Aquário

Camarões de aquário: variedades, seleção, cuidado, criação

Camarões de aquário: variedades, seleção, cuidado, criação
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Contente
  5. Reprodução
  6. Compatibilidade de peixes

Os camarões de aquário há muito conquistaram a confiança de aquaristas experientes e tornaram-se habitantes de pleno direito de comunidades subaquáticas domésticas. No entanto, os amantes de peixes novatos não conhecem muitas das nuances do conteúdo desses maravilhosos artrópodes e, portanto, a questão de criá-los é mais do que relevante.

Descrição

Os camarões de aquário são crustáceos onívoros e altamente despretensiosos em termos de condições de conservação. Em reservatórios naturais, eles conseguem sobreviver não apenas em água doce, mas também em água salgada. O continente asiático é considerado a pátria do camarão, embora alguns deles tenham sido descobertos pela primeira vez no Japão, Panamá e Venezuela.

Ao contrário de suas contrapartes marinhas, as espécies de aquário têm um corpo pequeno e multissegmentado, 5 pares de membros e uma cauda impressionante.

Em caso de perigo repentino, permite que os artrópodes se retirem para um local seguro em saltos rápidos. Os três segmentos anteriores têm uma carapaça densa fundida com a cabeça. Graças a esta estrutura, os camarões não têm medo do ataque de peixes agressivos e podem viver no mesmo território com predadores. O tamanho máximo do camarão de aquário chega a 8 cm, e as fêmeas podem ser uma vez e meia maiores que os machos.

Os camarões se distinguem por uma estrutura complexa do aparelho oral, composta por três mandíbulas, que funcionam em conjunto com três pares frontais de membros. Essas "mandíbulas" ajudam os artrópodes a se mover e, ao mesmo tempo, a pegar comida.

Graças às antenas longas e muito sensíveis, os camarões têm um excelente olfato e tato.

Eles são capazes de sentir o farfalhar fraco e cheiros sutis de comida em potencial. Go poço também se distingue por uma estrutura interessante e é capaz de girar livremente, o que permite que os artrópodes encontrem facilmente as presas à espreita. Além disso, um amplo ângulo de visão lhes dá a oportunidade de localizar o inimigo a tempo e, com a ajuda de sua cauda maciça e elástica, galopar rapidamente para se proteger.

As fêmeas têm pequenas patas na barriga - pleópodes, destinadas ao movimento na água e portando ovos. Os machos também têm pernas abdominais, mas seu par dianteiro foi transformado em um órgão reprodutor. Ambos têm cores brilhantes e interessantes e ficam muito bem em aquários domésticos. Muitos aquaristas equipam tanques de camarão com iluminação especial, o que enfatiza favoravelmente a beleza e originalidade dos artrópodes. Devido à grande variedade de espécies de aquários, é possível adquirir tanto representantes muito pequenos que se combinarão com sucesso com peixes pequenos, como indivíduos grandes e espetaculares que não se perdem entre outras belas espécies, combinando-se harmoniosamente com eles.

A crescente demanda por artrópodes de aquário se deve a uma série de vantagens indiscutíveis dessas criaturas.

  • Os camarões distinguem-se pela boa resistência e frequentemente perdoam os seus proprietários pelos erros ao mantê-los. Eles se adaptam rapidamente às condições propostas e não requerem grandes reservatórios. Alguns tipos de camarão se desenvolvem em nanoaquários com capacidade de até 1 litro.
  • Devido à presença de camarões de aquário, a água do reservatório não fica turva e permanece limpa por muito tempo. Isso se deve ao seu estilo de vida bêntico, no qual os artrópodes pululam alegremente no fundo e comem alimentos e restos de plantas que não foram comidos pelos peixes.
  • Durante o dia, os camarões levam um estilo de vida bastante ativo, por isso é muito interessante observá-los. Em caso de perigo, eles saltam de forma divertida no leque da cauda e rastejam rapidamente nas folhas das plantas subaquáticas. Além disso, após a muda, seus membros perdidos começam a crescer novamente, o que também é muito curioso de ver.
  • Os camarões são de natureza pacífica e não atacam os outros habitantes do aquário.

    No entanto, junto com as vantagens óbvias, ainda existem desvantagens em manter camarão de aquário. Por exemplo, muitas vezes eles se tornam vítimas de peixes maiores, e é por isso que, ao instalar um aquário, você precisa selecionar cuidadosamente os vizinhos.

    Os camarões tornam-se especialmente vulneráveis ​​após a muda, quando a velha casca quitinosa já foi eliminada e a nova ainda não amadureceu.

