Aquários marinhos: seleção de peixes e equipamentos, regras de lançamento
O fundo do mar com peixes exóticos e recifes de coral é uma bela criação da natureza! Esta é uma vida inteira com suas próprias regras e leis. Anêmonas, peixes-palhaço, estrelas-do-mar - tudo "respira", pulsa e surpreende com uma variedade de cores. Fascinado por esta beleza, muitos aquaristas criam um aquário marinho em vez de um aquário de água doce e conseguem mantê-lo em casa.
O que é isso?
O aquário marinho é um ecossistema complexo que imita o mar e seus habitantes. Tal reservatório é habitado por espécies exóticas de peixes, e recifes de coral incrivelmente belos são criados em seu fundo. Outras criaturas também são adicionadas ao aquário: caranguejos eremitas, camarões, estrelas do mar e ouriços. A cor de muitos habitantes marinhos é muito viva, às vezes fluorescente, por isso esse aquário fica lindo por dentro.
Mas criar tamanha beleza não é tão fácil - ao contrário de um aquário de água doce, um marinho é mais difícil de manter e cuidar.
Para começar, é preciso preparar bem a água, comprar “pedras vivas” e conectar muitos equipamentos. A vida marinha é muito sensível às mudanças ambientais, então você terá que monitorar constantemente os parâmetros da água, como temperatura, dureza, alcalinidade, acidez e conteúdo de cálcio.
Vantagens e desvantagens
Profissionais de um aquário marinho óbvio:
- a beleza fascinante do mundo subaquático, esse aquário transformará qualquer interior;
- você pode conter criaturas marinhas incomuns, é muito interessante e informativo;
- a criação de peixes exóticos é um negócio lucrativo, os alevinos de algumas espécies não são baratos (cerca de 7 a 10 mil rublos por peixe).
O aquário marinho é, claro, muito atractivo, mas vale a pena conhecer as desvantagens da sua manutenção:
- é necessário equipamento técnico completo, até mesmo um rack separado pode ser necessário para o equipamento;
- é muito difícil preparar água que atenda a todos os parâmetros para iniciar o aquário e encher o meio;
- um aquário marinho é um prazer financeiramente caro, o equipamento e os próprios habitantes do mar são caros.
Apesar dessas dificuldades, muitos ainda decidem criar e equipar um reservatório exótico, porque você realmente quer ter um pedaço do mar em casa.
Visualizações
Os aquários marinhos são diferentes, 3 tipos principais podem ser distinguidos:
- com peixes;
- com peixes e com "pedras vivas";
- recife.
O primeiro tipo envolve manter apenas peixes em um reservatório artificial. Esta é a opção mais econômica para um aquário marinho. Mas cuidar dele não é tão fácil e será difícil para um iniciante. Em primeiro lugar, pode haver problemas para iniciar o aquário, pois sem "pedras vivas" é muito mais longo e mais difícil formar um ecossistema; em segundo lugar, você terá que monitorar mais cuidadosamente os parâmetros da água e instalar filtros poderosos.
Mas os peixes marinhos são mais fáceis de cuidar do que os corais. As aves aquáticas têm maior imunidade e resistência a condições ambientais adversas.
Em um aquário, você pode manter várias espécies pacíficas ou limitar-se a predadores. Também é recomendável adicionar outras criaturas marinhas: caracóis e caranguejos eremitas. Eles ajudarão a controlar o crescimento de algas prejudiciais.
O segundo tipo é um aquário com peixes e "pedras vivas". Esta é a opção preferida. As pedras do mar são ditas "vivas", dentro das quais vivem uma variedade de microrganismos, quando são criadas as condições necessárias, começam a crescer e a desenvolver-se. Devido a isso, o ecossistema necessário à vida marinha é rapidamente formado em um aquário marinho. Além disso, a "pedra viva" fornece filtragem natural em um reservatório artificial e remove os nitratos da água. Será mais fácil cuidar desse aquário, mas você deve saber que "pedras vivas" não são baratas - cerca de 600-800 rublos por 1 kg.
