), é necessário garantir que a frente do tanque não se projete além de sua borda, pois isso pode levar a vazamentos e até mesmo quebra de paredes ou fundo no futuro.

A superfície de apoio deve ser firme. Se com o tempo ele entortar ou cair, isso também pode causar danos à estrutura.

O local para o aquário deve fornecer uma visão confortável e fácil do lago doméstico. Ao mesmo tempo, deve haver fontes de energia (tomadas) próximas ao tanque para conexão do compressor, lâmpadas e outros equipamentos. É altamente recomendável equipar antecipadamente todas as fontes de energia com dispositivos de corrente residual.

O aquário deve ser posicionado de forma que haja livre acesso à sua parede posterior. No futuro, isso facilitará a execução de certas ações - por exemplo, substituir as decorações do fundo, remover o lixo, limpar a sujeira do lado externo da parede posterior.

O aquário deve ser instalado em um local silencioso, longe de TVs, rádios e aparelhos de aquecimento. É impossível colocar o reservatório na cozinha, onde quase sempre existe uma temperatura do ar mais elevada (comparada com outras divisões) e onde existem fontes de odores desagradáveis.

Como equipar?

As dimensões compactas do tanque tornam muito fácil dar vida a soluções criativas originais. No entanto, ao implementá-los, não se deve esquecer o lado técnico da tarefa.

Então, para a existência confortável dos habitantes do aquário, você precisará instalar fontes de iluminação adicionais... A este respeito, os tanques com tampa, nos quais já estão montadas lâmpadas pequenas mas potentes, são considerados muito convenientes. Em outros casos, você precisará instalar uma lâmpada economizadora de energia ou uma lâmpada fluorescente ao lado ou acima do aquário.

Outros acessórios que devem ser usados ​​em um aquário de 20 litros incluem:

  • filtro - um modelo de baixo consumo e baixo consumo de energia é adequado;
  • um compressor para saturar a água com oxigênio;
  • termômetro e aquecedor (dependendo se os habitantes do aquário precisarão de água a uma determinada temperatura).

Para evitar que o aquário pareça enfadonho e impessoal, ele precisa ser decorado com vegetação e itens decorativos. Então, Os seguintes tipos de plantas aquáticas são recomendados para aquários de 20 litros:

  • marsilia;
  • escudo verme;
  • riccia;
  • musgo javanês;
  • elodea;
  • lentilha-d'água;
  • samambaia

Troncos pequenos, pedras de tamanho médio e galhos de árvores processados ​​são geralmente usados ​​como itens decorativos em aquários pequenos.

Cerâmica, conchas do mar e corais também parecem originais no espaço de um pequeno lago doméstico.

Como cuidar?

A prática mostra que aquários pequenos requerem limpeza e renovação de água mais frequentes. Em tais reservatórios, a água “floresce” muito rapidamente e fica poluída com resíduos dos habitantes do aquário.

Para manter o frescor e a pureza da água do aquário sem perturbar o equilíbrio biológico estabelecido, recomenda-se renová-la uma vez a cada 4-7 dias.

Nem toda a água pode ser totalmente renovada, mas apenas um terço de seu volume total.

Além disso, uma vez a cada 3-5 dias, é desejável realizar a limpeza da superfície do reservatório. Em aquários pequenos (especialmente aqueles que ficam na luz), a proliferação de algas cresce muito rapidamente. Durante a limpeza, deve ser removido cuidadosamente com um raspador de plástico ou metal.

Para mimar os habitantes do aquário com comida viva (vermes, ciclopes, tubifex), é necessário retirar regularmente da água os seus restos não comidos. Alimentos vivos não tratados se decompõem rapidamente na água, o que afeta negativamente sua composição química e o ecossistema do aquário como um todo.

Aquaristas experientes também recomendam testar regularmente o teor de nitrato e nitrito, níveis de acidez e dureza da água. Esses procedimentos são realizados com tiras de teste especiais.

Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?

Em um aquário com um volume de 20 litros, vários tipos de peixes pequenos, camarões e caramujos dão uma sensação ótima. Por exemplo, um reservatório do volume especificado pode ser povoado com os seguintes habitantes:

  • guppies (7-8 indivíduos);
  • galos (5-6 peças);
  • neons (6-7 indivíduos);
  • espadas (3-7 indivíduos);
  • cardeais (6-7 indivíduos);
  • corredores de bagre (3-5);
  • peixe-zebra (4-6).

Habitantes muito engraçados e fofos de pequenos aquários são himenoquírus - sapos anões. Em um tanque com volume de 20 litros, podem ser contidos em até 10 peças.

Camarões de água doce (cereja, lago japonês, cardeais) também parecerão originais no espaço de um reservatório doméstico. Eles não requerem cuidados especiais e se reproduzem rapidamente em cativeiro. Em um recipiente de 20 litros, eles podem ser trazidos em uma quantidade de 10-20 peças ou mais.

Uma visão geral do aquário de 20 litros e seus habitantes espera por você mais adiante.

sem comentários

Moda

a beleza

casa