Com que freqüência a água do aquário deve ser trocada e como isso deve ser feito?
O aquário é uma decoração interior, ao mesmo tempo que humedece o ar da divisão e contribui para o relaxamento emocional do proprietário após um dia agitado.
Muitos cafés e shopping centers usam belos sistemas aquáticos para atrair visitantes, porque você pode observar os peixes por horas. Às vezes, os aquários ficam nos escritórios dos chefes e diretores, porque observar os peixes, além de cuidar do aquário, é ótimo para diminuir o estresse e melhorar o humor.
Mudanças parciais de água não só ajudam a manter a estética e a beleza, mas também têm um efeito benéfico na saúde dos habitantes do aquário.
Para que serve?
Um aquário é um ecossistema fechado com seu próprio bioequilíbrio, turbidez ou outra poluição da água indica uma violação do delicado equilíbrio. Água turva ou ácida afeta negativamente os peixes, retarda o crescimento das plantas e pode causar doenças e até a morte de todo o ecossistema do aquário.
Importante é mudanças regulares de fluido, ajuda a manter um ciclo normal de nitrogênio. Um filtro especial e arejador ajudam a manter a água do aquário limpa, mas mudanças parciais regulares, limpeza adicional do fundo do aquário e remoção de placas das paredes são condições muito importantes para manter a água limpa.
Uma troca completa de fluido só deve ser realizada se for absolutamente necessário, pois é estressante para os habitantes, e o microclima após tal reinício é reconstruído.
Na água suja, os peixes se reproduzem mal, começam a doer e morrem.A água especialmente ruim afeta as espécies de peixes caros, já que são criados artificialmente e têm saúde frágil.
O que afeta a frequência de substituição?
Não é necessário mudar a água do aquário com muita frequência e não é difícil fazê-lo.
Os aquaristas discordam em apenas uma coisa: deve-se trocar completamente a água ou deixar o líquido ¼ "velho" (após a limpeza) para uma restauração melhor e mais rápida do microclima após a limpeza geral. Se as plantas ou peixes adoecerem, é necessário colocá-los em quarentena em um recipiente vazio e sem decoração, enxaguar bem e trocar completamente a água.
As trocas corretas de água ajudarão a evitar a limpeza geral pelo maior tempo possível.
Caso o recipiente tenha volume de 60 litros a 100 litros, recomenda-se a troca do fluido de acordo com o cronograma:
- 1 vez em 2-3 semanas, limpe o fundo e adicione água até o nível normal;
- uma vez por mês e meio, limpe as paredes, o fundo, enxágue o enchimento do filtro, limpe os elementos decorativos com um pincel (se houver um desabrochar de microalgas marrons / verdes sobre eles) e renove 1/4 do líquido no aquário;
- cerca de uma vez por ano (ou com menos frequência), faça uma limpeza geral completa: coloque os peixes em um recipiente separado com água limpa, lave bem todo o aquário, plantas e elementos decorativos (neste caso, ¼ "velho" de líquido de aquário deve passar por um pano de algodão dobrado em 3 camadas e adicionar a um aquário limpo).
Um sistema aquático pequeno é muito problemático, apesar da ampla RP de tanques de 10 litros, eles são inúteis, adequados para manter 1-2 peixes (ou alevinos em crescimento) com a condição de limpar semanalmente o fundo e o vidro, bem como substituir um quarto da água. O líquido nesses aquários fica constantemente azedo, floresce e fica turvo.
