Aquários de 15 litros: variedades, seleção, manutenção, povoamento
Nem sempre é possível encontrar um lugar para um aquário grande e espaçoso em um espaço doméstico. Hoje em dia, são muito populares os chamados nanoaquários, que são pequenos recipientes com plantas e peixes ornamentais. Uma opção semelhante seria um aquário de 15 litros. É fácil recriar um design único de que você goste e preencher o espaço com pequenos peixes coloridos.
Características de formulários
Hoje à venda você pode encontrar aquários com uma grande variedade de designs. Mas, na maioria das vezes, pequenos recipientes de 15 litros têm os seguintes formatos.
- Volta. Ficam lindos em qualquer interior, são fáceis de mover. Mas você deve estar ciente de que os peixes em um aquário assim requerem uma grande quantidade de oxigênio, uma vez que um recipiente redondo não tem área suficiente para a aeração adequada. Além disso, as formas esféricas distorcem a imagem e a luz. Eles são desconfortáveis para os peixes.
- Quadrado. Normalmente, eles têm dimensões 25x25x24. Estes aquários são fáceis de limpar por dentro. Eles não distorcem o mundo interno dos habitantes.
- Retangular. Esta forma é considerada ideal para um aquário de 15 litros. Tem uma boa visão geral e é confortável para a vida aquática. Essas proporções são convenientes para limpeza e outros procedimentos importantes. A largura desse recipiente deve ser igual à altura e o comprimento deve ser 2 vezes a largura.
Equipamento necessário
Apesar de seu pequeno volume, um aquário de 15 litros precisa do equipamento certo. Recomenda-se instalar os seguintes aparelhos para o bem-estar dos seus peixes em um pequeno aquário.
- Filtro. A melhor opção é uma bomba com esponja interna. É proibido lavá-lo em água corrente para não causar a morte de bactérias benéficas.Esse filtro embutido é menos eficiente do que um externo, mas é bastante adequado para pequenos volumes. Você pode manter os peixes sem filtro, mas precisará de cuidados diários e trocas de água muito frequentes. Como você sabe, mudar a água muitas vezes não é muito benéfico para os peixes que vivem em um aquário.
- Compressor. O arejamento é necessário para que qualquer peixe funcione normalmente. Com um pequeno número de peixes (1-2 peixes pequenos) e plantas de aquário, o compressor não pode ser usado. Mas, ao mesmo tempo, você deve monitorar cuidadosamente a condição dos peixes. Se você notar que eles estão flutuando na superfície e com falta de ar, isso indica uma falta de oxigênio no aquário.
- Aquecedor. É necessário que os peixes que você escolheu para instalar em um balde de 15 litros sejam espécies tropicais termofílicas. Um aquecedor pode ser necessário durante o inverno para um aquário de sala fria.
Plantas e decoração
Em pequenos aquários, você pode começar a cultivar anubias anãs, Amazon Echinodorus anão, criptocórnios anões. As plantas em um aquário pequeno regulam nitritos, nitratos e amônia prejudiciais. Eles são um esconderijo natural para os peixes. O primer deve estar limpo e sem pintura. Você pode colocar a raiz de uma árvore de mangue ou qualquer pedaço cozido e polido no fundo. Nele, com o auxílio de fios, é fácil fixar arbustos de anubias e plantar outras plantas no solo.
Mas não sobrecarregue um pequeno espaço com decorações.
Como escolher peixes?
Lembre-se de que aquários pequenos são adequados apenas para peixes pequenos e pacíficos. Peixes pequenos de até 4 cm podem ser mantidos em um aquário de 10 litros com densidade de estocagem de 1 litro por peixe. Não é recomendado começar espadachins, gouramis, ciclídeos, peixes-zebra em um recipiente de 15 litros, eles são muito ativos e requerem mais espaço. O camarão Amano e o camarão cereja são adequados para um pequeno aquário. Eles comem os restos da comida, limpando o espaço, e não são objetos menos interessantes de observar do que os peixes. Os seguintes peixes pequenos são as opções mais adequadas para um aquário de 15 litros.
- Galos. Eles são despretensiosos, têm belas barbatanas em forma de véu e uma variedade de cores brilhantes. É melhor manter o galo sozinho, pois a natureza da luta torna difícil para ele se relacionar com outras pessoas.
- Guppy. Estes são peixes muito populares da família Peciliaceae. Atualmente, existe uma grande variedade de formas e cores destes peixes. 2-3 pares são bastante adequados para um volume de 15 litros.
- Neons. Na maioria das vezes, os neons azuis e vermelhos são ativados. Esses peixes pacíficos e ativos são incrivelmente atraentes devido à faixa luminosa que percorre o corpo. Quando mantidos em um pequeno rebanho de 4-5 peixes, eles ficam muito bem contra um fundo verde de plantas.
- Cardeal. Um lindo peixe de até 4 cm de comprimento. É despretensioso para a composição da água e sua temperatura. Gosta de nadar no meio do aquário.
- Copper tetra. Peixe não agressivo com 4-6 cm de comprimento e uma bela cor avermelhada. O tetra pode ser emparelhado.
- Somik ancistrus. Este pequeno bagre limpa o vidro do aquário de crescimentos. É melhor ficar sozinho, usar filtro e compressor.
Um aquário de 15 litros é a melhor opção para escritório, residência de verão, quarto de criança. É ideal como presente para uma criança em idade escolar que pode cuidar sozinha dos peixes e manter o recipiente limpo.
A seguir, veja a master class sobre como iniciar um aquário de 15 litros.
O artigo é bom, acrescentarei: 1. Os peixes sempre precisam de oxigênio, portanto, mesmo que haja poucos peixes, é necessário um compressor. 2. Ancistrus - bagre muito grande, para mais 10 litros Cabem corredores.
E melhor ototsinklyus bagre. Eles não crescem mais do que 5 cm.