    Durante esses períodos, os artrópodes devem ser isolados em corpos d'água separados ou presos a peixes pequenos e não agressivos. As desvantagens condicionais incluem o fato de que, quando boas condições são criadas, os camarões começam a se multiplicar muito rapidamente. Para evitar a superpopulação do aquário, este ponto deve ser levado em consideração e com antecedência para encontrar um "mercado" para numerosos descendentes.

    Visualizações

    Os camarões ornamentais são classificados de acordo com diversos critérios, como tamanho, habitat e cor. Entre a grande variedade de espécies, existem tanto indivíduos completamente despretensiosos no conteúdo, quanto espécimes que requerem as mãos de um criador experiente. Abaixo estão as variedades de camarão de aquário de água doce que até mesmo um aquarista novato pode lidar. Todos eles são absolutamente não agressivos e não causarão problemas ao seu proprietário.

    • Pérola azul é um pequeno artrópode com não mais de 2,5 cm de comprimento e uma bela cor azul. Por sua intensidade, pode-se avaliar o quão confortável o camarão vive. Portanto, se ela estiver de bom humor e em boa "forma física", sua cor será azul brilhante, enquanto quando as condições se deterioram, ele desbota rapidamente e a tonalidade azul quase não se distingue.
    • Pérola Branca externamente muito semelhante ao azul e difere apenas na cor e um corpo mais transparente. É a estrutura transparente que facilita a distinção entre a mulher e o homem. Na mulher, os ovários são claramente visíveis dentro do corpo, o que está ausente no homem.
    • Camarão verde é uma espécie maior, atinge 3,5 cm de comprimento e se reproduz muito lentamente.
    • Cereja, vermelho e amarelo camarões diferem uns dos outros apenas na cor e no nome. Todos eles crescem até 2,5-3 cm, multiplicam-se rapidamente e são ótimos para manter em pequenos aquários.
    • Camarão banana alimentadores de filtro são artrópodes bastante grandes e crescem até 10 cm. A vida útil dos indivíduos é de 2 anos, e a cor é representada por tons de amarelo com listras marrons. Ao contrário de outras espécies, é muito desajeitado e desajeitado e se alimenta de uma maneira especial. Ela se senta sob o fluxo que sai do filtro e espalha seus cílios em forma de leque localizados nas garras. Assim que um pedaço de comida cai no leque aberto, ela imediatamente o leva à boca e o come. Esse camarão vale um pouco mais caro do que as outras espécies, mas é muito mais interessante de se observar.

    As seguintes espécies podem ser classificadas como artrópodes mais exigentes, para os quais necessita de conhecimentos especiais e muita experiência para a sua manutenção. O solo do aquário, que contém essas espécies, precisa de um tratamento especial, e a água deve ser purificada por sistema de osmose reversa. Além disso, as larvas de algumas espécies requerem água salgada, uma vez que não sobrevivem em água doce.

    • Cristal vermelho é uma espécie de camarão muito bonita. Seu corpo branco como a neve é ​​coberto por largas listras vermelhas, o que torna os artrópodes muito visíveis no aquário em geral. Esses camarões crescem até três centímetros, multiplicam-se rapidamente, comem pouco e exigem obediência estrita ao regime de temperatura. O ideal para eles são +26 graus Celsius, com água mais quente o artrópode pode morrer e com água mais fria pode parar de se multiplicar.
    • Amano. Os camarões desta espécie distinguem-se por um corpo translúcido cinza-azulado ou verde claro, crescem até 5 cm e os lados dos artrópodes são frequentemente decorados com manchas castanhas, o que lhes confere um aspecto muito interessante. Recomenda-se instalar Amano em pequenas empresas de 8 a 10 pessoas: são pacíficas e não causam nenhum dano à comunidade. A espécie requer a criação de condições especiais de detenção e estrito controle sobre a dureza, acidez e composição da água.
    • Arlequim. Os camarões desta espécie apresentam uma bela coloração multicolorida, onde aparecem as cores preta, vermelha e branca. Este é talvez o menor camarão de aquário, já que o tamanho de um adulto é de 0,6-1,2 cm.O arlequim é considerado uma espécie muito exigente, se reproduz lentamente e é adequado apenas para aquaristas experientes.
    • Camarão de nariz vermelho também requer cuidados especiais, tem corpo translúcido e nariz vermelho vivo. Os adultos podem ser mantidos em água doce, e apenas água salgada é necessária para as larvas. O comprimento do camarão de nariz vermelho é de 3 a 4 cm. Além de ser altamente decorativo, esta espécie é de uso prático: os artrópodes absorvem algas nocivas, o que ajuda a manter o aquário limpo.
    • Cardeal - uma aparência brilhante e bonita, ela cresce até apenas dois centímetros. O corpo do camarão é colorido em todos os tons de vermelho e há pontos brancos brilhantes nas laterais.
    • Chimpanzé tigre embora não exijam uma composição especial da água do aquário, ainda precisam de um grande tanque com um volume de pelo menos 50 litros. Os representantes da espécie crescem até 4 cm de comprimento e apresentam uma bela cor brilhante.