Um grande aquário (a partir de 300 litros ou mais) precisa de trocar o líquido com muito menos frequência, o principal é povoá-lo corretamente e arrumá-lo na primeira partida. Se a água se contamina rápida e intensamente, é preciso encontrar a causa e eliminá-la. Possíveis razões para a rápida turvação ou florescimento da água incluem o seguinte:
- capacidade do aquário muito pequena (10 litros);
- o aqua system é instalado perto de uma janela no lado ensolarado da casa e a água floresce profusamente;
- superlotação do aquário (é necessário 1 litro de líquido para 1 peixe de 3 cm, 8-10 litros para um peixe de 10 cm);
- não há filtro no aquário ou está com defeito;
- condições de alta temperatura provocam acidificação do líquido;
- a presença de caracóis, especialmente de espécies grandes (apesar da opinião geralmente aceita de que os caramujos limpam as paredes, a quantidade de seus excrementos é o dobro do benefício da limpeza de vidros);
- o uso de solo de baixa qualidade;
- uma espessa camada de lentilha d'água na superfície da água cria um efeito de alagamento;
- superalimentação de peixes e afundamento de parte do alimento seco ou vivo no fundo;
- alimentar peixes com migalhas de pão ou carne crua raspada;
- má qualidade da própria água (por exemplo, com alto teor de ferro ou cal);
- o uso de pesos de plantas de baixa qualidade;
- usando areia de rio comum como cobertura no fundo (não pode ser limpa, os peixes freqüentemente cavam tal fundo e levantam a areia).
O ideal é que, com os devidos cuidados e manutenção do aquário, a água permaneça límpida e sem odores por vários anos.
Tempo ideal
Antes de começar, todas as paredes de um novo aquário devem ser enxaguadas com bicarbonato de sódio e bem enxaguadas. Após a instalação no local desejado, despeje a água da torneira decantada, preencha com elementos decorativos e deixe repousar por 2-3 dias. Se a água permanecer limpa e clara, você pode iniciar o peixe.
O número de habitantes, plantas e alimentos devem ser calculados cuidadosamente e sempre manter esses dados à mão até que se tornem um hábito. Mesmo os peixes mais despretensiosos não devem superpovoar o aquário.Os indivíduos em excesso podem ser vendidos ou doados, assim como as plantas, porque algumas crescem muito rapidamente.
O excesso de ração tem um efeito negativo no sistema digestivo dos peixes e contribui para a turvação muito rápida da água.
Você precisa mudar o líquido quase completamente, no máximo uma vez por ano para aquários de 30 a 50 litros, nas demais, deve-se fazer apenas uma troca parcial da água, que diminui durante a colheita e devido à evaporação natural. Mudanças freqüentes de fluidos perturbam o microclima no aquário e afetam adversamente seus habitantes.
É mais difícil manter a limpeza e o equilíbrio biológico em tanques com capacidade de 20 litros do que em tanques grandes, mas é recomendável fazer uma troca de fluido não mais do que 1 vez por semana. Para aquaristas iniciantes, é melhor comprar um recipiente de pelo menos 40 litros de volume para facilitar a manutenção do ecossistema.
Após a primeira partida, é aconselhável não adicionar água por dois meses para estabelecer o equilíbrio biológico, mas é necessário limpar o fundo e as paredes regularmente.
A primeira mudança em um novo aquário não deve ser superior a 10% do volume total do tanque.
Em grandes aquários com capacidade para mais de 100-200 litros, a tarefa de manter o ecossistema limpo é bastante simplificada. Um recipiente com esse volume ficará sujo por muito mais tempo, o fundo pode ser limpo uma vez a cada 3 semanas. A água deve ser completada conforme necessário (primeiro você deve deixá-la repousar por vários dias). Se um sedimento se formar no líquido sedimentado, não deve ser despejado completamente para que as partículas sedimentadas não cheguem aos peixes.
Inventário necessário
Antes de fazer a troca da água, deve-se deixar repousar em uma jarra de vidro limpa coberta com gaze (fixada com um elástico comum em volta do perímetro do pescoço) por 5 a 7 dias. Não se pode ferver água para peixes, pois o processo de fervura mata o oxigênio e as bactérias benéficas (essa água é inútil e considerada inanimada).
Para facilitar o procedimento de troca ou reposição do líquido no aquário, recomenda-se a utilização das seguintes ferramentas:
- raspador de vidro ou pedaço de gaze;
- uma rede para peixes;
- tesoura para desbastar as plantas excedentes (retirar as raízes do solo com muito cuidado para não danificar a planta e não retirar a sujidade do fundo);
- um recipiente para peixes e plantas extras (é aconselhável usar uma jarra de vidro limpa);
- um sifão com uma pêra ou um tubo comum mais uma mangueira para limpar o solo;
- um balde para o líquido sujo drenado.