Em um recipiente com volume de 100 litros, será necessário colocar pelo menos 10 kg dessas pedras.
O terceiro tipo de aquário é o recife, o mais difícil de manter. Devem ser criadas condições ideais para o crescimento e desenvolvimento de diferentes espécies de corais. Isso inclui iluminação de alta qualidade, compra de vários aditivos e monitoramento diário de indicadores de água. Apesar disso, muitos são atraídos por esta versão particular do aquário. Os recifes marinhos são literalmente deslumbrantes com uma profusão de cores e uma variedade de formas. Os corais moles têm uma aparência interessante, eles balançam lindamente no tempo com a corrente, e os corais duros têm uma grande variedade de cores. Mas você deve estar ciente de que nem todos os organismos invertebrados são amigáveis uns com os outros, então você deve selecionar cuidadosamente vizinhos para eles.
Dimensões (editar)
O tamanho de um aquário marinho varia. Quanto maior o tanque, mais tempo permanece a pureza e mais estáveis os parâmetros do ambiente no reservatório. Mas você não deve escolher um tanque muito grande pela primeira vez, já que aquários com um volume de 500-1000 litros requerem equipamentos potentes e caros. Portanto, para aquaristas iniciantes, é recomendado comprar um recipiente com um volume de cerca de 100-200 litros - isso é ideal para o primeiro experimento.
Alguns amantes do “mar” escolhem nanoaquários com um volume de 30–70 litros. Em tais recipientes, os jardins do mar são mais frequentemente criados, crescendo corais de vários tipos.
Alguns peixes também podem ser povoados em um pequeno aquário, sendo dada preferência a espécies pacíficas e pequenas. Porém, vale a pena considerar: será mais difícil estabelecer um equilíbrio biológico nele, exigirá muitos reagentes adicionais e o monitoramento constante de todos os indicadores.
Como escolher?
Para a organização de um reservatório marinho, é escolhido um reservatório durável e confiável.Se o tanque vazar quando o mar artificial for lançado, todo o trabalho realizado será perdido. Portanto, ao escolher um tanque, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:
- espessura do vidro (aquário até 30 l - 4 mm, de 50 a 120 l - 6 mm, de 200 a 300 l - 8 mm);
- sem arranhões e lascas;
- costuras lisas sem defeitos.
Não é recomendável comprar um aquário de antemão, porque não se sabe há quanto tempo ele está em funcionamento e cada tanque tem sua própria vida útil.
É melhor entrar em contato com lojas especializadas ou um mestre de confiança. Ao comprar deles, você receberá uma garantia e, em caso de problemas, o produto defeituoso poderá ser devolvido. Além disso, um novo aquário vai durar mais.
Como equipar?
O aquário marinho está equipado com todo o equipamento necessário. Não tem um aspecto esteticamente agradável na água do mar, além disso, ocupa muito espaço, por isso é instalado um reservatório. Este é um contêiner separado que abriga todos os instrumentos de suporte ao meio ambiente marinho. Para um reservatório, escolha um local isolado próximo ao aquário, por exemplo, atrás de um lago ou em um armário. A água do aquário entra neste tanque separado, passa por todos os sistemas de tratamento e retorna para os corais e peixes.
Você pode passar sem um reservatório, mas aquaristas experientes concordam que será difícil manter o ambiente necessário por conta própria, especialmente para iniciantes.
Para que a vida marinha se sinta confortável, o aquário está equipado com os seguintes equipamentos:
- lâmpadas;
- um flutuador;
- filtro de leito fluidizado;
- a pompa da corrente;
- reator de cálcio;
- aquecedor e refrigerador.
A luz em um aquário marinho é principalmente necessária para os corais, portanto, se você pretende cultivá-los, precisará de iluminação de qualidade. Recomendamos a compra de lâmpadas de iodetos metálicos de alta intensidade, fluorescentes ou LED.