    Como escolher?

    A escolha do camarão para o aquário é um negócio responsável, por isso é necessário abordá-la com a máxima seriedade. Isso é especialmente verdadeiro para aquaristas novatos que não estão muito familiarizados com as peculiaridades de manter peixes e camarões juntos. Se já tens um aquário com habitantes, então precisas de te familiarizar com a compatibilidade de certas espécies, recorrendo a literatura especial para isso. Quando você inicia um novo aquário, pode ir você mesmo à loja de animais e ver os vizinhos de camarão.

    Para começar, é recomendável comprar 1-2 adultos, mantê-los em quarentena por alguns dias e depois transplantá-los para um aquário comum e observar.

    Se a escolha foi feita corretamente, todos os habitantes do aquário serão vigorosos e ativos. Nesse caso, você pode comprar com segurança a quantidade necessária de camarão, levando em consideração o volume do tanque. Aquaristas experientes aconselham não comprar peixes recém-trazidos ao zoológico, mas esperar um pouco. Se depois de alguns dias o camarão estiver vivo e bem, você pode comprar. Isso se deve ao fato de que a maioria dos camarões são trazidos da Ásia e ninguém pode dar uma garantia total de que são saudáveis.

    Contente

    O cultivo de camarão é muito fácil. Para isso, basta cumprir as condições para a manutenção de artrópodes e cuidar devidamente deles.

    Escolhendo um aquário

    Antes de ir ao pet shop para comprar camarões, você precisa começar a preparar o seu aquário. A escolha do tanque deve ser de forma que cada adulto tenha no mínimo 0,5 litro de água. As menores espécies vivem bem em nanoaquários, mas o espaço livre é a chave para a coexistência pacífica das espécies. A forma do aquário pode ser qualquer, mas devido ao facto de os camarões preferirem uma vida de fundo, é desejável que a superfície do fundo tenha uma grande área. A melhor opção seria adquirir um tanque retangular largo, que, além disso, é muito mais fácil de limpar do que as versões redondas e os aquários - “copos de tiro”.

    De cima, o reservatório deve ser coberto com uma tampa ou rede de vidro, que evite que os habitantes do reservatório pule para o tapete. Se deve conter não apenas camarões, mas também peixes de aquário, então tantos abrigos e labirintos quanto possível devem ser instalados no contêiner, decorações e musgo devem ser colocados. Isso ajudará os artrópodes a se esconderem de seus perseguidores, que muitas vezes os confundem com comida. Portanto, a melhor solução seria equipar um camarão, onde serão mantidos apenas artrópodes.

    Água e solo

    O próximo passo para iniciar o aquário será a preparação do solo e da água.

    A areia grossa do rio pode ser usada como solo.

    É pré-lavado e calcinado em estufa a 220 graus durante 30 minutos. Quanto à água, você pode usar água da torneira normal para o camarão despretensioso. Não haverá nada de errado com o fato de ter uma rigidez ligeiramente aumentada, uma vez que os elementos presentes nessa água serão necessários para que o camarão construa uma concha durante a muda. Porém, se o nível de dureza for muito alto, existe o risco de retardar o processo de reprodução.

    Quanto à temperatura do líquido, deve estar entre + 20 ... 28 graus Celsius. Quando sobe para +32 graus, os camarões começam a morrer, e quando cai abaixo de + 15 ... 18, eles perdem sua mobilidade e param de se multiplicar. No entanto, uma diminuição temporária da temperatura não é fatal para os artrópodes e, após a normalização das condições, eles restauram rapidamente suas funções.

    Espécies muito exigentes requerem água com pH neutro e dureza zero. Esses indicadores podem ser alcançados passando o líquido por um sistema de osmose reversa e, em seguida, adicionando sal especial a ele.

    A água para esses habitantes deve ser defendida por um longo tempo (às vezes até duas semanas), e só depois deve ser despejada no reservatório.

    Outras trocas de fluidos são realizadas uma vez por semana, tomando 1/4 do volume total, seguido pela adição de uma nova porção.