Recomendamos o uso de uma mangueira de pelo menos 1,5 m de comprimento. Você também pode precisar de mídia de filtro se planeja limpá-la.
No processo de troca de água, pode-se pegar os alevinos existentes com uma rede de malha fina, caso pretenda cultivá-los (antes disso, é necessário ler quando os filhotes podem se depositar, esses períodos diferem para diferentes tipos de peixes).
Se houver muitas plantas no aquário, você pode usar difusor especial para atomização de dióxido de carbono. É conveniente desbastar as plantas com uma pinça, mas não é necessário usá-las.
No processo de criação de raças de peixes caros, você pode usar testes especiais de água, que ajudam a determinar com precisão a composição do líquido e garantir que uma troca de líquido seja necessária.
Regras de procedimento
A idade do aquário afeta a frequência das mudanças de fluidos. Um aquário novo é considerado nos primeiros 2 meses após o lançamento, e não é recomendado tocar na água nele. Jovem é considerado de 2 a 3 meses, e a troca de fluidos não deve ser superior a 1/5 do volume total, não mais do que 1 vez em 2 semanas. Aquário maduro - 3 a 6 meses, mudança de água - uma vez por semana. O aquário envelhece aos dois anos e exige a troca da quantidade mínima de água que diminui durante o processo de limpeza (não mais que 1/6 do volume total).
Recomenda-se realizar uma mudança parcial da água de acordo com o seguinte algoritmo (não é necessário definir o peixe, basta ter cuidado):
- limpe as paredes do aquário com um raspador especial ou um pedaço de gaze de depósitos verdes / marrons;
- remova as folhas caídas das plantas, o excesso de lentilha d'água;
- coloque peixes, caracóis e plantas extras em um recipiente separado para vendê-los ou doá-los (ou trocá-los por comida e outras coisas necessárias);
- limpar o fundo dos dejetos dos habitantes do aquário e restos de alimentos usando um tubo especial com uma mangueira;
- lave bem as mãos (você pode usar um detergente transparente e inodoro para lavar a louça do bebê);
- remova os depósitos de borda de água do copo com um pedaço de gaze;
- se a água estiver turva, drene um quarto do volume do tanque por meio de uma mangueira;
- adicione água limpa estabilizada ao nível normal.
Uma troca completa da água é rara e leva mais tempo do que uma troca parcial da água. As regras para uma mudança completa da água (tal substituição deve ser combinada com a limpeza geral do aquário, a simples drenagem / enchimento de água não terá efeito e após alguns dias a água ficará turva):
- peixes e caracóis devem ser depositados em recipiente separado com água limpa;
- as plantas devem ser colocadas em uma bacia com água, bem enxaguadas, as garras dos caramujos (se não forem necessárias) e a placa de microalgas removidas (com muito cuidado, com gaze);
- todos os elementos decorativos devem ser bem lavados com uma escova de dentes nova dura (você pode usar bicarbonato de sódio, mas depois enxágue abundantemente em água corrente);
- toda a água deve ser sangrada ou drenada por meio de uma mangueira;
- o aquário deve ser lavado com bicarbonato de sódio e enxaguado muito bem;
- o solo deve ser enxaguado sob alta pressão de água do chuveiro;
- encha o aquário em um terço com água limpa;
- equipar o fundo, distribuir a decoração, fixar o arejador, filtro, aquecedor;
- plantar plantas e mascarar cuidadosamente suas raízes;
- coloque um prato fundo limpo no fundo e lentamente adicione água até o nível normal em um jato fino;
- depois de uma hora, você pode levar todos os habitantes de volta para o aquário.
Não é difícil mudar completamente a água em um aquário de qualquer capacidade, mas isso deve ser feito apenas se for absolutamente necessário. A reposição correta e regular da água do aquário garante a manutenção de um microclima são, tem um efeito benéfico na saúde dos seus habitantes e dá prazer estético ao seu proprietário.
Como trocar a água do aquário é mostrado no próximo vídeo.