O kit deve incluir um refletor individual, graças ao qual o feixe de luz será direcionado para o aquário tanto quanto possível.
Com este tipo de iluminação, a vida marinha ficará ainda mais espetacular. As luminárias são instaladas acima do aquário.
O skimmer manterá o mundo marinho limpo. Seu outro nome é skimmer ou penny. Ele remove a sujeira e a matéria orgânica nociva do aquário, que envenena a vida marinha, causa doenças e até a morte. É melhor escolher o melhor pennik, você não pode economizar nele. Ele é fixado na parte traseira do tanque ou instalado em um reservatório.
O filtro de leito fluidizado esclarece e purifica a água. É um frasco no qual vários enchimentos são despejados. Os biogrânulos são recomendados para aquários marinhos, pois promovem o crescimento de bactérias aeróbias benéficas que absorvem nitratos e fosfatos. O filtro de leito fluidizado é instalado no reservatório próximo à espuma.
A bomba de fluxo no aquário cria o movimento dos fluxos de água, e isso é especialmente necessário para invertebrados. A corrente limpa os corais, lava seus resíduos e traz partículas de comida.
Além disso, corais como Xenias, Sarcophytons e Sinularia pulsam e balançam lindamente sob a influência das correntes de água. O aquário parece mais interessante, “respira” e “vive”.
O reator de cálcio satura a água com cálcio e carbonato. Não é necessário instalá-lo no aquário, pois os aditivos necessários podem ser adicionados à água. É necessário apenas para corais rochosos, que requerem muito cálcio para crescer. Mas é melhor comprar um aquecedor e um refrigerador. Eles ajudarão a manter a temperatura necessária para a vida marinha e evitar mudanças repentinas na mesma.
Quantos e que tipo de habitantes você pode manter?
A população do aquário é selecionada com muito cuidado - é necessário que os habitantes do mar não sejam inimizade uns com os outros, e as condições de sua manutenção são aproximadamente as mesmas. Os 7 peixes de aquário marinho mais populares são descritos abaixo.
- Peixe-palhaço - habitantes marinhos de fácil manutenção.Pacíficos, ativos e móveis, gostam de viver em rebanho. A cor do corpo é laranja brilhante com listras brancas.
- Cirurgião É um peixe herbívoro que vai livrar o aquário de algas indesejáveis.
Os cirurgiões não são agressivos e podem conviver com outros tipos de peixes.
O peixe é muito bonito: abdômen azul-azulado com listras pretas contrastantes e cauda amarela.
- Zebrasoma - peixes marinhos pacíficos com uma cor amarela brilhante. Gostam de comer algas, preferem ficar em bandos. Eles precisam de iluminação forte e um aquário espaçoso.
- Safira crisiptera - uma espécie de peixe marinho bastante agressivo. O ventre é de cor azul safira e, na luz forte, brilha lindamente com tons de lilás e verde. Em um aquário com crisíparas, é necessário criar muitos esconderijos.
- Pijama guban - o peixe é territorial e agressivo para com os vizinhos. Portanto, só pode ser guardado com peixes fortes ou sozinho. O bodião de pijama tem cores chiques, na maioria das vezes azul-lilás com listras laranja brilhantes, mas há muitas outras variações de cores.
- Apogeu de Tule - um peixe original com barbatanas radiais altas.
Largas listras pretas percorrem o corpo prateado, pontos brancos contrastantes se destacam nas nadadeiras e na cauda.
Apogons são criaturas pacíficas e interessantes. Eles se dão bem uns com os outros e com outras espécies não agressivas.
- Papagaio - em geral, criaturas pacíficas, mas não se importam em comer alguns moluscos e corais. Eles receberam esse nome por sua semelhança externa com pássaros - a boca dos peixes se assemelha a um bico.
O aquário marinho é interessante porque você pode manter não apenas peixes, mas também outras criaturas igualmente interessantes:
- camarão do mar;
- ermitões;
- estrelas do mar;
- caramujos;
- caranguejos;
- ouriços do mar.
Em um pequeno reservatório com um volume de 50 litros ou mais, você pode povoar 2 peixes-palhaço e vários camarões do mar.
Para um nanoaquário, existe outra opção: 2 apogons de tule, alguns camarões e um caranguejo anêmona.
Uma crisíptera safira precisará de um aquário de 100 litros, e um macho e duas fêmeas precisarão de um aquário de pelo menos 300 litros. Para zebras e cirurgiões, você precisa de um aquário maior - de 200 litros por indivíduo, e para peixes papagaios, você precisa de uma capacidade de pelo menos 500 litros.
Como registrar?
O design de um aquário exótico pode ser qualquer coisa, mas a preferência é dada àquele que enfatiza o ambiente marinho natural. A paisagem do fundo do mar é recriada a partir de "pedras vivas", o fundo é escolhido de branco, e um fundo azul ou azul é fixado na parede posterior - dá o efeito da profundidade do mar. À medida que a vida subaquática evolui, novas espécies de coral são adicionadas, acrescentando variedade à paleta de cores do recife. Se o aquário for iniciado sem "pedras vivas", o fundo do mar é recriado usando decorações artificiais.
Como se preparar para o lançamento?
Antes de iniciar o aquário, é preparado da seguinte forma:
- lave bem sem sabão;
- colocado em uma superfície plana e estável;
- colocar todo o equipamento técnico;
- adicione água salgada;
- incluem filtros;
- sair por um dia;
- adicione areia e "pedras vivas";
- inclui todo o equipamento.
Deve-se notar que a salga da água é feita com misturas especiais, e não com o sal caseiro comum. A adição de sais ocorre em um recipiente separado.
Quando a gravidade específica atinge 1,024 no hidrômetro, a água pode ser despejada no aquário. Uma atenção particular deve ser dada à preparação das "pedras vivas": toda a sujeira é removida e limpa com uma escova.
Isso pode ser feito em um recipiente separado. As pedras são lavadas até que a água esteja limpa. A areia também é bem lavada.
Normalmente, o equilíbrio biológico necessário é estabelecido dentro de 2-3 semanasquando for alcançado, você pode iniciar o peixe. As diatomáceas geralmente crescem rapidamente ao iniciar um aquário. Eles cobrem as paredes do aquário e a areia. Não se preocupe com isso, é considerada a norma.Quando o equilíbrio biológico é alcançado, as diatomáceas começam a desaparecer. Muitas criaturas marinhas adoram banquetear-se com eles, então a incrustação verde não terá chance de sobrevivência.
Como conter?
Depois de lançar o aquário com sucesso é necessário monitorar o equilíbrio biológico do mundo marinho:
- Troque 25% da água uma vez a cada 2-3 semanas;
- garantir o bom funcionamento de todo o equipamento técnico, o equipamento não deve ser desligado mesmo à noite;
- verifique os parâmetros da água várias vezes por mês.
Para evitar o crescimento de algas indesejadas, o equilíbrio entre nitrato e fosfato deve ser mantido constantemente. Se algum dos indicadores cair para 0, adicione nitrato de sódio ou dihidrogenofosfato de potássio.
A dosagem de fosfatos e nitratos deve ser muito cuidadosa, os medicamentos são aplicados gota a gota. Você também precisa controlar indicadores de água como dureza, acidez e temperatura.
Os filtros instalados e os microorganismos benéficos manterão a água limpa em um nível elevado. Às vezes você mesmo pode limpar o fundo, faça-o com muito cuidado usando um sifão. Somente as áreas mais escuras são selecionadas; se o solo for claro, não será tocado. Depois de limpar a areia, você pode remover acidentalmente alguns microorganismos benéficos do aquário. Eles monitoram a saúde dos peixes e seu comportamento, se alimentam de acordo com as preferências de cada espécie. Se a vida marinha está indo bem, o aquário em si parece brilhante e alegre.
Como administrar adequadamente um aquário marinho, veja abaixo.