    E você também deve monitorar o estado do ar na sala e evitar o uso de sprays e outros compostos voláteis. Isso se deve à ocorrência de trocas gasosas de superfície, durante as quais produtos químicos podem entrar na água. Além do mais, a maioria das espécies não tolera concentrações elevadas de nitrogênio, o que também deve ser levado em consideração na escolha da água do aquário... Musgo javanês, pistia e hornwort são usados ​​como algas.

    Cenário

    O próximo passo na configuração do aquário será a seleção das decorações subaquáticas. Ao manter o camarão em um tanque comum, o número de todos os tipos de casas, grutas e outros abrigos deve ser máximo.

    Potes de cerâmica, raízes grandes e troncos, bem como produtos acabados, podem ser usados ​​como decoração.

    mas ao comprar este último, você deve se certificar de que não há pintura na superfície dos produtos... As novas decorações de madeira devem ser colocadas na água por vários dias. Isso irá promover a liberação de pigmentos coloridos da madeira e evitar mais turvação da água.

    Equipamento

    Em seguida, você precisa começar a escolher os equipamentos necessários, como um compressor e um filtro. O primeiro é necessário para saturar o líquido do aquário com oxigênio, e o segundo garante a purificação de um ecossistema fechado de detritos orgânicos e mecânicos acumulados. Porém, se apenas camarões viverem no aquário, você não precisa comprar um sistema de filtro. Se houver muitos habitantes, a opção mais adequada seria comprar um recipiente externo ou filtro de esponja interno. Uma esponja deve ser colocada no tubo do aparelho, o que ajudará a evitar que pequenos camarões sejam sugados para o filtro e salvará o gado.

    O camarão é diurno e, portanto, precisa de um longo dia de luz. Se o aquário estiver localizado no fundo da sala e seus habitantes não tiverem luz solar, será necessário usar iluminação adicional. Como backlight, recomenda-se o uso de lâmpadas fluorescentes ou LED, que são capazes de fornecer iluminação de alta qualidade, não causam aquecimento de água e consomem pouca eletricidade.

    E você também deve ter o cuidado de garantir o regime ideal de temperatura da água. Esta medida está mais relacionada a várias espécies termofílicas que requerem uma temperatura estável de +26 graus. Para fazer isso, você precisará comprar um aquecedor de aquário especial equipado com um termostato. No entanto, confiar totalmente no aparelho é bastante arriscado, é melhor medir a temperatura da água de vez em quando com um termômetro comum.

    Em dias especialmente quentes, quando a temperatura do aquário sobe naturalmente, é necessário, pelo contrário, utilizar qualquer equipamento que a possa baixar aos valores desejados. Para isso, você pode usar um ventilador convencional ou uma unidade de refrigeração especial. E você também deve obter um sifão de fundo projetado para limpar resíduos de peixes e camarões do solo. Se o fundo não for sifonado regularmente, a matéria orgânica em decomposição começará a liberar uma grande quantidade de amônia, o que causará doenças no gado.

    Camarão decantado

    Após o preparo do recipiente, pode-se prosseguir para a etapa mais importante - o assentamento do camarão. Isso deve ser feito com muito cuidado, para que os artrópodes sofram o mínimo de choque possível ao entrar no novo habitat. Recomenda-se a compra de camarões jovens: embora sejam menos bonitos que os adultos, são mais fáceis de transportar e adaptar-se mais rapidamente em local permanente. Você pode transportar o camarão em um saco plástico ou em um recipiente transparente com água de um aquário anterior. É aconselhável levar consigo vários ramos de plantas subaquáticas, também retirados do tanque anterior.

    Os habitantes são despejados em um novo tanque junto com a água em que chegaram e com as algas.

    Em seguida, aos poucos, a água decantada previamente preparada é adicionada e o comportamento dos camarões é observado. Se os artrópodes se curvarem e correrem ao redor do aquário, significa que o problema está em águas mal sedimentadas ou em violação do regime de temperatura. Nesse caso, o erro é corrigido e, sem pressa, continuam a ligar o aquário.

    Deve-se observar que a água do camarão deve ser mantida em local escuro por pelo menos 1 a 2 semanas, pois somente neste caso se desenvolve a microflora necessária. Além disso, você não deve instalar o camarão em uma sala para fumantes. Os camarões são muito sensíveis ao cheiro do tabaco e, nessas condições, não duram muito. O camarão não deve ser colocado em aquários compartilhados onde medicamentos ou estabilizadores de água tenham sido usados ​​pouco antes. O lançamento de artrópodes só é possível após sua substituição completa, pois qualquer contato com produtos químicos pode ser fatal.

    Alimentando

    Os camarões são absolutamente exigentes quanto à comida e comem tudo o que lhes é oferecido.

    Estes podem ser restos de comida para peixes na forma de vermes sanguíneos, ciclopes ou dáfnias e formulações especializadas para artrópodes.

    Eles perdoam o dono que se esqueceu de alimentá-los e podem beliscar partículas de algas que se encontram no solo ou na superfície das folhas. Entre os alimentos especiais, destacam-se composições em forma de flocos.

    São facilmente digeridos pelos camarões e contêm todas as substâncias necessárias ao seu crescimento e desenvolvimento. Além disso, esses alimentos contêm componentes necessários para fortalecer a concha e a intensidade da cor. Além das formulações prontas, os crustáceos podem ser alimentados com produtos naturais, como pepino e espinafre. Eles alimentam os camarões 2 a 3 vezes por semana, pois com mais comida eles ficam preguiçosos e se recusam a limpar o aquário.

    Reprodução

    Criar camarões em casa é bastante simples. Para isso, basta se familiarizar com as regras básicas de reprodução e seguir à risca as recomendações de especialistas.

    • Antes de iniciar a reprodução, fêmeas e machos grandes e saudáveis ​​são selecionados do gado. Determinar o sexo de um camarão é fácil. Para isso, basta estar atento ao tamanho do corpo, cor, hábitos e a presença de uma “sela”. Portanto, os machos são muito menores do que as fêmeas e têm uma cor mais pálida, e às vezes são completamente incolores. Além disso, são muito mais ativos e não possuem a chamada “sela”. A sela é chamada de formações brancas - os ovários, que são claramente visíveis através da concha.
    • Para acelerar a maturidade das fêmeas, é recomendável mudar a água do aquário para fresca com mais frequência. Isso promoverá a muda rápida, que, por sua vez, antecede a liberação de feromônios. No entanto, mesmo sem assistência, os camarões se reproduzem normalmente, muitas vezes sem a necessidade de estimulação adicional.
    • Uma mulher sexualmente madura começa a secretar enzimas. Eles atraem o macho e ele fertiliza os ovos formados sob a cauda da fêmea.
    • Após a fertilização, é necessário monitorar as características da água, pois quando as condições externas se agravam, a fêmea lança os ovos e o processo de criação é interrompido.
    • A fêmea carrega cuidadosamente os ovos fertilizados, freqüentemente os sacode e remove os ovos vazios. 4 semanas após a fertilização, os ovos se formam nos ovos, que são claramente visíveis na barriga da fêmea. Logo após o aparecimento dos olhos, alevinos de 2 mm de tamanho eclodem dos ovos, um a um semelhante ao de seus pais.
    • A fêmea deposita até 30 larvas por vez. Assim que saem do caviar, eles imediatamente começam a se alimentar por conta própria e passam a ter um estilo de vida adulto. No entanto, os camarões pequenos crescem e se desenvolvem de forma muito desigual, razão pela qual os indivíduos maiores devoram os mais fracos, regulando assim o número de animais.

    Nos primeiros dias os alevinos são praticamente invisíveis no aquário: têm o corpo transparente e nadam ao longo das paredes do aquário.

      Você pode notar os bebês pelos olhos e bigode. Durante este período, aquaristas inexperientes muitas vezes confundem alevinos com parasitas e substituem a água supostamente poluída por água limpa. Como resultado, eles jogam fora todo o camarão e não conseguem entender por que foram deixados sem reposição.

      Compatibilidade de peixes

      Os camarões são criaturas muito pacíficas e se comportam mal em aquários comunitários. Isso se deve principalmente ao instinto de autopreservação inerente a todos os crustáceos. Afinal, para não chamar a atenção para si e não serem comidos, os artrópodes procuram não se destacar na “multidão”. A este respeito, os camarões devem ser selecionados como peixes calmos como são. O camarão pode ser alojado no mesmo aquário com neons, guppies, zebrafish, microraces, gracilis, paratocyclus, micropecilia, ampullia e helena caramujos, algas siamesas, ancistrus, bagres aderentes e otocinkluses.

        Com espadachins, rodostomos e corredores, o cultivo conjunto é permitido, desde que seja fornecido um grande aquário, o que evita a competição por território e comida. É indesejável o assentamento de camarões com ciclídeos, char, goldfish, gourami, escalares, farpas, boci e variedades agressivas de bagres. Não é desejável colocar tipos de camarão de cores claras e claras em um tanque. A vizinhança pode causar seu cruzamento e perda de intensidade de cor.

        Sobre o aquário Camarão cereja - sua reprodução, manutenção, alimentação e compatibilidade com os peixes do aquário geral podem ser encontradas abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa